• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 17 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 25° / 13°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 28° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Dizendo-se vítima de “golpe de estado”, direcção dos Bombeiros demitiu-se em bloco

Sociedade  »  2024-02-12 

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos demitiu-se em bloco, hoje, segunda-feira, divulgando a sua decisão em conferência de imprensa realizada ao fim da tarde.

Perante os jornalistas, Nuno Cruz, Gabriel Neves e Rui Carvalho reiteraram a sua posição sobre os vários temas que têm sido notícia nas últimas semanas e que o JT amplamente relatou, nomeadamente a decisão da comissão arbitral que travou a suspensão da comissão de serviço do comandante José Sénica, que no entender da direcção deu origem a uma “situação caótica”, com divisões entre bombeiros, ameaças e injúrias por parte dos apoiantes do comandante e baixas psicológicas de bombeiros que se sentem coagidos e intimidados por aqueles. Os dirigentes não entendem que entidades como a Liga de Bombeiros e a Direcção Nacional da Protecção Civil avalizem a conduta do comandante, sobrepondo-se à vontade da instituição que tem legítimos direitos de conduzir ou não os comandantes ao seu serviço.

Quanto à alegada fraude fiscal de cerca de meio milhão de euros, a direcção confirmou que eram recorrentes esses pagamentos sem enquadramento fiscal, ao mesmo tempo que a “distribuição” dos dinheiros pelos bombeiros, dos serviços prestados, assume aspectos bizarros, como facto de haver apenas seis bombeiros que receberam, por junto, cerca de 360 mil euros. Nuno Cruz disse que, entretanto, muitos bombeiros que ao princípio estavam renitentes a fazer serviços noutros moldes (receber pagamentos com declaração fiscal) já se colectaram e começaram a passar recibos.

A direcção confirmou também que interpôs uma providência cautelar junto da PGR à decisão da comissão arbitral de não aceitar a destituição de José Sénica do cargo de comandante e que a questão financeira foi também entregue às entidades competentes.

Nuno Cruz, o presidente da direcção, confirmou também que Arnaldo Santos negou um pedido da direcção para a convocação de uma assembleia geral destinada a repor a legalidade dos estatutos, e que passados dois dias convocou ele próprio uma assembleia geral para destituição desta direcção sem que a convocatória explicite quaisquer razões estatutárias ou jurídico-administrativas para o efeito, o que é condição para o legal provimento da própria reunião.

Perante este quadro “complexo e difícil de entender”, um comandante a imiscuir-se, segundo a direcção, em assuntos que não têm que ver com as competências operacionais, e a perturbar os actos de gestão de quem foi legitimamente eleito para tal, “em conluio com o anterior presidente Arnaldo Santos”, agora presidente da assembleia geral e ao mesmo tempo presidente da comissão arbitral que decidiu sobre a continuidade de José Sénica no cargo da comandante, decidiu a direcção demitir-se em bloco, garantindo a gestão corrente da associação até à realização de eleições.

Entretanto, como não se pode destituir uma direcção que está demissionária, não pode haver decisão da sua destituição na assembleia geral extraordinária marcada por Arnado Santos para o próximo dia 17, que assim fica remetida para um vazio decisório.

Afirmando que a direcção contou sempre, desde o início, com o apoio do presidente da Câmara, Pedro Ferreira, em tudo o que foi solicitado, Gabriel Neves afirmou que esta acção consertada de quem apoia o comandante contra a direcção se traduz num autêntico “golpe de estado” dentro da instituição e que o mesmo só tem um objectivo: “denegar a justiça”.

Na próxima edição do JT daremos mais detalhes do conteúdo desta conferência de imprensa.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-18  Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA