• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 18°
Céu limpo
Seg.
 34° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 34° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente

Sociedade  »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.

Tudo parecia estar a ocorrer sem nada de relevo quando, cerca das 17 horas, dois militares da GNR do posto da Golegã apareceram no local, a mando da empresa Renova, segundo disseram aos presentes, para identificar as pessoas. Estes militares, não tendo observado nada que motivasse a intervenção policial, abandonaram o local sem terem efectado qualquer acção.

Mais tarde, cerca das  18h30 horas, chegaram ao local outros dois militares da GNR, do posto de Alcanena, mandados pela Renova para identificarem as pessoas que estavam a participar no piquenique, com o pretexto de “invasão de propriedade privada” por parte destas.

A acção dos militares mereceu forte contestação e repúdio por parte dos presentes, que resistiram durante algum tempo a identificar-se, alegando que estavam, alguns, numa serventia pública que dá acesso a propriedade privada de um dos participantes no piquenique, alegando outros que estavam simplesmente ao pé da rede que a Renova colocou há uns anos a cercar a represa da nascente do rio Almonda e que tem merecido repúdio e contestação generalizada.

Perante o impasse, as pessoas que estavam no local, pelo menos algumas, aceitaram identificar-se, não sem chamar a atenção aos guardas da GNR que estavam a levar a cabo uma iniciativa idêntica à que motivara uma queixa da empresa e que foi mandada arquivar pelo tribunal. Os guardas receberam também uma queixa contra a empresa, por manter câmaras de vigilância na estrada pública do Moinho da Fonte, filmando ilegalmente quem passa naquela via pública.

Recorde-se que a empresa Renova apresentou há cerca de um ano uma queixa ao tribunal contra os participantes no piquenique do dia da espiga, no mesmo local, processo esse que foi mandado arquivar depois de o tribunal refutar todas as alegações da empresa e ter considerado totalmente inválidos os seus argumentos de “invasão da propriedade privada” pelos cidadãos e de ter recusado a identificação das matrículas dos veículos que naquele dia passaram na estrada pública do Moinho da Fonte.

Ao mesmo tempo que põe em prática números destes com intuito, dizem os ambientalistas, de intimidar a população e afastá-la na nascente do rio Almonda, a Renova colocou em linha, nas vésperas do dia da espiga, um video laudatório do seu papel nas escavações arqueológicas da nascente do Almonda, que se realizam desde os anos 1990 com o apoio financeito da autarquia, e em cujo video se faz eco de algumas omissões e até deturpações históricas, quiçá propaladas pela empresa, como aquela que em que se diz que a descoberta da entrada da gruta da nascente do Almonda se ficou a dever às obras de construção da represa, em 1940, quando na verdade a gruta é conhecida há séculos e descrita, como se sabe, desde o século XVIII.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-29  Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais
»  2024-07-12  Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal