• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 30 Novembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 15° / 5°
Períodos nublados
Qua.
 17° / 6°
Períodos nublados
Ter.
 19° / 8°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  18° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Câmara: 80 mil para cultura e desporto, o mesmo que quer gastar nos repuxos da rotunda

Sociedade  »  2019-08-31 

PS acha que repuxo é "qualidade de vida"

O executivo municipal aprovou por unanimidade, na reunião ordinária de 6 de Agosto, um conjunto de apoios nas áreas da cultura e do desporto que ascendem a cerca de 80 mil euros. Isto relativo à actividade de um ano, o mesmo que vai gastar nas traquitanas de um repuxo (ver peça mais abaixo).

O pacote de apoios camarários foi decido na reunião do executivo de 6 de Agosto, a última antes de férias dos autarcas, e é relativo aos apoios anuais à cultura e desporto (apoios regulares na área do desporto, regulares e pontuais na área da cultura e ainda para apoio à compra de equipamentos. Por junto, são um pouco mais de 80 mil euros, divididos pelas rubricas e associações que se candidataram.
Assim e começando pelos apoios regulares na área da cultura (total de 17 676 euros), foram contemplados a Associação de Moradores do Vale da Serra 2 668 euros; Sociedade Instrutiva Recreativa e Musical Argense 2 536 euros; 30 por uma linha 418 euros; Clube de Campismo Torrejano 1183 euros; Associação de Melhoramentos de Resgais 1839 euros; CNE Agrupamento 1272 Lapas 196 euros; Fatias de Cá 2822 euros e Casa do Povo de Olaia – Lamarosa 6012 euros.

Os apoio pontuais na área da cultura (total 14 499,91€), revelaram a seguinte distribuição: CNE Agrupamento 593 Riachos 268 euros; Casa do Povo de Olaia 144 euros; Sociedade Filarmónica lealdade União Ribeirense 141 euros; Coral Sinfónico de Portugal 1024 euros; Rancho Folclórico Os Camponeses de Riachos 992 euros; Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista 9 288 euros; Associação Festas de Santo António 2 173 euros; Rancho Folclórico de Torres Novas 356 euros e Associação de Caçadores da Zibreira, 110 euros.

Os apoios concedidos ao desporto levaram a maior fatia, ainda assim metade do que se vai gastar no repuxo da rotunda, cerca de 41 mil euros, que se repartem assim: Núcleo Sportinguista em Torres Novas (atletismo e futsal) 2 069 euros; Organismos Autónomo de Basquetebol – Clube Desportivo de Torres Novas 4 385 euros; União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (atletismo, trail, basquetebol, ginástica, tiro com arco, karaté) 14 728 euros; Sociedade Filarmónica União Matense 417 euros; Clube de Judo de Riachos 1 360 euros; Clube de Judo de Torres Novas (judo e ju-jitsu) 1 307 euros; Laranja Mecânica Futsal Clube 2 368 euros; Clube de Natação de Torres Novas (natação, natação sincronizada, triatlo) 5 315 euros; Clube de Ténis de Torres Novas 2 320 euros; Clube Atlético Riachense (patinagem e futebol) 3 082 euros; Clube Desportivo de Torres Novas (futebol e patinagem) 3 943 euros.

Finalmente, surgem os apoios para aquisição de equipamentos na área da cultura (total 8100 euros), para a aquisição de materiais: União Desportiva e Recreativa da Zona Alta (robots e anprinos) 292 euros, CNE – Agrupamento 593 Riachos (material de cozinha, fogões, tendas) 369 euros; Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense (lira de marcha, clarinete, saxofone, trompete) 1042 euros; Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense (pratos, almofadas, trompa, estantes maestro) 204 euros; Sociedade Filarmónica União Pedroguense (estantes, tímpanos) 1 259 euros; Sociedade Velha Filarmónica Riachense (trombone, tímpano, fardas) 4 471 euros e Sociedade Filarmónica União Matense (saxofone, clarinete) 463 euros.

OITENTA MIL PARA OS BONECOS

Foi Pedro Ferreira que informou, em reunião do executivo no passado mês de Julho, que a parafernália necessária à reactivação dos repuxos da rotunda da Juventude ascende a cerca de 80 mil euros. A “obra” consta das intenções da maioria socialista e integra uma lista de intervenções publicada no site oficial da câmara, havendo rubrica aberta no orçamento municipal para acamar a despesa. Num tempo de adaptação de equipamentos à contenção dos gastos de água e de poupança de energia, a maioria que gere o concelho não vê inconveniente em ressuscitar um capricho que já estava fora de tempo quando a rotunda foi construída. Mais, Pedro Ferreira disse que não abdicava do arranjo dos repuxos porque “são um símbolo de modernidade e de qualidade de vida” da cidade.
Na mesma reunião pública, o Bloco de Esquerda propôs o abandono da ideia de gastar dinheiro na recuperação dos mecanismos dos repuxos, defendendo a elaboração de um projecto de reabilitação do espaço da rotunda, eliminando o lago e colocando vegetação, na envolvente, de plantas autóctones. “O lago interior é de grande dimensão o que leva a grandes consumos de água e a manutenção do seu funcionamento implica custos e atenção apertada. Como se sabe o consumo da água deve ser racional nos tempos que correm e todos os estudos especializados apontam para políticas que promovam a redução de consumos”, diziam os bloquistas.
A maioria socialista foi cega e surda à proposta do Bloco de Esquerda e votou contra, continuando assim fiel à ideia de fazer uma despesa de dezenas de milhares de euros no arranjo dos mecanismos e de continuar a gastar água e energia na rotunda, “símbolo de modernidade e qualidade de vida”.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder acção da Polícia Judicária nos serviços municipais »  2020-11-27 

Segundo comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda, uma brigada da Polícia Judiciária esteve em Torres Novas na passada sexta-feira, tendo feito buscas na sede das juntas de freguesia de Torres Novas e na sede do Partido Socialista, tendo-se depois deslocado para o edifício dos paços do concelho, adiantando os bloquistas que as acções prosseguiram na segunda-feira e terça feira seguintes, no edifício da Câmara, com incidência em processos de urbanismo.
(ler mais...)


Morreu Fernando Duque Simões, proprietário da Fótica »  2020-11-22 

Morreu no domingo, dia 23, num hospital de Lisboa, Fernando Duque Simões, uma personalidade marcante da comunidade torrejana dos últimos 50 anos. Tinha 89 anos.

De família oriunda da Mata, freguesia de Chancelaria, nasceu em Torres Novas em 1931.
(ler mais...)


Câmara promove inquérito sobre “dinâmicas culturais” »  2020-11-06 

No contexto da definição do Plano Estratégico Municipal para a Cultura, o Município de Torres Novas encomendou ao POLOBS - Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho o estudo «Dinâmicas Culturais Torres Novas 2020: Contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal para a Cultura», que contempla duas fases diferentes a decorrer entre 2020 e 2021, informa uma nota de imprensa da autarquia.
(ler mais...)


BASTA organiza marcha lenta este sábado »  2020-11-06 

O Movimento de cidadãos #BASTA vai promover uma marcha-lenta entre Carreiro da Areia e Torres Novas, amanhã, sábado, para mais uma vez sensibilizar autarcas e cidadãos para a gravidade dos crimes ambientais. A concentração dos veículos está marcada para as 16h, no largo da Igreja, em Carreiro da Areia.
(ler mais...)


Concelho da Barquinha comemora 184.º aniversário »  2020-11-06 

O concelho de Vila Nova da Barquinha prepara-se para celebrar o seu 184.º aniversário. No dia 6 de Novembro de 1836, a rainha D. Maria II assinou um decreto que criava o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos.
(ler mais...)


EDITORIAL: Um crime contra o património cultural será sempre um crime contra o património cultural »  2020-11-06 

As obras, aquelas que vão fazendo e desfazendo os tempos percorridos por uma cidade, mesmo aquelas que se destacam de uma certa simplicidade e atraem, no momento da sua novidade, ampla simpatia e admiração, mesmo essas esbatem-se um dia na normalidade dissolvente que as gerações vão impondo à paisagem que se torna aparentemente imutável.
(ler mais...)


Plano de Nacional de Investimentos: lamúria geral, só Abrantes está feliz »  2020-11-05 

O Plano Nacional de Investimentos que o Governo apresentou deixa a Chamusca revoltada, Santarém queixa-se, o PCP diz que os principais investimentos ficam por fazer, o PSD diz mais ou menos o mesmo. O PS distrital está satisfeito, Abrantes rejubila com uma nova ponte à porta.
(ler mais...)


Estrada que liga Entroncamento a Riachos está como nova »  2020-11-04 

Apesar de já estar ao serviço há algumas semanas, a estrada municipal 1179, que liga Entroncamento a Riachos, foi formalmente reinaugurada  esta quarta-feira, dia 4 de Outubro. Os presidentes de câmara do Entroncamento e Torres Novas, ambos eleitos pelo PS, e os presidentes de junta de Riachos e das duas freguesias do Entroncamento, foram ver a obra e teceram elogios ao trabalho realizado.
(ler mais...)


Hospitais da CHMT: visitas só aos domingos »  2020-10-28 

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo decidiu restringir o número de dias por semana em que é possível fazer visita a doentes internados. Assim passa a ser permitida apenas uma visita semanal por doente, visita essa que será restrita ao dia de Domingo.
(ler mais...)


Empreendedorismo: Câmara monta presépio antes dos Santos »  2020-10-26 

Em pleno mês de Outubro, com dias de sol ainda a fazer lembrar o verão, a Câmara de Torres Novas já montou o presépio de Natal às portas da cidade, mais propriamente na rotunda dos Negréus.

É claro que ainda os Santos vêm a caminho e um presépio montado em meados de Outubro não deixa de surpreender.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-11-22  Morreu Fernando Duque Simões, proprietário da Fótica
»  2020-11-27  Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder acção da Polícia Judicária nos serviços municipais
»  2020-11-06  EDITORIAL: Um crime contra o património cultural será sempre um crime contra o património cultural
»  2020-11-05  Plano de Nacional de Investimentos: lamúria geral, só Abrantes está feliz
»  2020-11-04  Estrada que liga Entroncamento a Riachos está como nova