Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-c0f4acf6): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 03 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 30° / 17°
Períodos nublados
Sáb.
 34° / 19°
Céu limpo
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 17°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco

Sociedade  »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.

Perante os jornalistas, Nuno Cruz, Gabriel Neves e Rui Carvalho reiteraram a sua posição sobre os vários temas que têm sido notícia nas últimas semanas e que o JT amplamente relatou, nomeadamente a decisão da comissão arbitral que travou a suspensão da comissão de serviço do comandante José Sénica, que no entender da direcção deu origem a uma “situação caótica”, com divisões entre bombeiros, ameaças e injúrias por parte dos apoiantes do comandante e baixas psicológicas de bombeiros que se sentem coagidos e intimidados por aqueles. Os dirigentes não entendem que entidades como a Liga de Bombeiros e a Direcção Nacional da Protecção Civil avalizem a conduta do comandante, sobrepondo-se à vontade da instituição que tem legítimos direitos de conduzir ou não os comandantes ao seu serviço.

Quanto à alegada fraude fiscal de cerca de meio milhão de euros, a direcção confirmou que eram recorrentes esses pagamentos sem enquadramento fiscal, ao mesmo tempo que a “distribuição” dos dinheiros pelos bombeiros, dos serviços prestados, assume aspectos bizarros, como facto de haver apenas seis bombeiros que receberam, por junto, cerca de 360 mil euros. Nuno Cruz disse que, entretanto, muitos bombeiros que ao princípio estavam renitentes a fazer serviços noutros moldes (receber pagamentos com declaração fiscal) já se colectaram e começaram a passar recibos.

A direcção confirmou também que interpôs uma providência cautelar junto da PGR à decisão da comissão arbitral de não aceitar a destituição de José Sénica do cargo de comandante e que a questão financeira foi também entregue às entidades competentes.

Nuno Cruz, o presidente da direcção, confirmou também que Arnaldo Santos negou um pedido da direcção para a convocação de uma assembleia geral destinada a repor a legalidade dos estatutos, e que passados dois dias convocou ele próprio uma assembleia geral para destituição desta direcção sem que a convocatória explicite quaisquer razões estatutárias ou jurídico-administrativas para o efeito, o que é condição para o legal provimento da própria reunião.

Perante este quadro “complexo e difícil de entender”, um comandante a imiscuir-se, segundo a direcção, em assuntos que não têm que ver com as competências operacionais, e a perturbar os actos de gestão de quem foi legitimamente eleito para tal, “em conluio com o anterior presidente Arnaldo Santos”, agora presidente da assembleia geral e ao mesmo tempo presidente da comissão arbitral que decidiu sobre a continuidade de José Sénica no cargo da comandante, decidiu a direcção demitir-se em bloco, garantindo a gestão corrente da associação até à realização de eleições.

Entretanto, como não se pode destituir uma direcção que está demissionária, não pode haver decisão da sua destituição na assembleia geral extraordinária marcada por Arnado Santos para o próximo dia 17, que assim fica remetida para um vazio decisório.

Afirmando que a direcção contou sempre, desde o início, com o apoio do presidente da Câmara, Pedro Ferreira, em tudo o que foi solicitado, Gabriel Neves afirmou que esta acção consertada de quem apoia o comandante contra a direcção se traduz num autêntico “golpe de estado” dentro da instituição e que o mesmo só tem um objectivo: “denegar a justiça”.

Na próxima edição do JT daremos mais detalhes do conteúdo desta conferência de imprensa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)


Nova assinatura de linha MEIO: um valor único por 5 euros »  2025-06-02 

A mobilidade no Médio Tejo volta a dar um passo em frente com a introdução de uma nova medida que promete tornar as deslocações mais acessíveis e inclusivas. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, enquanto Autoridade de Transportes, lança agora a assinatura de linha MEIO, que, por apenas 5 euros nos passes, permite viajar em qualquer distância, dentro da região.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-03  Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos
»  2025-06-06  BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa