• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 17 Outubro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 19° / 10°
Céu limpo
Sáb.
 20° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 16°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Partimos de uma perspectiva positiva para o futuro do concelho”, Luís Filipe Júlio

Sociedade  »  2017-09-25 

Candidato da CDU à Câmara municipal da Golegã

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Destacamos pela positiva, a abertura crescente de respeito pelas freguesias com a atribuição de delegação de competências e também o esforço para solucionar as dificuldades e os problemas com que foi confrontado. Pela negativa, a existência de apenas um vereador impediu um acompanhamento das intervenções da câmara e um contacto de proximidade com a população e com as suas necessidades diárias.

A reduzida sensibilidade para com a importância da limpeza, higiene e manutenção dos espaços e equipamentos públicos, constitui-se como o mais dramático problema da atual Câmara Municipal da Golegã. Acrescentamos a falta de planeamento, tendo deixado para o momento atual o início de algumas obras que deveriam ter sido concretizadas muito mais cedo.

Passado o ciclo das grandes obras e do essencial dos fundos comunitários que panorama antevê para o seu concelho em termos de apostas de médio prazo? Qual vai ser a sua agenda?
A nossa agenda parte de uma perspetiva positiva para o desenvolvimento futuro do concelho e traduz-se em medidas imediatas e de médio prazo.

Se for eleito, indique cinco medidas de realização imediata para os primeiros três meses e outras tantas de cariz estruturante ou grandes investimentos de que o concelho necessite.
Medidas imediatas: implementação de um plano de intervenção urgente de reparação, conservação e manutenção dos espaços (passeios, ruas, largos e áreas abandonadas) e equipamentos (mobiliário urbano, parques/ jardins e infraestruturas), de utilização pública; plano de melhoria do acesso à Saúde e de reforço do apoio social, num concelho que é desfavorecido socialmente e que apresenta um dos mais elevados índices de envelhecimento e de famílias unipessoais; respeito pela autonomia das juntas de freguesia e reforço das suas competências através de um apoio financeiro, logístico e de recursos humanos sem precedentes; definição de um plano de eventos diversificados e ao longo de todo o ano, continuando a afirmar a identidade da Golegã como a “Capital do Cavalo”, mas a aumentar e a diversificar a oferta com um ambicioso programa de animação dos jardins e parques (vila e freguesias) durante os meses de verão, que resulte numa Golegã com vida todo o ano e a marcar o ritmo na região; reorganização dos serviços da câmara, para uma melhoria da qualidade da prestação dos serviços essenciais e maior eficácia e prontidão na resposta aos problemas diários dos residentes, com especial atenção ao saneamento básico e à saúde pública e higiene urbana.

Medidas estruturantes, na Golegã: requalificação das três entradas na vila a partir do Entroncamento e Chamusca, (até á rotunda do cavalo) e da Azinhaga (até ao interior da vila) com particular incidência na área da alverca e parque de merendas até ao jardim do equuspólis; requalificação total do exterior e interior do cemitério, porque é um dos espaços mais esquecidos e negligenciados desde há muitos anos; providenciar todos as diligências, apoios e parcerias para a recuperação do CineTeatro Gil Vicente.

Na Azinhaga: requalificação do Largo da Praça e do Jardim do Largo das Divisões, e uma grande intervenção de requalificação no Parque do Campo de Futebol, incluindo a colocação de um piso de relva sintética. No Pombalinho: Apoio à conclusão da construção do Centro Comunitário e a pavimentação de três ruas, e uma solução que possibilite a existência de água permanente na alverca de Fernão Leite.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcanena em desespero com os maus cheiros »  2019-10-16 

Alcanena está a viver uma situação insustentável e isso é confirmado por qualquer pessoa que passe de carro próximo da vila, logo agredida com um mau cheiro verdadeiramente insuportável.

 Nas redes sociais surgem apelos lancinantes, outros revoltados, a apelar e exigir a solução de um problema que é antigo (todos se recordam de como era difícil estar e viver em Alcanena em meados da década de 80), mas passou uma geração e a poluição ambiental regressou em força nos últimos tempos.
(ler mais...)


PS acaba com farmácia de Alcorochel »  2019-10-15 

Com parecer positivo ao pedido de deslocalização da farmácia de Alcorochel para a cidade de Torres Novas, onde já existem sete farmácias, a maioria socialista põe fim a uma das mais antigas farmácias do concelho.
(ler mais...)


Legislativas: vitória modesta de Costa com descida da oposição »  2019-10-08 

TORRES NOVAS: as contas e as dúvidas

No distrito de Santarém, o PS aumentou a sua votação em 1 921 votos, uma média de 92 votos por concelho. Em Torres Novas, o aumento foi de 90 votos: conforme.
(ler mais...)


Entroncamento: trabalhadores dos CTT em greve »  2019-10-08 

Os trabalhadores do CDP do Entroncamento estão em greve desde hoje, dia 8 e até 15 de Outubro. Entre os problemas laborais destacam-se a má organização do serviço, aliada a uma gritante falta de trabalhadores tem consequências graves para os utentes, nomeadamente atrasos na distribuição, muitas vezes com graves prejuízos.
(ler mais...)


Encontro de apicultores, dia 12, na Lagoa do Furadouro »  2019-10-02 

O 3.º encontro de apicultores da região vai realizar-se no próximo dia 12 de Outubro, sábado, pelas 18 horas, no salão paroquial da Lagoa do Furadouro (próximo de Casais da Igreja, mas no concelho de Ourém).
(ler mais...)


Torres Novas: alterações climáticas levam câmara a anular concurso para psicóloga clínica »  2019-10-01 

Quando, no dia 1 de Abril, dia da mentiras, a câmara de Torres Novas fazia publicar no Diário da República o aviso de abertura do concurso para admissão de uma psicóloga, jurando por todos os santinhos a necessidade premente de contratação de uma técnica desse ramo, estava longe de pensar que, escassos meses depois, o aquecimento climático, as manifestações em Hong Kong, o impeachment a Donald Trump e o despedimento de Leonel Pontes do Sporting iriam alterar as circunstâncias de tal modo que, afinal, a psicóloga já não é urgente e até nem se percebe porque é que alguém alguma vez teve semelhante ideia.
(ler mais...)


Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata »  2019-09-06 

A designação de “poços” utilizada no ante-título é meramente ilustrativa: trata-se de quase cinco dezenas de estruturas escavadas, de forma cilíndrica, descobertas durante os trabalhos de saneamento da aldeia.
(ler mais...)


Inédito: Torres Novas às escuras há duas noites seguidas »  2019-09-05 

Quando ontem, quarta-feira, ao anoitecer, se verificou que praticamente todo o centro histórico de Torres Novas estava sem uma única lâmpada de iluminação pública, pensou tratar-se de uma momentânea avaria.
(ler mais...)


Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda »  2019-08-31 

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 6 de Agosto, um conjunto de apoios nas áreas da cultura e do desporto que ascendem a cerca de 80 mil euros. Isto relativo à actividade de um ano, o mesmo que vai gastar nas traquitanas de um repuxo (ver peça mais abaixo).
(ler mais...)


Amália Moita: morreu uma centenária »  2019-08-28 

Há pouco mais de um ano, 18 de Julho de 2018, o JT noticiava que Torres Novas tinha mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: tratava-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-10-01  Torres Novas: alterações climáticas levam câmara a anular concurso para psicóloga clínica
»  2019-10-15  PS acaba com farmácia de Alcorochel
»  2019-10-16  Alcanena em desespero com os maus cheiros
»  2019-10-02  Encontro de apicultores, dia 12, na Lagoa do Furadouro
»  2019-10-08  Legislativas: vitória modesta de Costa com descida da oposição