• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Quarta, 17 de Janeiro de 2018
Pesquisar...
Sáb.
 17° / 6°
Períodos nublados
Sex.
 17° / 8°
Claro
Qui.
 16° / 5°
Claro
Torres Novas
Hoje  15° / 8°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como prevenir gripes e constipações

Sociedade  »  2017-12-13 

Com a chegada do tempo frio é também chegado o momento mais propício para o desenvolvimento das doenças respiratórias, como gripes ou resfriados, vulgo constipações. São doenças virais em que os antibióticos não surtem qualquer efeito, por serem impotentes nestas circunstâncias e destruírem a flora intestinal e debilitarem o sistema imunitário. Existem medicamentos que apenas ajudam a aliviar os sintomas, mas não tratam doenças virais. Ora, estas situações quando ocorrem, revelam um estado de enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que é necessário evitar infeções bacterianas secundárias.

Os sintomas relacionados com resfriados e gripes são, normalmente, febre e dores no corpo e cabeça, congestão nasal, dor de garganta e tosse. As dores normalmente não são sentidas ao mesmo tempo, ou seja, chegam por fases sucessivas e de intensidade variável, conforme o estado de saúde, dependendo de pessoa para pessoa. Segundo a praxis naturopática, o corpo tem condições de auto cura, o que significa que organismo tem meios muito eficazes para combater sozinho estes problemas respiratórios que podem acontecer entre três e sete dias. Esta é uma consciência que deveremos ter sempre presente, e nunca deveremos esquecer que a nossa Mãe Natureza nos oferece excelentes armas preventivas e curativas ao alcance de todos nós. Para que haja eficácia, é determinante que o corpo esteja bem hidratado, isto é, tomar muitos líquidos e ingerir bons alimentos ricos em vitaminas e minerais, de forma a poder eliminar os vírus ou bactérias e evitar qualquer tipo de infeções. O repouso também é essencial para uma franca recuperação. Quando os sintomas se agravam ou prolongam com tosse e secreções espessas de cor amarelada ou esverdeada e febre alta, requer sempre a intervenção de médico ou profissional de saúde devidamente habilitado.

Também é importante considerar que nos dias mais frios e ao contrário do que muita gente pensa, se deve utilizar ambientes bem ventilados, em vez de ambientes muito protegidos e quentes, onde se concentram e propagam vírus e bactérias. Isto significa que é mais salutar um bom agasalho e ar circulante, do que restar em ambiente fechado e quente com ar saturado.

Formas fáceis, simples e acessíveis para combater vírus e bactérias com a ingestão de alho cru, que atua com eficácia como antibiótico e age seletivamente sobre vírus e bactérias, sem os efeitos nefastos dos antibióticos. O consumo de cebola crua é também muito eficaz por conter elevadas concentrações de quercetina com propriedades antivirais e antibacterianas.

O limão é um antisséptico que combate eficazmente os germes 20, as infeções e particularmente gripes e resfriados. É um poderoso bactericida e desinfetante natural.
As especiarias não servem somente para conferir sabores culinários, são de grande utilidade medicinal porque têm propriedades fortemente antibacterianas e antivirais, com eficácia comprovada e também com atividade no reforço e estimulação do sistema imunitário.

Os melhores são a canela, o cravinho da índia e a curcuma, que serão sempre bem acompanhadas com orégãos, tomilho, segurelha e sálvia.
Suplementos naturais que funcionam como uma “vacina”: equinácia, propólis, vitamina C, zinco e vitamina D.

Existem ainda outras abordagens que poderão ser utilizadas de acordo com cada situação em particular e que destaco, entre outras, pau d, arco, ginseng, selénio, reishi, maitake, shitake, beta-caroteno, probióticos e, o tão falado cloreto de magnésio “puro”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


CHMT: Governo injecta oito milhões para redução da dívida »  2018-01-11 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que integra as unidades hospitalares de Torres Novas, Tomar e Abrantes, tem em curso um aumento de capital em mais de oito milhões de euros “que será utilizado exclusivamente no pagamento de dívida vencida”, refere o gabinete de imprensa desta organização.
(ler mais...)


Yoga para bebés, no Entroncamento »  2018-01-11 


O município do Entroncamento promove um ciclo de Yoga para crianças, decorrendo as primeiras sessões já no próximo sábado, dia 13 de Janeiro, realizando-se as outras sessões nos dias 3 de Fevereiro e 3 de Março.
(ler mais...)


Poderes e interesses ameaçam a cidadania »  2018-01-05 

Os poderes instituídos e os altos interesses parecem estar sem freio, ameaçando cidadãos por “delito de opinião” com armas desproporcionadas. A imprensa local, tida como mais frágil e sensível à pressão dos poderes, parece estar também na mira de quem acha que pode tudo.
(ler mais...)


CDU e Bloco manifestam-se contra encerramento de balões e CTT na região »  2018-01-04 

As estruturas distritais da CDU e do BE manifestaram-se, esta quinta-feira, contra o encerramento de balcões dos CTT em Alferrarede (Abrantes) e Alpiarça. Numa nota de imprensa, a CDU reclama o regresso à esfera pública dos CTT e o regresso do serviço postal “público, universal e de qualidade”.
(ler mais...)


Golegã: fábrica de vinagres começa ano com lançamento de novo produto »  2018-01-04 

A fábrica de vinagres e molhos da Golegã, a Mendes e Gonçalves – que detém a marca Paladim -, começa o ano de 2018 com lançamento de um novo produto no mercado dos vinagres. Trata-se se um vinagre de Sidra “100% natural e saboroso” e que, segundo a empresa, procura ir “ao encontro da tendência mundial da procura de produtos não processados e naturais”.
(ler mais...)


Constância: requalificação da frente ribeirinha previstas nas GOP »  2018-01-04 

As Grandes Opções do Plano (GOP) da câmara municipal de Constância, para 2018, prevêem, entre outros projectos, a reconversão da frente ribeirinha (margem do rio Zêzere) de Constância. Trata-se de um espaço privilegiado que, no Verão, é procurado por muita gente para momentos de lazer.
(ler mais...)


Ministro da Administração Interna vem a Santarém assinar protocolo de projecto-piloto para redução da acidentes rodoviários »  2018-01-04 

Eduardo Cabriata, recém-empossado ministro da Administração Interna, vem a Sanatrém na próxima terça-feira, dia 9 de Janeiro, presidir à cerimónia de apresentação do projecto para a promoção da segurança rodoviária na região da Lezíria do Tejo, bem como assinar protocolos com os municípios daquela região.
(ler mais...)


ÚLTIMA HORA Morreu Joaquim Canais Rocha »  2018-01-02 

Joaquim Canais Rocha, que contava 82 anos, morreu hoje,  terça-feira, dia 2, no hospital de Tomar onde se encontrava internado há algum tempo.

Figura histórica da imprensa local, Canais Rocha começou a trabalhar ainda muito jovem na velha tipografia do jornal O Almonda do largo do Salvador, onde se iniciou na profissão de tipógrafo.
(ler mais...)


Mitsubishi Fuso ofereceu três viaturas 4x4 a bombeiros »  2017-12-25 

A Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada em Tramagal e pertencente ao Grupo Daimler, entregou na sexta-feira, 22 de Dezembro, três viaturas Canter 4x4 doadas pela empresa às Corporações de Bombeiros de Castanheira de Pera, Pedrogão Grande e Figueiró dos Vinhos.
(ler mais...)


Quercus chocada com processo judicial da Celtejo a Arlindo Marques do Movimento ProTEJO »  2017-12-25 

Quercus chocada com processo judicial da Celtejo a Arlindo Marques do Movimento ProTEJO

A Quercus tomou conhecimento através da comunicação social que a empresa Celtejo instaurou um processo judicial ao cidadão Arlindo Marques, conhecido como “Guardião do Tejo”, reclamando o pagamento de 250 mil euros.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-01-11  Yoga para bebés, no Entroncamento
»  2018-01-11  CHMT: Governo injecta oito milhões para redução da dívida