• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 13 Dezembro 2018   |     Directora: Inês Vidal   |     Estatuto Editorial   |     História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Sáb.
 17° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Sex.
 15° / 7°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  17° / 9°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como prevenir gripes e constipações

Sociedade  »  2017-12-13 

Com a chegada do tempo frio é também chegado o momento mais propício para o desenvolvimento das doenças respiratórias, como gripes ou resfriados, vulgo constipações. São doenças virais em que os antibióticos não surtem qualquer efeito, por serem impotentes nestas circunstâncias e destruírem a flora intestinal e debilitarem o sistema imunitário. Existem medicamentos que apenas ajudam a aliviar os sintomas, mas não tratam doenças virais. Ora, estas situações quando ocorrem, revelam um estado de enfraquecimento do sistema imunitário, pelo que é necessário evitar infeções bacterianas secundárias.

Os sintomas relacionados com resfriados e gripes são, normalmente, febre e dores no corpo e cabeça, congestão nasal, dor de garganta e tosse. As dores normalmente não são sentidas ao mesmo tempo, ou seja, chegam por fases sucessivas e de intensidade variável, conforme o estado de saúde, dependendo de pessoa para pessoa. Segundo a praxis naturopática, o corpo tem condições de auto cura, o que significa que organismo tem meios muito eficazes para combater sozinho estes problemas respiratórios que podem acontecer entre três e sete dias. Esta é uma consciência que deveremos ter sempre presente, e nunca deveremos esquecer que a nossa Mãe Natureza nos oferece excelentes armas preventivas e curativas ao alcance de todos nós. Para que haja eficácia, é determinante que o corpo esteja bem hidratado, isto é, tomar muitos líquidos e ingerir bons alimentos ricos em vitaminas e minerais, de forma a poder eliminar os vírus ou bactérias e evitar qualquer tipo de infeções. O repouso também é essencial para uma franca recuperação. Quando os sintomas se agravam ou prolongam com tosse e secreções espessas de cor amarelada ou esverdeada e febre alta, requer sempre a intervenção de médico ou profissional de saúde devidamente habilitado.

Também é importante considerar que nos dias mais frios e ao contrário do que muita gente pensa, se deve utilizar ambientes bem ventilados, em vez de ambientes muito protegidos e quentes, onde se concentram e propagam vírus e bactérias. Isto significa que é mais salutar um bom agasalho e ar circulante, do que restar em ambiente fechado e quente com ar saturado.

Formas fáceis, simples e acessíveis para combater vírus e bactérias com a ingestão de alho cru, que atua com eficácia como antibiótico e age seletivamente sobre vírus e bactérias, sem os efeitos nefastos dos antibióticos. O consumo de cebola crua é também muito eficaz por conter elevadas concentrações de quercetina com propriedades antivirais e antibacterianas.

O limão é um antisséptico que combate eficazmente os germes 20, as infeções e particularmente gripes e resfriados. É um poderoso bactericida e desinfetante natural.
As especiarias não servem somente para conferir sabores culinários, são de grande utilidade medicinal porque têm propriedades fortemente antibacterianas e antivirais, com eficácia comprovada e também com atividade no reforço e estimulação do sistema imunitário.

Os melhores são a canela, o cravinho da índia e a curcuma, que serão sempre bem acompanhadas com orégãos, tomilho, segurelha e sálvia.
Suplementos naturais que funcionam como uma “vacina”: equinácia, propólis, vitamina C, zinco e vitamina D.

Existem ainda outras abordagens que poderão ser utilizadas de acordo com cada situação em particular e que destaco, entre outras, pau d, arco, ginseng, selénio, reishi, maitake, shitake, beta-caroteno, probióticos e, o tão falado cloreto de magnésio “puro”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


ENTREVISTA: Rosário Marcelino, primeira presidente da Banda Operária »  2018-12-11 

Rosário Marcelino, mulher, mãe, trabalhadora e presidente da BOT:

 “Com esta acumulação de funções alguém tem ficado para trás. E é sempre a família que fica

 Maria do Rosário Nalha Marcelino tem 50 anos, é natural da Chamusca e viveu em Lisboa até aos 17 anos, altura em que se mudou para Torres Novas.
(ler mais...)


Renova apresenta livro em Espanha sobre instalação com rolos de papela higiénico de 20 quilómetros »  2018-12-11 

   Com vídeo 

A Renova apresenta na próxima quinta-feira, dia 13, o livro “Explosão de Cor RAL 7”, na Escola de Design de Sevilha, uma obra que resulta do trabalho de uma equipa de professores e de estudantes do último curso de Design de Interiores.
(ler mais...)


Renova apresenta livro em Espanha sobre instalação com rolos de papela higiénico de 20 quilómetros »  2018-12-11 

A Renova apresenta na próxima quinta-feira, dia 13, o livro “Explosão de Cor RAL 7”, na Escola de Design de Sevilha, uma obra que resulta do trabalho de uma equipa de professores e de estudantes do último curso de Design de Interiores.
(ler mais...)


Ambiente: ProTejo prepara manifestação em defesa de activistas processados »  2018-12-11 

Ainda não se sabe bem como, nem quando, mas o movimento ProTejo pretende organizar uma manifestação em em defesa de activistas ambientais que enfrentam processos judiciais. Activistas que têm dado voz e o peito às balas relativamente a problemas ambientais, nomeadamente focos de poluição no rio Tejo e seus afluentes.
(ler mais...)


Alcanena: “Aquanena” deverá ser o nome da empresa municipal de águas e saneamento »  2018-12-11 

Depois de uma primeira tentativa falhada, a câmara e assembleia municipal de Alcanena aprovaram o nome da recém criada Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena E.M., S.A.. Aquanena é o nome desta nova entidade jurídica, que aparece para fazer a gestão destes serviços que estavam entregues à Austra e Luságua.
(ler mais...)


Constância mantém qualidade de água “exemplar” »  2018-12-11 

O município de Constância mantém o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), refere a autarquia em comunicado de imprensa.
(ler mais...)


Recolha de sangue em Parceiros de Igreja »  2018-12-11 

A Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, em colaboração com o motoclube “Os Marzias” de Parceiros de Igreja (Torres Novas), promove mais uma colheita de sangue no próximo dia 16 de Dezembro, entre as 9 e a 13 horas, na sede dos motards, em frente ao edifício da junta de freguesia.
(ler mais...)


Ponte da Bácora: obras ainda não começaram, mas custos já aumentaram 30% »  2018-12-10 

 

Mais de 120 mil euros (até ver) para uma ponte pedonal secundária parecem não comover a maioria socialista, que não encontra outras prioridades para gastar o dinheiro do município.

O projecto do PEDU para a zona da Bácora e respectiva ponte e para o que resta da margem do rio na antiga Horta das Pedras, onde pomposamente se quer instalar o “parque Almonda”, foi mote para alguma discussão na reunião camarária de 21 de Novembro.
(ler mais...)


Alcanena: câmara facilita acesso a medicamentos »  2018-12-07 

Realizou-se, no passado dia 28 de Novembro, a assinatura do protocolo do “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, celebrado entre a Associação Dignitude e o Município de Alcanena, com a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, a representar o município e Maria de Belém Roseira, ex-ministra, a Associação Dignitude, tendo a sessão contado também com a presença e a intervenção do Director da Segurança Social de Santarém, Renato Bento.
(ler mais...)


Barquinha: Loja Social promove venda de Natal »  2018-12-06 

A Loja Social de Vila Nova da Barquinha vai promover, juntamente com os seus parceiros, uma venda de Natal que se irá realizar entre os dias 17 e 22 de Dezembro de 2018, na Rua Dr. Barral Filipe, n.º 21, junto à Estação dos CTT de Vila Nova da Barquinha.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2018-11-27  Morreu João Manuel Henriques (“Sapateiro”)
»  2018-11-23  Aprovado o estudo prévio para a reabilitação da Levada/Caldeirão
»  2018-11-15  Barquinha: “o valor do sal”
»  2018-11-13  Morreu Adelino Bairrão Pinho
»  2018-11-21  Torres Novas: ministro do Ambiente assinou protocolos do Fundo Ambiental no antigo hospital