• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 21 Setembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 29° / 13°
Céu limpo
Sáb.
 26° / 13°
Céu limpo
Sex.
 23° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 15°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Barquinha: trilho panorâmico do Tejo em 2021

Sociedade  »  2021-07-17 

É uma velha ambição do Município de Vila Nova da Barquinha e em breve deverá ser um dos principais produtos turísticos do concelho: passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer, fazem parte de um percurso com uma extensão de cerca de 11,5 quilómetros à beira Tejo, entre a foz do rio Zêzere, em Constância, e Vila Nova da Barquinha, que permitirá aos visitantes um contacto único com a natureza e a enorme beleza da paisagem ribeirinha. Pelo meio, o prémio da passagem junto ao eterno castelo de Almourol, que este ano celebra o seu 850.º aniversário – é esta a promessa da câmara da Barquinha em nota de imprensa.

O concurso público para a obra foi lançado no dia 28 de Junho e o “Trilho Panorâmico do Tejo” deverá abrir ao público no último trimestre de 2021, estando já agendada uma caminhada incluída nas Rotas e Percursos do Médio Tejo, para o dia 27 de Novembro.

Com mais de uma década de existência, o trilho original entre Constância e Vila Nova da Barquinha, ao longo da foz do rio Zêzere e a margem direita do rio Tejo, era utilizado pelo Grupo de Cicloturismo Barquinhense no âmbito da prova desportiva de BTT “Almourol à Vista”. A intervenção pública tornará o trajecto mais seguro, mantendo-se o trilho natural em terra batida na sua maior extensão, com novas valências e intervenções de melhoria em 16 pontos, para ser desfrutado de forma pedonal e clicável. Com um percurso a escassos metros do rio, irá dispor de simbologia oficial com vista à homologação como Percurso Pedestre de Pequena Rota.

O fluviário da foz do Zêzere, no Centro Náutico de Constância, será o ponto de partida. Neste local, entre a ponte sobre o Zêzere e a ponte sobre o Tejo (a primeira em Portugal, obra de arte de Maison Eiffel), avistamos uma paisagem deslumbrante, com o desaguar do rio Zêzere no Tejo e a vila de Constância como pano de fundo. Aí serão colocados um miradouro e um passadiço com 35 metros de comprimento.

Continuando até à vila de Praia do Ribatejo, podem observar-se as cegonhas e a imponência de alguns edifícios, que testemunham a época áurea em que a indústria da serração de madeiras transportadas pelo rio Zêzere abaixo, constituía uma actividade económica relevante para a povoação.

No cais Pai Avô será criada uma zona de lazer, que facilitará o acesso de embarcações ao rio e irá dispor de mobiliário para contemplação da paisagem.

Um pouco adiante, surge a fonte da Galiana. Depois, imponente, o castelo de Almourol, “a fortificação com o mais belo enquadramento paisagístico em Portugal”, numa ilhota do Tejo. Os barqueiros e as suas embarcações típicas fazem a travessia dos turistas que visitam o monumento nacional.

Nas imediações de Almourol, numa colina próxima, na margem direita do Tejo, existe o convento de N. Sr.ª do Loreto, que terá sido fundado por D. Álvaro Coutinho, neto de D. Vasco Coutinho, que foi o 1.º Conde do Redondo.

Após a passagem pelas piteiras já referidas por Alexandre Herculano, surge agora com toda a propriedade a vila de Tancos e o cais d’el Rei, com a sua beleza e graça naturais. Durante a Idade Média, foi um porto fluvial muito importante, estabelecendo a ligação entre as terras do interior e Lisboa, tendo por via comercial o rio. É considerada “uma das vilas mais floridas da Europa”, tendo conquistado em 1999 uma medalha de bronze no Concurso Europeu de Vilas Floridas.

Continuando com o Tejo como "pano de fundo", merece uma visita em Tancos a igreja matriz, monumento de fins do século XVI dedicado a N. Sr.ª da Conceição. As paredes estão revestidas por azulejos do século XVII, e um conjunto de talha dourada do século XVII cobre o altar na parte frontal da capela-mor.

Entre Tancos e Vila Nova da Barquinha, para começar, aprecia-se a flora e faina piscatória no rio Tejo. São muitos os que se dedicam à pesca. Fataça, sável, lampreia e enguias são algumas das espécies de peixe mais procuradas por quem exerce esta actividade económica, sobretudo nas localidades ribeirinhas de Vila Nova da Barquinha, Tancos e Praia do Ribatejo.

O percurso continua em direção à sede de concelho que foi até ao século XVIII um pequeno aglomerado que se designava “Barca”, pois existia no local um ponto de passagem para a margem esquerda do Tejo. O aglomerado desenvolveu-se em função do rio Tejo, a partir dos finais do século XVIII, transformando-se num importante entreposto comercial do comércio de madeiras, sal e azeite. Devido a essa prosperidade económica, em 6 de novembro de 1836 foi elevada a sede de concelho.

Chegará por fim Vila Nova da Barquinha, mais concretamente ao parque ribeirinho, onde está instalado o Parque de Escultura Contemporânea, um verdadeiro museu ao ar livre com cerca de 7 hectares, onde estão juntos os nomes mais representativos da escultura contemporânea portuguesa. Este é o local ideal para apreciar a beleza da paisagem ribeirinha e desfrutar de um espaço verde onde existem equipamentos de lazer, desportivos e espaços lúdicos com caminhos que serpenteiam o antigo leito do Tejo, remata a nota da autarquia.


 

 

 Outras notícias - Sociedade


Nascidos em 1994 para entrevista »  2023-09-14 

Para uma série de pequenas entrevistas, procuramos pessoas nascidas em 1994.

O pretexto é assinalarmos a entrada no 30.º ano de publicação.

Quem quiser colaborar com o jornal, por favor informe da sua disponibilidade para o mail

jornal@jornaltorrejano.
(ler mais...)


Passatempo: bilhete duplo para hoje, no Virgínia »  2023-09-08 

Hoje vai realizar-se um "concerto solidário" no Teatro Virgínia.

Quem é o cantor popular que vai actuar? O primeiro mail com a resposta certa tem direito a um bilhete duplo para o concerto desta noite.

jornal@jornaltorrejano.
(ler mais...)


Rio Almonda a morrer pelo caminho »  2023-09-04 

Não é inédito, já no ano passado aconteceu, e nos últimos anos o fenómeno tem sido mais frequente do que há duas ou três décadas: o leito do rio Almonda seca cada vez mais para juzante e as águas já não cumprem o seu destino, que é chegarem à Azinhaga e alimentarem o Tejo.
(ler mais...)


Continuam as descargas poluentes no rio Almonda »  2023-08-25 

As notícias de descargas poluentes no troço inicial do rio Almonda são recorrentes durante todo o ano, mas nas últimas semanas têm-se intensificado. Genericamente, as águas do rio aparecem coloridas e verifica-se, em certas situações, a morte de peixes.
(ler mais...)


Morreu Hélder Duque »  2023-08-23 

Personalidade de referência da comunidade lapense e bastante conhecido na cidade e concelho, faleceu esta madrugada Hélder Duque Alves, natural de Lapas, onde nasceu em 5 de Janeiro de 1942.

Ainda muito novo, logo a pós a instrução primária, foi trabalhar para a fábrica de papel de Abílio Alexandre Inácio, aos Pimentéis, mas passado pouco tempo ingressou na Metalúrgica Nery, onde fez grande parte do seu percurso profissional, tendo frequentado depois a Escola Industrial de Torres Novas.
(ler mais...)


Torres Novas: Águas do Ribatejo instala-se na Loja do Cidadão »  2023-08-15 

A AR- Águas do Ribatejo abriu a sua unidade de atendimento comercial na Loja do Cidadão de Torres Novas, no dia 14 de Agosto. A mudança resulta de uma parceria com o Município de Torres Novas e com a Agência para a Modernização Administrativa,  (AMA) que gere as Lojas do Cidadão em todo o país.
(ler mais...)


«Riachos, a freguesia no seu centenário» apresentado a 24 de Agosto »  2023-08-12 

Inserida na programação das comemorações dos cem anos da freguesia de Riachos, realiza-se no próximo dia 24 de Agosto, quinta-feira, a partir das 21h30, a apresentação do livro «Riachos, a freguesia no seu centenário», uma edição do Município de Torres Novas.
(ler mais...)


Frutos Secos: inscrições abertas para expositores »  2023-08-08 

A 36.ª edição da Feira Nacional dos Frutos Secos vai decorrer de 4 a 8 de Outubro na Praça 5 de Outubro e Praça dos Claras. Os expositores interessados em participar nos 5 dias de certame deste ano, poderão efectuar a sua candidatura até 27 de agosto.
(ler mais...)


Torres Novas: suspensão do abastecimento de água a 1 de Agosto »  2023-07-28 

A ÁGUAS DO RIBATEJO informa em comunicado que devido a trabalhos no Sistema de Abastecimento de Água de Torres Novas, será necessário suspender o abastecimento no dia 1 de agosto, terça-feira, entre as 09h00 e as 13h00 nos seguintes locais:

Quinta do Mato, Rua Cabeço do Azinho, Rua do Cerejal (zona mais alta), Casal Picoto, Rua da Quinta de Cima, Rua da Cerrada Grande (desde o cruzamento com a Rua do Cerejal até ao Casal Picoto)

A ÁGUAS DO RIBATEJO alerta que não é aconselhável o consumo e a utilização da água imediatamente após a reposição do abastecimento e que só se deve consumir quando a água se apresentar transparente.
(ler mais...)


Morreu Carlos Ribeiro (Vetê) »  2023-07-07 

Faleceu esta madrugada, aos 86 anos, Carlos António Ribeiro (Vetê), personalidade de referência da comunidade torrejana das últimas décadas do seculo XX.

Carlos Ribeiro nasceu em Torres Novas a 5 de Janeiro de 1937, numa casa da rua Miguel de Arnide, filho de Maria de Jesus Ribeiro e de António Manuel, Vêtê de alcunha, pedreiro, pioneiro do futebol na vila de Torres Novas que jogou em vários clubes da década de 20 do século XX, nomeadamente no Torres Novas Foot-Ball Club.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-08-25  Continuam as descargas poluentes no rio Almonda
»  2023-08-23  Morreu Hélder Duque
»  2023-09-04  Rio Almonda a morrer pelo caminho
»  2023-09-14  Nascidos em 1994 para entrevista
»  2023-09-08  Passatempo: bilhete duplo para hoje, no Virgínia