• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata

Sociedade  »  2019-09-06 

São 45 “poços” alinhados numa das ruas da povoação

A designação de “poços” utilizada no ante-título é meramente ilustrativa: trata-se de quase cinco dezenas de estruturas escavadas, de forma cilíndrica, descobertas durante os trabalhos de saneamento da aldeia. Desconhece-se ainda a função e datação deste conjunto, inédito no país na sua tipologia.

Na aldeia de Mata, freguesia de Chancelaria, têm estado a decorrer trabalhos de saneamento realizados pela empresa Águas do Ribatejo e todas as ruas e ruelas da povoação foram esventradas. Na rua do Cabo, que desce da aldeia em direcção ao Covão, na estrada do Alvorão, num alinhamento de cerca de 200 metros foram postos a descoberto, pela equipa arqueológica que acompanha os trabalhos, 45 estruturas escavadas na rocha calcária com a forma cilíndrica.

A princípio, julgou tratar-se de silos, abundantes em qualquer núcleo urbano como é o caso de Torres Novas, onde foram localizadas algumas dezenas nas ruas do centro histórico, só que estas estruturas são normalmente arredondadas na base e mais fechadas na boca, por onde se começava a escavar para depois se ir alargando a forma interior até fechar em base côncava. Serviam para armazenar e conservar cereais, vinho ou azeite, por exemplo.

Na Mata, não são esses silos as estruturas encontradas. Na base, o acabamento das paredes permanece num ângulo perfeito (dir-se-ia característica próprio da técnica de cantaria romana), enquanto a boca mantém o diâmetro global. São 45 “poços”, com diâmetros que vão do 1,20m a 1,60 e profundidade variada até cerca dos 2 metros.

À partida, pela tipologia (diferente dos silos) e pela quantidade, estamos na presença de um conjunto arqueológico monumental. Inédito, tanto quanto se sabe, no país e em contextos como o de uma pequena aldeia. Os materiais depositados nas estruturas têm sido enviados para análise, mas ainda não há evidências quanto à origem e datação dos “poços”. No entanto, pela quantidade, estarão certamente ligados à produção de qualquer exploração agrícola de grandes dimensões, até porque é pouco provável que só existam estes 45 “poços” em toda a zona. A quantidade e características podem remeter para uma actividade agro-industrial muito antiga.

Parece estranha a hipótese de as estruturas serem tardo-medievais ou modernas. Por uma lado, na Idade Média a Mata era um pequeníssimo povoado de poucas dezenas de moradores, não sendo possível atribuir a uma povoação tão pequena a necessidade de ter existido tal número de estruturas. Mais tarde, nos Inquéritos Paroquiais de 1758, o pároco da freguesia não faz referência a qualquer tema relacionado com as “covas”, nem refere haver delas memória, sinal de que as estruturas já estavam apagadas da memória colectiva dos moradores há muitos séculos. Também na toponímia não há sinal de hipotética ligação aos monumentos.

A Mata insere-se numa zona onde a tradição diz ter existido a cidade romana de Malhada, e no princípio do século passado foram encontrados vestígios inequívocos da presença romana na zona: restos de construção e telhões que apontam para a mais que provável existência, não de uma “cidade”, como diz a tradição, mas de uma villa romana de razoável dimensão, que certamente produzia vinho e azeite e tinha muito perto os férteis terrenos da várzea da ribeira do Alvorão. Aparentemente, só a presença romana e a actividade agrícola intensiva que caracterizava as villae romanas poderiam explicar um conjunto desta dimensão, mas a equipa arqueológica não pode adiantar quaisquer dados.

De qualquer modo, o JT falou com um arqueólogo especialista em investigação do período romano, João Marques, de Vila Franca de Xira, que confirma estarmos em presença de um notável e raro conjunto arqueológico, inédito em contextos como o que surge na Mata. Algumas características dos “poços” encontrados na Mata são compatíveis com a tipologia de estruturas romanas semelhantes e assim identificadas pela existência de vestígios materiais do tempo da ocupação romana. É isso que falta, no caso da Mata, embora fosse relativamente fácil estabelecer o elo entre os “poços” e a presença romana acaso aparecesse qualquer achado inequivocamente romano, como vidros ou mesmo restos de qualquer utensílio (metais, adornos de vestuário, etc).

Vítor Dias, outro arqueólogo contactado pelo JT e com vasta experiência em trabalhos arqueológicos por todo o país, reconhece a singularidade e raridade de um conjunto desta dimensão, adiantando que a datação para o período romano teria de suportar-se em vestígios materiais inequívocos associados à construção destas estruturas negativas, que poderão ser de um período medieval muito antigo, assim se explicando que tenha desaparecido da memória colectiva qualquer “rasto” da sua existência.

No entanto, estas estruturas encontradas na Mata também se assemelham, de forma perturbadora, a silos hispânicos pré-romanos (por exemplo aos do conhecido complexo de Girona): “poços” exactamente assim, como rebordos acima do solo, tapados depois com enormes testos de barro, destinados ao armazenamento de cereais. As próprias fontes romanas, na descrição destes silos dos povos “ibéricos”, afirmavam que os grãos conservados nestas estruturas duravam muitas décadas.

A situação está a preocupar alguns moradores da Mata, que não se conformam com a eventual destruição das estruturas. Uma troika formada por Sérgio Poupado, Laura Santos e Jorge Duque, tem tentado estabelecer contactos com a autarquia (a obra é da Águas do Ribatejo, por conta da Câmara de Torres Novas, que é o principal accionista da empresa), no sentido de estabelecer um acordo que permita continuar a investigação arqueológica. Referem que a obra de saneamento da aldeia nunca parou por causa das escavações e que está em causa, apenas, uma rua entre dezenas, pelo que o trabalho da empresa pode continuar perfeitamente no resto dos arruamentos.

Enquanto isto, a Mata já está na mapa dos monumentos arqueológicos do país, seja a que for a origem e datação das estruturas, e o concelho tem à vista um conjunto de estruturas que pode ser precioso para a identificação de um período relevante seu passado histórico.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena