• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua

Sociedade  »  2020-01-13 

A pretexto de implantar um troço de ciclovia, a maioria socialista quer destruir completamente o arranjo da rua 25 de Abril e enterrar mais de 700 mil euros em 160 metros de via. O resto do concelho assiste.

A ideia de uma ciclovia para Torres Novas vinha de vez em quando à cabeça de alguns, apesar de a cidade não ter tradições alguma no uso da bicicleta (raramente se vê uma) e de a sua topografia não aconselhar tal tipo de recurso.

Seja como for, no passado dia 10 de Dezembro foi presente ao executivo municipal torrejano o programa base da ciclovia de Torres Novas, que integra o programa mais amplo do PEDU. Quer dizer, o PEDU obriga a que, para além da requalificação urbana, sejam definidos outros programas específicos que promovam e facilitem a mobilidade, não necessariamente uma rede de ciclovias. Este programa genérico de mobilidade foi aprovado pela maioria socialista, com abstenção do BE (que viu nele aspectos positivos) e voto a favor do PSD e, precisamente, inclui outros programas específicos como a pedonização, medidas facilitadoras da mobilidade pedonal (adequação de passeios, pisos, etc). Três milhões de euros é quanto os orçamentos camarários prevêem para as várias fases do programa.

A 16 de Dezembro, em nova reunião, o assunto volta à baila, agora para aprovação de um projecto de execução de um troço de ciclovia (uma fase do programa geral da ciclovia), num total de apenas 6km. Trata-se, na verdade, de trabalhos de pintura no pavimento e instalação vertical, no fundo pintar no alcatrão uma área para bicicletas (uma ciclovia em “canal partilhado”, na linguagem dos especialistas em pinturas no alcatrão) e colocar uns sinais, coisa para 300 mil euros. Aqui, o Bloco de Esquerda e o PSD votaram contra, tendo a decisão sido suportada apenas pela maioria socialista.

O melhor estava para vir. Na mesma reunião de 16 de Dezembro, a maioria socialista impôs ainda outro ponto relacionado com a ciclovia, agora um aspecto ainda mais particular: a implantação de um troço de ciclovia na Rua 25 de Abril, que tem 160 metros, mas aqui não em canal partilhado, isto é, não em via pintada no chão. Trata-se, neste caso, de colocar uma via de 2 metros exclusiva para bicicletas no centro da rua, o que implica destruir tudo o que está feito: passeios, separadores, candeeiros, condutas pluviais, arrancar todo o piso, para gastar 700 mil euros. Com a inevitável rotunda ao fundo da rua, na confluência com a avenida, que como não terá espaço para funcionar como rotunda, será mais um handicap ao tráfego, pior do que já está.

O PSD e o Bloco de Esquerda votaram contra esta proposta socialista, por desproporcionada nos gastos e nos propósitos, mas a maioria foi irredutível e prepara-se para literalmente torrar 700 mil euros em mais uma obra que, verdadeiramente, é uma ofensa ao resto do concelho.

Entretanto, quanto às obras do PEDU propriamente dito, e quando há concelhos que já fecharam o programa (obras todas prontas) e outros com grande parte das obras concluídas, em Torres Novas não foi iniciada uma única, o que deve colocar o concelho em mais um lugar de gabarito nos rankins nacionais. Daqui a uns meses, Torres Novas estará bem colocada noutro ranking: dos concelhos que guardaram mais obras para iniciar no período pré-eleitoral.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena