• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 15 Agosto 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 34° / 16°
Céu limpo
Qua.
 26° / 16°
Períodos nublados
Ter.
 28° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu António Canelas, histórico dirigente comunista

Sociedade  »  2022-06-28 

António Rodrigues Canelas, natural de São Pedro, Torres Novas, onde nasceu em 29 de Janeiro de 1931, filho de António Gonçalves e Maria Juriciana Canelas, morreu esta madrugada aos 91 anos.

Começou desde jovem a frequentar os círculos torrejanos da oposição ao regime de Salazar e foi preso logo em 1952, tinha apenas 21 anos e era torneiro mecânico nas oficinas da empresa Claras. A segunda vez que foi detido pela PIDE aconteceu na grande vaga de prisões de 1961. Somando as duas detenções, António Canelas esteve preso quase cinco anos nas prisões do regime salazarista.

Esteve ligado a todas as movimentações políticas e associativas que em Torres Novas agregavam jovens anti-fascistas, desde o núcleo campista Raiar da Aurora até ao Cine-Clube de Torres Novas, colectividade de que foi dirigente durante muitos anos.

Evoluiu profissionalmente na empresa Claras, tendo passado a empregado de escritório e depois a responsável de algumas áreas da ULTRENA, uma subsidiária dos Claras. Ainda a trabalhar, cursou História em Coimbra e, já reformado, foi solicitador.

Foi destacado militante comunista, integrou as estruturas locais de direcção do partido e, em 1975, após um incansável trabalho de militância na implantaçãp local do PCP, foi durante alguns meses deputado constituinte em substituição de António Malaquias Abalada, de Alpiarça. António Canelas e Hilário Teixeira, que tinha substituído Pedro Soares (falecido em acidente antes de se iniciarem os trabalhos da assembleia constituinte eleita em 25 de Abril de 1975), foram os dois torrejanos que aprovaram a actual Constituição da República.

Em 1982, o comité central do PCP decidiu superiormente criar o Partido Ecologista Os Verdes para tentar estancar a emergência de movimentos ou partidos ecologistas independentes e coube a António Canelas, na região, a tarefa partidária de promover a organização dessa agremiação.

Nos últimos tempos de vida activa, António Canelas foi largos anos presidente da direcção do Cine-Clube e colaborou com a ARPE.

O funeral realiza-sa amanhã, quarta-feira, pelas 15h30, em Torres Novas. À família, o JT envia sentidas condolências.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Médica agredida na Chancelaria »  2022-08-08 

A médica Sandra Matorino foi agredida por um utente na passada quarta-feira, quando se encontrava a dar consultas no posto de saúde de Chancelaria, Torres Novas.

Segundo o JT apurou, a dado momento a médica saiu do seu consultório para ver o que se passava na sala de espera, alertada por uma altercação entre o funcionário administrativo e um utente.
(ler mais...)


Morreu Carlos “Pinhão”, treinador de futebol »  2022-08-03 

Vai a enterrar amanhã, no cemitério de Torres Novas, Carlos Manuel Silva (“Pinhão”), figura de destaque do futebol da região nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Começou por jogar as “escolas” do Clube Desportivo de Torres Novas e só nos amarelos jogou oficialmente, mas enquanto esteve a estudar em Lisboa foi campeão nacional de juniores de ténis de mesa, ao serviço do SL Benfica, corria a década de 60.
(ler mais...)


Cristina Tomé reafirma: “Na Renova a precaridade é total e despedimentos assumem processos intimidatórios” »  2022-08-01 

 Na reunião da assembleia municipal de Torres Novas do passado dia 27 de Julho, a eleita pela CDU Cristina Tomé reafirmou o que dissera há cerca de um mês e meio sobre a política de despedimentos da Renova.

Nessa reunião, a militante do PCP afirmara que “já desde há algum tempo que a Renova não contrata ninguém, aliás despede, utilizando formas muito pouco claras para o efeito”, denunciando que a empresa recorre a empresas de trabalho temporário para contratar trabalhadores.
(ler mais...)


Riachos: cortejo da Bênção do Gado é domingo »  2022-07-29 

A preparar-se para os últimos dias do calendário festivo desta edição, a festa da Bênção do Gado aguarda o dia mais esperado, o “cortejo da Bênção do Gado”, sempre apresentado como o momento mais marcante da festa, cerimónia que se realiza no domingo, dia 31 de Julho.
(ler mais...)


Dia histórico: povo de Torres Novas diz basta à Renova »  2022-07-28 

A assembleia municipal de Torres Novas, reunida ontem quarta-feira, tomou uma deliberação de significado político tremendo: aprovou quase por unanimidade uma recomendação à Câmara que esteve na base de um abaixo-assinado de quase mil assinaturas exigindo o acesso público à nascente do rio Almonda.
(ler mais...)


Bloco quer agricultura intensiva com avaliações de impacto ambiental e laboral »  2022-07-24 

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, exigiu hoje que as explorações agrícolas que usam o método intensivo e superintensivo sejam sujeitas a “avaliações de impacto” a nível ambiental e laboral.
(ler mais...)


Morreu José Duarte da Piedade: operário, escritor, militante comunista »  2022-07-23 

Morreu ontem, aos 98 anos de idade, José Duarte da Piedade, natural da freguesia da Brogueira, histórico militante anti-fascista, operário e escritor.

Segundo uma nota da concelhia de Torres Novas, José Duarte da Piedade “era o mais idoso e antigo militante do Partido Comunista Português no concelho de Torres Novas, tendo aderido ao Partido nos anos 40 quando havia um núcleo do partido na sua terra, a Brogueira”.
(ler mais...)


Bons Sons: resultados do passatempo já foram comunicados ao festival e aos premiados »  2022-07-21 

O passatempo do JT realizado no dia 12 de Agosto habilitou cinco concorrentes às cinco entradas permanentes do Festival Bons Sons que tínhamos para oferecer. Recorde-se que as cinco entradas seriam entregues aos primeiros cinco concorrentes que fizessem chegar, por mail, as respostas correctas às questões colocadas.
(ler mais...)


Lamego: 700 mil euros para atirar os esgotos ao rio, mais uma trapalhada »  2022-07-15 

As obras do Largo do Lamego, cuja telenovela já aqui mereceu destaque, continuam a ser um poço sem fundo de surpresas, perplexidades e agora, de escândalo, dito com as letras todas.

Note-se bem: as referidas obras são apenas parte de uma intervenção, mais ampla, do sistema de saneamento de toda a zona que vai da Bácora ao Largo do Lamego, passando pelo “largo da Caixa” e que tinha por objectivo acabar com os últimos esgotos da cidade que ainda estavam a verter para o rio, como que era o caso.
(ler mais...)


Rede Wifi de acesso público alargada à vila de Riachos »  2022-07-14 

A rede de pontos de acesso internet do concelho de Torres Novas irá ser alargada às freguesias, “tendo-se iniciado esta estratégia de expansão pela vila de Riachos, que dispõe agora de internet sem fios gratuita e de acesso livre no Largo Manuel Simões Serôdio e no Jardim da Vila”, diz nota do município.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-07-28  Dia histórico: povo de Torres Novas diz basta à Renova
»  2022-08-08  Médica agredida na Chancelaria
»  2022-08-01  Cristina Tomé reafirma: “Na Renova a precaridade é total e despedimentos assumem processos intimidatórios”
»  2022-08-03  Morreu Carlos “Pinhão”, treinador de futebol
»  2022-07-23  Morreu José Duarte da Piedade: operário, escritor, militante comunista