Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-a696fabf): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 11 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 29° / 16°
Períodos nublados
Dom.
 28° / 16°
Períodos nublados
Sáb.
 27° / 16°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  26° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Tiago Ferreira, candidato do PSD à câmara municipal: “Queremos fazer de Torres Novas um concelho de referência no centro de Portugal”

Sociedade  »  2021-06-25 

  Tiago Ferreira, de 46 anos, é o cabeça-de-lista do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas às próximas eleições autárquicas. A apresentação da candidatura social-democrata, que conta com o apoio do CDS-PP, foi apresentada ontem, 24 de Junho, na Casa do Povo, em Riachos. Arnaldo Santos lidera a lista à Assembleia Municipal.

 O PSD divulgou a lista de candidatos aos vários órgãos autárquicos no concelho de Torres Novas – câmara, assembleia municipal e assembleias de freguesia. Tiago Ferreira, empresário, é o cabeça-de-lista à câmara municipal, seguindo-se Carlos Graça como número dois, Anabela Santos, Gonçalo Reis e Ana Correia. À Assembleia Municipal, o primeiro da lista é Arnaldo Santos, seguindo-se Nuno Cruz, Susana Brás, Francisco Sarmento e Catarina Craveiro.

 Foram ainda apresentados os candidatos a todas as assembleias de freguesia do concelho, menos a Assentis. À excepção de Pedro Inverno, que lidera a lista à junta da União de Freguesias de Brogueira, Parceiros da Igreja e Alcorochel, todos os outros candidatos são independentes: são eles João Filipe Santos (Chancelaria), João Frade (Meia Via), Francisco Gomes (Riachos), Rui Nunes (União de Freguesias de Olaia e Paço), João Paulo Gomes (União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago), Ana Brites (União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca) e Ana Sofia Coutinho (Zibreira).

 Tiago Ferreira, que disse ambicionar ser o futuro presidente da câmara de Torres Novas, traçou um conjunto de ideias que, em seu entender, são necessárias para contrariar o estado de estagnação a que chegou o concelho ao fim de 28 anos de governação socialista.  “O concelho de Torres Novas está estagnado fruto de uma falta de visão estratégica e de uma inércia própria de quem se acomoda e se perpetua no poder, acumulando vícios, ignorando todo o potencial”. Para isso, Tiago Ferreira prometeu olhar para o concelho de forma igual, para a cidade e freguesias rurais, pretendendo tirar o máximo partido dos fundos comunitários para desenvolver projectos de revitalização os centros históricos da cidade e das aldeias.

 O pacote de críticas à gestão socialista foi extenso. Tiago Ferreira não deixou passar em branco a habilidade da maioria socialista em criar artifícios de modo a abrilhantar “com fogo-fátuo” os finais de mandato e, desta forma, “deitar areia para os olhos de todos nós”. A título de exemplo, mencionou a inauguração do centro escolar de Santa Maria, nesse mesmo dia, uma inauguração feita “à pressa” já que a obra está longe de estar terminada. Faltam os campos de jogos e arranjo da envolvente da escola. As críticas deambularam ainda pelo que ainda não foi feito, como a revisão do PDM, “consecutivamente adiada”, a reabilitação da estrada que liga o Bairro do Nicho a Casais Castelos, cabimentada em orçamento há quase 20 anos, a casa da cultura em Riachos, ou as zonas industriais que se “apresentam em péssimo estado”.

 Sobre o programa eleitoral, Tiago Ferreira identificou como prioritário os sectores do emprego, da competitividade e da inovação. Falou da importância em se criar uma Zona de Atividade Económica (ZAE), capacitada para atrair investimento e desenvolvimento científico e mão-de-obra qualificada, por exemplo, na área das energias renováveis. “Tudo isto para que em 2025 sejamos um concelho relevante e de referência no combate às alterações climáticas”. Melhorar os serviços municipais e torna-los acessíveis e para todos, através da implementação de uma política de gestão da qualidade e da transformação digital do departamento de urbanismo “para dar respostas céleres a todos aqueles que queiram investir no nosso concelho”.

 Outra área chave é a educação e qualidade de vida. “Queremos ter um concelho como uma referência no desenvolvimento social, cultural e desportivo e para isso criaremos uma estrutura ou unidade orgânica dotada de financiamento e capacidade técnica para apoiar os clubes, as associações, as IPSS e as juntas de freguesia para a elaboração de candidaturas a fundos europeus”. O objectivo é fazer destes caminhos uma ponte para tornar Torres Novas um concelho de referência no centro de Portugal.

 Na apresentação da candidatura do PSD/CDS estiveram presentes, entre outros, os dirigentes distritais dos dois partidos, Pedro Pereira e João Moura, bem como dirigentes nacionais do PSD e CDS, Isaura Morais e António Carlos Monteiro.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas