• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 26 Setembro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 26° / 12°
Céu limpo
Ter.
 22° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 23° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Tiago Ferreira, candidato do PSD à câmara municipal: “Queremos fazer de Torres Novas um concelho de referência no centro de Portugal”

Sociedade  »  2021-06-25 

  Tiago Ferreira, de 46 anos, é o cabeça-de-lista do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas às próximas eleições autárquicas. A apresentação da candidatura social-democrata, que conta com o apoio do CDS-PP, foi apresentada ontem, 24 de Junho, na Casa do Povo, em Riachos. Arnaldo Santos lidera a lista à Assembleia Municipal.

 O PSD divulgou a lista de candidatos aos vários órgãos autárquicos no concelho de Torres Novas – câmara, assembleia municipal e assembleias de freguesia. Tiago Ferreira, empresário, é o cabeça-de-lista à câmara municipal, seguindo-se Carlos Graça como número dois, Anabela Santos, Gonçalo Reis e Ana Correia. À Assembleia Municipal, o primeiro da lista é Arnaldo Santos, seguindo-se Nuno Cruz, Susana Brás, Francisco Sarmento e Catarina Craveiro.

 Foram ainda apresentados os candidatos a todas as assembleias de freguesia do concelho, menos a Assentis. À excepção de Pedro Inverno, que lidera a lista à junta da União de Freguesias de Brogueira, Parceiros da Igreja e Alcorochel, todos os outros candidatos são independentes: são eles João Filipe Santos (Chancelaria), João Frade (Meia Via), Francisco Gomes (Riachos), Rui Nunes (União de Freguesias de Olaia e Paço), João Paulo Gomes (União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago), Ana Brites (União de Freguesias de São Pedro, Lapas e Ribeira Branca) e Ana Sofia Coutinho (Zibreira).

 Tiago Ferreira, que disse ambicionar ser o futuro presidente da câmara de Torres Novas, traçou um conjunto de ideias que, em seu entender, são necessárias para contrariar o estado de estagnação a que chegou o concelho ao fim de 28 anos de governação socialista.  “O concelho de Torres Novas está estagnado fruto de uma falta de visão estratégica e de uma inércia própria de quem se acomoda e se perpetua no poder, acumulando vícios, ignorando todo o potencial”. Para isso, Tiago Ferreira prometeu olhar para o concelho de forma igual, para a cidade e freguesias rurais, pretendendo tirar o máximo partido dos fundos comunitários para desenvolver projectos de revitalização os centros históricos da cidade e das aldeias.

 O pacote de críticas à gestão socialista foi extenso. Tiago Ferreira não deixou passar em branco a habilidade da maioria socialista em criar artifícios de modo a abrilhantar “com fogo-fátuo” os finais de mandato e, desta forma, “deitar areia para os olhos de todos nós”. A título de exemplo, mencionou a inauguração do centro escolar de Santa Maria, nesse mesmo dia, uma inauguração feita “à pressa” já que a obra está longe de estar terminada. Faltam os campos de jogos e arranjo da envolvente da escola. As críticas deambularam ainda pelo que ainda não foi feito, como a revisão do PDM, “consecutivamente adiada”, a reabilitação da estrada que liga o Bairro do Nicho a Casais Castelos, cabimentada em orçamento há quase 20 anos, a casa da cultura em Riachos, ou as zonas industriais que se “apresentam em péssimo estado”.

 Sobre o programa eleitoral, Tiago Ferreira identificou como prioritário os sectores do emprego, da competitividade e da inovação. Falou da importância em se criar uma Zona de Atividade Económica (ZAE), capacitada para atrair investimento e desenvolvimento científico e mão-de-obra qualificada, por exemplo, na área das energias renováveis. “Tudo isto para que em 2025 sejamos um concelho relevante e de referência no combate às alterações climáticas”. Melhorar os serviços municipais e torna-los acessíveis e para todos, através da implementação de uma política de gestão da qualidade e da transformação digital do departamento de urbanismo “para dar respostas céleres a todos aqueles que queiram investir no nosso concelho”.

 Outra área chave é a educação e qualidade de vida. “Queremos ter um concelho como uma referência no desenvolvimento social, cultural e desportivo e para isso criaremos uma estrutura ou unidade orgânica dotada de financiamento e capacidade técnica para apoiar os clubes, as associações, as IPSS e as juntas de freguesia para a elaboração de candidaturas a fundos europeus”. O objectivo é fazer destes caminhos uma ponte para tornar Torres Novas um concelho de referência no centro de Portugal.

 Na apresentação da candidatura do PSD/CDS estiveram presentes, entre outros, os dirigentes distritais dos dois partidos, Pedro Pereira e João Moura, bem como dirigentes nacionais do PSD e CDS, Isaura Morais e António Carlos Monteiro.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Estrada do Doural: alcatrão já dá canas »  2021-09-21 

A polémica estrada rural do Doural, entre a Ribeira Ruiva e Lapas, que foi passada a alcatrão pelo presidente da Junta de São Pedro, Lapas e Ribeira contra todos os argumentos da oposição e apesar de se situar em zonas de REN e RAN, o que implicava autorização para a obra, continua a dar que falar, mas agora pelas melhores razões.
(ler mais...)


Cabeço do Soudo: “arraial sobre rodas” dia 18 »  2021-09-12 

 É já sábado que a povoação de Cabeço do Soudo realiza uma iniciativa peculiar: na impossibilidade prática de se fazer a festa como nos tempos de antes da pandemia, a opção terá a forma de uma arruada, a partir das 16 horas de sábado, com um veículo que iniciará uma viagem que percorrerá as aldeias de Rexaldia, Pena e Casal da Pena e terminará, exactamente, no Cabeço do Soudo.
(ler mais...)


Bateu no fundo: vereador do urbanismo promove empreendimento imobiliário »  2021-09-03 

Quando se pensava que já nada mais era possível, que a loucura política tinha ultrapassado todos os limites, a maioria socialista afunda-se na credibilidade e na idoneidade políticas em mais um escândalo de envergonhar qualquer plateia.
(ler mais...)


Não!!!! Tenham dó! »  2021-08-31 

A gente desculpa tudo. Faz de conta que é normal que, aquando da concepção do projecto e da sua demorada avaliação prévia, ninguém se tenha lembrado de que, eventualmente, uns sanitários no novo jardim seria uma coisa pertinente, mas obviamente discreta, localizada junto ao edifício do parque, num dos topos, qualquer coisa.
(ler mais...)


"Torrejanos vão pagar mais de meio milhão por muro particular" - denuncia BE em comu nicado »  2021-08-27 

Os factos remontam a 2001 e o caso arrasta-se há 20 anos. Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder o acordo com os proprietários desde 2018. Alegadamente, os queixosos afirmavam que o muro caiu na sequência da limpeza do rio, realizada no ano 2000.
(ler mais...)


Judiciária voltou hoje à Câmara de Torres Novas »  2021-08-26 

Uma brigada da Polícia Judiciária regressou hoje à Câmara de Torres Novas, alguns meses após a última visita. Segundo o JT apurou, a brigada veio colher elementos de vários processos, alguns deles com trabalho iniciado nas anteriores estadias.
(ler mais...)


Pavimentação de caminho rural envolta em polémica »  2021-08-25 

A pavimentação, com uma camada de asfalto, do caminho rural que liga a Ribeira Ruiva ao largo do cemitério de Lapas, está envolta em grande polémica e suscita dúvidas, no mínimo, quanto à competência da Junta de Freguesia de São Pedro/Lapas/Ribeira para concretizar uma obra desta natureza.
(ler mais...)


Um apelo: PAREM! »  2021-08-16 

Muitos torrejanos receberam com espanto, consternação, tristeza e revolta, o abastardamento paisagístico, estético e visual de várias ruas da cidade, visível naquilo que a gestão camarária da maioria socialista chama “ciclovia” e que na verdade não passa de um conjunto de deploráveis arabescos a conspurcar os arruamentos da cidade de Torres Novas da forma mais hedionda.
(ler mais...)


Torres Novas: TAC instalado no hospital »  2021-08-14 

Os exames de TAC aos primeiros doentes estão já marcados no hospital de Torres Novas, já que o equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) encontra-se em fase final de instalação, garante comunicado da Comissão de Utentes.
(ler mais...)


Censos: Torres Novas perde 7% da população, Tomar e Abrantes com cenário idêntico »  2021-08-14 

O famoso “triângulo de desenvolvimento” Tomar, Abrantes, Torres Novas mais parece, agora, uma espécie de triângulo das Bermudas onde a população se esvai para as profundezas de uma demografia que põe em causa a coesão deste território, aliás como acontece em praticamente todo o país.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-08-31  Não!!!! Tenham dó!
»  2021-09-03  Bateu no fundo: vereador do urbanismo promove empreendimento imobiliário
»  2021-08-27  "Torrejanos vão pagar mais de meio milhão por muro particular" - denuncia BE em comu nicado
»  2021-09-21  Estrada do Doural: alcatrão já dá canas
»  2021-09-12  Cabeço do Soudo: “arraial sobre rodas” dia 18