• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 17 Novembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 10° / 5°
Céu muito nublado com chuva moderada
Seg.
 15° / 6°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  16° / 8°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera

Sociedade  »  2018-10-14 

O desejo tinha anos. Era uma luta antiga do presidente, em tempos comandante, Arnaldo Santos. Aconteceu a 5 de Outubro de 2018, dia em que se assinalou o 87.º aniversário da associação humanitária, a inauguração da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Dois anos depois de lançada a primeira pedra das obras de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, e integrando mais um aniversário da associação humanitária, foram inauguradas as instalações da nova casa da corporação torrejana. Um sonho antigo, com anos, que viu a sua concretização já no mandato de Pedro Ferreira, actual presidente da Câmara Municipal de Torres Novas. A obra, financiada tanto pelo município, primeiro responsável da protecção civil no território, como por fundos comunitários através do programa POSEUR, deverá estar terminada antes do final do ano. É esse, pelo menos, o desejo de Arnaldo Santos, presidente que ficará na história da instituição como o homem que mais se bateu pela construção de um espaço com mais condições e maior dignidade para os bombeiros torrejanos.

Mas não é por ver finalmente cumprida esta promessa que Arnaldo Santos descansa no seu papel: “O actual executivo melhor compreendeu esta necessidade. Registamos isso. Mas não podemos ficar por aqui. Sentimos necessidade de mais equipamentos de protecção individual e de veículos para diferentes tipos de ocorrências. Os recursos de hoje não são os mesmos de ontem e têm um custo que deve ser assumido pela comunidade”, alertou o presidente da associação no seu discurso durante a sessão solene de aniversário, enquanto lembrou que cabe ao Estado e às autarquias garantir aos cidadãos o direito à protecção e à segurança, missão primeira dos voluntários torrejanos. “Temos os recursos fundamentais: temos voluntários, temos oito mil associados e muitos beneméritos, garantimos trabalho e gestão voluntária. Mas precisamos de mais, algo que só o Estado e a autarquia podem e devem garantir em tempo útil”, continuou o presidente: “Exigimos condições para o cumprimento das nossas funções. O socorro e a saúde não se adiam. Os meios existentes não se adiam. A nossa prioridade é a segurança e o socorro das populações”.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros, depois de um discurso muito longo e cheio de folclore e de uma série de recados para a tutela, deixou uma palavra importante a Pedro Ferreira: “Ao fazer o próximo orçamento não use a caneta pequena, use a grande, porque isto não é um mero subsídio, é um investimento no bem-estar das populações”.

Escrita ficou a promessa do presidente da câmara municipal, em dia de festa: “Vamos incluir no orçamento um subsídio que suporte a aquisição dos dois veículos apresentados hoje. Sabemos também que precisam de mais viaturas e de aumentos nos vencimentos, mas infelizmente o orçamento municipal também não é inesgotável”, confessou Pedro Ferreira, que terá ainda de fazer face a uma dívida aos bombeiros, que se está ainda na casa dos 112 mil euros. O autarca assumiu ainda que irá levar em breve a reunião de executivo, o estatuto social do bombeiro, que deverá prever uma série de incentivos ao voluntariado nesta matéria. Recorde-se que este é um documento que anda já a rebolar na gaveta do presidente, pelo menos, desde Março de 2017.

À sessão solene seguiu-se a bênção de duas novas viaturas, uma ambulância de transporte de doentes e uma outra de socorro e a formalização da inauguração do novo quartel, com o descerrar das placas. A obra está ainda incompleta faltando, entre outras coisas, a ligação entre os dois edifícios e a remodelação do antigo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


João Quaresma, vereador do PSD: “Descargas na Ribeira da Boa Água voltaram em força” »  2019-11-12 

O vereador do PSD na câmara municipal de Torres Novas, manifestou as suas preocupações com as novas descargas que se têm vindo a verificar na Ribeira da Boa Água. João Quaresma reconhece que o município de Torres Novas “não tem autonomia total sobre todos os factos respeitantes à poluição que sucessivamente vem prejudicando a ribeira da Boa Água e a população que reside nas imediações do curso da ribeira”, mas recorda que, para além dos processos judiciais, existem tutelas superiores como a APA e a ARH que se encontram a acompanhar o caso.
(ler mais...)


Torres Novas já não é a “cidade mais segura” »  2019-10-29 

Qualquer ignorante na matéria que visse um ranking das "cinco cidades mais seguras de Portugal" a incluir Seixal e Vila Franca veria logo que alguma coisa de errado se passaria. Ao pé destas cidades, Barquinha e Golegã, por exemplo, deveriam estar dez lugares acima do próprio paraíso na terra.
(ler mais...)


JT na Catalunha: Barcelona não cabe numa rua, por Inês Vidal »  2019-10-22 

Somos cada vez mais um todo. Global. Os meios de comunicação dão-nos o mundo num segundo. Hoje estamos aqui, no nosso sofá, na nossa casa, na nossa terrinha e conseguimos sentir as balas de borracha na luta de Barcelona, ficar sem ar num atolado barco à deriva no Mediterrâneo e ouvir o sussurrar de um brexit em curso.
(ler mais...)


Alcanena em desespero com os maus cheiros »  2019-10-16 

Alcanena está a viver uma situação insustentável e isso é confirmado por qualquer pessoa que passe de carro próximo da vila, logo agredida com um mau cheiro verdadeiramente insuportável.

 Nas redes sociais surgem apelos lancinantes, outros revoltados, a apelar e exigir a solução de um problema que é antigo (todos se recordam de como era difícil estar e viver em Alcanena em meados da década de 80), mas passou uma geração e a poluição ambiental regressou em força nos últimos tempos.
(ler mais...)


PS acaba com farmácia de Alcorochel »  2019-10-15 

Com parecer positivo ao pedido de deslocalização da farmácia de Alcorochel para a cidade de Torres Novas, onde já existem sete farmácias, a maioria socialista põe fim a uma das mais antigas farmácias do concelho.
(ler mais...)


Legislativas: vitória modesta de Costa com descida da oposição »  2019-10-08 

TORRES NOVAS: as contas e as dúvidas

No distrito de Santarém, o PS aumentou a sua votação em 1 921 votos, uma média de 92 votos por concelho. Em Torres Novas, o aumento foi de 90 votos: conforme.
(ler mais...)


Entroncamento: trabalhadores dos CTT em greve »  2019-10-08 

Os trabalhadores do CDP do Entroncamento estão em greve desde hoje, dia 8 e até 15 de Outubro. Entre os problemas laborais destacam-se a má organização do serviço, aliada a uma gritante falta de trabalhadores tem consequências graves para os utentes, nomeadamente atrasos na distribuição, muitas vezes com graves prejuízos.
(ler mais...)


Encontro de apicultores, dia 12, na Lagoa do Furadouro »  2019-10-02 

O 3.º encontro de apicultores da região vai realizar-se no próximo dia 12 de Outubro, sábado, pelas 18 horas, no salão paroquial da Lagoa do Furadouro (próximo de Casais da Igreja, mas no concelho de Ourém).
(ler mais...)


Torres Novas: alterações climáticas levam câmara a anular concurso para psicóloga clínica »  2019-10-01 

Quando, no dia 1 de Abril, dia da mentiras, a câmara de Torres Novas fazia publicar no Diário da República o aviso de abertura do concurso para admissão de uma psicóloga, jurando por todos os santinhos a necessidade premente de contratação de uma técnica desse ramo, estava longe de pensar que, escassos meses depois, o aquecimento climático, as manifestações em Hong Kong, o impeachment a Donald Trump e o despedimento de Leonel Pontes do Sporting iriam alterar as circunstâncias de tal modo que, afinal, a psicóloga já não é urgente e até nem se percebe porque é que alguém alguma vez teve semelhante ideia.
(ler mais...)


Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata »  2019-09-06 

A designação de “poços” utilizada no ante-título é meramente ilustrativa: trata-se de quase cinco dezenas de estruturas escavadas, de forma cilíndrica, descobertas durante os trabalhos de saneamento da aldeia.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-10-29  Torres Novas já não é a “cidade mais segura”
»  2019-11-12  João Quaresma, vereador do PSD: “Descargas na Ribeira da Boa Água voltaram em força”
»  2019-10-22  JT na Catalunha: Barcelona não cabe numa rua, por Inês Vidal