Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-6d16dd4b): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Voto inútil - mariana varela

Sociedade  »  2021-10-17 

As provas de trabalho realizado com competência e firmeza ideológica, de facto, parecem não ter lugar no cenário político local.

Os resultados das eleições do passado dia 26 de Setembro, às quais se candidataram uma quantidade considerável de forças políticas, revelam que a maioria dos torrejanos escolheu, mais uma vez, ser representada pelo Partido Socialista (PS) nos órgãos autárquicos. A abstenção mantém valores inaceitáveis, traduzindo o desinteresse e o afastamento da decisão política, a descrença nos órgãos representativos e no próprio sistema democrático actual e, acima de tudo, o cansaço e alheamento generalizados.

A atuação do PS nos últimos quatro anos em nada justifica a tendência dominante de concentração de votos nesta candidatura. O que poderá servir de justificação, e referindo-me agora apenas ao que se pode relacionar directamente com a atuação política do partido, será o grau de implementação do seu aparelho político e das suas teias de poder que têm vindo a alastrar durante 30 anos. Favores, carreirismos, conveniências, dependências e interesses vários.

Estas foram eleições particularmente imprevisíveis, com o aparecimento de alguns recém-criados partidos políticos. Contudo, parece-me a mim que a entrada em cena do Movimento P’la Nossa Terra foi determinante para os resultados destas eleições. Da esquerda à direita, houve quem acreditasse na suposta independência, vivacidade e novidade deste movimento. É certo que os seus resultados ficaram aquém, contrastando com o espírito vitorioso que se sentiu por parte dos candidatos independentes nos últimos dias de campanha, mas é também importante que se analise este fenómeno eleitoral sem perder de vista o impacto que teve essa mesma candidatura.

A grande festa protagonizada pelo movimento independente alarmou os torrejanos, roçou o ridículo, e virou-se o feitiço contra o feiticeiro. Se muitos ficaram contentes, saudosistas e nostálgicos, outros sentiram-se amedrontados e a maioria da comunidade torrejana viu-se confrontada com uma grande fantasia e farsa eleitoral: a de que as hipóteses de escolha seriam essencialmente duas, o PS ou o Movimento P’la Nossa Terra. E a votação foi exactamente nesse sentido, votar no PS para não possibilitar a eleição do ex-presidente António Rodrigues, ou apostar no novo movimento como forma de afastar o PS da governação, sendo que tanto uma opção como outra poderão ter sido adoptadas tanto por eleitores de esquerda como de direita.

O partido que já conta anos e anos de poder saiu a ganhar, o movimento independente não saiu nem perto de vitorioso e as alternativas de esquerda receberam uma votação minoritária. As provas de trabalho realizado com competência e firmeza ideológica, de facto, parecem não ter lugar no cenário político local. O sentimento que fica é, simultaneamente, de frustração e indignação.

 


As provas de trabalho realizado com competência e firmeza ideológica, de facto, parecem não ter lugar no cenário político local.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”