Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-a65008f6): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 18 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 27° / 14°
Céu limpo
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 27° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O QUE A CÂMARA QUER DESTRUIR: O porto da Bácora, atentado patrimonial - por J. Júlio Antunes

Sociedade  »  2020-10-22 

O “Jornal Torrejano”, como já nos habituou, tomou a iniciativa de denunciar o atentado patrimonial da destruição do porto da Bácora e tapar o acesso pedonal ao rio. Nos tempos medievais ali existia um acesso desde a muralha da cerca até ao rio, evidenciado também durante as últimas obras na rua da Levada. Atentado este que não estará no projecto da obra municipal e que serve de remendo a erros de cálculo da dimensão da nova ponte ali colocada.

Nos anos sessenta do século passado, o porto da Bácora era a praia dos jovens e das crianças que viviam no centro da cidade ou em casas próximas do campo de jogos do Almonda Parque. Ali existiam duas tarambolas, a da horta das Pedras, e a outra que levava água para regar o jardim de João Clara. Em início dos anos sessenta, a primeira tarambola desmoronou-se, por desuso, deixando a segunda a funcionar junto a uma pequena ilha no meio do rio e bordejada de choupos onde todos nós nos deliciávamos ora apanhando banhos de sol, praticando natação ou pescando uns bordalos e umas bogas.

De salientar que a maioria de nós não tinha férias de praia e poucos só lá iam um dia por ano em alguma excursão. A referida ilha situava-se ao lado da vala que ladeava o muro do jardim de João Clara e que era o final da grande levada que começava na ponte Pedrinha ou da Levada, na margem direita do rio, que fazia rodar as mós dos desaparecidos moinhos ali existentes. Nessa vala, despejávamos diariamente vários tijolos onde as enguias se escondiam e que nós, no dia seguinte apanhávamos, tapando os buracos com as duas mãos. A segunda tarambola também teve fatal destino!

No porto da Bácora estavam colocadas diversas pedras apropriadas para a lavagem da roupa, tarefa a que as nossas mães se dedicavam com bastante esmero, ora lavando para casa ou para clientes de fora. A roupa lavada era estendida numa pequena língua de terra onde crescia erva, adjacente à garagem do Moiteiro. Terminada a tarefa, parte da roupa já ia para casa seca e dobrada.

Em vésperas dos jogos no Almonda Parque, com as pedras da lavagem da roupa fazíamos uma passagem que atravessava o rio, que ali era pouco fundo, por onde alguns se escapuliam entrando de borla nos jogos do Torres Novas. Mas o Gregório, guarda do campo, estava atento e quando se apercebia desta situação, lá se descalçava para destruir todo o nosso trabalho. E depois também ouvíamos as lavadeiras que, no dia seguinte, teriam de reconstruir o seu local de lavagem de roupa.

E tudo isto durou até ao início dos anos setenta, tendo ali sido construída uma ponte pedonal, para acesso ao novo mercado semanal depois da saída do campo de jogos para o recentemente inaugurado Estádio Municipal. E a passagem para o jardim de João Clara também foi construída nos anos setenta e numa altura em que o rio estava impraticável pela poluição industrial. Já ninguém ali lavava roupa ou tomava banho (já havia as novas piscinas), e o local foi transformado em vazadouro de lixo que os moradores locais atiravam das varandas.

Toda esta situação se manteve até que as célebres limpezas do rio desencadeadas pela gestão Rodrigues na câmara municipal destruíram a aprazível ilha que ali existia e a língua de terra encostava à garagem do Moiteiro, pelo que agora no local se depositam toda as espécie de lixos e ramagens que as cheias trazem de montante.

A estupidez de aprovar a passagem para o jardim de João Clara, parte dela assente em muro público, e agora de tapar o porto da Bácora, são obstáculos para que se impeça o secular acesso pedonal ao rio e a recolha manual de ramos e troncos de árvores que anualmente ali se depositam. É que o porto da Bácora é mesmo preciso!

Para todos os efeitos, estamos perante uma desafectação de uma via pública, que é o caminho de acesso ao Rio Almonda no porto da Bácora. Por acaso foi feita alguma consulta pública ou tomada alguma deliberação que altere o projecto das obras do Almonda Parque?
É preciso corrigir o erro ali cometido e repor o secular porto da Bácora!

José Júlio Antunes

NA FOTO, datada de 1965, pode ver-se a entrada do rio no porto da Bácora (a seguir à roupa estendida, esquerda, na imagem), os miúdos José Júlio Antunes e João Antunes com um amigo entre eles a brincarem na língua de terra que fazia a levada para uma das tarambolas e as mulhes a lavar roupa, ao fundo

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


POSTAIS TURÍSTICOS (2) - Calhasse haver »  2025-07-17 

A obra começou logo com a promessa da brevidade aposta em cartaz. Andou uns meses. Depois, subitamente, parou. A promessa foi redobrada com novo cartaz e novas desculpas. Passaram mais meses, nada mexe. Ninguém diz nada. Um trambolho a atravancar o trânsito num sítio sensível.
(ler mais...)


POSTAIS TURÍSTICOS (1) - Corredor ecológico urbano »  2025-07-16 

Entre as paredes do super Docemel e da antiga ourivesaria Campião, no principal eixo de atravessamento da cidade, crescem ervas já arbustos mais altos que uma pessoa. Aliás, como noutras ruas da cidade. É o corredor ecológico urbano, uma inovação conceptual que alia a estética da cidade moderna ao bucolismo do campo, dois em um.
(ler mais...)


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-07-10  Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura”