• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Sábado, 23 de Junho de 2018
Pesquisar...
Ter.
 27° / 15°
Céu limpo
Seg.
 27° / 18°
Céu nublado
Dom.
 32° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  33° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como prevenir gripes e constipações

Sociedade  »  2017-12-13 

Com a chegada do tempo frio é também chegado o momento mais propício para o desenvolvimento das doenças respiratórias, como gripes ou resfriados, vulgo constipações. São doenças virais em que os antibióticos não surtem qualquer efeito, por serem impotentes nestas circunstâncias e destruírem a flora intestinal e debilitarem o sistema imunitário. Existem medicamentos que apenas ajudam a aliviar os sintomas, mas não tratam doenças virais. Ora, estas situações quando ocorrem, revelam um estado de enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que é necessário evitar infeções bacterianas secundárias.

Os sintomas relacionados com resfriados e gripes são, normalmente, febre e dores no corpo e cabeça, congestão nasal, dor de garganta e tosse. As dores normalmente não são sentidas ao mesmo tempo, ou seja, chegam por fases sucessivas e de intensidade variável, conforme o estado de saúde, dependendo de pessoa para pessoa. Segundo a praxis naturopática, o corpo tem condições de auto cura, o que significa que organismo tem meios muito eficazes para combater sozinho estes problemas respiratórios que podem acontecer entre três e sete dias. Esta é uma consciência que deveremos ter sempre presente, e nunca deveremos esquecer que a nossa Mãe Natureza nos oferece excelentes armas preventivas e curativas ao alcance de todos nós. Para que haja eficácia, é determinante que o corpo esteja bem hidratado, isto é, tomar muitos líquidos e ingerir bons alimentos ricos em vitaminas e minerais, de forma a poder eliminar os vírus ou bactérias e evitar qualquer tipo de infeções. O repouso também é essencial para uma franca recuperação. Quando os sintomas se agravam ou prolongam com tosse e secreções espessas de cor amarelada ou esverdeada e febre alta, requer sempre a intervenção de médico ou profissional de saúde devidamente habilitado.

Também é importante considerar que nos dias mais frios e ao contrário do que muita gente pensa, se deve utilizar ambientes bem ventilados, em vez de ambientes muito protegidos e quentes, onde se concentram e propagam vírus e bactérias. Isto significa que é mais salutar um bom agasalho e ar circulante, do que restar em ambiente fechado e quente com ar saturado.

Formas fáceis, simples e acessíveis para combater vírus e bactérias com a ingestão de alho cru, que atua com eficácia como antibiótico e age seletivamente sobre vírus e bactérias, sem os efeitos nefastos dos antibióticos. O consumo de cebola crua é também muito eficaz por conter elevadas concentrações de quercetina com propriedades antivirais e antibacterianas.

O limão é um antisséptico que combate eficazmente os germes 20, as infeções e particularmente gripes e resfriados. É um poderoso bactericida e desinfetante natural.
As especiarias não servem somente para conferir sabores culinários, são de grande utilidade medicinal porque têm propriedades fortemente antibacterianas e antivirais, com eficácia comprovada e também com atividade no reforço e estimulação do sistema imunitário.

Os melhores são a canela, o cravinho da índia e a curcuma, que serão sempre bem acompanhadas com orégãos, tomilho, segurelha e sálvia.
Suplementos naturais que funcionam como uma “vacina”: equinácia, propólis, vitamina C, zinco e vitamina D.

Existem ainda outras abordagens que poderão ser utilizadas de acordo com cada situação em particular e que destaco, entre outras, pau d, arco, ginseng, selénio, reishi, maitake, shitake, beta-caroteno, probióticos e, o tão falado cloreto de magnésio “puro”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses »  2018-06-20 

A Renova foi distinguida como a marca de grande consumo, não alimentar, mais escolhida pelos portugueses de acordo com o estudo “Brand Footprint” da Kantar, 2018, revela a empresa em nota de imprensa.

Segundo os dados de que há registo, este é o quinto ano consecutivo em que a marca portuguesa lidera o ranking não alimentar do estudo que mede quantas vezes as marcas FMCG são compradas no ponto de venda e nomeadamente quantos lares compraram cada marca e quantas vezes o fizeram durante um ano.
(ler mais...)


Torres Novas: alunos da Meia Via levaram alegria à ala pediátrica do hospital »  2018-06-12 

Alunos do 3.º ano do ensino básico do centro escolar da Meia Via, do Agrupamento Artur Gonçalves, encheram de alegria a ala pediátrica do hospital de Torres Novas, no passado dia 6 de Junho.
Incumbidos de levarem àquele serviço alegria e boa disposição aos meninos que lá se encontram internados, os "doutores palhaços" da Meia Via cantaram, tocaram flauta, dançaram e ainda distribuíram balões.
(ler mais...)


Montepio de Nossa Senhora da Nazaré renova site na celebração de aniversário »  2018-06-12 

O Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas comemorou, no passado dia 30 de Maio, o 156.º aniversário com o lançamento do seu site renovado. Uma plataforma que é considerada “mais um instrumento de aproximação entre o Montepio e os seus associados e clientes “ e que visa o reforço dos seus canais de comunicação.
(ler mais...)


Torres Novas: Cine Clube regressa agenda sessões de cinema ao ar livre »  2018-06-12 

O Cine Clube de Torres Novas promove sessões de cinema ao ar livre durante os meses de Verão. Os filmes serão projectados no jardim das rosas, às 21h30 com entradas grátis. Decorrerão duas sessões em cada mês, entre Junho e Setembro.
(ler mais...)


Escola de Alcanena venceu concurso regional de ideias de negócio »  2018-06-12 

Eucalygrape Leather, a Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo no âmbito do EmpreEscola, foi agora a vencedora no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas da região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
(ler mais...)


Luís Vassalo Rosa (1935-2018): morreu um grande urbanista »  2018-06-10 

Ficou conhecido por ter sido um dos arquitectos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo, empreendimento que visou a recuperação da zona oriental de Lisboa na sequência da Exposição Internacional de 1998 (“EXPO 98”), mas nessa altura já Vassalo Rosa detinha uma longa e mais que reconhecida carreira na arquitectura portuguesa e no urbanismo.
(ler mais...)


Caravana: a festa da música tradicional, sábado no estúdio Alfa »  2018-06-07 

Está aí um raro momento para se ouvir boa música tradicional portuguesa, bem tocada e cantada: os “Caravana” apresentam-se sábado à noite, dia 9, no estúdio Alfa do Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, para um espectáculo que promete encantar.
(ler mais...)


Barquinha: uma grande festa do teatro e da música nas ruas da vila »  2018-06-06 

“Se entre 9 e 13 de Junho for surpreendido por um personagem, uma mascote ou um veículo excêntrico em plena rua, não estranhe, está em Vila Nova da Barquinha, na Feira do Tejo”, avisa a autarquia barquinhense em nota de imprensa.
(ler mais...)


Casa Espanhol encerrou: o eterno adeus ao comerciante mais antigo de Torres Novas, que o "Canja" continua fino »  2018-05-30 

 

Mais de cem anos depois, se contarmos o tempo em que a loja esteve na cave do velho teatro Virgínia, encerrou as portas a Casa Espanhol, em Torres Novas. Na quarta-feira, dia 30 de Maio de 2018.

Tudo começou numa pequena loja que pouco mais era que um corredor, sob o velho teatro Virgínia, paredes meias com a Praça do Peixe, na rua Nova.
(ler mais...)


Constância: visitas nocturnas comemoram aniversário do borboletário tropical »  2018-05-28 

Um série de visitas nocturnas para ajudar a perceber o que acontece com as borboletas quando cai a noite, vão realizar-se nos dias 1, 2 e 5 de Junho, e visam assinalar o quinto aniversário o borboletário tropical localizado no Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 10 dias)
»  2018-06-20  Renova é a marca de grande consumo não alimentar eleita pelos portugueses