• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Plano de Nacional de Investimentos: lamúria geral, só Abrantes está feliz

Sociedade  »  2020-11-05 

O Plano Nacional de Investimentos que o Governo apresentou deixa a Chamusca revoltada, Santarém queixa-se, o PCP diz que os principais investimentos ficam por fazer, o PSD diz mais ou menos o mesmo. O PS distrital está satisfeito, Abrantes rejubila com uma nova ponte à porta. No Ribatejo, cada um puxa para seu lado e só o rio corre no mesmo sentido.

O autarca da Chamusca tem razão para se sentir queimado com as sucessivas promessas de contra-partidas ao seu concelho pelo facto de a “vila branca” ter aceitado, numa perspectiva de missão nacional, receber no seu território o lixo e os resíduos perigosos que ninguém queria à porta. Aquilo que era uma promessa em 2019, a conclusão do IC3 com nova travessia do Tejo e ligação ao nó da A23, com a retirada do tráfego de transporte de produtos perigosos da estrada que atravessa a vila (e também Alpiarça ou Almeirim) e o descongestionamento da velhinha “ponte da Chamusca”, como é conhecida, fica mais uma vez adiado para as calendas.

Santarém pugna pelo desvio da linha do Norte, querendo retirá-la do seu percurso ribeirinho e trazendo-a para mais perto da cidade (acabando, é certo, com a visão de uma das mais fascinantes paisagens portugueses), ao mesmo tempo que protesta porque a linha de alta velocidade, que se anuncia mais uma vez, esquece a velha Scalabis e "volta costas ao distrito". Os municípios da chamada Lezíria puxam os cabelos e atiram-se ao chão, dizendo-se desprezados pelo Governo.

Os comunistas, pela voz da sua estrutura distrital, acham que o distrito exige uma mão cheia de projectos que não cabem naquilo que foi contemplado este ano no Plano Nacional de Investimentos (a conclusão do IC3 entre Atalaia e Almeirim, as novas travessias do Tejo na Chamusca e Constância, a travessia do Vale do Sorraia em Coruche, a modernização da Linha do Norte entre Vale de Santarém e Entroncamento com a variante em Santarém e a modernização da Estação do Entroncamento), enquanto PSD afina pelo mesmo diapasão (acha um erro grosseiro a não conclusão do IC3 e a travessia entre Chamusca e Golegã, e a alta velocidade Lisboa-Porto passar ao lado do distrito).

Os socialistas do distrito, não podendo demarcar-se do Governo que apoiam, são entusiastas das medidas previstas, lembrando timidamente e esquecendo outras que, quando o PS estava na oposição, defendiam com unhas e dentes.

Constância não está convencida da excelência da localização da nova travessia do Tejo, que por sua vez faz as delícias de Abrantes: os abrantinos, com uma presença directa no Governo, querem e dizem que o local para a ligação rodoviária da A23 ao IC9 e IC13 é entre Abrantes e Ponte de Sor, incluindo uma nova ponte sobre o Tejo, a ligar ao Alentejo, que tem de ser entre Rio de Moinhos e Abrantes, enquanto os da antiga Punhete querem-na mais abaixo, junto a Santa Margarida, afirmando que uma única nova ponte sobre o Tejo pode resolver-se o problema de três municípios, Constância, Abrantes e Chamusca.

Baralhando, os autarcas preocupam-se basicamente com quem entra no Ribatejo pelo Sorraia, com quem passa pelo distrito a caminho de Lisboa e Porto e com quem atravessa o norte do distrito entre o litoral e o norte-alentejano. Curiosamente, nem uma palavra consistente sobre o que os une a todos: de Abrantes a Vila Franca, o maior rio da Península Ibérica, talvez o recurso de mais elevado potencial do país, é como se não existisse.

Reclamam, que o distrito está partido em duas CCDR e que devia ter um plano integrado de desenvolvimento com o Oeste, juntando a Lezíria, o Médio Tejo e Oeste numa região-plano, mas continuam a alimentar a panelinha  dos negócios de circunstância, acorrendo a legitimar a farsa que foi a eleição dos presidentes da “regiões”. Isto é, quando podiam ter falado grosso, acobardaram-se e participaram no teatro.

E não se lembraram, ao menos, de se juntarem numa qualquer praia aqui perto, durante o verão, para tentar um consenso mínimo de intenções a enviar ao Governo antes das definições do PNI. Cada um calou-se bem calado, mandando recados, movendo influências, esperando as sobras do bodo. Aí estão elas.

O Ribatejo e o distrito não podem ter tudo o que decorre das visões místicas dos seus autarcas. Não pode haver universidades, aeroportos ou TGV espalhados por todo o país. Aliás, já existem politécnicos a mais (porque não há nem haverá alunos que os queiram em tanta quantidade), não se percebe porque não se deixa cair o segundo aeroporto e ninguém entende o que o país ganha com o encurtar da viagem Lisboa/Porto em meia hora.

O distrito de Santarém, o Ribatejo genericamente (na sua versão mínima) mereciam mais tino por parte dos seus autarcas. Tendo eles alguma legitimidade política, integrando duas CIM que congregam, no essencial, o antigo distrito, juntando-se eles para tanta e mais alguma coisa, não se lembraram de fazer duas ou três reuniões para desenharem um acordo sólido, coerente e efectivamente tendente à coesão territorial da região? J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena