• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 21 Setembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 22° / 14°
Períodos nublados
Qua.
 24° / 18°
Céu nublado com chuva moderada
Ter.
 25° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  25° / 15°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT

Sociedade  »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos. E muitos têm-se chegado à frente, a quem muito devemos e agradecemos”. A declaração é de António Sales, secretário de Estado da Saúde, aquando da cerimónia de entrega de dois equipamentos de RX portáteis, que a empresa Renova ofereceu ao Centro Hospital do Médio Tejo.

A cerimónia de entrega destes equipamentos decorreu no dia 14 de Julho, e contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales, do presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do presidente do conselho de administração do CHMT, Carlos Andrade Costa e do administrador da Renova, Paulo Pereira da Silva.

A sessão iniciou-se com uma apresentação técnica destes equipamentos, que visam reduzir o tempo de diagnóstico e a qualidade do mesmo que, segundo Carlos Andrade Costa, “vêm fazer a diferença na resposta que damos aos doentes com covid-19, pois um equipamento será colocado nos cuidados intensivos e outro nos espaços de enfermaria dedicados ao covid 19”. Carlos Andrade Costa sublinhou a dimensão da empresa Renova que, sedeada em Torres Novas é uma empresa de cariz nacional e que chega ao mercado internacional, estando presente em cerca de 80 países.

“Sendo a Renova uma empresa de dimensão nacional não podia fazer mais jus à missão do CHMT. Aliás, cerca de 70% dos doentes Covid que tratamos chegam de todo o país. Os primeiros que recebemos chegaram de Aveiro. Ainda ontem recebemos doentes também do Oeste. Esta casa está de braços abertos a todos os cidadãos, não importa o território de onde vêm. Estes dois equipamentos serão utilizados não só nos doentes provenientes do Médio Tejo, mas de todo o país. Esta é também a matriz do SNS. Estarmos solidários para tratar todos os cidadãos”, reforçou Carlos Andrade Costa.

Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, manifestou “um enorme gosto em participar nesta luta contra este inimigo tão pequeno e que tanta preocupação nos está a dar”, acrescentando que esta oferta representa “um gesto marcante” para os colaboradores e accionistas da empresa. “Esta é também uma forma de fazer algo em prol da comunidade e dos cidadãos ajudando o vosso trabalho”, disse Paulo Pereira da Silva dirigindo-se aos profissionais de saúde do CHMT.

Também presente, o presidente da Câmara de Torres Novas manifestou ser este um “momento muito especial. Fui apenas um mero intermediário, e foi muito simples fazer esta ponte junto do presidente do conselho de administração do CHMT, sempre disponível para dialogar”.

António Sales, Secretário de Estado da Saúde, manifestou “uma grande satisfação em ver a sociedade civil a colaborar com o SNS”, caracterizando este momento como “uma boa notícia nestes tempos de desafios”. O Secretário de Estado da Saúde afirmou, ainda, que “temos de continuar a dar resposta ao Covid-19 ao mesmo tempo que temos de retomar a atividade assistencial”, lembrando o desempenho e o contributo do Centro Hospitalar do Médio Tejo ao SNS, através do reforço realizado na Unidade de Cuidados Intensivos, assim como o reforço do laboratório do Serviço de Patologia Clínica, com o aumento da capacidade de testagem ao covid-19, podendo realizar mais de 1000 testes por dia.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder »  2020-09-12 

O vice-presidente da Câmara de Torres Novas é o alvo de uma queixa crime apresentada pelos patronos de uma farmácia de Torres Novas, que se considera vítima de favorecimento em favor de uma concorrente, no âmbito do processo de licenciamento de mais uma farmácia na cidade, onde já existem 7 farmácias.
(ler mais...)


José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada »  2020-09-12 

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais.
(ler mais...)


Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente »  2020-09-12 

O partido Iniciativa Liberal (IL) foi rápido a marcar posição sobre a informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que aprovou em reunião de executivo uma proposta para aceitação das competências respeitantes às áreas protegidas, previstas no Decreto-Lei n.
(ler mais...)


Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase »  2020-09-03 

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, perguntou na última reunião camarária pela conclusão do edifício para habitação que deveria ter sido construído depois da licença, em 2015, para a instalação bancária sediada na avenida 8 de Julho, junto ao mercado, um empreendimento da firma Alfredo Galinha Lda.
(ler mais...)


João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui” »  2020-08-25 

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.
(ler mais...)


Um médico torrejano no olho do furacão do covid na Catalunha »  2020-08-19 

 

Luís Fagulha tem 38 anos, é natural de Torres Novas, médico na Catalunha e testou positivo à Covid-19 em Março de 2020. Ele e muitos dos seus colegas, que não tinham equipamentos de protecção individual capazes.
(ler mais...)


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-09-12  Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder
»  2020-08-25  João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”
»  2020-09-03  Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase
»  2020-09-12  Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente
»  2020-09-12  José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada