• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 20 Setembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 24° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 25° / 16°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 26° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  25° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

“Partimos de uma perspectiva positiva para o futuro do concelho”, Luís Filipe Júlio

Sociedade  »  2017-09-25 

Candidato da CDU à Câmara municipal da Golegã

Como avalia o exercício do actual presidente neste último mandato (2013-2107)? Aponte alguns aspectos que não tenham corrido bem e como teria agido se fosse presidente da câmara.
Destacamos pela positiva, a abertura crescente de respeito pelas freguesias com a atribuição de delegação de competências e também o esforço para solucionar as dificuldades e os problemas com que foi confrontado. Pela negativa, a existência de apenas um vereador impediu um acompanhamento das intervenções da câmara e um contacto de proximidade com a população e com as suas necessidades diárias.

A reduzida sensibilidade para com a importância da limpeza, higiene e manutenção dos espaços e equipamentos públicos, constitui-se como o mais dramático problema da atual Câmara Municipal da Golegã. Acrescentamos a falta de planeamento, tendo deixado para o momento atual o início de algumas obras que deveriam ter sido concretizadas muito mais cedo.

Passado o ciclo das grandes obras e do essencial dos fundos comunitários que panorama antevê para o seu concelho em termos de apostas de médio prazo? Qual vai ser a sua agenda?
A nossa agenda parte de uma perspetiva positiva para o desenvolvimento futuro do concelho e traduz-se em medidas imediatas e de médio prazo.

Se for eleito, indique cinco medidas de realização imediata para os primeiros três meses e outras tantas de cariz estruturante ou grandes investimentos de que o concelho necessite.
Medidas imediatas: implementação de um plano de intervenção urgente de reparação, conservação e manutenção dos espaços (passeios, ruas, largos e áreas abandonadas) e equipamentos (mobiliário urbano, parques/ jardins e infraestruturas), de utilização pública; plano de melhoria do acesso à Saúde e de reforço do apoio social, num concelho que é desfavorecido socialmente e que apresenta um dos mais elevados índices de envelhecimento e de famílias unipessoais; respeito pela autonomia das juntas de freguesia e reforço das suas competências através de um apoio financeiro, logístico e de recursos humanos sem precedentes; definição de um plano de eventos diversificados e ao longo de todo o ano, continuando a afirmar a identidade da Golegã como a “Capital do Cavalo”, mas a aumentar e a diversificar a oferta com um ambicioso programa de animação dos jardins e parques (vila e freguesias) durante os meses de verão, que resulte numa Golegã com vida todo o ano e a marcar o ritmo na região; reorganização dos serviços da câmara, para uma melhoria da qualidade da prestação dos serviços essenciais e maior eficácia e prontidão na resposta aos problemas diários dos residentes, com especial atenção ao saneamento básico e à saúde pública e higiene urbana.

Medidas estruturantes, na Golegã: requalificação das três entradas na vila a partir do Entroncamento e Chamusca, (até á rotunda do cavalo) e da Azinhaga (até ao interior da vila) com particular incidência na área da alverca e parque de merendas até ao jardim do equuspólis; requalificação total do exterior e interior do cemitério, porque é um dos espaços mais esquecidos e negligenciados desde há muitos anos; providenciar todos as diligências, apoios e parcerias para a recuperação do CineTeatro Gil Vicente.

Na Azinhaga: requalificação do Largo da Praça e do Jardim do Largo das Divisões, e uma grande intervenção de requalificação no Parque do Campo de Futebol, incluindo a colocação de um piso de relva sintética. No Pombalinho: Apoio à conclusão da construção do Centro Comunitário e a pavimentação de três ruas, e uma solução que possibilite a existência de água permanente na alverca de Fernão Leite.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder »  2020-09-12 

O vice-presidente da Câmara de Torres Novas é o alvo de uma queixa crime apresentada pelos patronos de uma farmácia de Torres Novas, que se considera vítima de favorecimento em favor de uma concorrente, no âmbito do processo de licenciamento de mais uma farmácia na cidade, onde já existem 7 farmácias.
(ler mais...)


José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada »  2020-09-12 

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais.
(ler mais...)


Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente »  2020-09-12 

O partido Iniciativa Liberal (IL) foi rápido a marcar posição sobre a informação prestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que aprovou em reunião de executivo uma proposta para aceitação das competências respeitantes às áreas protegidas, previstas no Decreto-Lei n.
(ler mais...)


Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase »  2020-09-03 

Helena Pinto, vereadora do Bloco de Esquerda, perguntou na última reunião camarária pela conclusão do edifício para habitação que deveria ter sido construído depois da licença, em 2015, para a instalação bancária sediada na avenida 8 de Julho, junto ao mercado, um empreendimento da firma Alfredo Galinha Lda.
(ler mais...)


João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui” »  2020-08-25 

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.
(ler mais...)


Um médico torrejano no olho do furacão do covid na Catalunha »  2020-08-19 

 

Luís Fagulha tem 38 anos, é natural de Torres Novas, médico na Catalunha e testou positivo à Covid-19 em Março de 2020. Ele e muitos dos seus colegas, que não tinham equipamentos de protecção individual capazes.
(ler mais...)


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-09-12  Nova farmácia: vereador alvo de queixa-crime por alegado favorecimento e abuso de poder
»  2020-08-25  João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”
»  2020-09-03  Obra despachada num só dia derrapa prazos da segunda fase
»  2020-09-12  Iniciativa Liberal: gestão socialista em Torres Novas é um fracasso no ambiente
»  2020-09-12  José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada