• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 30 Novembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 14° / 4°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 5°
Períodos nublados
Sex.
 14° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara vai requalificar acesso ao Nersant

Sociedade  »  2023-02-04 

Foi aprovado o lançamento de concurso público para a empreitada de requalificação urbana da Rua Cancela do Leão, que parte da rotunda da Várzea, no fim da rua do mesmo nome, em direcção ao Nersant e escola profissional.

A rua da Cancela do Leão integrou durante várias décadas o troço da Estrada Nacional 3 e até à construção do IP6, actual A23, e correspondia a uma das vias privilegiadas para entrada e saída de Torres Novas, em direcção ao Entroncamento, Abrantes e Castelo Branco. Com a sua desafectação da EN 3, a via transformou-se num arruamento secundário de acesso à zona de actividades económicas da Cancela do Leão, espaço composto por parque habitacional, escolar e empresarial. A necessidade de repavimentação da rua abriu a oportunidade de levar a esta zona da cidade a rede ciclável, assim como a uma profunda alteração e requalificação das infraestruturas da mesma, diz o comunicado da autarquia.

Segundo informação camarária, a intervenção pretende dotar o arruamento de ciclovia bidirecional, de canais pedonais mínimos de 150 cm de largura, requalificação da rede de águas, de pluviais, esgotos domésticos, assim como a rede de iluminação pública e finalmente a repavimentação do arruamento com a construção de uma nova rotunda na zona sul no acesso à Nersant. O objectivo é a requalificação do espaço público através da melhoria das infraestruturas públicas e da rede viária, uma vez que estas vias apresentam sinais evidentes de degradação e sub-dimensionamento, em termos viários e pedonais e de áreas verdes, equipamentos e demais infraestruturas.

Os trabalhos previstos envolvem o reperfilamento da actual rua da Cancela do Leão (incluindo a materialização de passeios e ciclovia bidirecional), a substituição da camada de desgaste na via de acesso à Nersant, mas também a implementação de uma nova rotunda de raio exterior igual a 15 metros, de modo a fazer uma interligação adequada entre os arruamentos projectados. O orçamento da empreitada totaliza cerca de 800 mil euros.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24 »  2023-11-28 

O segundo “Encontro das Novas Parcerias para o Desenvolvimento das Aldeias de Torres Novas” teve lugar no passado dia 24 de Novembro, a recuperada escola primária de Alcorriol que, em certos momentos, foi pequena demais para acolher os participantes.
(ler mais...)


Grande noite de festa na Gala do CRIT »  2023-11-28 

Mais uma festa a marcar a vida da instituição, que teve lugar no passado sábado, dia 25 de Novembro, no teatro Virgínia, em Torres Novas. Uma gala que este ano tinha como tema a ÁRVORE DA VIDA, “evento marcado pela missão da inclusão, do amor, da esperança e do sorriso”, assinala o CRIT em nota de imprensa.
(ler mais...)


Grande Gala do CRIT é já sábado »  2023-11-21 

Está tudo preparado para que o Teatro Virgínia acolha, no próximo sábado, dia 25 de Novembro, a grande Gala do CRIT, uma noite de espectáculo, solidariedade e reconhecimento da comunidade torrejana pelo trabalho desenvolvido pela instituição.
(ler mais...)


"Torres Novas - Natal Local" de regresso »  2023-11-21 

O Município de Torres Novas volta a promover, entre 1 de Dezembro e 5 de Janeiro, a campanha "Torres Novas - Natal Local", que visa “contribuir para a dinamização da procura ao nível local, bem como, apoiar a população em geral que, depois da pandemia de Covid-19 e mais recentemente da guerra na Ucrânia, tem vindo a sentir de forma muito prejudicial os efeitos do aumento significativo da inflação e do consequente aumento das taxas de juro”, diz nota da autarquia.
(ler mais...)


Remodelação de Piscinas: Câmara abriu concurso »  2023-11-21 

Na reunião camarária de 8 de Novembro foi aprovada abertura de concurso público da empreitada de remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha, com um orçamento previsto de 1,6 milhões de euros, obra fortemente contestada por toda a oposição.
(ler mais...)


pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária »  2023-11-14 

CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS

Assembleia Geral Extraordinária

 Convocatória

João Manuel Pereira, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca a Assembleia Geral do Clube de Ténis de Torres Novas, para reunir em Sessão Extraordinária, nos termos previstos no Artigo 173.
(ler mais...)


Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME »  2023-11-08 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Câmara Municipal do Entroncamento vão a organizar uma festa de homenagem em honra do Dr. Fausto Lima Pereira. A homenagem vai realizar-se no sábado, dia 18 de novembro, no Cineteatro São João – Auditório Municipal do Entroncamento, a partir das 10h30 e é aberto a todos quantos quiserem estar presentes – profissionais de saúde, utentes, amigos e família.
(ler mais...)


PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre »  2023-11-08 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

 Centro de Dia de S. Silvestre - Carvalhal da Aroeira

 Assembleia Geral
 

Convocam-se todos os sócios, nos termos do art.º. 25º e 26º dos Estatutos para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 26 de novembro de 2023, Domingo pelas 14.
(ler mais...)


Alcorriol recebeu os primeiros olivoturistas »  2023-10-28 

A ACRA - Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol deu a conhecer a última actividade agrícola a que toda a aldeia ainda se dedica. Este ano, mais cedo do que o normal, quem sabe sinal das alterações climáticas, o povo do Alcorriol, tem andado numa azáfama na apanha da azeitona sob um impiedoso sol que nada combina com tão outonal tarefa!

Pela primeira vez, a Associação Cultural e Recreativa da aldeia quis envolver pessoas de fora naquela que, porventura, será a última actividade agrícola a que toda a aldeia se dedica, recebendo assim os seus primeiros “olivoturistas” no dia 7 de Outubro.
(ler mais...)


Minde: PS quer “vila albergue” »  2023-10-28 

Conta a tradição que “vários foram os povos que em Minde encontravam acolhimento e uma forte base de conforto para retomar energia e assim seguir para outros novos caminhos”. Hoje em dia é reflexo desta realidade os vários peregrinos e visitantes de Minde oriundos de diversos locais via caminhos de Santiago de Compostela ou via caminhos de Fátima, que encosta da serra abaixo chegam a Minde e procuram um local para pernoitar, uma refeição e um espaço para retemperar energias.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-11-08  PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre
»  2023-11-21  Grande Gala do CRIT é já sábado
»  2023-11-08  Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME
»  2023-11-14  pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária
»  2023-11-21  "Torres Novas - Natal Local" de regresso