• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 17°
Períodos nublados
Qui.
 37° / 19°
Céu limpo
Qua.
 36° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda

Sociedade  »  2019-08-31 

PS acha que repuxo é "qualidade de vida"

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 6 de Agosto, um conjunto de apoios nas áreas da cultura e do desporto que ascendem a cerca de 80 mil euros. Isto relativo à actividade de um ano, o mesmo que vai gastar nas traquitanas de um repuxo (ver peça mais abaixo).

O pacote de apoios camarários foi decido na reunião do executivo de 6 de Agosto, a última antes de férias dos autarcas, e é relativo aos apoios anuais à cultura e desporto (apoios regulares na área do desporto, regulares e pontuais na área da cultura e ainda para apoio à compra de equipamentos. Por junto, são um pouco mais de 80 mil euros, divididos pelas rubricas e associações que se candidataram.
Assim e começando pelos apoios regulares na área da cultura (total de 17 676 euros), foram contemplados a Associação de Moradores do Vale da Serra 2 668 euros; Sociedade Instrutiva Recreativa e Musical Argense 2 536 euros; 30 por uma linha 418 euros; Clube de Campismo Torrejano 1183 euros; Associação de Melhoramentos de Resgais 1839 euros; CNE Agrupamento 1272 Lapas 196 euros; Fatias de Cá 2822 euros e Casa do Povo de Olaia – Lamarosa 6012 euros.

Os apoio pontuais na área da cultura (total 14 499,91€), revelaram a seguinte distribuição: CNE Agrupamento 593 Riachos 268 euros; Casa do Povo de Olaia 144 euros; Sociedade Filarmónica lealdade União Ribeirense 141 euros; Coral Sinfónico de Portugal 1024 euros; Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos 992 euros; Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista 9 288 euros; Associação Festas de Santo António 2 173 euros; Rancho Folclórico de Torres Novas 356 euros e Associação de Caçadores da Zibreira, 110 euros.

Os apoios concedidos ao desporto levaram a maior fatia, ainda assim metade do que se vai gastar no repuxo da rotunda, cerca de 41 mil euros, que se repartem assim: Núcleo Sportinguista em Torres Novas (atletismo e futsal) 2 069 euros; Organismos Autónomo de Basquetebol – Clube Desportivo de Torres Novas 4 385 euros; União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (atletismo, trail, basquetebol, ginástica, tiro com arco, karaté) 14 728 euros; Sociedade Filarmónica União Matense 417 euros; Clube de Judo de Riachos 1 360 euros; Clube de Judo de Torres Novas (judo e ju-jitsu) 1 307 euros; Laranja Mecânica Futsal Clube 2 368 euros; Clube de Natação de Torres Novas (natação, natação sincronizada, triatlo) 5 315 euros; Clube de Ténis de Torres Novas 2 320 euros; Clube Atlético Riachense (patinagem e futebol) 3 082 euros; Clube Desportivo de Torres Novas (futebol e patinagem) 3 943 euros.

Finalmente, surgem os apoios para aquisição de equipamentos na área da cultura (total 8100 euros), para a aquisição de materiais: União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (robots e anprinos) 292 euros, CNE – Agrupamento 593 Riachos (material de cozinha, fogões, tendas) 369 euros; Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (lira de marcha, clarinete, saxofone, trompete) 1042 euros; Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense (pratos, almofadas, trompa, estantes maestro) 204 euros; Sociedade Filarmónica União Pedroguense (estantes, tímpanos) 1 259 euros; Sociedade Velha Filarmónica Riachense (trombone, tímpano, fardas) 4 471 euros e Sociedade Filarmónica União Matense (saxofone, clarinete) 463 euros.

OITENTA MIL PARA OS BONECOS

Foi Pedro Ferreira que informou, em reunião do executivo no passado mês de Julho, que a parafernália necessária à reactivação dos repuxos da rotunda da Juventude ascende a cerca de 80 mil euros. A “obra” consta das intenções da maioria socialista e integra uma lista de intervenções publicada no site oficial da câmara, havendo rubrica aberta no orçamento municipal para acamar a despesa. Num tempo de adaptação de equipamentos à contenção dos gastos de água e de poupança de energia, a maioria que gere o concelho não vê inconveniente em ressuscitar um capricho que já estava fora de tempo quando a rotunda foi construída. Mais, Pedro Ferreira disse que não abdicava do arranjo dos repuxos porque “são um símbolo de modernidade e de qualidade de vida” da cidade.
Na mesma reunião pública, o Bloco de Esquerda propôs o abandono da ideia de gastar dinheiro na recuperação dos mecanismos dos repuxos, defendendo a elaboração de um projecto de reabilitação do espaço da rotunda, eliminando o lago e colocando vegetação, na envolvente, de plantas autóctones. “O lago interior é de grande dimensão o que leva a grandes consumos de água e a manutenção do seu funcionamento implica custos e atenção apertada. Como se sabe o consumo da água deve ser racional nos tempos que correm e todos os estudos especializados apontam para políticas que promovam a redução de consumos”, diziam os bloquistas.
A maioria socialista foi cega e surda à proposta do Bloco de Esquerda e votou contra, continuando assim fiel à ideia de fazer uma despesa de dezenas de milhares de euros no arranjo dos mecanismos e de continuar a gastar água e energia na rotunda, “símbolo de modernidade e qualidade de vida”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-10  Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais
»  2020-07-08  Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS
»  2020-07-11  “Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT