• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 03 Dezembro 2023    |      Directora: Inês Vidal; director-adjunto, João Carlos Lopes    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 14° / 4°
Céu nublado
Ter.
 11° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 17° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  14° / 4°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Morreu Carlos Ribeiro (Vetê)

Sociedade  »  2023-07-07 

Faleceu esta madrugada, aos 86 anos, Carlos António Ribeiro (Vetê), personalidade de referência da comunidade torrejana das últimas décadas do século XX.

Faleceu esta madrugada, aos 86 anos, Carlos António Ribeiro (Vetê), personalidade de referência da comunidade torrejana das últimas décadas do seculo XX.

Carlos Ribeiro nasceu em Torres Novas a 5 de Janeiro de 1937, numa casa da rua Miguel de Arnide, filho de Maria de Jesus Ribeiro e de António Manuel, Vêtê de alcunha, pedreiro, pioneiro do futebol na vila de Torres Novas que jogou em vários clubes da década de 20 do século XX, nomeadamente no Torres Novas Foot-Ball Club.

Carlos Ribeiro era um rapaz do Rossio, no tempo em que os velhos bairros eram factores de identidade forte e traduziam rivalidades, sobretudo nos jogos de futebol. Por isso, a meninice do pequeno Carlos Ribeiro foi passada tendo como palco de brincadeiras e aventuras o imenso Rossio, que ainda era, a meio década de 40, um dos campos de futebol informal da vila, já que o Almonda Parque havia sido reinaugurado, para a sua segunda vida, em 1945.

Carlos Ribeiro frequentou e concluiu a 4.ª classe em Julho de 1947, na turma da professora Maria José Paulo Marques nas escolas do Salvador. Aos 10 anos começou a trabalhar como marçano da firma Dinis, Sopas e Fernando, Lda e depois, sucessivamente, nos armazéns de Luís Marques Galamba, na loja de Aláudio Lavos. Em 1952 ingressa na empresa Claras e entre 1964 e 1968 está na Somave (FIAT) em Vendas Novas. Regressa a Torres Novas em 1968 para entrar nos quadros da Empresa Industrial de Electricidade do Almonda, passa pela fábrica de Abílio Alexandre Inácio, mas regressa à Central do Caldeirão em 1977 onde permanece até 1997.

Aquele que seria mais tarde, durante décadas, a alma do Rancho Folclórico de Torres Novas começou por ser um desportista, sob influência do pai que o levava pela mão, desde pequeno, aos jogos do Clube Desportivo no Almonda Parque. Em 1949 era praticante de hóquei em campo na equipa da JOC (Juventude Operária Católica), em 1954 estava nas primeiras equipas de juniores do CDTN que disputava os campeonatos distritais. Foi fundador do Tufeiras Futebol Clube, árbitro de hóquei em patins, continuou a jogar futebol na equipa da JOC e voleibol na empresa Claras, integrou durante muitos anos a equipa de veteranos do Desportivo e, ainda nos anos 60, a secção de Pesca Desportiva do CDTN.

Entretanto, aos 11 anos tinha participado na escola do Orfeão Torrejano dirigido pelo padre Maya dos Santos e, mais tarde nas grandes marchas das festas do castelo. O que mudaria a sua vida acontece em 1958, ano em que integra o grupo de pioneiros do Rancho Folclórico de Torres Novas, todavia fundado oficialmente por José António dos Santos, José Mourão, Joaquim Pedrosa Carvalho e Francisco Guimarães, na sequência das marchas populares de 1956 e 1957, apoiadas pela Comissão Pró-Torres Novas. Logo em 1962 Carlos Ribeiro surge na direcção artística do rancho, seria depois dirigente, tocador e bailador, cargos que desempenhou durante meio século, até 2008, com um interregno de três anos entre 1964 e 1967.

A sua permanência tão duradoura enquanto dirigente do Rancho de Torres Novas fez de Carlos Ribeiro um dos nomes mais conceituados do movimento folclorista ribatejano, levando-o a desempenhar múltiplos cargos associativos e de representação institucional. Em centenas de espectáculos, no país e no estrangeiro ao serviço do rancho, foi um dedicado divulgador da etnografia da região.

Entre 1882 e 1986 foi conselheiro técnico do Ribatejo da Federação do Folclore Português, depois da região dos Templários, a seguir dirigente da Associação de Defesa do Folclore dos Templários, e entre 1980 e 1984, conselheiro municipal para a área do folclore e etnografia.

Também nos anos 80/90 foi membro e activista da Associação de Defesa do Património de Torres Novas e da Associação de Amigos dos Museus Torrejanos, tendo desempenhado um papel importante na grande recolha etnográfica que culminou na primeira exposição de etnografia e arqueologia industrial na garagem Claras, em 1986. Em 1990/91 integrou a comissão das comemorações do VIII Centenário do Foral de Torres Novas, na comissão de Etnografia.

Para a “Nova Augusta”, revista de cultura do município de Torres Novas, escreveu mais de uma dezena de artigos sobre cultura popular e folclore e, num regresso à sua infância e juventude recuperou memórias do futebol da vila em publicações com “Torres Novas – outras histórias à volta da bola” e “Imagens e números do futebol juvenil, 1947-2007”.

Em 1996, Carlos Ribeiro foi agraciado pelo município de Torres Novas com a medalha de Mérito Municipal da Cultura.

À família, o JT endereça sentidas condolências.

João Carlos Lopes

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24 »  2023-11-28 

O segundo “Encontro das Novas Parcerias para o Desenvolvimento das Aldeias de Torres Novas” teve lugar no passado dia 24 de Novembro, a recuperada escola primária de Alcorriol que, em certos momentos, foi pequena demais para acolher os participantes.
(ler mais...)


Grande noite de festa na Gala do CRIT »  2023-11-28 

Mais uma festa a marcar a vida da instituição, que teve lugar no passado sábado, dia 25 de Novembro, no teatro Virgínia, em Torres Novas. Uma gala que este ano tinha como tema a ÁRVORE DA VIDA, “evento marcado pela missão da inclusão, do amor, da esperança e do sorriso”, assinala o CRIT em nota de imprensa.
(ler mais...)


Grande Gala do CRIT é já sábado »  2023-11-21 

Está tudo preparado para que o Teatro Virgínia acolha, no próximo sábado, dia 25 de Novembro, a grande Gala do CRIT, uma noite de espectáculo, solidariedade e reconhecimento da comunidade torrejana pelo trabalho desenvolvido pela instituição.
(ler mais...)


"Torres Novas - Natal Local" de regresso »  2023-11-21 

O Município de Torres Novas volta a promover, entre 1 de Dezembro e 5 de Janeiro, a campanha "Torres Novas - Natal Local", que visa “contribuir para a dinamização da procura ao nível local, bem como, apoiar a população em geral que, depois da pandemia de Covid-19 e mais recentemente da guerra na Ucrânia, tem vindo a sentir de forma muito prejudicial os efeitos do aumento significativo da inflação e do consequente aumento das taxas de juro”, diz nota da autarquia.
(ler mais...)


Remodelação de Piscinas: Câmara abriu concurso »  2023-11-21 

Na reunião camarária de 8 de Novembro foi aprovada abertura de concurso público da empreitada de remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha, com um orçamento previsto de 1,6 milhões de euros, obra fortemente contestada por toda a oposição.
(ler mais...)


pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária »  2023-11-14 

CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS

Assembleia Geral Extraordinária

 Convocatória

João Manuel Pereira, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca a Assembleia Geral do Clube de Ténis de Torres Novas, para reunir em Sessão Extraordinária, nos termos previstos no Artigo 173.
(ler mais...)


Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME »  2023-11-08 

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Câmara Municipal do Entroncamento vão a organizar uma festa de homenagem em honra do Dr. Fausto Lima Pereira. A homenagem vai realizar-se no sábado, dia 18 de novembro, no Cineteatro São João – Auditório Municipal do Entroncamento, a partir das 10h30 e é aberto a todos quantos quiserem estar presentes – profissionais de saúde, utentes, amigos e família.
(ler mais...)


PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre »  2023-11-08 

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL

 Centro de Dia de S. Silvestre - Carvalhal da Aroeira

 Assembleia Geral
 

Convocam-se todos os sócios, nos termos do art.º. 25º e 26º dos Estatutos para a reunião da Assembleia Geral a realizar na Sede (Centro de Dia) no próximo dia 26 de novembro de 2023, Domingo pelas 14.
(ler mais...)


Alcorriol recebeu os primeiros olivoturistas »  2023-10-28 

A ACRA - Associação Cultural e Recreativa de Alcorriol deu a conhecer a última actividade agrícola a que toda a aldeia ainda se dedica. Este ano, mais cedo do que o normal, quem sabe sinal das alterações climáticas, o povo do Alcorriol, tem andado numa azáfama na apanha da azeitona sob um impiedoso sol que nada combina com tão outonal tarefa!

Pela primeira vez, a Associação Cultural e Recreativa da aldeia quis envolver pessoas de fora naquela que, porventura, será a última actividade agrícola a que toda a aldeia se dedica, recebendo assim os seus primeiros “olivoturistas” no dia 7 de Outubro.
(ler mais...)


Minde: PS quer “vila albergue” »  2023-10-28 

Conta a tradição que “vários foram os povos que em Minde encontravam acolhimento e uma forte base de conforto para retomar energia e assim seguir para outros novos caminhos”. Hoje em dia é reflexo desta realidade os vários peregrinos e visitantes de Minde oriundos de diversos locais via caminhos de Santiago de Compostela ou via caminhos de Fátima, que encosta da serra abaixo chegam a Minde e procuram um local para pernoitar, uma refeição e um espaço para retemperar energias.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2023-11-08  PUB Institucional - Centro Dia São Silvestre
»  2023-11-21  Grande Gala do CRIT é já sábado
»  2023-11-08  Dr. Fausto vai ser homenageado pelo CHMT e pela CME
»  2023-11-14  pub. institucional - CLUBE DE TÉNIS DE TORRES NOVAS - assembleia geral extraordinária
»  2023-11-28  “Carta do Alcorriol” para o voluntariado assinada no dia 24