• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 21 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 35° / 15°
Períodos nublados
Ter.
 33° / 16°
Períodos nublados
Seg.
 36° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros torrejanos vêem quartel ampliado depois de muita espera

Sociedade  »  2018-10-14 

O desejo tinha anos. Era uma luta antiga do presidente, em tempos comandante, Arnaldo Santos. Aconteceu a 5 de Outubro de 2018, dia em que se assinalou o 87.º aniversário da associação humanitária, a inauguração da ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos.

Dois anos depois de lançada a primeira pedra das obras de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, e integrando mais um aniversário da associação humanitária, foram inauguradas as instalações da nova casa da corporação torrejana. Um sonho antigo, com anos, que viu a sua concretização já no mandato de Pedro Ferreira, actual presidente da Câmara Municipal de Torres Novas. A obra, financiada tanto pelo município, primeiro responsável da protecção civil no território, como por fundos comunitários através do programa POSEUR, deverá estar terminada antes do final do ano. É esse, pelo menos, o desejo de Arnaldo Santos, presidente que ficará na história da instituição como o homem que mais se bateu pela construção de um espaço com mais condições e maior dignidade para os bombeiros torrejanos.

Mas não é por ver finalmente cumprida esta promessa que Arnaldo Santos descansa no seu papel: “O actual executivo melhor compreendeu esta necessidade. Registamos isso. Mas não podemos ficar por aqui. Sentimos necessidade de mais equipamentos de protecção individual e de veículos para diferentes tipos de ocorrências. Os recursos de hoje não são os mesmos de ontem e têm um custo que deve ser assumido pela comunidade”, alertou o presidente da associação no seu discurso durante a sessão solene de aniversário, enquanto lembrou que cabe ao Estado e às autarquias garantir aos cidadãos o direito à protecção e à segurança, missão primeira dos voluntários torrejanos. “Temos os recursos fundamentais: temos voluntários, temos oito mil associados e muitos beneméritos, garantimos trabalho e gestão voluntária. Mas precisamos de mais, algo que só o Estado e a autarquia podem e devem garantir em tempo útil”, continuou o presidente: “Exigimos condições para o cumprimento das nossas funções. O socorro e a saúde não se adiam. Os meios existentes não se adiam. A nossa prioridade é a segurança e o socorro das populações”.

Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros, depois de um discurso muito longo e cheio de folclore e de uma série de recados para a tutela, deixou uma palavra importante a Pedro Ferreira: “Ao fazer o próximo orçamento não use a caneta pequena, use a grande, porque isto não é um mero subsídio, é um investimento no bem-estar das populações”.

Escrita ficou a promessa do presidente da câmara municipal, em dia de festa: “Vamos incluir no orçamento um subsídio que suporte a aquisição dos dois veículos apresentados hoje. Sabemos também que precisam de mais viaturas e de aumentos nos vencimentos, mas infelizmente o orçamento municipal também não é inesgotável”, confessou Pedro Ferreira, que terá ainda de fazer face a uma dívida aos bombeiros, que se está ainda na casa dos 112 mil euros. O autarca assumiu ainda que irá levar em breve a reunião de executivo, o estatuto social do bombeiro, que deverá prever uma série de incentivos ao voluntariado nesta matéria. Recorde-se que este é um documento que anda já a rebolar na gaveta do presidente, pelo menos, desde Março de 2017.

À sessão solene seguiu-se a bênção de duas novas viaturas, uma ambulância de transporte de doentes e uma outra de socorro e a formalização da inauguração do novo quartel, com o descerrar das placas. A obra está ainda incompleta faltando, entre outras coisas, a ligação entre os dois edifícios e a remodelação do antigo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)


Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos” »  2019-07-04 

Judite Gonçalves tem 50 anos e é natural de Tomar, embora viva desde sempre no concelho de Torres Novas. Filha de pai outeirense e mãe moreirense, há 30 anos que reside no Outeiro Pequeno. Nunca antes

Um ramo de flores vermelhas no balcão recebe-nos quando entramos e vemos que alguma coisa mudou por ali.
(ler mais...)


Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas »  2019-06-30 

Corre na net e tem já dezenas de subscritores uma petição pública exigindo o fim imediato e definitivo dos aterros no “aeródromo de Pias Longas”, um projecto implantado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Torres Novas, no caso do município torrejano em território da freguesia de Chancelaria, próximo do Senhor da Serra e dos Moinhos da Pena.
(ler mais...)


Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação »  2019-06-27 

PUB.

Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação

Encontrar um trabalho ainda é uma tarefa preocupante para os jovens e adultos.
(ler mais...)


Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe” »  2019-06-21 

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem.
(ler mais...)


Aterro do aeródromo continua perante a passividade da maioria socialista »  2019-06-09 

Aquilo que poderá ser um enorme atentado ecológico contra o território do concelho, continua como se nada fosse. Num mês, mais algumas toneladas foram acrescentadas ao aterro do alegado aeródromo de Pias Longas.

O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém, entrou agora muito mais de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de mais de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Ainda as eleições: Tomar, Abrantes e Mação em queda acentuada num distrito quase todo a encolher »  2019-06-06 

Nos últimos cinco anos, o distrito de Santarém perdeu mais de 15 mil eleitores. Dos 21 concelhos, 20 deles perderam eleitores e vão continuar a perder população. Apenas o concelho de Benavente dá conta de um aumento, resultado da sua proximidade com a área metropolitana de Lisboa, onde o rio o liga a outro concelho ribatejano a crescer, o de Vila Franca de Xira.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: alunos de Humanidades debateram a Europa »  2019-06-03 

Os alunos de Línguas e Humanidades, dos 11º e 12º anos, da Escola Secundária de Maria Lamas, debateram no dia 3 de Junho o projecto europeu, durante o Colóquio “Europa, para que te quero”. Esta actividade foi uma organização conjunta das disciplinas de Ciência Política, História, Geografia e História da Cultura e das Artes.
(ler mais...)


Vitória pífia do PS nas Europeias de ontem: do poucochinho de Seguro ao poucochito de Costa »  2019-05-27 

Ao contrário do que os comentadores se apressaram a dizer na noite de ontem, a vitória do PS/Costa nas Europeias deste ano foi uma vitória pífia: os socialistas tiveram um aumento de votos menor que do que o da direita que formou a coligação de há cinco anos acabou por averbar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-06-21  Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe”
»  2019-07-04  Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos”
»  2019-06-30  Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas
»  2019-07-06  Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado
»  2019-06-27  Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação