• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 07 Dezembro 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 14° / 5°
Céu nublado
Seg.
 16° / 7°
Períodos nublados
Dom.
 17° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 6°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A capa rasgada de São Martinho, por Inês Vidal

Sociedade  »  2019-11-21 

Sou uma ribatejana fajuta. Nasci numa cidade que poderia estar em qualquer ponto do país, sem grandes raízes, vínculos ou características que a tornem parte indissociável de sítio algum. Sou daqui, como poderia ser de outro local. Sou ribatejana como poderia ser minhota, sou portuguesa como poderia ser castelhana, sou do centro como poderia ser do norte. Não há Mondego que me limite o caminho, não houve mouros que me definissem a alma. Admito que tudo aquilo que sou possa ser influenciado por todo este ambiente que me rodeia, mas prefiro não me limitar a ser daqui. Escolho o mundo.

Mas já estou a divagar. Não sou ribatejana de gema, como dizia. Não gosto de touradas, de água-pé só às vezes, e cavalos, esses, apenas quando os vejo cavalgar na planície, carregando cowboys rebeldes que mascam tabaco, com as suas cafeteiras de inox usado penduradas na sela.

Aqui mesmo ao lado, na Golegã, vive-se o São Martinho à boa moda ribatejana. Pelo menos, à moda do que é suposto ser um ribatejano de gema nos dias que correm. Foram buscar-se as raízes ribatejanas de outrora e a elas se juntou um pincelar moderno, “bem”, a roçar o chique. E assim se tornou um São Martinho, que deveria homenagear o santo que do alto do seu cavalo rasgou a sua capa para a partilhar com um mendigo num dia frio de Inverno, numa festa de élites, onde se contam as amazonas mais chiques, as samarras mais bonitas e os chapéus com as plumas mais vistosas. Nem todos nos sentimos bem no São Martinho da Golegã. É fácil até sentirmo-nos a mais, por nos sentirmos tão menos do que os que tão bem e bonitos parecem, num tempo em que o parecer parece valer mais do que o ser.

Não deixa de ser irónico que essas tais samarras, dress code praticamente obrigatório da feira do cavalo da Golegã, nos cheguem da casa Peixoto, de Penafiel. Penafiel, essa cidade do distrito do Porto que também por esta altura se engalana para homenagear São Martinho, numa festa que à maioria de nós não diz nada. Nunca ouvimos falar. Passa-nos ao lado.

A vida levou-me lá por estes dias. A mim, que desde sempre me lembro de fugir do São Martinho na minha região. Reticente de início, preconceituosa à partida pela única forma como havia visto comemorar a efeméride, acabei por ir. A verdade é que em Penafiel se respira um santo diferente e não deixa de ser fascinante para quem gosta de pensar as pessoas, ver como a mesma causa pode ser vivida de formas tão diferentes.

Em Penafiel abre-se o vinho novo, não faltam as castanhas ou o cariz religioso que a efeméride acarreta e por cá está meio adormecido. A festa sai à rua durante mais de uma semana e com ela as pessoas. Muitas. E são as pessoas que fazem a festa de Penafiel, pessoas como eu e quem me lê, sem pretensões a mais nada do que a ser pessoas, pessoas iguais àquelas que São Martinho ajudou naquele dia em que o Inverno se tornou Verão. Em Penafiel, louvam-se as raízes, orgulhosamente, sem nada que as desvirtue, sem quaisquer intenções de as tornar em raízes que não foram.

Não sei se a explicação para tamanha diferença será geográfica, se o norte difere assim tanto do sul, se as pessoas se moldam de tal forma aos sítios onde nascem, se há efectivamente um regionalismo que se torna visível nestas práticas básicas do nosso quotidiano.

Não sei se será um rio que se atravessa, suficiente para justificar a diferença abismal entre duas festas com o mesmo nome e apenas um coração. Mas a verdade é que não poderia haver festividades mais separadas entre si, qual capa rasgada de São Martinho.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: prisão preventiva para jovem de 23 anos por roubos por esticão »  2019-12-05 

O Comando Territorial de Santarém da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Torres Novas, deteve, no dia 3 de Dezembro, dois jovens de 17 e 23 anos, pela prática de diversos roubos por esticão, nos concelhos de Torres Novas e Tomar.
(ler mais...)


Renova reforça presença no mercado francês e diz que elimina plástico das embalagens »  2019-12-05 

Marca continua a apostar na internacionalização e lança campanha de comunicação em França para promoção da gama Renova Paper Pack, que elimina o plástico das embalagens. As exportações representam cerca de 50% do volume de negócios de Renova que se traduz em cerca de 170 milhões de euros.
(ler mais...)


Entroncamento: velhos “fenómenos” passam a produto de merchandising »  2019-12-03 

O Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, teve lotação esgotada no dia 30 de Novembro, na apresentação do livro “Fenómenos do Entroncamento – A História das Estórias”, com a presença do actor Carlos Cunha, dos Commedia a la Carte, de Paula Carloto de Castro coordenadora do livro, dos autores, Manuela Poitout e Manuel Fernandes Vicente e do autarca da cidade ferroviária, Jorge Faria.
(ler mais...)


TVT: PS aprovou venda da participação da câmara »  2019-11-24 

A alienação da participação do município no capital do Terminal Multimodal do Vale do Tejo (TVT), proposta pelo PS, acabou por motivar algum debate dadas as reservas colocadas pelo Bloco de Esquerda, que achava que o Município não devia abrir mão da venda das suas acções, no valor actual de cerca de 190 mil euros.
(ler mais...)


Câmara de Torres Novas financia há ano e meio a Rádio Local de Torres Novas »  2019-11-20 

Os financiamentos e subsídios da Administração Pública aos órgãos de comunicação social são proibidos, mas Pedro Ferreira e Luís Silva arranjaram maneira de injectar 1200 euros por mês na estação local de rádio, por conta de um “contrato de prestação de serviços de publicidade”.
(ler mais...)


João Quaresma, vereador do PSD: “Descargas na Ribeira da Boa Água voltaram em força” »  2019-11-12 

O vereador do PSD na câmara municipal de Torres Novas, manifestou as suas preocupações com as novas descargas que se têm vindo a verificar na Ribeira da Boa Água. João Quaresma reconhece que o município de Torres Novas “não tem autonomia total sobre todos os factos respeitantes à poluição que sucessivamente vem prejudicando a ribeira da Boa Água e a população que reside nas imediações do curso da ribeira”, mas recorda que, para além dos processos judiciais, existem tutelas superiores como a APA e a ARH que se encontram a acompanhar o caso.
(ler mais...)


Torres Novas já não é a “cidade mais segura” »  2019-10-29 

Qualquer ignorante na matéria que visse um ranking das "cinco cidades mais seguras de Portugal" a incluir Seixal e Vila Franca veria logo que alguma coisa de errado se passaria. Ao pé destas cidades, Barquinha e Golegã, por exemplo, deveriam estar dez lugares acima do próprio paraíso na terra.
(ler mais...)


JT na Catalunha: Barcelona não cabe numa rua, por Inês Vidal »  2019-10-22 

Somos cada vez mais um todo. Global. Os meios de comunicação dão-nos o mundo num segundo. Hoje estamos aqui, no nosso sofá, na nossa casa, na nossa terrinha e conseguimos sentir as balas de borracha na luta de Barcelona, ficar sem ar num atolado barco à deriva no Mediterrâneo e ouvir o sussurrar de um brexit em curso.
(ler mais...)


Alcanena em desespero com os maus cheiros »  2019-10-16 

Alcanena está a viver uma situação insustentável e isso é confirmado por qualquer pessoa que passe de carro próximo da vila, logo agredida com um mau cheiro verdadeiramente insuportável.

 Nas redes sociais surgem apelos lancinantes, outros revoltados, a apelar e exigir a solução de um problema que é antigo (todos se recordam de como era difícil estar e viver em Alcanena em meados da década de 80), mas passou uma geração e a poluição ambiental regressou em força nos últimos tempos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-11-12  João Quaresma, vereador do PSD: “Descargas na Ribeira da Boa Água voltaram em força”
»  2019-11-20  Câmara de Torres Novas financia há ano e meio a Rádio Local de Torres Novas
»  2019-11-21  A capa rasgada de São Martinho, por Inês Vidal
»  2019-11-24  TVT: PS aprovou venda da participação da câmara
»  2019-12-05  Torres Novas: prisão preventiva para jovem de 23 anos por roubos por esticão