• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 18°
Céu limpo
Seg.
 34° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 34° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco

Sociedade  »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.

Perante os jornalistas, Nuno Cruz, Gabriel Neves e Rui Carvalho reiteraram a sua posição sobre os vários temas que têm sido notícia nas últimas semanas e que o JT amplamente relatou, nomeadamente a decisão da comissão arbitral que travou a suspensão da comissão de serviço do comandante José Sénica, que no entender da direcção deu origem a uma “situação caótica”, com divisões entre bombeiros, ameaças e injúrias por parte dos apoiantes do comandante e baixas psicológicas de bombeiros que se sentem coagidos e intimidados por aqueles. Os dirigentes não entendem que entidades como a Liga de Bombeiros e a Direcção Nacional da Protecção Civil avalizem a conduta do comandante, sobrepondo-se à vontade da instituição que tem legítimos direitos de conduzir ou não os comandantes ao seu serviço.

Quanto à alegada fraude fiscal de cerca de meio milhão de euros, a direcção confirmou que eram recorrentes esses pagamentos sem enquadramento fiscal, ao mesmo tempo que a “distribuição” dos dinheiros pelos bombeiros, dos serviços prestados, assume aspectos bizarros, como facto de haver apenas seis bombeiros que receberam, por junto, cerca de 360 mil euros. Nuno Cruz disse que, entretanto, muitos bombeiros que ao princípio estavam renitentes a fazer serviços noutros moldes (receber pagamentos com declaração fiscal) já se colectaram e começaram a passar recibos.

A direcção confirmou também que interpôs uma providência cautelar junto da PGR à decisão da comissão arbitral de não aceitar a destituição de José Sénica do cargo de comandante e que a questão financeira foi também entregue às entidades competentes.

Nuno Cruz, o presidente da direcção, confirmou também que Arnaldo Santos negou um pedido da direcção para a convocação de uma assembleia geral destinada a repor a legalidade dos estatutos, e que passados dois dias convocou ele próprio uma assembleia geral para destituição desta direcção sem que a convocatória explicite quaisquer razões estatutárias ou jurídico-administrativas para o efeito, o que é condição para o legal provimento da própria reunião.

Perante este quadro “complexo e difícil de entender”, um comandante a imiscuir-se, segundo a direcção, em assuntos que não têm que ver com as competências operacionais, e a perturbar os actos de gestão de quem foi legitimamente eleito para tal, “em conluio com o anterior presidente Arnaldo Santos”, agora presidente da assembleia geral e ao mesmo tempo presidente da comissão arbitral que decidiu sobre a continuidade de José Sénica no cargo da comandante, decidiu a direcção demitir-se em bloco, garantindo a gestão corrente da associação até à realização de eleições.

Entretanto, como não se pode destituir uma direcção que está demissionária, não pode haver decisão da sua destituição na assembleia geral extraordinária marcada por Arnado Santos para o próximo dia 17, que assim fica remetida para um vazio decisório.

Afirmando que a direcção contou sempre, desde o início, com o apoio do presidente da Câmara, Pedro Ferreira, em tudo o que foi solicitado, Gabriel Neves afirmou que esta acção consertada de quem apoia o comandante contra a direcção se traduz num autêntico “golpe de estado” dentro da instituição e que o mesmo só tem um objectivo: “denegar a justiça”.

Na próxima edição do JT daremos mais detalhes do conteúdo desta conferência de imprensa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-29  Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais
»  2024-07-12  Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal