Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-a268b54b): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Jasmim: um oásis de beleza e bons sabores

Sociedade  »  2022-12-03 

Passado o tempo justo que conduz à calma navegação que só se afirma depois das euforias iniciais, muitas vezes enganadoras e de julgamento precipitado, impunha-se a visita ao “Jasmim”, acantonado no largo do Paço com entrada pela rua José Vasconcelos Correia, local privilegiado do centro da vila onde outrora, às segundas-feiras, acorriam milhares de pessoas a circular em volta dos enormes cachos de bananas, expostos logo ali no largo em frente, pintos e galinhas lá atrás, e onde estacionava toda a sorte de vendedores que davam vida a um dos polos do antigo mercado municipal. Praça de jorna, uma delas, de tempos mais antigos, onde os homens esperavam por trabalho que os tirasse da fome. Um local carregado de história e de muitas histórias. Que muda a partir dos anos 50, com a construção do edifício cujo estabelecimento comercial também foi, por período curto, stand de automóveis, mas ficou na memória dos torrejanos, onde está ainda hoje na de muitos de nós, com o prédio do “Oásis”. Era ali o café “Oásis” que marcou duas gerações.

O “Jasmim” apresenta-se como “brunch caffe” e assegura ser “um jardim de sabores vegetarianos e vegan” que nasceu na cidade de Torres Novas. Não interessa aqui verificar a adequação do significado do termo estrangeirado aos hábitos alimentares desta nação de indómitos restauradores, que no dia da emancipação pátria restauram, é verdade, mas de modo muito peculiar.

Vai-se almoçar ao “Jasmim”, ponhamos as coisas neste pé. Fomos duas vezes, a primeira num feriado, como mandam as regras, a outra em dia normal de semana. A salada “Margarida”, excelente combinação de frutas, legumes, frutos secos, vegetais, bem temperada, foi de molde a acalmar o apetite do indígena habituado ao falso conforto da vitela estufada, do arroz de pato e do bacalhau com migas, tríade que faz parte da conspiração das quitandas em redor. Fantástico de frescura e de calibre estava o sumo de maçã e romãs, enquanto as há, acrescentando pontos ao “prato principal”. Para coroar em beleza esta estreia, só podíamos provar a tarte “Jasmim”, magnífica, a fazer juz ao nome da casa e talvez a sua coqueluche na área das sobremesas. Um verdadeiro pecado. Em dia corrente, comeu-se uma sopa, tendo-se confirmado os rumores que corriam por travessas e esquinas da vila segundo os quais o “Jasmim” tinha umas sopas maravilhosas. Sim, uma boa sopa de legumes, sem a artilharia pesada das sopas tradicionais portuguesas, mas com a leveza de um jasmim. O pesto estava simplesmente perfeito e nada mais é preciso que isso, a simples perfeição. Mais do que muita luz, o “jasmim” tem uma onda permanente de claridade a invadir aquele pequeno mas belo espaço, onde outra mais-valia é a música, que também se come. E no “Jasmim”, a música é um prato forte. E a simpatia. E o ambiente tranquilo. E o toque de austera beleza posto nos detalhes. A vila está mais feliz com o “Jasmim” e espera-se que consiga dar a esta valorosa casa aquilo que ela lhe está a dar. Uma alternativa. Uma outra coisa.

Ao contrário do grande e belo jasmineiro que existe algures numa encosta discreta da vila, que floresce lá para o fim da primavera, este “Jasmim” de belos sabores abre portas todo ano para nossa alegria. Que floresça em entusiasmo redobrado a cada estação em que o forte aroma do jasmim se anuncia subindo quase até às muralhas da cerca.

Começa-se como se começou, para recordar a importância histórica do café “Oásis”, que mereceu ensaio nas páginas deste jornal por um dos protagonistas desses anos de ouro dos cafés torrejanos. Na imagem antiga que aqui se arquiva, alusiva aos primórdios da televisão em Torres Novas, pode ver-se o velho café “Oásis” e na coluna ainda hoje existente, um cartaz alusivo à campanha pelas piscinas municipais. Sim, ali naquele café surgiu, por um punhado de jovens, o movimento com vista à construção das piscinas. Estávamos em 1965, as piscinas seriam inauguradas apenas sete anos depois. Era grande, naquele tempo, a força da juventude.

Quem sabe se este “Jasmim”, qualquer dia, também terá um par de boas histórias para contar. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”