• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 27 Janeiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 11°
Céu muito nublado com chuva fraca
Qua.
 16° / 12°
Céu muito nublado
Ter.
 17° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros: dificuldades na adesão ao voluntariado, problemas no socorro

Sociedade  »  2020-01-09 

Assembleia geral debateu o presente e o futuro da corporação

A primeira conclusão que se retira da assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, realizada mesmo a fechar o ano, é que os torrejanos em geral e os associados da própria agremiação estão completamente alheados do seu presente e sobretudo do seu futuro: num universo de muitas centenas de sócios activos, não se compreende que numa reunião magna de prestação de contas não estejam presentes, ao menos, uma dúzia de associados que não sejam os membros dos corpos sociais, alguns elementos do comando ou bombeiros e um ou dois sócios de fora deste contexto.

Outra conclusão que se extrai da assembleia do passado dia 30 de Dezembro é que, apesar do enorme esforço que tem sido feito na promoção do voluntariado e em campanhas junto da juventude torrejana, a verdade é que é cada vez mais difícil atrair novos elementos para o voluntariado, mesmo sabendo-se que todas as tarefas executadas acabam por ser de qualquer modo remuneradas e que o voluntariado à antiga já não existe.

A gestão da corporação está a encontrar muitas dificuldades, por exemplo, em assegurar, às vezes, as equipas permanentes de transporte de doentes em número ideal e as perspectivas de numa situação aguda de urgências não haver equipas disponíveis, é bem real. O tema foi objecto de algum debate, e os dirigentes da corporação estão conscientes de que é cada vez mais difícil atrair jovens para uma actividade que exige tempo, empenho e formação rigorosa, num tempo em que todos os jovens, que são cada vez menos, anseiam sair de Torres Novas logo após o secundário em busca de formação superior e de outras perspectivas de vida que aqui não encontram.

Arnaldo Santos, presidente da direcção, da AHBVT, disse ao JT que, embora seja um acérrimo defensor do voluntariado enquanto repositório de valores humanistas e de solidariedade, há que encarar a situação com frontalidade e rapidez, ou problemas sérios advirão. “É um alerta formal ao município, que temos de fazer. Ou se aumenta a comparticipação aos bombeiros, ou o socorro pode começar a falhar”. As palavras de Arnaldo Santos implicam a admissão das dificuldades de o voluntariado assegurar os socorros e outras situações urgentes, defendendo o dirigente que no futuro “a Câmara tem de suportar equipas que garantam o socorro 24 horas por dia”. Neste momento, considera o presidente da AHBVT, já seria bom que a Câmara pagasse uma equipa de dois operacionais que cobrissem as 24 horas, seis bombeiros portanto, “como forma de aligeirar o esforço da associação”.

Vídeos de Natal
Neste ano, para assinalar a quadra natalícia, os Bombeiros Voluntários Torrejanos decidiram ouvir as crianças das salas dos 4 e 5 anos do Jardim de Infância de São Pedro (Torres Novas). Deste trabalho, resultou uma colecção de 9 vídeos, intitulada “A Palavra das Crianças”, que contam com a participação das crianças e de alguns dos nossos elementos do corpo de Bombeiros Voluntários Torrejanos. As crianças dão a sua opinião sobre os bombeiros e presenteiam-nos com outros momentos genuínos. Os vídeos podem ser consultados no Facebook oficial dos BVT, em https://www.facebook.com/bombeirostorrejanos/. Antes das gravações, as crianças envolvidas no projecto realizaram uma visita ao quartel e tiveram, assim, a oportunidade de conhecer as instalações, algumas viaturas e a missão dos bombeiros.

Exames distritais
no quartel
No dia 20 de Dezembro terminou uma fase muito importante na vida dos estagiários a bombeiros: os exames finais do curso de ingresso na carreira de Bombeiro Voluntário. Os exames decorreram no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Dos 26 estagiários de vários corpos de bombeiros voluntários, 7 pertencem aos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Neste dia, todos os recrutas e restantes bombeiros presentes fizeram um minuto de silêncio em memória de José de Jesus Ferreira, bombeiro pertencente ao Quadro de Honra dos BVT recentemente falecido.

FPF entrega receita
da Supertaça
No dia 18 de Dezembro, na Câmara Municipal de Torres Novas, de forma simbólica, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos recebeu um cheque com a quantia de 3120 euros, verba proveniente da receita do jogo da Supertaça de Futsal masculino, entre as equipas do Benfica e do Sporting, que se realizou no dia 30 de Agosto de 2019.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


António Alves: demolição praticamente concluída »  2020-01-23 

As antigas instalações da empresa António Alves, conhecida popularmente por “Alves das lãs”, situadas na várzea grande dos Mesiões, foram nestes dias demolidas depois de terem permanecido em ruínas durante décadas.
(ler mais...)


LIDL: trabalhadores marcam protesto para sábado »  2020-01-23 

Sábado, dia 25 de Janeiro, os trabalhadores do LIDL vão realizar “uma acção de denúncia e protesto pela postura da empresa e da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição)” que, no dizer do sindicato, arrastam a negociação do contrato colectivo de trabalho desde 2016.
(ler mais...)


A sério: foi você que pediu um PDM? »  2020-01-19 

Na reunião de 10 de Dezembro do ano que findou, a maioria socialista na Câmara de Torres Novas aprovou a suspensão parcial do PDM num terreno às Ferrarias, fronteiro à rotunda de saída de Torres Novas, suspensão que permitirá a eventual instalação, no local, de um pavilhão da Decathlon, para comércio de roupas e material de desporto.
(ler mais...)


Ginásio de Riachos: 20 anos depois, já há ante-projecto »  2020-01-16 

Pendurado há 20 anos, aquando da construção do pavilhão gimnodesportivo de Riachos, o ginásio anexo parece estar agora um pouco mais perto de se tornar realidade. Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade “o ante-projecto de arquitectura e especialidades relativos à 2.
(ler mais...)


Torres Novas na devolução do IVA: ANMP assinala disparidades no parecer sobre o orçamento de Estado »  2020-01-15 

No seu parecer habitual à proposta de lei do orçamento de Estado, a Associação Nacional de Municípios Portugueses questiona o Governo sobre os montantes da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios e assinala, directamente, o caso de Torres Novas.
(ler mais...)


PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua »  2020-01-13 

A pretexto de implantar um troço de ciclovia, a maioria socialista quer destruir completamente o arranjo da rua 25 de Abril e enterrar mais de 700 mil euros em 160 metros de via. O resto do concelho assiste.

A ideia de uma ciclovia para Torres Novas vinha de vez em quando à cabeça de alguns, apesar de a cidade não ter tradições alguma no uso da bicicleta (raramente se vê uma) e de a sua topografia não aconselhar tal tipo de recurso.
(ler mais...)


Vale da Serra: moradores preocupados com funcionamento da ETAR »  2020-01-09 

Os moradores de Vale da Serra, Pedrógão, estão preocupados com as águas que estão a ser bombeadas da ETAR para terrenos públicos e privados confinantes com a estação de tratamento de águas residuais.
(ler mais...)


Torres Novas: centro de saúde abrangido pelo plano de contingência »  2020-01-07 

O centro de saúde de Torres Novas está abrangido pelo Plano de Contingência Inverno, estando aquela unidade de saúde aberta até às 22 horas, apenas nos dias úteis, informa o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.
(ler mais...)


(ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas »  2020-01-06 

Sobre o caso da devolução da percentagem do IVA cobrado, a que abaixo se faz referência, o  JT tentou esclarecer a questão junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que disse não ter acesso aos dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que demonstrem e justifiquem, não somente o cálculo do valor global em causa, mas também a própria distribuição por Município.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-01-23  António Alves: demolição praticamente concluída
»  2020-01-06  (ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas
»  2020-01-19  A sério: foi você que pediu um PDM?
»  2020-01-13  PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua
»  2020-01-02  Directora do JT, amanhã na RTP1