• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 21 Junho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 19°
Períodos nublados
Dom.
 32° / 15°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Carlos Ribeiro (Vetê)

Sociedade  »  2023-07-07 

Faleceu esta madrugada, aos 86 anos, Carlos António Ribeiro (Vetê), personalidade de referência da comunidade torrejana das últimas décadas do século XX.

Faleceu esta madrugada, aos 86 anos, Carlos António Ribeiro (Vetê), personalidade de referência da comunidade torrejana das últimas décadas do seculo XX.

Carlos Ribeiro nasceu em Torres Novas a 5 de Janeiro de 1937, numa casa da rua Miguel de Arnide, filho de Maria de Jesus Ribeiro e de António Manuel, Vêtê de alcunha, pedreiro, pioneiro do futebol na vila de Torres Novas que jogou em vários clubes da década de 20 do século XX, nomeadamente no Torres Novas Foot-Ball Club.

Carlos Ribeiro era um rapaz do Rossio, no tempo em que os velhos bairros eram factores de identidade forte e traduziam rivalidades, sobretudo nos jogos de futebol. Por isso, a meninice do pequeno Carlos Ribeiro foi passada tendo como palco de brincadeiras e aventuras o imenso Rossio, que ainda era, a meio década de 40, um dos campos de futebol informal da vila, já que o Almonda Parque havia sido reinaugurado, para a sua segunda vida, em 1945.

Carlos Ribeiro frequentou e concluiu a 4.ª classe em Julho de 1947, na turma da professora Maria José Paulo Marques nas escolas do Salvador. Aos 10 anos começou a trabalhar como marçano da firma Dinis, Sopas e Fernando, Lda e depois, sucessivamente, nos armazéns de Luís Marques Galamba, na loja de Aláudio Lavos. Em 1952 ingressa na empresa Claras e entre 1964 e 1968 está na Somave (FIAT) em Vendas Novas. Regressa a Torres Novas em 1968 para entrar nos quadros da Empresa Industrial de Electricidade do Almonda, passa pela fábrica de Abílio Alexandre Inácio, mas regressa à Central do Caldeirão em 1977 onde permanece até 1997.

Aquele que seria mais tarde, durante décadas, a alma do Rancho Folclórico de Torres Novas começou por ser um desportista, sob influência do pai que o levava pela mão, desde pequeno, aos jogos do Clube Desportivo no Almonda Parque. Em 1949 era praticante de hóquei em campo na equipa da JOC (Juventude Operária Católica), em 1954 estava nas primeiras equipas de juniores do CDTN que disputava os campeonatos distritais. Foi fundador do Tufeiras Futebol Clube, árbitro de hóquei em patins, continuou a jogar futebol na equipa da JOC e voleibol na empresa Claras, integrou durante muitos anos a equipa de veteranos do Desportivo e, ainda nos anos 60, a secção de Pesca Desportiva do CDTN.

Entretanto, aos 11 anos tinha participado na escola do Orfeão Torrejano dirigido pelo padre Maya dos Santos e, mais tarde nas grandes marchas das festas do castelo. O que mudaria a sua vida acontece em 1958, ano em que integra o grupo de pioneiros do Rancho Folclórico de Torres Novas, todavia fundado oficialmente por José António dos Santos, José Mourão, Joaquim Pedrosa Carvalho e Francisco Guimarães, na sequência das marchas populares de 1956 e 1957, apoiadas pela Comissão Pró-Torres Novas. Logo em 1962 Carlos Ribeiro surge na direcção artística do rancho, seria depois dirigente, tocador e bailador, cargos que desempenhou durante meio século, até 2008, com um interregno de três anos entre 1964 e 1967.

A sua permanência tão duradoura enquanto dirigente do Rancho de Torres Novas fez de Carlos Ribeiro um dos nomes mais conceituados do movimento folclorista ribatejano, levando-o a desempenhar múltiplos cargos associativos e de representação institucional. Em centenas de espectáculos, no país e no estrangeiro ao serviço do rancho, foi um dedicado divulgador da etnografia da região.

Entre 1882 e 1986 foi conselheiro técnico do Ribatejo da Federação do Folclore Português, depois da região dos Templários, a seguir dirigente da Associação de Defesa do Folclore dos Templários, e entre 1980 e 1984, conselheiro municipal para a área do folclore e etnografia.

Também nos anos 80/90 foi membro e activista da Associação de Defesa do Património de Torres Novas e da Associação de Amigos dos Museus Torrejanos, tendo desempenhado um papel importante na grande recolha etnográfica que culminou na primeira exposição de etnografia e arqueologia industrial na garagem Claras, em 1986. Em 1990/91 integrou a comissão das comemorações do VIII Centenário do Foral de Torres Novas, na comissão de Etnografia.

Para a “Nova Augusta”, revista de cultura do município de Torres Novas, escreveu mais de uma dezena de artigos sobre cultura popular e folclore e, num regresso à sua infância e juventude recuperou memórias do futebol da vila em publicações com “Torres Novas – outras histórias à volta da bola” e “Imagens e números do futebol juvenil, 1947-2007”.

Em 1996, Carlos Ribeiro foi agraciado pelo município de Torres Novas com a medalha de Mérito Municipal da Cultura.

À família, o JT endereça sentidas condolências.

João Carlos Lopes

 

 

 Outras notícias - Sociedade


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)


Serviços online do urbanismo da Câmara »  2024-06-11 

O Município de Torres Novas já tem disponíve alguns serviços online. Esta nova ferramenta vai permitir, mediante definição de utilizador e login, efectuar o registo e acompanhamento de processos, nomeadamente urbanísticos.
(ler mais...)


Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia »  2024-06-11 

A turma de Ciência Política do 12.º ano da Escola Secundária Maria Lamas realizou um inquérito dirigido a todos os alunos da escola. Esse inquérito permitiu elaborar um estudo que com o título A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal – um estudo do universo estudantil da Escola Secundário Maria Lamas.
(ler mais...)


Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos »  2024-05-22 

 Fundado em 1957 e na actualidade um pretexto para o reencontro de velhos amigos, o Tufeiras Futebol Clube comemora este ano mais uma aniversário, o 67.º, com um programa semelhante aos dos anos anteriores.

A data está estabelecida: 8 de Junho, com concentração junto à Adega Real, pelas 11 horas, seguindo-se a romagem ao cemitério para colocação do ramo de flores e fita alusiva ao acto.
(ler mais...)


Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova" »  2024-05-15 

Até agora, o Bloco de Esquerda foi a única força política concelhia a comentar os acontecimentos do Dia da Espiga. Em comunicado, o BE recorda que “pouco antes de completar um ano da queixa apresentada pela empresa Renova contra 12cidadãos” e de o Ministério Público ter arquivado esse processo, “falhou esta tentativa de intimidação para que se desista de visitar e desfrutar da nascente do Almonda, um bem público de todas e todos”.
(ler mais...)


Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.
(ler mais...)


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-13  Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso!
»  2024-06-11  Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses
»  2024-05-22  Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos
»  2024-06-14  TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS”
»  2024-06-11  Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia