• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 20 Outubro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 19° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 15°
Céu muito nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: Ilha de Almourol requalificada para acolher melhor os visitantes

Sociedade  »  2019-01-10 

Os mais de 70.000 visitantes anuais do castelo de Almourol, concelho de Vila Nova da Barquinha, tem agora melhores condições de segurança e conforto para visita ao monumento nacional como fim das obras de valorização e arranjo paisagístico da ilha, esclarece uma nota da autarquia.

Os trabalhos decorreram no segundo semestre de 2018 e centraram-se na melhoria das condições de acesso do público ao castelo, na requalificação do coberto vegetal, na requalificação da margem direita e na colocação de um palco para espectáculos dentro do castelo.  A operação denominada “Valorização do Castelo de Almourol” teve um custo de 164 259 euros, tendo sido candidatada a fundos comunitários (FEDER), devendo ser comparticipada em 85% do valor total.
As intervenções carácter construtivo efectuadas permitiram consolidar o percurso de visita na ilha, em segurança, com a substituição das escadas de acesso desde o embarcadouro, e também do percurso entre o embarcadouro e o início da subida para o castelo, a instalação de sinalética de perigo de queda no interior do castelo, entre outros trabalhos.

Foi também instalada uma estrutura para receber um palco amovível, bem como equipamento para a recolha de resíduos. Junto da ilha, foi substituída a escada de acesso entre o anfiteatro e o posto de visita/restauração.
Foi ainda incluída na empreitada a demolição do maciço em betão que servia de apoio à prática de exercícios militares na margem do extremo Nordeste da ilha mas que descaracterizava o monumento

A intervenção de correcção do coberto vegetal da Ilha do Almourol consistiu em duas acções distintas: o tratamento, limpeza e manutenção do coberto vegetal existente que importava manter (maciço arbóreo e arbustivo que envolve o castelo e elementos e estruturas vegetais autóctones que ainda resistem nas margens e pontualmente na ilha), e a erradicação do canavial que invadiu a ilha e a sua substituição por um coberto autóctone climático. A operação permitiu consolidar as margens e terras em torno do Castelo, por forma a preservar o solo, as espécies e a paisagem.

Desde o passado dia 1 de Janeiro de 2019, o município de Vila Nova da Barquinha (a quem cabe a gestão do castelo) e o Exército, através do Regimento de Engenharia n.º 1 (que detém a sua propriedade), instituíram um bilhete único para visita ao castelo de Almourol e ao recém-inaugurado Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), no 1.º andar do Centro Cultural, em Vila Nova da Barquinha. O ingresso para visitar os dois lugares inclui a travessia de barco até à ilha de Almourol.
 
 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nersant prepara sessão online sobre programas financiados »  2020-10-15 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) realiza no próximo dia 19 de Outubro uma sessão online para apresentação de programas financiados disponíveis para aumentar a competitividade das empresas da região.
(ler mais...)


Eleições para as CCDRs: uma farsa dos donos do regime »  2020-10-14 

Se nas grandes questões do regime (aquelas que têm que ver com os altos poderes, os altos cargos, as grandes decisões), PS e PSD tratam entre si as maneiras de repartir o bolo, sem dar cavaco aos parceiros da geringonça que lhe têm garantido anos de poleiro iniciados com uma derrota nas legislativas, no caso do PS, sem ligar patavina ao CDS, companheiro de governos no passado, no caso do PSD, as eleições para as CCDR são a prova acabada dessa arrogância política que faz PS e PSD pensarem que são donos do país.
(ler mais...)


Orçamento de Estado e IVA dos Municípios: Torres Novas no seu lugar, atrás de 84 concelhos »  2020-10-13 

Há um ano por esta altura, um erro nos quadros da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios, na documentação do Orçamento de Estado para 2020, atirava para Torres Novas uma incrível verba de 1,5 milhões de euros a receber, à frente de todos os concelhos do país à excepção de Lisboa, Porto, Oeiras e Albufeira.
(ler mais...)


Antigo porto da Bácora destruído pela calada »  2020-10-10 

Umas carradas de terra e uma placa de cimento por cima: assim se destrói uma das mais antigas entradas do rio, o multisecular porto da Bácora. Desgraçadamente, num projecto que visava “aproximar os cidadãos do rio”.
(ler mais...)


Noiserv: concerto gratuito no aniversário do novo Teatro Virgínia »  2020-10-09 

Para assinalar o 15.º aniversário da remodelação do actual edifício, o Teatro Virgínia tem agendado um concerto de Noiserv com entrada gratuita (mediante levantamento prévio de bilhete, limitado a 2 por pessoa), que terá lugar na próxima terça-feira, dia 13 de Outubro, a partir das 21h30.
(ler mais...)


Águas do Ribatejo no combate às perdas de água »  2020-10-02 

Portugal celebra desde 1983 o Dia Nacional da Água a 1 de Outubro para assinalar o início do ciclo hidrológico ou ciclo urbano da Água. A data tem assumido particular importância num tempo em que governos, instituições, organizações não governamentais, investigadores e entidades gestoras, nacionais e internacionais, demonstram uma crescente preocupação com o fenómeno das alterações climáticas e o seu impacto na biodiversidade, no ambiente e na qualidade de vida dos seres vivos.
(ler mais...)


Dinheiro público gasto em programa de chamadas telefónicas: Câmara maravilha: 20 mil euros gastos para o boneco »  2020-09-30 

Parece uma modesto programa de televisão, ainda que abuse da credulidade das pessoas ao conferir o título de “maravilha” que não vale nada e não tem crédito, porque depende de quem arregimenta mais chamadas telefónicas.
(ler mais...)


Brogueira: abriu o Espaço Cidadão »  2020-09-29 

Abriu ontem, em instalações da Junta de Freguesia de Brogueira (que actualmente integra uma união de freguesias), o Espaço Cidadão, iniciativa financiada pelo “Compete 2020” dos fundos europeus e promovida pela Agência para a Modernização Administrativa, organismo dependente do Conselho de Ministros.
(ler mais...)


Renova lança toalhetes de álcool »  2020-09-29 

A Renova acaba de lançar no mercado toalhetes de álcool destinados a responder a “um novo comportamento dos cidadãos, que procuram efectuar a higienização das mãos com mais frequência ao longo do dia, de forma a aumentar a sua segurança e da sua família, contribuindo simultaneamente para a prevenção e combate à Covid-19”, informa a promoção.
(ler mais...)


Morador denuncia em reunião do executivo municipal de Torres Novas: “Resíduos da fábrica de Vendas Novas são depositados no Carreiro da Areia” »  2020-09-28 

Luís Lemos, morador em Carreiro da Areia, foi na terça-feira à reunião da câmara denunciar a alegada descarga de resíduos da fábrica Extroils, de Vendas Novas, em Carreiro da Areia. Diz que a população da aldeia sente-se abandonada.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-10-10  Antigo porto da Bácora destruído pela calada
»  2020-09-30  Dinheiro público gasto em programa de chamadas telefónicas: Câmara maravilha: 20 mil euros gastos para o boneco
»  2020-09-28  Morador denuncia em reunião do executivo municipal de Torres Novas: “Resíduos da fábrica de Vendas Novas são depositados no Carreiro da Areia”
»  2020-10-13  Orçamento de Estado e IVA dos Municípios: Torres Novas no seu lugar, atrás de 84 concelhos
»  2020-10-14  Eleições para as CCDRs: uma farsa dos donos do regime