Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-76596c73): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 12 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 35° / 15°
Céu limpo
Seg.
 28° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 28° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Aeródromo de Pias Longas: aterros invadiram reserva ecológica do concelho

Sociedade  »  2019-02-21 

Fiscalização da câmara já confirmou invasão do território do concelho

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho e uma acção que põe em causa o Estado de direito. O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém (a autarquia ouriense serve-se, ao que parece, de outra linha divisória) entrou cerca de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000 metros quadrados. Chocante. Milhares de toneladas de pedra e entulho sobre a zona de maior potencial paisagístico do concelho, nos baldios da Chancelaria.  Não "umas pedras e terra", como disse Pedro Ferreira, ontem, na Assembleia Municipal.

 

 A história começa com um pequeno aeródromo para fins recreativos, no lugar de Pias Longas, junto ao Sobral, concelho de Ourém, próximo do limite administrativo de Torres Novas e Ourém. Um empreendimento de “génese ilegal”, ligado à colectividade da terra e com o apoio da junta de freguesia. Disto, sobrou uma pista de 400m, cujo destino era a utilização por ultra-leves de recreio. Diremos que é o “Pias Longas 1”.

Quando vieram as torres eólicas para aquele local, houve necessidade de relocalizar o empreendimento, desviando-o para nascente, onde se encontra agora. Essa boa vontade dos promotores, de um e de outro lado, levou a que o “projecto” do aeródromo encaixasse meio milhão de euros. Foi com esse dinheiro que se iniciaram as obras do aeródromo de “Pias Longas 2” (chamemos-lhe assim), com a construção do edifíco de apoio e das primeiras terraplanagens, num local situado praticamente em cima da fronteira entre Torres Novas e Ourém, em terrenos de reserva ecológica nacional e fora de qualquer enquadramento legal e de planeamento urbanístico aprovado oficialmente.

Por volta de 2012, já os aterros tinham passado a linha administrativa  do território de Torres Novas umas dezenas de metros, mas a invasão de grande alcance teve lugar até 2015, mais 140m de avanço, traduzidos em milhares e milhares de toneladas de pedra e terra a entrar por aquela que é a parcela mais rica do concelho em termos paisagísticos e de maior potencial para actividades de natureza. Milhares de toneladas de pedra e terra, e não "umas pedras e terra", como disse Pedro Ferreira, ontem, na Assembleia Municipal, a querer desviar as atenções do monstro que ele sabe que ali está.

 No último ano e meio, à medida das necessidades das pedreiras da região, que precisam como do pão para a boca de depositar os seus inertes, o aterro foi avançando. Actualmente, o avanço dos aterros entrou cerca de 200 metros no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de cerca de 20 000m2, sempre entendendo válida a fronteira administrativa, que na proposta de alteração ao PDM de Ourém não é coincidente.

Quanto ao aeródromo, ou que é o princípio dele, tem neste momento uma envergadura de 900 metros de pista possível, 200 dos quais possivelmente implantados em território de Torres Novas. A parte de Ourém, construida sem enquadramento legal (o PDM publicado e em vigor não inclui nenhum equipamento ou plano para aquela zona), estará a ser “equacionada”. Na ponta sul da pista, serve-se dos limites geográficos e não dos administrativos para incluir o que até há uma ano já estava implantado. Mas o aeródromo existente existe apenas como proposta a incluir ou não no PDM. Ontem, na assembleia municipal, o presidente da câmara baralhou-se, dizendo que o aérodromo "está no PDM de Ourém" e que o PDM de Ourém "invade o território de Torres Novas". O PDM aprovado e em vigor não tem nada sobre este assunto: o que há são bonecos, esboços, propostas, para equacionar na revisão do PDM e aí, si, o aerodromo está assinalado.

No que respeita a Torres Novas,  e ultrapassando os aterros a fronteira administrativa (haja quem esclareça esta questão de limites), estarímos em presença de aterros duplamente ilegais: não há qualquer autorização da câmara, nem poderia haver, para movimentos de terras daquela natureza, por um lado. Por outro, trata-se de uma acção que, com estrondo, invade administrativamente outro território, com a agravante de se tratar de terrenos do domínio público e, mais ainda, de uma área de reserva ecológica nacional que, no caso torrejano, é um dos seus santuários ecológicos.

Num Estado de direito que se preze, uma situação destas seria impensável e teria de haver responsabilidades assumidas por quem soube e calou. Por quem sabe e continua a calar, porque tudo o que aqui se descreve está à vista, e tudo o que se refere, quanto aos contornos administrativos e legais, está disponível na internet.

Poderá estar em marcha um enorme atentado ecológico contra o território do concelho. Associações ambientalistas e cidadãos preparam providências junto das autoridades policiais e administrativas. Exige-se da autarquia de Torres Novas que mande parar de imediato os aterros, e salvaguarde os interesses patrimoniais do concelho. Os serviços de fiscalização de Torres Novas foram ao local na terça-feira e confirmaram que os aterros (não as pedra e terra) entraram no territótio do concelho de Torres Novas.

Quanto ao delirante “aeroporto internacional de Pias Longas”, estamos na presença de fakenews alimentadas por zombies e promovidas por uma  facilitador, como agora se diz, "representante de um consórcio", movido por interesses que a seu tempo se descortinarão.

Até porque o “aeroporto internacional de Fátima”, uma pista com 1600 metros e já preparada para receber vôos internacionais de pequena escala, esse aeroporto já existe. Ou melhor, já existiu, na Giesteira, junto a Fátima, mas a sua legalização e adequação, que se arrastaram mais de uma dezena de anos, foram dadas como inconsequentes. Havia outras alternativas, como Tancos ou Monte Real, mas houve sobretudo um entrave de monta: o reitor do Santuário falou grosso contra o “aeroporto internacional de Fátima”, por achar que iria perturbar a tranquilidade do local. Hoje, serve para perícias de automóveis.

Uma história, afinal, muito fácil de perceber e de explicar. Uma história que se explica por ela própria sem necessidade de grandes análises. Brilhante.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas