• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 05 Agosto 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 27° / 14°
Céu limpo
Sáb.
 27° / 17°
Céu nublado
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  30° / 15°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda

Sociedade  »  2019-08-31 

PS acha que repuxo é "qualidade de vida"

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 6 de Agosto, um conjunto de apoios nas áreas da cultura e do desporto que ascendem a cerca de 80 mil euros. Isto relativo à actividade de um ano, o mesmo que vai gastar nas traquitanas de um repuxo (ver peça mais abaixo).

O pacote de apoios camarários foi decido na reunião do executivo de 6 de Agosto, a última antes de férias dos autarcas, e é relativo aos apoios anuais à cultura e desporto (apoios regulares na área do desporto, regulares e pontuais na área da cultura e ainda para apoio à compra de equipamentos. Por junto, são um pouco mais de 80 mil euros, divididos pelas rubricas e associações que se candidataram.
Assim e começando pelos apoios regulares na área da cultura (total de 17 676 euros), foram contemplados a Associação de Moradores do Vale da Serra 2 668 euros; Sociedade Instrutiva Recreativa e Musical Argense 2 536 euros; 30 por uma linha 418 euros; Clube de Campismo Torrejano 1183 euros; Associação de Melhoramentos de Resgais 1839 euros; CNE Agrupamento 1272 Lapas 196 euros; Fatias de Cá 2822 euros e Casa do Povo de Olaia – Lamarosa 6012 euros.

Os apoio pontuais na área da cultura (total 14 499,91€), revelaram a seguinte distribuição: CNE Agrupamento 593 Riachos 268 euros; Casa do Povo de Olaia 144 euros; Sociedade Filarmónica lealdade União Ribeirense 141 euros; Coral Sinfónico de Portugal 1024 euros; Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos 992 euros; Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista 9 288 euros; Associação Festas de Santo António 2 173 euros; Rancho Folclórico de Torres Novas 356 euros e Associação de Caçadores da Zibreira, 110 euros.

Os apoios concedidos ao desporto levaram a maior fatia, ainda assim metade do que se vai gastar no repuxo da rotunda, cerca de 41 mil euros, que se repartem assim: Núcleo Sportinguista em Torres Novas (atletismo e futsal) 2 069 euros; Organismos Autónomo de Basquetebol – Clube Desportivo de Torres Novas 4 385 euros; União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (atletismo, trail, basquetebol, ginástica, tiro com arco, karaté) 14 728 euros; Sociedade Filarmónica União Matense 417 euros; Clube de Judo de Riachos 1 360 euros; Clube de Judo de Torres Novas (judo e ju-jitsu) 1 307 euros; Laranja Mecânica Futsal Clube 2 368 euros; Clube de Natação de Torres Novas (natação, natação sincronizada, triatlo) 5 315 euros; Clube de Ténis de Torres Novas 2 320 euros; Clube Atlético Riachense (patinagem e futebol) 3 082 euros; Clube Desportivo de Torres Novas (futebol e patinagem) 3 943 euros.

Finalmente, surgem os apoios para aquisição de equipamentos na área da cultura (total 8100 euros), para a aquisição de materiais: União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (robots e anprinos) 292 euros, CNE – Agrupamento 593 Riachos (material de cozinha, fogões, tendas) 369 euros; Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (lira de marcha, clarinete, saxofone, trompete) 1042 euros; Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense (pratos, almofadas, trompa, estantes maestro) 204 euros; Sociedade Filarmónica União Pedroguense (estantes, tímpanos) 1 259 euros; Sociedade Velha Filarmónica Riachense (trombone, tímpano, fardas) 4 471 euros e Sociedade Filarmónica União Matense (saxofone, clarinete) 463 euros.

OITENTA MIL PARA OS BONECOS

Foi Pedro Ferreira que informou, em reunião do executivo no passado mês de Julho, que a parafernália necessária à reactivação dos repuxos da rotunda da Juventude ascende a cerca de 80 mil euros. A “obra” consta das intenções da maioria socialista e integra uma lista de intervenções publicada no site oficial da câmara, havendo rubrica aberta no orçamento municipal para acamar a despesa. Num tempo de adaptação de equipamentos à contenção dos gastos de água e de poupança de energia, a maioria que gere o concelho não vê inconveniente em ressuscitar um capricho que já estava fora de tempo quando a rotunda foi construída. Mais, Pedro Ferreira disse que não abdicava do arranjo dos repuxos porque “são um símbolo de modernidade e de qualidade de vida” da cidade.
Na mesma reunião pública, o Bloco de Esquerda propôs o abandono da ideia de gastar dinheiro na recuperação dos mecanismos dos repuxos, defendendo a elaboração de um projecto de reabilitação do espaço da rotunda, eliminando o lago e colocando vegetação, na envolvente, de plantas autóctones. “O lago interior é de grande dimensão o que leva a grandes consumos de água e a manutenção do seu funcionamento implica custos e atenção apertada. Como se sabe o consumo da água deve ser racional nos tempos que correm e todos os estudos especializados apontam para políticas que promovam a redução de consumos”, diziam os bloquistas.
A maioria socialista foi cega e surda à proposta do Bloco de Esquerda e votou contra, continuando assim fiel à ideia de fazer uma despesa de dezenas de milhares de euros no arranjo dos mecanismos e de continuar a gastar água e energia na rotunda, “símbolo de modernidade e qualidade de vida”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Alcatrão à maluca: para quem é bacalhau basta »  2021-07-26 

A população de Alcorochel e de Charneca penou anos e anos por ver repavimentada a estrada (na verdade era uma picada) que liga as duas localidades. Chegados ao ano de eleições, lá veio o alcatrão a tresandar a caça aos votos, mas a habilidade não tinha sido perfeita e tinha o seu quê de bizarro.
(ler mais...)


Escola Profissional entregou prémio de excelência »  2021-07-26 

Chama-se Maria Piedade, reside no Entroncamento e recebeu da Escola Profissional de Torres Novas, que frequentou, o prémio de quadro de excelência relativo a 2019/2020, informa o estabelecimento em comunicado de imprensa.

 Mariana Piedade conseguiu o diploma do curso de Animação Sociocultural com média de 18,1 valores, encontrando-se actualmente a frequentar o ensino superior.
(ler mais...)


Barquinha: trilho panorâmico do Tejo em 2021 »  2021-07-17 

É uma velha ambição do Município de Vila Nova da Barquinha e em breve deverá ser um dos principais produtos turísticos do concelho: passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer, fazem parte de um percurso com uma extensão de cerca de 11,5 quilómetros à beira Tejo, entre a foz do rio Zêzere, em Constância, e Vila Nova da Barquinha, que permitirá aos visitantes um contacto único com a natureza e a enorme beleza da paisagem ribeirinha.
(ler mais...)


Bloco denuncia “feira dos milhões” e diz que é preciso descer à terra »  2021-07-08 

“Os e as eleitoras merecem respeito por parte de todas as candidaturas. Estamos no início da campanha eleitoral e os mega-projectos e os mega-milhões começaram a percorrer a passerelle. As duas candidaturas oriundas do espaço político do PS disputam agora o campeonato dos milhões, quanto mais milhões anunciarem mais atenções captam dos eleitores”, começa por dizer o comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda de Torres Novas, referindo-se ao anúncio de projectos mirabolantes e às carradas, anunciados quer pelo candidato Pedro Ferreira quer por António Rodrigues, “ideias” que ascendem a dezenas ou centenas de milhões de euros e que não passam disso mesmo, ideias, sem qualquer suporte ou credibilidade.
(ler mais...)


Fórum Ribatejo defende junção da Lezíria e Médio Tejo e saúda vontade das CIMs »  2021-07-08 

O Fórum Ribatejo, plataforma que reúne várias dezenas de agentes culturais de todo o distrito de Santarém, reuniu-se em assembleia em Alpiarça, no passado dia 3 de Julho, tendo aprovado uma moção em defesa da junção dos territórios da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste numa mesma circunscrição territorial em sede de qualquer reforma administrativa que venha a ser realizada.
(ler mais...)


Actual presidente da câmara Pedro Ferreira apresentou candidatura: “Tens o apoio do PS”, veio dizer a ministra da Agricultura »  2021-07-06 

 

 A nota principal da cerimónia de apresentação da recandidatura de Pedro Ferreira a presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, ontem, segunda, foi uma e por demais sublinhada: o apoio do Partido Socialista ao candidato que ocupa há oito anos o cargo de presidente, depois de outros vinte enquanto vice-presidente.
(ler mais...)


Concelhos do distrito: quebra de eleitores faz adivinhar sangria demográfica quase generalizada »  2021-07-05 

Ainda não são conhecidos os resultados preliminares dos Censos deste ano, mas a crer na diminuição do número de eleitores nos últimos quatro anos, extensiva a quase todo o distrito, o panorama demográfico da região tenderá a agravar-se.
(ler mais...)


Gaiola - inês vidal »  2021-07-04 

 

Em Março ou Abril de 2002, concorri a uma vaga para jornalista do Jornal Torrejano. Procuravam uma jornalista boa. Se não fosse jornalista, azar, desde que fosse boa. Era qualquer coisa desse género. Eu nem boa, nem jornalista, mas arrisquei sem fé.
(ler mais...)


Boletim diário covid 19: nova vaga parece ter chegado, Torres Novas com 6 novos contágios »  2021-06-25 

Depois de uma temporada praticamente sem ocorrência de novos contágios (dias sucessivos sem novos casos), nas últimas semanas os números de novos contágios na sub-região do Médio Tejo têm vindo a acompanhar a tendência de subida, geral no país, acentuada na região de Lisboa e Vale do Tejo.
(ler mais...)


Tiago Ferreira, candidato do PSD à câmara municipal: “Queremos fazer de Torres Novas um concelho de referência no centro de Portugal” »  2021-06-25 

  Tiago Ferreira, de 46 anos, é o cabeça-de-lista do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas às próximas eleições autárquicas. A apresentação da candidatura social-democrata, que conta com o apoio do CDS-PP, foi apresentada ontem, 24 de Junho, na Casa do Povo, em Riachos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-07-17  Barquinha: trilho panorâmico do Tejo em 2021
»  2021-07-08  Bloco denuncia “feira dos milhões” e diz que é preciso descer à terra
»  2021-07-26  Alcatrão à maluca: para quem é bacalhau basta
»  2021-07-26  Escola Profissional entregou prémio de excelência
»  2021-07-06  Actual presidente da câmara Pedro Ferreira apresentou candidatura: “Tens o apoio do PS”, veio dizer a ministra da Agricultura