• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Orçamento de Estado e IVA dos Municípios: Torres Novas no seu lugar, atrás de 84 concelhos

Sociedade  »  2020-10-13 

Há um ano por esta altura, um erro nos quadros da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios, na documentação do Orçamento de Estado para 2020, atirava para Torres Novas uma incrível verba de 1,5 milhões de euros a receber, à frente de todos os concelhos do país à excepção de Lisboa, Porto, Oeiras e Albufeira.

De imediato, a gestão socialista liderada por Pedro Ferreira encenou uma manobra de propaganda em torno de tal “feito”, colocando os méritos da sua governação na origem deste alegado resultado que tinha contornos de milagre.

O mais confrangedor, triste e patético da história é que os dirigentes autárquicos socialistas acreditaram num cenário que qualquer pessoa com um mínimo de discernimento via, a léguas, que só podia ser um lapso. A argumentação de defesa do impossível era tão infantil (“A Renova está a gastar muito gás” e pérolas do estilo) que metia dó.

Vejamos: no ano passado passado, o governo decidiu que os municípios iriam receber, em sede da transferências de verbas do OE, uma parte (note-se, uma percentagem) do IVA cobrado em bens como electricidade e hotelaria. Conhecidos os quadros com as verbas a devolver a cada município, lá constava a estrondosa quantia de 1,5 milhões para Torres Novas.

Só a ignorância mais lamentável podia acreditar que concelhos com 20 ou 30 vezes mais indústria que Torres Novas, com 1000 vezes mais receita de hotelaria (sim, 1000 vezes), podiam ser ultrapassados, de repente, por um concelho em que a percentagem a devolver teria de ser parte de muitos e muitos milhões de receita cobrada em electricidade e energia (onde se incluem os combustíveis) e quartos de hotel. Era uma coisa verdadeiramente estonteante.

Foi triste, igualmente, ver que praticamente toda a imprensa local e regional serviu de megafone ao delírio de Pedro Ferreira e seus pares, vertendo acriticamente uma história sem pés na cabeça, aliás como já tinha sucedido, uns tempos antes, com o célebre ranking das cidades mais seguras do país, que colocava Torres Novas num também miraculoso segundo lugar, o que foi facilmente visto tratar-se de lapso prontamente corrigido, mas que não impediu, contudo, idêntico e prolongado foguetório das hostes socialistas.

Quando em 2019, por esta altura, a Associação de Municípios, primeiro, e depois o próprio Ministério, vieram assumir que havia um erro (ou erros, segundo parece), os extasiados autarcas calaram-se que nem ratos e mais não se ouviram, nem para um breve pedido de desculpas pela sua atrevida ignorância.

Chegados agora os mapas das transferências do Orçamento de Estado de 2021 para os municípios, onde se incluem as referidas parcelas respeitantes à percentagem devolvida do IVA cobrado em energia e hotelaria, verifica-se o óbvio: no distrito, municípios com mais indústria que Torres Novas, recebem naturalmente maior receita de devolução do IVA, casos de Santarém (222 mil euros), Tomar (162 mil euros) e Ourém (265 mil euros), contra os 155 mil do município torrejano, salvo, este ano, do milagroso lapso de um zero a mais no sítio errado.

Só no distrito de Faro há 10 concelhos com muito maior receita que Torres Novas, como não podia deixar de ser, no distrito de Setúbal são quase todos, em Aveiro 6 (Feira, Ovar, Ílhavo, Azeméis, etc), Braga, obviamente muitos (Barcelos, Esposende, Famalicão, Guimarães e outros), Leiria (Pombal, Caldas, Marinha, Alcobaça, etc), para não falar do distrito de Lisboa, quase todos. Conclusão, Torres Novas tem à sua frente 83 municípios que cobram mais receita de electricidade, energia e hotelaria, e por isso recebem mais na devolução, o que está de acordo com as estatísticas gerais conhecidas que podem explicar, sem grande margem de erro, qual seria a posição relativa de Torres Novas mesmo sem se conhecerem os dados concretos.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos