• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Fevereiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 8°
Céu limpo
Dom.
 20° / 8°
Céu limpo
Sáb.
 20° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  18° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Abate de árvores junto à N-349 está a chocar a população

Sociedade  »  2020-02-08 

Aquilo que parece, em alguns casos, um abate de árvores sem critério, está a deixar chocados muitos habitantes e proprietários dos terrenos contíguos à estrada nacional 349, no troço que atravessa aldeias da freguesia de Assentis.

Os moradores queixam-se de que são abatidas árvores sãs e fora do perímetro de segurança exigido, uns metros a partir da estrada, e que são deixados arbustos e ainda os restos do abate. “Agora, ainda tenho de pagar a alguém que me venha tirar os restos do abate das árvores da minha propriedade, que eles deixaram, levando só a lenha grossa” – queixa-se uma proprietária.

Na verdade, nos últimos dias tem-se observado um abate alegadamente selectivo de árvores (algumas de espécies protegidas - azinheiras, sobreiros, etc) nas bermas das estradas, sobretudo na referida EN349. Algumas das árvores, tem de se admitir, até podem estar doentes ou em risco de cair, colocando em causa a segurança dos condutores e como tal devem ter sido "sinalizadas" pelas Infraestruturas de Portugal.

Mas, em parte das situações, não parece ser o caso, na opinião dos moradores, que não têm calado a sua indignação. O que se passa, nalguns casos, mais parece um abate indiscriminado de árvores sãs, porque cortam umas e deixam outras sem critério aparente – são estas as queixas.

Perante tal cenário, têm surgido logo rumores de que estas empreitadas, adjudicadas pela InfraEstruturas de Portugal, possam contribuir abusivamente para alimentar o negócio paralelo da lenha, uma vez que tem aumentado o abate de ano para ano.

Os trabalhos são adjudicados pela IP, normalmente a pequenas e médias empresas da região. Mesmo sendo um assunto da competências das IP, não foi visto pelas redondezas nenhum vereador do Município junto das populações, a tentar indagar sobre os reais contornos de uma situação que, de facto, merece transparência e esclarecimento público.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Boletim diário covid-19, sexta, 26 de Fevereiro: 2 casos em Torres Novas »  2021-02-26 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, sexta-feira,  10  casos de contágio pela covid-19 (ontem tinham sido 7), com o concelho de Torres Novas a registar mais 2 novos casos nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, quinta, 25 de Fevereiro: 7 novos doentes, Torres Novas sem casos »  2021-02-25 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, quinta-feira,  apenas 7  casos de contágio pela covid-19 (ontem tinham sido 9), com o concelho de Torres Novas sem registo de novos casos nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, quarta, 24 de Fevereiro: apenas 9 casos, 4 deles em Torres Novas »  2021-02-24 

 Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, quarta-feira,  9  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas novamente em destaque com 4 desses 9 casos.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, terça-feira, 23 de Fevereiro: 6 casos em Torres Novas nas últimas 24 horas »  2021-02-23 


Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, terça-feira,  15  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas em destaque com 6 desses 15 casos.
(ler mais...)


Entroncamento: empresa da área alimentar promete 53 milhões de investimento »  2021-02-23 

Uma empresa ligada à produção de bebidas probióticas acedeu hoje, dia 23 de Fevereiro, em hasta pública, à subconcessão de quatro lotes do parque empresarial do Entroncamento, anunciou a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)


COVID-19: Alcanena e Tomar em risco elevado, Torres Novas com fraca incidência »  2021-02-23 

Foram divulgados hoje os dados referentes à situação pandémica por concelho na sub-região do Médio Tejo, o que é diferente dos dados diários de novos contágios que temos vindo a publicar nos boletins diários fornecidos pela autoridade de saúde e protecção civil.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, segunda-feira, 22 de Fevereiro: 1 caso em Torres Novas »  2021-02-22 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, segunda-feira,  8  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas a registar 1 novo contágio.
(ler mais...)


Socialistas compram por 61 mil euros imóvel avaliado por 38 mil »  2021-02-22 

A maioria socialista na Câmara Municipal de Torres Novas decidiu, com a abstenção do PSD e voto contra do Bloco de Esquerda, na reunião de 9 de Fevereiro, adquirir,  pelo  valor  de  61 mil euros, um imóvel (antigo lagar) situado na rua principal de Rexaldia, freguesia de Chancelaria.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, domingo, 21 de Fevereiro: 1 caso em Torres Novas »  2021-02-21 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, domingo,  15  casos de contágio pela covid-19,  mais 2 que  ontem, com o concelho de Torres Novas a registar 1 novo contágio.
(ler mais...)


Ligação da zona industrial de Riachos: 4 anos perdidos, diz o PSD »  2021-02-21 

“Uma obra anunciada pelo PS precisa sempre de atravessar várias eleições para ver a luz do dia. Seja no país ou aqui em Torres Novas, a metodologia é sempre a mesma: anunciar, anunciar, e voltar a anunciar, até que venha a ser concretizada”, assim se refere a comissão política concelhia de Torres Novas do PSD à ligação da zona industrial de Riachos à A23, uma intenção que já moveu muita tinta mas nunca passou do papel

Em nota de imprensa, o PSD considera que essa ligação é um caso flagrante das promessas sempre adiadas do PS.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-02-10  COVID-19: Bloco diz que vereador Carlos Ramos não tem condições para continuar no cargo
»  2021-02-18  João Farinha Cordeiro morreu ontem aos 73 anos
»  2021-02-16  Caso Carlos Ramos: socialistas dizem que “foram violados princípios”
»  2021-02-12  PSD pergunta porque razão Carlos Ramos escondeu assunto na reunião de câmara
»  2021-02-13  Vacinação de vereador Carlos Ramos: presidente da Câmara diz que o PS Torres Novas vai analisar o caso