• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 31 Janeiro 2023    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 17° / 3°
Céu limpo
Qui.
 16° / 3°
Céu limpo
Qua.
 15° / 1°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  15° / 1°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jasmim: um oásis de beleza e bons sabores

Sociedade  »  2022-12-03 

Passado o tempo justo que conduz à calma navegação que só se afirma depois das euforias iniciais, muitas vezes enganadoras e de julgamento precipitado, impunha-se a visita ao “Jasmim”, acantonado no largo do Paço com entrada pela rua José Vasconcelos Correia, local privilegiado do centro da vila onde outrora, às segundas-feiras, acorriam milhares de pessoas a circular em volta dos enormes cachos de bananas, expostos logo ali no largo em frente, pintos e galinhas lá atrás, e onde estacionava toda a sorte de vendedores que davam vida a um dos polos do antigo mercado municipal. Praça de jorna, uma delas, de tempos mais antigos, onde os homens esperavam por trabalho que os tirasse da fome. Um local carregado de história e de muitas histórias. Que muda a partir dos anos 50, com a construção do edifício cujo estabelecimento comercial também foi, por período curto, stand de automóveis, mas ficou na memória dos torrejanos, onde está ainda hoje na de muitos de nós, com o prédio do “Oásis”. Era ali o café “Oásis” que marcou duas gerações.

O “Jasmim” apresenta-se como “brunch caffe” e assegura ser “um jardim de sabores vegetarianos e vegan” que nasceu na cidade de Torres Novas. Não interessa aqui verificar a adequação do significado do termo estrangeirado aos hábitos alimentares desta nação de indómitos restauradores, que no dia da emancipação pátria restauram, é verdade, mas de modo muito peculiar.

Vai-se almoçar ao “Jasmim”, ponhamos as coisas neste pé. Fomos duas vezes, a primeira num feriado, como mandam as regras, a outra em dia normal de semana. A salada “Margarida”, excelente combinação de frutas, legumes, frutos secos, vegetais, bem temperada, foi de molde a acalmar o apetite do indígena habituado ao falso conforto da vitela estufada, do arroz de pato e do bacalhau com migas, tríade que faz parte da conspiração das quitandas em redor. Fantástico de frescura e de calibre estava o sumo de maçã e romãs, enquanto as há, acrescentando pontos ao “prato principal”. Para coroar em beleza esta estreia, só podíamos provar a tarte “Jasmim”, magnífica, a fazer juz ao nome da casa e talvez a sua coqueluche na área das sobremesas. Um verdadeiro pecado. Em dia corrente, comeu-se uma sopa, tendo-se confirmado os rumores que corriam por travessas e esquinas da vila segundo os quais o “Jasmim” tinha umas sopas maravilhosas. Sim, uma boa sopa de legumes, sem a artilharia pesada das sopas tradicionais portuguesas, mas com a leveza de um jasmim. O pesto estava simplesmente perfeito e nada mais é preciso que isso, a simples perfeição. Mais do que muita luz, o “jasmim” tem uma onda permanente de claridade a invadir aquele pequeno mas belo espaço, onde outra mais-valia é a música, que também se come. E no “Jasmim”, a música é um prato forte. E a simpatia. E o ambiente tranquilo. E o toque de austera beleza posto nos detalhes. A vila está mais feliz com o “Jasmim” e espera-se que consiga dar a esta valorosa casa aquilo que ela lhe está a dar. Uma alternativa. Uma outra coisa.

Ao contrário do grande e belo jasmineiro que existe algures numa encosta discreta da vila, que floresce lá para o fim da primavera, este “Jasmim” de belos sabores abre portas todo ano para nossa alegria. Que floresça em entusiasmo redobrado a cada estação em que o forte aroma do jasmim se anuncia subindo quase até às muralhas da cerca.

Começa-se como se começou, para recordar a importância histórica do café “Oásis”, que mereceu ensaio nas páginas deste jornal por um dos protagonistas desses anos de ouro dos cafés torrejanos. Na imagem antiga que aqui se arquiva, alusiva aos primórdios da televisão em Torres Novas, pode ver-se o velho café “Oásis” e na coluna ainda hoje existente, um cartaz alusivo à campanha pelas piscinas municipais. Sim, ali naquele café surgiu, por um punhado de jovens, o movimento com vista à construção das piscinas. Estávamos em 1965, as piscinas seriam inauguradas apenas sete anos depois. Era grande, naquele tempo, a força da juventude.

Quem sabe se este “Jasmim”, qualquer dia, também terá um par de boas histórias para contar. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Amanhã não há água durante a amanhã em zonas da Bica e Silvã »  2023-01-29 

A empresa AR-ÁGUAS DO RIBATEJO informa que devido a trabalhos no Sistema de Abastecimento de Torres Novas para substituição de ramal, será necessário suspender o abastecimento no dia 30 de janeiro de 2023, segunda-feira, entre as 09h30 e as 11h30, nos seguintes locais: Rua José D´Abreu Lopes, Rua Dr.
(ler mais...)


Comer bom borrego é no Casal da Pena »  2023-01-28 

 É já no dia 5 de Fevereiro que se realiza a III edição do Festival Gastronómico do Borrego, evento que terá lugar a aprtir das 13 horas no pavilhão/salão de festas das aldeias da Pena e Casal da Pena, freguesia da Chancelaria, Torres Novas.
(ler mais...)


Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira »  2023-01-21 

Depois da tomada de posição do Bloco de Esquerda, é a vez do Movimento Pela Nossa Terra (MPNT), de António Rodrigues, vir à liça na questão da cedência gratuita do edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos a uma empresa recente, sem histórico na actividade médica a que se propõe e sem capita social compatível, no imediato, para o empreendimento anunciado.
(ler mais...)


Bloco sobre abate de árvores na Silvã: “Surpresa, estupefação e indignação” »  2023-01-20 

“Foi com surpresa, estupefação e indignação que o Bloco de Esquerda de Torres Novas teve conhecimento do abate de árvores no âmbito da “empreitada de mobilidade urbana sustentável” a decorrer na rua Luís de Camões, na Silvã, na cidade de Torres Novas”, diz o BE em comunicado, adiantando que de imediato dirigiu uma mensagem ao presidente da Câmara Municipal no sentido de a obra parar e serem pensadas alternativas, mas infelizmente a resposta foi negativa e o abate continua, sublinham os bloquistas.
(ler mais...)


Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados »  2023-01-17 

A Câmara Municipal de Torres Novas adquiriu, em 2020, o antigo edifício da CGD por 200.000 euros com o objectivo de aí instalar a StartUp de Torres Novas, dando vida ao centro histórico da cidade e assumindo-se como espaço privilegiado de criação de modelos de negócios, de licenciamento e criação de empresas.
(ler mais...)


Sexta d´Ideias debate sexualidades »  2023-01-11 

O Bloco de Esquerda de Torres Novas regressa aos debates Sexta d´Ideias. O ano abre com o tema "Sexualidades e Identidades", sexta, nos antigos paços do concelho, às 21 horas. Gonçalo Cavalheiro, Jessica Vassalo e Júlia Pereira, com moderação de Ana Alves.
(ler mais...)


PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO »  2023-01-09 

CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO

ASSEMBLEIA GERAL
CONVOCATÓRIA

De acordo com os estatutos em vigor, convocam-se todos os associados do Clube de Campismo Torrejano para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 19 de Janeiro de 2023, pelas 19.
(ler mais...)


Associação do Património debate património industrial »  2023-01-05 

 “Debates e Práticas sobre Património Industrial” é o tema do próximo Encontro do Solstício, o espaço de reflexão e discussão que a Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove duas vezes por ano, e que se realiza no próximo sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 21H30, na sua sede do Largo do Paço.
(ler mais...)


Natal alegre na rua da Levada »  2022-12-23 

Tem sido uma semana de animação e alegria, aquela que é proporcionada por alguns comerciantes da rua da Levada no sentido chamar quem passa a dar atenção ao comércio tradicional.

Um Pai Natal e alguns músicos assentaram por estes dias frente à loja da Fótica, dando um pequeno toque de alegria à rua e encantando miúdos e graúdos.
(ler mais...)


Um pão nosso todos os dias »  2022-12-16 

Anuncia que diariamente tem ao dispor dos clientes pão de trigo, pão de rama (centeio, cevada, trigo), chapatas pequenas, bolinhas de passas, focaccia, pão com chouriço, pão com chouriço vegetariano, barras de sésamo, rolos de canela.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-01-17  Bloco e o antigo edifício da CGD, versão Pimenta Machado: ontem era Startup de Torres Novas, hoje é para ceder grátis a privados
»  2023-01-21  Antigo edifício da CGD: “Desgraça anunciada”, diz MPNT, “Confiei no presidente”, confessa Tiago Ferreira
»  2023-01-05  Associação do Património debate património industrial
»  2023-01-28  Comer bom borrego é no Casal da Pena
»  2023-01-09  PUB - CONVOCATÓRIA CLUBE DE CAMPISMO TORREJANO