Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-a6602769): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 07 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 32° / 16°
Céu nublado
Qua.
 34° / 17°
Períodos nublados
Ter.
 36° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Concelhos do distrito: quebra de eleitores faz adivinhar sangria demográfica quase generalizada

Sociedade  »  2021-07-05 

Ainda não são conhecidos os resultados preliminares dos Censos deste ano, mas a crer na diminuição do número de eleitores nos últimos quatro anos, extensiva a quase todo o distrito, o panorama demográfico da região tenderá a agravar-se. Menos gente, mais velhos, menos jovens. Os mais de 20 concelhos do distrito têm, em conjunto, praticamente os eleitores do concelho de Sintra.

 A razia é quase geral: apenas Benavente (à custa de Samora), Salvaterra de Magos e Cartaxo conhecem um ligeiro aumento do número de eleitores nos últimos quatro anos, não sendo estranha esta condição à proximidade geográfica da área metropolitana de Lisboa ou, pelo menos, das suas periferias. No resto a descida é geral, embora no Entroncamento (foto) o valor seja mínimo.

O mapa dos eleitores recenseados foi já publicado em Diário da República e os dados são mais uma vez desanimadores para a região. O distrito de Santarém perde 10 913 eleitores, com Abrantes e Ourém a contribuírem em larga escala para esse cenário de quebra generalizada. Em termos absolutos, as perdas de eleitores foram desta ordem, nestes concelhos: Alcanena (-604), Abrantes (-1649), Tomar (-919), Torres Novas (-834), Golegã (-147), Barquinha (-70), Entroncamento (-130), Ourém (-1423), Constância (-61) e Santarém (-889), também com descidas em todos os restantes, nuns casos menos acentuada (como Almeirim), noutros mais crítica, como na Chamusca, Mação ou Sardoal.

É claro que estes números ganham mais significado se forem vistos na proporção da população de cada concelho e aí sim, Abrantes e Alcanena surgem na frente do pelotão com uma quebra do número de eleitores de 4,9%, cifra relevante por respeitar a um período de apenas quatro anos. Ourém regista uma quebra de 3,3%, a Golegã 2,9%. Tomar, que parece resistir à decadência demográfica que caracteriza Abrantes, tem uma quebra de 2,6%, exactamente igual à de Torres Novas. Na frente, com perda mínima, está o Entroncamento, com uma regressão de apenas 0,7% dos eleitores.

Nos últimos decénios, a hierarquia do número de eleitores e de habitantes dos concelhos do distrito alterou-se ligeiramente: durante muito tempo, no topo estava, e está ainda, Santarém, depois seguia-se Abrantes, Tomar, Ourém e Torres Novas. Actualmente, a Santarém segue-se Ourém, Tomar também ultrapassou Abrantes e Torres Novas continua no quinto posto. Só que, a quebra demográfica em Abrantes sobretudo, e também em Tomar, tem sido tal que estes dois concelhos estão agora praticamente a par de Torres Novas. Isto é, Torres Novas resistiu mais regressão demográfica que Tomar e Abrantes. Há 40 anos, Abrantes tinha cerca de 44 mil habitantes e Torres Novas 37 mil. Hoje estão os dois concelhos em redor do 35 mil habitantes, mas os resultados dos censos deste ano, que estão para breve, dirão com mais clareza o que se passou na última década.

Voltando aos eleitores, a contabilidade oficial assinala agora 40 801 para Ourém, 33 895 para Tomar, 31 614 para Abrantes e 30 745 para Torres Novas. No funda da tabela está o Sardoal, com 3197, mas Constância também não chega aos 4000 (tem 3 309) e Golegã, mesmo com a anexação recente do Pombalinho, não atinge os 5000 eleitores, fixandos-e nos 4 859.

Um país muito desigual

A rede de concelhos portugueses tem praticamente 200 anos, desde que a reforma de Mouzinho da Silveira, em 1835, reduziu os cerca de 1500 municípios aos cerca de 300 actuais (na região, terras como Asseiceira e Atalaia, Ulme ou Pernes, foram concelhos). Daí para cá, tudo mudou no país e no mundo, na economia e na sociedade, mas nada se alterou em termos do desenho dos municípios (a não ser a criação de mais meia dúzia), cujas disparidades demográficas e geográficas chegam ao ponto de termos dezenas de concelhos com pouco mais de 2000 ou 3000 eleitores e outros com 200 mil ou mais de 300 mil, caso de Sintra.

A lista dos municípios com mais eleitores é liderada por Lisboa (476 860), mas Sintra, que está em segundo lugar nacional, deverá dentro de alguns anos ultrapassar a capital, contando actualmente com 322 614. Seguem-se Vila Nova de Gaia (266 945), Porto (206 846), Cascais (178 860), Loures (169 119), Braga (165 888), Almada (151 676), Matosinhos (151 290), Oeiras (147 099), Gondomar (146 114), Amadora (145 361), Guimarães (142 702) e Seixal (142 437 eleitores). Os números dos Censos não deverão alterar esta hierarquia, mas pelo contrário deverão cavar o fosso entre estes e os pequenos municípios do interior, com inferiores percentagens de população jovem (-de 18 anos), que é aquela que se vai somar aos eleitores.

Repare-se em meia dúzia de exercícios comparativos: o concelho de Sintra tem praticamente os mesmos eleitores que o vasto conjunto geográfico dos distritos de Portalegre, Beja e Évora. Aliás, Sintra tem mais eleitores que todos os concelhos do Médio Tejo e tem eleitores em número idêntico ao de todos os dos 21 concelhos do distrito de Santarém.

Portalegre é um distrito em dolorosa sangria demográfica: o distrito inteiro já só tem apenas 94 mil eleitores, tantos como uma cidade periférica do Porto como Valongo, por exemplo, e apenas os concelhos de Portalegre, Ponte de Sôr, Nisa, Elvas e Campo Maior têm mais de 5 mil eleitores. Alter do Chão, Arronches, Avis, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Fronteira, Monforte, Sousel e Marvão (a maioria dos municípios do distrito) têm pouco mais de 2000 ou pouco mais de 3000 eleitores, uma escala dificilmente compatível com a possibilidade da existência de um poder local democrático efectivo.

Os concelhos com semelhante dimensão estão espalhados por outros distritos, casos de Mora (3 957 eleitores) ou Mourão (2 149) no distrito de Évora, Castanheira de Pêra (2 522) ou Pedrógão Grande (3 090) em Leiria, Alvito (1 905) em Beja, Vila de Rei (2 740) ou Vila Velha de Ródão (2 813) em Castelo Branco. Beja é também, aliás, um distrito cujos eleitores ou residentes cabiam todos num médio concelho como Setúbal.

No concelho de Torres Novas

No concelho de Torres Novas, quase todas as freguesias apresentam diminuição do número de eleitores: Assentis (-107), Chancelaria (-62), Pedrógão (-103), Riachos (-115), Olaia (-69), Torres Novas S.Pedro (-159), Torres Novas Santa Maria (-80), Zibreira (-38), Brogueira, Alcorochel, Parceiros (-112). Também neste caso, importa referir que o fenómeno de quebra demográfica que vem sendo observado em Pedrógão está mais uma vez visível, com a freguesia a comandar o ranking da quebra de eleitores, 5,6%, praticamente o dobro da média concelhia. O panorama também é complicado na Zibreira e UF Brogueira, Alcorochel, Parceiros, com quebras de 4,6%, e em Assentis e Chancelaria, com diminuição de 4%. Riachos está no meio da tabela, com quebra de 2,5%, enquanto as freguesias da cidade apresentam decréscimos menores, 2,1% (S.Pedro) e 1,1% (Santa Maria). Escapa a este panorama a freguesia de Meia Via, que regista um aumento de 11 eleitores, mas tratando-se de um universo tão pequeno, está por avaliar se se trata de uma tendência inversa ou se o caso tem uma explicação mais fortuita: basta o ingresso de 20 ou 30 pessoas nas chamadas estruturas residenciais para idosos para alterar os números e esconder tendências numa freguesia tão pequena. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD