• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 20 Agosto 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 37° / 22°
Períodos nublados
Qui.
 38° / 22°
Céu limpo
Qua.
 37° / 18°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 14°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Primeiro-ministro e ministro-adjunto visitaram a “Couro Azul”

Sociedade  »  2018-11-21 

António Costa falou da qualificação dos recursos humanos

O primeiro-ministro, António Costa (PS), e o ministro-adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, estiveram na passada sexta-feira em Gouxaria, Alcanena, para visitarem a empresa de curtumes Couro Azul, uma das que “tem contribuído para o crescimento económico do país”. A Couro Azul exporta 87 por cento da sua produção.

 Foi, aliás, esse, o mote para a visita. António Costa dedicou o dia a empresas economicamente fortes e afirmou que as empresas das mais diferentes regiões do país têm apontado como "ponto crítico" a qualificação dos recursos humanos, numa perspectiva do crescimento das mesmas.

 Costa deixou uma "palavra de confiança" perante os "bons resultados" de uma economia que "vive um bom momento", destacando os 341 mil novos empregos criados nos últimos três anos e o facto de 89% desses postos de trabalho serem contratos sem termo, a que acrescentou a subida dos vencimentos em 3,4% no último ano, "claramente acima da inflação".Costa falava no interior de um pavilhão, ainda em fase construção, para o aumento da produção daquela fábrica. A Couro Azul é uma empresa que pertence ao Grupo Carvalhos, fundado em 1939. Em 1996 conquistou o primeiro concurso para fornecer os volantes da Volkswagen e, depois, os concursos da Volvo, tendo chegado igualmente à indústria aeronáutica e à ferrovia, tendo não só sobrevivido à crise do calçado que afetou o sector na década de 1980, mas ainda conseguido crescer.

Actualmente, é fornecedora de couro para a Porche, onde é aplicado em volantes, estofos e painéis dos carros e, recentemente, a Porche voltou a nomear a Couro Azul como fornecedora para os interiores do primeiro modelo elétrico da marca, o Taycan. São cinco, as cores a fornecer para este modelo, que chegará aos concessionários europeus no final de 2019.

Na sessão que se seguiu à visita à empresa, a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, falou da importância da indústria, em geral, e da indústria de curtumes para o concelho de Alcanena, em particular,  sobre o empenho da autarquia no reconhecimento e na valorização do sector, nomeadamente através da certificação, com a criação da marca “Alcanena, Capital da Pele”.

 A autarca aludiu também ao processo de revisão do PDM, que se encontra em fase de conclusão e que permitirá a criação de um parque empresarial junto ao nó da A1/A23, com cerca de 140 hectares. Referência também para os projectos em curso no concelho, no valor total de cerca de oito milhões de euros, entre os quais se encontra a empreitada do Posto Territorial da GNR de Alcanena (ver peça ao lado), cuja inauguração está prevista para Maio do próximo ano, tendo a Presidente da Câmara aproveitado a oportunidade para convidar o primeiro-ministro a estar na inauguração.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário »  2019-08-15 

O executivo municipal aprovou por unanimidade o alargamento da distribuição gratuita de manuais escolares aos alunos do escalão A e B do 3.º CEB (ciclo do ensino básico) e ensino secundário.

“No âmbito das competências de acção social da câmara, já são comparticipados os cadernos de actividades aos alunos até ao 6.
(ler mais...)


Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente »  2019-08-09 

No Ribatejo, aquele Ribatejo marialva de antigamente, já nada é o que era. Quatro dos cinco partidos com representação parlamentar no distrito, PS, PSD, CDS e Bloco apresentam mulheres como cabeças de lista às legislativas de Outubro.
(ler mais...)


Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”.
(ler mais...)


Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas »  2019-07-22 

 

Os aterros, constituídos por toneladas de pedras e terra, que pretendem alongar a pista do aeródromo de Pias Longas, na fronteira entre os concelho de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, apesar do alegado embargo decretado pela câmara de Ourém e da alegada comunicação da câmara de Torres Novas junto do município vizinho.
(ler mais...)


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)


Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos” »  2019-07-04 

Judite Gonçalves tem 50 anos e é natural de Tomar, embora viva desde sempre no concelho de Torres Novas. Filha de pai outeirense e mãe moreirense, há 30 anos que reside no Outeiro Pequeno. Nunca antes

Um ramo de flores vermelhas no balcão recebe-nos quando entramos e vemos que alguma coisa mudou por ali.
(ler mais...)


Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas »  2019-06-30 

Corre na net e tem já dezenas de subscritores uma petição pública exigindo o fim imediato e definitivo dos aterros no “aeródromo de Pias Longas”, um projecto implantado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Torres Novas, no caso do município torrejano em território da freguesia de Chancelaria, próximo do Senhor da Serra e dos Moinhos da Pena.
(ler mais...)


Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe” »  2019-06-21 

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem.
(ler mais...)


Aterro do aeródromo continua perante a passividade da maioria socialista »  2019-06-09 

Aquilo que poderá ser um enorme atentado ecológico contra o território do concelho, continua como se nada fosse. Num mês, mais algumas toneladas foram acrescentadas ao aterro do alegado aeródromo de Pias Longas.

O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém, entrou agora muito mais de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de mais de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-07-26  Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias
»  2019-07-22  Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas
»  2019-08-09  Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente
»  2019-08-15  Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário