• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 31 Janeiro 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 3°
Céu limpo
Qui.
 16° / 3°
Céu limpo
Qua.
 15° / 1°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  15° / 1°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

In absentia Dei - carlos paiva

Sociedade  »  2022-10-09 

Porque não se registou em nenhuma paróquia uma manifestação, uma voz singular ou coletiva a exigir justificações e justiça junto do representante mais próximo da instituição, ao alcance do povo?

 

Apesar de andar escarrapachada na comunicação social há anos, existe uma tolerância silenciosa revoltante da sociedade civil aos abusos sexuais e pedofilia praticados dentro da igreja católica pelos seus representantes. A política interna para lidar com estes casos aberrantes foi de encobrimento, desvalorização, negação. A instituição não reagiu em obediência às leis de cada país onde se registaram as ocorrências, preferindo uma postura de conivência com os criminosos.

Tão aberrante ou mais que isto, é a atitude subserviente dos acólitos. Bastaria um caso singular isolado para vincular moralmente qualquer cidadão católico a confrontar o seu pároco local e exigir que este transmitisse à escala hierárquica a insatisfação com a prática criminosa. Ou a igreja não é toda a mesma? Aparentemente, os padrões morais, valores e princípios propagandeados, são para os outros. Porque não se registou em nenhuma paróquia uma manifestação, uma voz singular ou coletiva a exigir justificações e justiça junto do representante mais próximo da instituição, ao alcance do povo.

Assim, foram são e serão, todos, coniventes com o crime. Mediante as informações vindas a público recentemente, este problema não é exclusivo “dos outros”. Existe cá. Com crianças portuguesas, com padres portugueses. E os católicos continuam a frequentar a missa dominical, a andar de crucifixo ao peito, como se nada se passasse.

É patente uma ausência de sentido de responsabilidade na sociedade civil, que se alastrou a toda a sua orgânica. Cometem-se asneiras atrás de asneiras de forma descarada e sem medo de consequências. Porque, na realidade, as penalizações por tais comportamentos são leves ou nulas. Uma palmadinha na mão, quando muito.

As gloriosas e autodenominadas elites, compram cursos superiores sem nunca terem assentado o rabo numa aula, como se as universidades fossem supermercados. Loja de conveniência, se calhar é a expressão mais adequada. Para eles, os tribunais tornam-se a imagem da flexibilidade quando inquestionavelmente apanhados com a boca na botija. Ou a 160kmh na autoestrada. Subitamente, chegar uns minutos atrasado a uma reunião, torna-se assunto de estado, fechado num segredo de justiça hermético, exclusivo de alguns.

Já passámos há muito tempo o paradigma da maçã podre. É o cesto que está podre, infetando toda e qualquer saudável maçã que lá caia dentro. A democracia, imperfeita mas, o melhor sistema que temos, é sujeita a maquinações onde vale tudo. Como se tem visto em diversos casos pelo mundo inteiro, até os mortos votam. Cá pelo burgo, menores votam. E votam sem saber que votaram. Confirmando a ausência de sentido de responsabilidade e a ausência de penalizações para a trafulhice, o partido, ciente do episódio por comunicação oficial, faz de conta que não se passa nada. O partido, torna-se assim indistinguível da religião. O padreco abusador, criminoso, transita para bispo, por trás das cortinas. É como a proverbial vaca em cima de uma árvore. Ninguém sabe como foi lá parar. Mas é de todo evidente que não pertence lá.

 



 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Amanhã não há água durante a amanhã em zonas da Bica e Silvã »  2023-01-29 

A empresa AR-ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido a trabalhos no Sistema de Abastecimento de Torres Novas para substituição de ramal, será necessário suspender o abastecimento no dia 30 de janeiro de 2023, segunda-feira, entre as 09h30 e as 11h30, nos seguintes locais: Rua José D´Abreu Lopes, Rua Dr.
(ler mais...)


Comer bom borrego é no Casal da Pena »  2023-01-28 

 É já no dia 5 de Fevereiro que se realiza a III edição do Festival Gastronómico do Borrego, evento que terá lugar a aprtir das 13 horas no pavilhão/salão de festas das aldeias da Pena e Casal da Pena, freguesia da Chancelaria, Torres Novas.
(ler mais...)


Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.
(ler mais...)


Bloco sobre abate de árvores na Silvã: “Surpresa, estupefação e indignação” »  2023-01-20 

“Foi com surpresa, estupefação e indignação que o Bloco de Esquerda de Torres Novas teve conhecimento do abate de árvores no âmbito da “empreitada de mobilidade urbana sustentável” a decorrer na rua Luís de Camões, na Silvã, na cidade de Torres Novas”, diz o BE em comunicado, adiantando que de imediato dirigiu uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal no sentido de a obra parar e serem pensadas alternativas, mas infelizmente a resposta foi negativa e o abate continua, sublinham os bloquistas.
(ler mais...)


Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados »  2023-01-17 

A Câmara Municipal de Torres Novas adquiriu, em 2020, o antigo edifício da CGD por 200.000 euros com o objectivo de aí instalar a StartUp de Torres Novas, dando vida ao centro histórico da cidade e assumindo-se como espaço privilegiado de criação de modelos de negócios, de licenciamento e criação de empresas.
(ler mais...)


Sexta d´Ideias debate sexualidades »  2023-01-11 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas regressa aos debates Sexta d´Ideias. O ano abre com o tema "Sexualidades e Identidades", sexta, nos antigos paços do concelho, às 21 horas. Gonçalo Cavalheiro, Jessica Vassalo e Júlia Pereira, com moderação de Ana Alves.
(ler mais...)


PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO »  2023-01-09 

CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO

ASSEMBLEIA GERAL
CONVOCATÓRIA

De acordo com os estatutos em vigor, convocam-se todos os associados do Clube de Campismo Torrejano para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 19 de Janeiro de 2023, pelas 19.
(ler mais...)


Associação do Património debate património industrial »  2023-01-05 

 “Debates e Práticas sobre Património Industrial” é o tema do próximo Encontro do Solstício, o espaço de reflexão e discussão que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove duas vezes por ano, e que se realiza no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 21H30, na sua sede do Largo do Paço.
(ler mais...)


Natal alegre na rua da Levada »  2022-12-23 

Tem sido uma semana de animação e alegria, aquela que é proporcionada por alguns comerciantes da rua da Levada no sentido chamar quem passa a dar atenção ao comércio tradicional.

Um Pai Natal e alguns músicos assentaram por estes dias frente à loja da Fótica, dando um pequeno toque de alegria à rua e encantando miúdos e graúdos.
(ler mais...)


Um pão nosso todos os dias »  2022-12-16 

Anuncia que diariamente tem ao dispor dos clientes pão de trigo, pão de rama (centeio, cevada, trigo), chapatas pequenas, bolinhas de passas, focaccia, pão com chouriço, pão com chouriço vegetariano, barras de sésamo, rolos de canela.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-01-17  Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados
»  2023-01-21  Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira
»  2023-01-05  Associação do Património debate património industrial
»  2023-01-28  Comer bom borrego é no Casal da Pena
»  2023-01-09  PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO