• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rodrigues propõe piscinas de verão nos terrenos de Rio Frio (antiga Nery)

Sociedade  »  2022-11-08 

Num momento em que o litígio acerca dos terrenos de Rio Frio, onde estava a antiga Casa Nery, parece encaminhado para um fim feliz, António Rodrigues propõe que naquela margem do rio sejam construidas as piscinas de verão de Torres Novas.

É talvez o maior terreno devoluto existente no centro da cidade: milhares de metros quadrados, cerca de 20 mil, com uma frente de rio ímpar que permite trazer aquele pedaço de margem à fruição pública. Como comparação, as velhas piscinas de verão da Fontinha cabiam num espaço de 2500 metros quadrado. É para aqui que, agora sob sugestão de António Rodrigues (proposta avançada no programa eleitoral do Bloco de Esquerda de 2013) que deveriam ser apontadas as piscinas de verão de Torres Novas.

“No dia 11 de Setembro de 2004 foi lançada a primeira pedra das piscinas municipais, que viriam a receber o nome de Piscinas Municipais Fernando Cunha, em homenagem ao presidente de Câmara que ousou construir, na década de 70 de século passado um complexo de piscinas de qualidade invulgar em todo o país. Era o PS o detentor político do executivo camarário”, começou por recordar Rodrigues na sua intervenção da reunião do executivo de 26 de Outubro.

Segundo o antigo presidente da câmara, pareceres técnicos de então, que alertavam para o risco de falência da cobertura das velhas piscinas, forçaram a demolição do equipamento e a construção de algo de raíz mais consentâneo com a realidade e exigências da vida de hoje. “E, tão ou mais importante que isso, os apoios comunitários da época, só davam cobertura e não ao 100% de apoio a investimento em contexto de piscinas virado para a formação, saúde e manutenção física e nada para a vertente lúdica”, acrescentou o agora vereador.

“Se isto é verdade, também não é menos verdade que com esta forçada demolição, retirou-se a muitos torrejanos a única hipótese que tinham de gozarem férias ou momentos de lazer em contacto com a água e com a natação”, admite Rodrigues, adiantando que o PS de então comprometeu-se a construir umas piscinas de raiz viradas exclusivamente para a vertente lúdica, em especial para a época balnear.

“Por via desse compromisso projectámos a Mata da dos Mesiões que previa essas referidas piscinas e que seria a solução alternativa às que fomos forçados a demolir. Se eu tivesse continuado presidente da Câmara, a Mata dos Mesiões hoje estaria feita. Quando aqui falo no plural, faço-o porque foi o PS de então que assim o quis e deliberou por unanimidade; quer na câmara, quer na assembleia, onde o tema foi discutido”, continua o vereador, para concluir: “Após a minha saída do executivo, o actual PS desistiu do processo. Lamentavelmente, digo eu… lamentavelmente, porque esse equipamento faz falta ao concelho de Torres Novas. Do meu tempo, estão na câmara dois edis que votaram favoravelmente estas opções e que, aliás, chegaram a manter nos seus orçamentos o referida Mata dos Mesiões. O PS não pode ser herdeiro só do que lhe dá jeito, mas também das responsabilidades e dos compromissos assumidos, enquanto PS”.

Rodrigues deixa o desafio: “É no próximo orçamento que se avançará com a construção da piscina municipal de Verão? Vai ser aproveitado o terreno cuja aquisição está em vias de ser formalizada junto do eng. Oliveira, para nele se pode equacionar o espaço da nova piscina?”

A proposta de localização das piscinas naquele espaço não é nova. Nas eleições autárquicas de 2013, o programa eleitoral do Bloco de Esquerda propunha a classificação de todos os terrenos da margem esquerda do rio para dar continuidade ao corredor da avenida para montante da Ponte do Raro, e propunha em concreto, no espaço de Rio Frio (antigas instalações da casa Nery) a construção das piscinas de verão da cidade como elemento integrador desse corredor verde.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril