Entroncamento: velhos “fenómenos” passam a produto de merchandising
Sociedade » 2019-12-03
O Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, teve lotação esgotada no dia 30 de Novembro, na apresentação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com a presença do actor Carlos Cunha, dos Commedia a la Carte, de Paula Carloto de Castro coordenadora do livro, dos autores, Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente e do autarca da cidade ferroviária, Jorge Faria.
Esta edição, que contou com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento, explica como surgiram os primeiros fenómenos no Entroncamento, na década de 50 do século XX. Uma lebre alimentada a biberão, um melro branco, um cão que falava, entre muitas outras historietas, deram origem à expressão “Terra dos Fenómenos”. Os relatos e as notícias, que se tornaram virais a nível nacional e nos EUA, garantiram fama mundial numa época em que as redes sociais eram simplesmente as tertúlias, as conversas de café e os jornais em papel. Um ex-libris que perdura até aos dias de hoje, através dos textos dos jornalistas Eduardo O. P. Brito e Antero Fernandes, perpectuados nos desenhos gravados na louça, em peças de vidro e cerâmica, graças ao génio empreendedor de António Carloto.
António Carloto era o proprietário da loja de utilidades tipo “tem tudo” que, na então vila dos anos 50/60, começou a vender brindes com alusões às histórias bizarras que Eduardo O.P. Brito ia publicando no Diário Popular. Agora, a filha, Paula Carloto, uma advogada do Entroncamento, patenteou a marca “Fenómenos do Entroncamento” e passou a comercializar uma série de produtos de moderno design, que vão das t-shirts aos aventais, das chávenas aos bonecos.
Durante o evento, e aplaudido com uma ovação de pé no final, foi apresentado o videoclipe “Estranhos Bizarros Gigantes (Fenómenos do Entroncamento)”, canção inédita, assinada por Pedro Dionísio, músico local que coordenou a iniciativa que resultou da colaboração entre jovens artistas locais, envolvendo as associações e clubes da cidade e terras vizinhas.
Após a passagem do videoclipe, o público teve a oportunidade de assistir a uma performance ao vivo, com os artistas, acompanhados pelo coro Concórdia Música. Neste evento, “criaram-se momentos de contacto entre diferentes gerações, unidas no mesmo propósito: conhecer melhor o passado para entender o presente e projectar o futuro dos “Fenómenos do Entroncamento” - refere uma nota de imprensa enviada às redacções.
Entroncamento: velhos “fenómenos” passam a produto de merchandising
Sociedade » 2019-12-03O Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, teve lotação esgotada no dia 30 de Novembro, na apresentação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com a presença do actor Carlos Cunha, dos Commedia a la Carte, de Paula Carloto de Castro coordenadora do livro, dos autores, Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente e do autarca da cidade ferroviária, Jorge Faria.
Esta edição, que contou com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento, explica como surgiram os primeiros fenómenos no Entroncamento, na década de 50 do século XX. Uma lebre alimentada a biberão, um melro branco, um cão que falava, entre muitas outras historietas, deram origem à expressão “Terra dos Fenómenos”. Os relatos e as notícias, que se tornaram virais a nível nacional e nos EUA, garantiram fama mundial numa época em que as redes sociais eram simplesmente as tertúlias, as conversas de café e os jornais em papel. Um ex-libris que perdura até aos dias de hoje, através dos textos dos jornalistas Eduardo O. P. Brito e Antero Fernandes, perpectuados nos desenhos gravados na louça, em peças de vidro e cerâmica, graças ao génio empreendedor de António Carloto.
António Carloto era o proprietário da loja de utilidades tipo “tem tudo” que, na então vila dos anos 50/60, começou a vender brindes com alusões às histórias bizarras que Eduardo O.P. Brito ia publicando no Diário Popular. Agora, a filha, Paula Carloto, uma advogada do Entroncamento, patenteou a marca “Fenómenos do Entroncamento” e passou a comercializar uma série de produtos de moderno design, que vão das t-shirts aos aventais, das chávenas aos bonecos.
Durante o evento, e aplaudido com uma ovação de pé no final, foi apresentado o videoclipe “Estranhos Bizarros Gigantes (Fenómenos do Entroncamento)”, canção inédita, assinada por Pedro Dionísio, músico local que coordenou a iniciativa que resultou da colaboração entre jovens artistas locais, envolvendo as associações e clubes da cidade e terras vizinhas.
Após a passagem do videoclipe, o público teve a oportunidade de assistir a uma performance ao vivo, com os artistas, acompanhados pelo coro Concórdia Música. Neste evento, “criaram-se momentos de contacto entre diferentes gerações, unidas no mesmo propósito: conhecer melhor o passado para entender o presente e projectar o futuro dos “Fenómenos do Entroncamento” - refere uma nota de imprensa enviada às redacções.
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