• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 37° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 32° / 17°
Céu limpo
Sex.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara vai requalificar acesso ao Nersant

Sociedade  »  2023-02-04 

Foi aprovado o lançamento de concurso público para a empreitada de requalificação urbana da Rua Cancela do Leão, que parte da rotunda da Várzea, no fim da rua do mesmo nome, em direcção ao Nersant e escola profissional.

A rua da Cancela do Leão integrou durante várias décadas o troço da Estrada Nacional 3 e até à construção do IP6, actual A23, e correspondia a uma das vias privilegiadas para entrada e saída de Torres Novas, em direcção ao Entroncamento, Abrantes e Castelo Branco. Com a sua desafectação da EN 3, a via transformou-se num arruamento secundário de acesso à zona de actividades económicas da Cancela do Leão, espaço composto por parque habitacional, escolar e empresarial. A necessidade de repavimentação da rua abriu a oportunidade de levar a esta zona da cidade a rede ciclável, assim como a uma profunda alteração e requalificação das infraestruturas da mesma, diz o comunicado da autarquia.

Segundo informação camarária, a intervenção pretende dotar o arruamento de ciclovia bidirecional, de canais pedonais mínimos de 150 cm de largura, requalificação da rede de águas, de pluviais, esgotos domésticos, assim como a rede de iluminação pública e finalmente a repavimentação do arruamento com a construção de uma nova rotunda na zona sul no acesso à Nersant. O objectivo é a requalificação do espaço público através da melhoria das infraestruturas públicas e da rede viária, uma vez que estas vias apresentam sinais evidentes de degradação e sub-dimensionamento, em termos viários e pedonais e de áreas verdes, equipamentos e demais infraestruturas.

Os trabalhos previstos envolvem o reperfilamento da actual rua da Cancela do Leão (incluindo a materialização de passeios e ciclovia bidirecional), a substituição da camada de desgaste na via de acesso à Nersant, mas também a implementação de uma nova rotunda de raio exterior igual a 15 metros, de modo a fazer uma interligação adequada entre os arruamentos projectados. O orçamento da empreitada totaliza cerca de 800 mil euros.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-25  Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada”
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-29  Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais
»  2024-07-12  Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal