• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 18 Setembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 22° / 17°
Céu nublado com chuva moderada
Sex.
 29° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 16°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  31° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda

Sociedade  »  2019-08-31 

PS acha que repuxo é "qualidade de vida"

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 6 de Agosto, um conjunto de apoios nas áreas da cultura e do desporto que ascendem a cerca de 80 mil euros. Isto relativo à actividade de um ano, o mesmo que vai gastar nas traquitanas de um repuxo (ver peça mais abaixo).

O pacote de apoios camarários foi decido na reunião do executivo de 6 de Agosto, a última antes de férias dos autarcas, e é relativo aos apoios anuais à cultura e desporto (apoios regulares na área do desporto, regulares e pontuais na área da cultura e ainda para apoio à compra de equipamentos. Por junto, são um pouco mais de 80 mil euros, divididos pelas rubricas e associações que se candidataram.
Assim e começando pelos apoios regulares na área da cultura (total de 17 676 euros), foram contemplados a Associação de Moradores do Vale da Serra 2 668 euros; Sociedade Instrutiva Recreativa e Musical Argense 2 536 euros; 30 por uma linha 418 euros; Clube de Campismo Torrejano 1183 euros; Associação de Melhoramentos de Resgais 1839 euros; CNE Agrupamento 1272 Lapas 196 euros; Fatias de Cá 2822 euros e Casa do Povo de Olaia – Lamarosa 6012 euros.

Os apoio pontuais na área da cultura (total 14 499,91€), revelaram a seguinte distribuição: CNE Agrupamento 593 Riachos 268 euros; Casa do Povo de Olaia 144 euros; Sociedade Filarmónica lealdade União Ribeirense 141 euros; Coral Sinfónico de Portugal 1024 euros; Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos 992 euros; Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista 9 288 euros; Associação Festas de Santo António 2 173 euros; Rancho Folclórico de Torres Novas 356 euros e Associação de Caçadores da Zibreira, 110 euros.

Os apoios concedidos ao desporto levaram a maior fatia, ainda assim metade do que se vai gastar no repuxo da rotunda, cerca de 41 mil euros, que se repartem assim: Núcleo Sportinguista em Torres Novas (atletismo e futsal) 2 069 euros; Organismos Autónomo de Basquetebol – Clube Desportivo de Torres Novas 4 385 euros; União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (atletismo, trail, basquetebol, ginástica, tiro com arco, karaté) 14 728 euros; Sociedade Filarmónica União Matense 417 euros; Clube de Judo de Riachos 1 360 euros; Clube de Judo de Torres Novas (judo e ju-jitsu) 1 307 euros; Laranja Mecânica Futsal Clube 2 368 euros; Clube de Natação de Torres Novas (natação, natação sincronizada, triatlo) 5 315 euros; Clube de Ténis de Torres Novas 2 320 euros; Clube Atlético Riachense (patinagem e futebol) 3 082 euros; Clube Desportivo de Torres Novas (futebol e patinagem) 3 943 euros.

Finalmente, surgem os apoios para aquisição de equipamentos na área da cultura (total 8100 euros), para a aquisição de materiais: União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (robots e anprinos) 292 euros, CNE – Agrupamento 593 Riachos (material de cozinha, fogões, tendas) 369 euros; Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (lira de marcha, clarinete, saxofone, trompete) 1042 euros; Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense (pratos, almofadas, trompa, estantes maestro) 204 euros; Sociedade Filarmónica União Pedroguense (estantes, tímpanos) 1 259 euros; Sociedade Velha Filarmónica Riachense (trombone, tímpano, fardas) 4 471 euros e Sociedade Filarmónica União Matense (saxofone, clarinete) 463 euros.

OITENTA MIL PARA OS BONECOS

Foi Pedro Ferreira que informou, em reunião do executivo no passado mês de Julho, que a parafernália necessária à reactivação dos repuxos da rotunda da Juventude ascende a cerca de 80 mil euros. A “obra” consta das intenções da maioria socialista e integra uma lista de intervenções publicada no site oficial da câmara, havendo rubrica aberta no orçamento municipal para acamar a despesa. Num tempo de adaptação de equipamentos à contenção dos gastos de água e de poupança de energia, a maioria que gere o concelho não vê inconveniente em ressuscitar um capricho que já estava fora de tempo quando a rotunda foi construída. Mais, Pedro Ferreira disse que não abdicava do arranjo dos repuxos porque “são um símbolo de modernidade e de qualidade de vida” da cidade.
Na mesma reunião pública, o Bloco de Esquerda propôs o abandono da ideia de gastar dinheiro na recuperação dos mecanismos dos repuxos, defendendo a elaboração de um projecto de reabilitação do espaço da rotunda, eliminando o lago e colocando vegetação, na envolvente, de plantas autóctones. “O lago interior é de grande dimensão o que leva a grandes consumos de água e a manutenção do seu funcionamento implica custos e atenção apertada. Como se sabe o consumo da água deve ser racional nos tempos que correm e todos os estudos especializados apontam para políticas que promovam a redução de consumos”, diziam os bloquistas.
A maioria socialista foi cega e surda à proposta do Bloco de Esquerda e votou contra, continuando assim fiel à ideia de fazer uma despesa de dezenas de milhares de euros no arranjo dos mecanismos e de continuar a gastar água e energia na rotunda, “símbolo de modernidade e qualidade de vida”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata »  2019-09-06 

A designação de “poços” utilizada no ante-título é meramente ilustrativa: trata-se de quase cinco dezenas de estruturas escavadas, de forma cilíndrica, descobertas durante os trabalhos de saneamento da aldeia.
(ler mais...)


Inédito: Torres Novas às escuras há duas noites seguidas »  2019-09-05 

Quando ontem, quarta-feira, ao anoitecer, se verificou que praticamente todo o centro histórico de Torres Novas estava sem uma única lâmpada de iluminação pública, pensou tratar-se de uma momentânea avaria.
(ler mais...)


Amália Moita: morreu uma centenária »  2019-08-28 

Há pouco mais de um ano, 18 de Julho de 2018, o JT noticiava que Torres Novas tinha mais uma mulher a atingir a idade de 100 anos: tratava-se de Amália Moita, natural de Alcorochel, aldeia onde sempre viveu, apesar de nas últimas décadas passar temporadas também em Torres Novas, em casa de uma das filhas.
(ler mais...)


Torres Novas: manuais gratuitos para o 3.º CEB e secundário »  2019-08-15 

O executivo municipal aprovou por unanimidade o alargamento da distribuição gratuita de manuais escolares aos alunos do escalão A e B do 3.º CEB (ciclo do ensino básico) e ensino secundário.

“No âmbito das competências de acção social da câmara, já são comparticipados os cadernos de actividades aos alunos até ao 6.
(ler mais...)


Legislativas: mulheres chegam-se à frente na região mais marialva do antigamente »  2019-08-09 

No Ribatejo, aquele Ribatejo marialva de antigamente, já nada é o que era. Quatro dos cinco partidos com representação parlamentar no distrito, PS, PSD, CDS e Bloco apresentam mulheres como cabeças de lista às legislativas de Outubro.
(ler mais...)


Pias Longas: QUERCUS exige responsabilidades e arrasa autarquias »  2019-07-26 

A QUERCUS acaba de tomar posição sobre os aterros ilegais do aeródromo de Pias Longas e é contundente: faz notar que mesmo após o embargo da Câmara de Ourém, continuaram os aterros, que se traduzem no “grave atentado ambiental”.
(ler mais...)


Pias Longas: aterros já chegam aos caminhos e trilhos utilizados por população e desportistas »  2019-07-22 

 

Os aterros, constituídos por toneladas de pedras e terra, que pretendem alongar a pista do aeródromo de Pias Longas, na fronteira entre os concelho de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, apesar do alegado embargo decretado pela câmara de Ourém e da alegada comunicação da câmara de Torres Novas junto do município vizinho.
(ler mais...)


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-09-05  Inédito: Torres Novas às escuras há duas noites seguidas
»  2019-08-31  Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda
»  2019-09-06  Conjunto arqueológico monumental descoberto na aldeia da Mata
»  2019-08-28  Amália Moita: morreu uma centenária