Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-89c674d4): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 17 Abril 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 12°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29

Sociedade  »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.

A atividade é organizada pelo movimento ambientalista com sede em Vila Nova da Barquinha, em parceria com a EcoCartaxo, “numa acção de defesa de rios vivos, sem poluição, e livres de açudes e barragens para assegurar a conservação dos ecossistemas e habitats aquáticos, o usufruto do rio pelas populações ribeirinhas e os fluxos migratórios das espécies piscícolas”, refere o proTEJO, em comunicado.

O "11º vogar contra a indiferença", uma “demonstração ibérica de cidadãos por Um Almonda Livre”, inicia-se na manhã do dia 29, no Jardim do Almonda Parque, com a leitura da "Carta Contra a Indiferença" e continua com um percurso fluvial em canoa pelo corredor ecológico rio Almonda, “importante afluente da rede hidrográfica do Tejo”, pode ler-se na nota informativa.

A descida de canoa tem 50 lugares disponíveis em 25 embarcações, estando as inscrições abertas até dia 27 de junho para um percurso fluvial pelo corredor ecológico do rio Almonda, que parte de manhã do açude dos Gafos, na cidade de Torres Novas.

Durante a tarde, no Jardim da Fontinha, numa acção apresentada como uma "demonstração ibérica", será debatida a “importância de acesso à nascente do rio Almonda devolvendo-a ao usufruto da população ribeirinha”.

Na sessão, será ainda discutida a necessidade de “adequação do uso da água do rio Almonda às disponibilidades hídricas actuais e futuras, estabelecendo-se um regime de caudais ecológicos no seu curso e na chegada ao rio Tejo como garantia de conservação dos ecossistemas aquáticos, em especial da Reserva Natural do Paul do Boquilobo”, classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Segundo o proTEJO, com esta actividade pretende-se ainda “consciencializar as populações ribeirinhas para o aumento das pressões negativas que resultam da sobre-exploração da água” do Tejo.

“As que se avizinham, com projectos de construção de novos açudes e barragens, e as que já existem, face à gestão economicista das barragens hidroelétricas da Estremadura espanhola, aos transvases de água do Tejo para a agricultura intensiva no sul de Espanha e à agressão da poluição agrícola, industrial e nuclear”, lê-se.

Na 11ª edição do “vogar contra a Indiferença", serão ainda realçados temas como “a importância do regresso de modos de vida ligados à água e ao rio, e das atividades de educação ambiental e turismo de natureza, cultural e ambiental”, indica a mesma nota.

O proTEJO afirma contar com uma “participação muito significativa de amigos do Tejo de Espanha pertencentes à Rede de Cidadania por uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes”, tendo declarado que “a defesa da Vida nos rios ibéricos ultrapassa as fronteiras administrativas e une os cidadãos com os mesmos problemas, independentemente da sua nacionalidade”.

Esta atividade é organizada pelo proTEJO – Movimento Pelo Tejo, e pela EcoCartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista, contando com o apoio do município de Torres Novas, da Viver Almonda, do UmColetivo, e da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo e seus afluentes, sendo responsável pela descida a ‘Viver Almonda’.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Marés”, poesia de José Manuel Bento Sampaio apresentado dia 3 de Maio »  2025-04-15 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes vai receber no dia 3 de Maio, pelas 15h30, a apresentação do livro de poesia «Marés», da autoria de José Manuel Bento Sampaio.

Editado pela Zaina Editores, a obra «Marés» é composta por 11 capítulos onde são abordados temas como o fascínio pelo mar, a passagem do tempo, o envelhecimento activo, a poesia de abril e até letras para canções.
(ler mais...)


Aula gratuita de zumba assinala «Mês do Coração» »  2025-04-15 

O Município de Torres Novas promove, no dia 17 de Maio, na Praça dos Claras, a quarta edição do evento de zumba gratuito e aberto à população, para assinalar o «Mês do Coração» e a importância da prática de atividade física, promovendo ainda algumas modalidades disponíveis no Turris Estúdio das Piscinas Municipais Fernando Cunha: Zumba e Dança.
(ler mais...)


Acção para criança e jovens na BOT »  2025-04-15 

A Escola de Música da Banda Operária Torrejana, em parceria com Rita Marcelino, irá realizar um evento gratuito para crianças e jovens (entre os 6 e os 18 anos), na sede da BOT. Este evento terá lugar no dia 1 de Maio, das 10h-12h para crianças entre os 6 e os 11 anos, e das 14h-16h para jovens dos 12 aos 18 anos.
(ler mais...)


Morreu “Franjorro”, Francisco José Rodrigues »  2025-04-08 

 

Morreu ontem, 7 de Abril, e foi hoje a enterrar Francisco José Rodrigues, “Franjorro” de nome artístico dos seus tempos de ilusionista encartado e assim conhecido por duas gerações de torrejanos.
(ler mais...)


Morreu Miguel Cunha, presidente do Atlético Riachense »  2025-04-06 

Miguel Cunha, presidente da direcção do Clube Atlético Riachense, morreu na madrugada de hoje no hospital de Tomar, onde se encontrava internado.

Com apenas 49 anos, já tinha o estatuto de figura lendária do futebol riachense para a massa associativa do clube alvi-negro, única camisola que vestiu em toda a sua longa carreira de futebolista, iniciada nas camadas jovens do CAR.
(ler mais...)


Espatifar as calçadas: “Parem já!” - diz o Bloco »  2025-04-01 

O Bloco de Esquerda foi, para já, o único partido a reagir à onda de enormes buracos que têm sido feitos em várias calçadas do centro histórico, com destaque para o que espatifou, com consequências irreversíveis, uma boa parte do tabuleiro da praça 5 de Outubro.
(ler mais...)


Fim da picada: praça esburacada à revelia do executivo municipal »  2025-03-28 

Causou estranheza a muitos torrejanos ver-se, de um momento para o outro, a Praça 5 de Outubro rasgada por duas profundas e extensas valas e também por uma escavação de grandes dimensões (conforme foto), sabendo-se que a praça é talvez a zona mais sensível da cidade do ponto de vista urbanístico e que qualquer intervenção deverá merecer sempre todo o escrutínio e reflexão.
(ler mais...)


Gestão de resíduos urbanos: mais do que taxas, precisamos de acções! - andré valentim »  2025-03-22 

Nos últimos dois meses, o executivo torrejano apresentou dois documentos relevantes para a gestão de resíduos urbanos: o regulamento do serviço de gestão de resíduos urbanos e, posteriormente, a proposta de tarifário para esse serviço.
(ler mais...)


Acção de Sensibilização “Vamos falar sobre Violência Doméstica” na Biblioteca »  2025-03-22 

No próximo dia 26 de Março, pelas 10h30, o auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe a acção de sensibilização “Vamos falar sobre Violência Doméstica”, que terá como oradora Elisabete Brasil, nome incontornável na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de género em Portugal.
(ler mais...)


Barquinha celebra dia dos centros históricos »  2025-03-22 

O Município de Vila Nova da Barquinha vai celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos (28 de Março) no próximo dia 29 de Março, no centro histórico da sede de concelho. A iniciativa pretende reconhecer a riqueza cultural e histórica que define a identidade daquela que é conhecida como “A Princesa do Tejo”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-03-28  Fim da picada: praça esburacada à revelia do executivo municipal
»  2025-04-01  Espatifar as calçadas: “Parem já!” - diz o Bloco
»  2025-04-06  Morreu Miguel Cunha, presidente do Atlético Riachense
»  2025-03-18  Quinze anos a cuidar da água no Ribatejo: “Todas as gotas contam no caminho da sustentabilidade”
»  2025-03-22  SAÚDE: Unidade de Reabilitação Cardiorrespiratória em Torres Novas