• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 12 Julho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 38° / 19°
Céu limpo
Ter.
 35° / 21°
Períodos nublados
Seg.
 39° / 23°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 20°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros: dificuldades na adesão ao voluntariado, problemas no socorro

Sociedade  »  2020-01-09 

Assembleia geral debateu o presente e o futuro da corporação

A primeira conclusão que se retira da assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, realizada mesmo a fechar o ano, é que os torrejanos em geral e os associados da própria agremiação estão completamente alheados do seu presente e sobretudo do seu futuro: num universo de muitas centenas de sócios activos, não se compreende que numa reunião magna de prestação de contas não estejam presentes, ao menos, uma dúzia de associados que não sejam os membros dos corpos sociais, alguns elementos do comando ou bombeiros e um ou dois sócios de fora deste contexto.

Outra conclusão que se extrai da assembleia do passado dia 30 de Dezembro é que, apesar do enorme esforço que tem sido feito na promoção do voluntariado e em campanhas junto da juventude torrejana, a verdade é que é cada vez mais difícil atrair novos elementos para o voluntariado, mesmo sabendo-se que todas as tarefas executadas acabam por ser de qualquer modo remuneradas e que o voluntariado à antiga já não existe.

A gestão da corporação está a encontrar muitas dificuldades, por exemplo, em assegurar, às vezes, as equipas permanentes de transporte de doentes em número ideal e as perspectivas de numa situação aguda de urgências não haver equipas disponíveis, é bem real. O tema foi objecto de algum debate, e os dirigentes da corporação estão conscientes de que é cada vez mais difícil atrair jovens para uma actividade que exige tempo, empenho e formação rigorosa, num tempo em que todos os jovens, que são cada vez menos, anseiam sair de Torres Novas logo após o secundário em busca de formação superior e de outras perspectivas de vida que aqui não encontram.

Arnaldo Santos, presidente da direcção, da AHBVT, disse ao JT que, embora seja um acérrimo defensor do voluntariado enquanto repositório de valores humanistas e de solidariedade, há que encarar a situação com frontalidade e rapidez, ou problemas sérios advirão. “É um alerta formal ao município, que temos de fazer. Ou se aumenta a comparticipação aos bombeiros, ou o socorro pode começar a falhar”. As palavras de Arnaldo Santos implicam a admissão das dificuldades de o voluntariado assegurar os socorros e outras situações urgentes, defendendo o dirigente que no futuro “a Câmara tem de suportar equipas que garantam o socorro 24 horas por dia”. Neste momento, considera o presidente da AHBVT, já seria bom que a Câmara pagasse uma equipa de dois operacionais que cobrissem as 24 horas, seis bombeiros portanto, “como forma de aligeirar o esforço da associação”.

Vídeos de Natal
Neste ano, para assinalar a quadra natalícia, os Bombeiros Voluntários Torrejanos decidiram ouvir as crianças das salas dos 4 e 5 anos do Jardim de Infância de São Pedro (Torres Novas). Deste trabalho, resultou uma colecção de 9 vídeos, intitulada “A Palavra das Crianças”, que contam com a participação das crianças e de alguns dos nossos elementos do corpo de Bombeiros Voluntários Torrejanos. As crianças dão a sua opinião sobre os bombeiros e presenteiam-nos com outros momentos genuínos. Os vídeos podem ser consultados no Facebook oficial dos BVT, em https://www.facebook.com/bombeirostorrejanos/. Antes das gravações, as crianças envolvidas no projecto realizaram uma visita ao quartel e tiveram, assim, a oportunidade de conhecer as instalações, algumas viaturas e a missão dos bombeiros.

Exames distritais
no quartel
No dia 20 de Dezembro terminou uma fase muito importante na vida dos estagiários a bombeiros: os exames finais do curso de ingresso na carreira de Bombeiro Voluntário. Os exames decorreram no quartel dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Dos 26 estagiários de vários corpos de bombeiros voluntários, 7 pertencem aos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Neste dia, todos os recrutas e restantes bombeiros presentes fizeram um minuto de silêncio em memória de José de Jesus Ferreira, bombeiro pertencente ao Quadro de Honra dos BVT recentemente falecido.

FPF entrega receita
da Supertaça
No dia 18 de Dezembro, na Câmara Municipal de Torres Novas, de forma simbólica, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos recebeu um cheque com a quantia de 3120 euros, verba proveniente da receita do jogo da Supertaça de Futsal masculino, entre as equipas do Benfica e do Sporting, que se realizou no dia 30 de Agosto de 2019.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)


Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor »  2020-07-02 

“Chegou ao conhecimento do BE que, na rua de São José, em Riachos, está a decorrer uma obra que aparentemente não tem licença de construção. Desloquei-me ao local e verifiquei que, por um lado, a obra está em adiantado estado de execução e por outro, que o aviso camarário está em estado avançado de degradação, impossibilitando o acesso às informações nele constantes, como se pode comprovar pelas fotografias.
(ler mais...)


Morreu Manuel Piranga Faria, um homem grande »  2020-06-28 

Morreu na madrugada de hoje, domingo, na sua casa de Lapas, Manuel Piranga Faria, uma das personalidades marcantes da comunidade torrejana das últimas décadas.

Nascido em Lapas em 29 de Julho de 1932, desde muito jovem enveredou pela participação cívica, integrando a acção social e cultural católica junto da juventude trabalhadora por via da militância na JOC e na LOC (Liga Operária Católica).
(ler mais...)


Fabrióleo: Tribunal Central Administrativo abre portas ao encerramento da empresa »  2020-06-25 

O Tribunal Central Administrativo do Sul, sediado em Évora, deu provimento, por sentença de 18 de Junho, ao recurso do IAPMEI sobre a providência cautelar apresentada pela Fabrióleo no Tribunal Administrativo de Leiria, o que, na prática, mantém a ordem de encerramento da empresa.
(ler mais...)


Caldeirão: obra está no início mas já tem 45 mil de custos a mais »  2020-06-24 

A denúncia é do vereador João Quaresma, do PSD, e foi feita após a reunião do executivo municipal torrejano de ontem, dia 23. Os factos: a obra de requalificação da antiga central do Caldeirão está praticamente no seu início e já se descobriram 45 mil euros de trabalhos a mais a pagar pelo erário público.
(ler mais...)


Maioria socialista decidiu alterar quadro e criar vários cargos de chefia »  2020-06-23 

“Justifica-se que a acompanhar a proposta, viesse um documentos subscrito pelo presidente da câmara e vereadores com pelouros atribuídos, o que não aconteceu” – disse o vereador do PSD, João Quaresma, na reunião do executivo municipal do passado dia 2 de Junho, perante uma proposta da maioria socialista de alteração do organograma dos serviços municipais e de alteração do quadro do pessoal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-02  Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor
»  2020-06-23  Assembleia Municipal: Manuel Carvalho "passa-se" com Luís Silva
»  2020-06-28  Morreu Manuel Piranga Faria, um homem grande
»  2020-07-03  António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!”
»  2020-06-25  Fabrióleo: Tribunal Central Administrativo abre portas ao encerramento da empresa