• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 31 Janeiro 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 3°
Céu limpo
Qui.
 16° / 3°
Céu limpo
Qua.
 15° / 1°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  15° / 1°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Rodrigues propõe piscinas de verão nos terrenos de Rio Frio (antiga Nery)

Sociedade  »  2022-11-08 

Num momento em que o litígio acerca dos terrenos de Rio Frio, onde estava a antiga Casa Nery, parece encaminhado para um fim feliz, António Rodrigues propõe que naquela margem do rio sejam construidas as piscinas de verão de Torres Novas.

É talvez o maior terreno devoluto existente no centro da cidade: milhares de metros quadrados, cerca de 20 mil, com uma frente de rio ímpar que permite trazer aquele pedaço de margem à fruição pública. Como comparação, as velhas piscinas de verão da Fontinha cabiam num espaço de 2500 metros quadrado. É para aqui que, agora sob sugestão de António Rodrigues (proposta avançada no programa eleitoral do Bloco de Esquerda de 2013) que deveriam ser apontadas as piscinas de verão de Torres Novas.

“No dia 11 de Setembro de 2004 foi lançada a primeira pedra das piscinas municipais, que viriam a receber o nome de Piscinas Municipais Fernando Cunha, em homenagem ao presidente de Câmara que ousou construir, na década de 70 de século passado um complexo de piscinas de qualidade invulgar em todo o país. Era o PS o detentor político do executivo camarário”, começou por recordar Rodrigues na sua intervenção da reunião do executivo de 26 de Outubro.

Segundo o antigo presidente da câmara, pareceres técnicos de então, que alertavam para o risco de falência da cobertura das velhas piscinas, forçaram a demolição do equipamento e a construção de algo de raíz mais consentâneo com a realidade e exigências da vida de hoje. “E, tão ou mais importante que isso, os apoios comunitários da época, só davam cobertura e não ao 100% de apoio a investimento em contexto de piscinas virado para a formação, saúde e manutenção física e nada para a vertente lúdica”, acrescentou o agora vereador.

“Se isto é verdade, também não é menos verdade que com esta forçada demolição, retirou-se a muitos torrejanos a única hipótese que tinham de gozarem férias ou momentos de lazer em contacto com a água e com a natação”, admite Rodrigues, adiantando que o PS de então comprometeu-se a construir umas piscinas de raiz viradas exclusivamente para a vertente lúdica, em especial para a época balnear.

“Por via desse compromisso projectámos a Mata da dos Mesiões que previa essas referidas piscinas e que seria a solução alternativa às que fomos forçados a demolir. Se eu tivesse continuado presidente da Câmara, a Mata dos Mesiões hoje estaria feita. Quando aqui falo no plural, faço-o porque foi o PS de então que assim o quis e deliberou por unanimidade; quer na câmara, quer na assembleia, onde o tema foi discutido”, continua o vereador, para concluir: “Após a minha saída do executivo, o actual PS desistiu do processo. Lamentavelmente, digo eu… lamentavelmente, porque esse equipamento faz falta ao concelho de Torres Novas. Do meu tempo, estão na câmara dois edis que votaram favoravelmente estas opções e que, aliás, chegaram a manter nos seus orçamentos o referida Mata dos Mesiões. O PS não pode ser herdeiro só do que lhe dá jeito, mas também das responsabilidades e dos compromissos assumidos, enquanto PS”.

Rodrigues deixa o desafio: “É no próximo orçamento que se avançará com a construção da piscina municipal de Verão? Vai ser aproveitado o terreno cuja aquisição está em vias de ser formalizada junto do eng. Oliveira, para nele se pode equacionar o espaço da nova piscina?”

A proposta de localização das piscinas naquele espaço não é nova. Nas eleições autárquicas de 2013, o programa eleitoral do Bloco de Esquerda propunha a classificação de todos os terrenos da margem esquerda do rio para dar continuidade ao corredor da avenida para montante da Ponte do Raro, e propunha em concreto, no espaço de Rio Frio (antigas instalações da casa Nery) a construção das piscinas de verão da cidade como elemento integrador desse corredor verde.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Amanhã não há água durante a amanhã em zonas da Bica e Silvã »  2023-01-29 

A empresa AR-ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido a trabalhos no Sistema de Abastecimento de Torres Novas para substituição de ramal, será necessário suspender o abastecimento no dia 30 de janeiro de 2023, segunda-feira, entre as 09h30 e as 11h30, nos seguintes locais: Rua José D´Abreu Lopes, Rua Dr.
(ler mais...)


Comer bom borrego é no Casal da Pena »  2023-01-28 

 É já no dia 5 de Fevereiro que se realiza a III edição do Festival Gastronómico do Borrego, evento que terá lugar a aprtir das 13 horas no pavilhão/salão de festas das aldeias da Pena e Casal da Pena, freguesia da Chancelaria, Torres Novas.
(ler mais...)


Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.
(ler mais...)


Bloco sobre abate de árvores na Silvã: “Surpresa, estupefação e indignação” »  2023-01-20 

“Foi com surpresa, estupefação e indignação que o Bloco de Esquerda de Torres Novas teve conhecimento do abate de árvores no âmbito da “empreitada de mobilidade urbana sustentável” a decorrer na rua Luís de Camões, na Silvã, na cidade de Torres Novas”, diz o BE em comunicado, adiantando que de imediato dirigiu uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal no sentido de a obra parar e serem pensadas alternativas, mas infelizmente a resposta foi negativa e o abate continua, sublinham os bloquistas.
(ler mais...)


Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados »  2023-01-17 

A Câmara Municipal de Torres Novas adquiriu, em 2020, o antigo edifício da CGD por 200.000 euros com o objectivo de aí instalar a StartUp de Torres Novas, dando vida ao centro histórico da cidade e assumindo-se como espaço privilegiado de criação de modelos de negócios, de licenciamento e criação de empresas.
(ler mais...)


Sexta d´Ideias debate sexualidades »  2023-01-11 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas regressa aos debates Sexta d´Ideias. O ano abre com o tema "Sexualidades e Identidades", sexta, nos antigos paços do concelho, às 21 horas. Gonçalo Cavalheiro, Jessica Vassalo e Júlia Pereira, com moderação de Ana Alves.
(ler mais...)


PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO »  2023-01-09 

CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO

ASSEMBLEIA GERAL
CONVOCATÓRIA

De acordo com os estatutos em vigor, convocam-se todos os associados do Clube de Campismo Torrejano para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 19 de Janeiro de 2023, pelas 19.
(ler mais...)


Associação do Património debate património industrial »  2023-01-05 

 “Debates e Práticas sobre Património Industrial” é o tema do próximo Encontro do Solstício, o espaço de reflexão e discussão que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove duas vezes por ano, e que se realiza no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 21H30, na sua sede do Largo do Paço.
(ler mais...)


Natal alegre na rua da Levada »  2022-12-23 

Tem sido uma semana de animação e alegria, aquela que é proporcionada por alguns comerciantes da rua da Levada no sentido chamar quem passa a dar atenção ao comércio tradicional.

Um Pai Natal e alguns músicos assentaram por estes dias frente à loja da Fótica, dando um pequeno toque de alegria à rua e encantando miúdos e graúdos.
(ler mais...)


Um pão nosso todos os dias »  2022-12-16 

Anuncia que diariamente tem ao dispor dos clientes pão de trigo, pão de rama (centeio, cevada, trigo), chapatas pequenas, bolinhas de passas, focaccia, pão com chouriço, pão com chouriço vegetariano, barras de sésamo, rolos de canela.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-01-17  Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados
»  2023-01-21  Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira
»  2023-01-05  Associação do Património debate património industrial
»  2023-01-28  Comer bom borrego é no Casal da Pena
»  2023-01-09  PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO