• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Maioria PS decidiu apoiar “O Almonda” e recusou igual tratamento para os outros dois jornais do concelho

Sociedade  »  2020-05-08 

Um dos pontos mais quentes da ordem de trabalhos da reunião do executivo municipal do dia 28 de Abril prendia-se com a intenção do Partido Socialista apoiar ao jornal O Almonda, cedendo instalações municipais no edifício do mercado à associação que, alegadamente, irá explorar aquele semanário.

O vereador João Quaresma, do PSD, manifestou-se contra, alegando que o apoio às associações deve ser decidido no âmbito dos regulamentos e não de forma casuística, ainda para mais, no caso, de uma associação que pretende explorar um jornal (ver peça ao lado com posição do PSD).

Por seu turno, a vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Pinto, também manifestou a sua oposição, considerando que qualquer apoio ao jornal O Almonda só poderia existir se a câmara assumisse que o faria depois de estabelecer um quadro de apoios ou incentivos aos jornais do concelho na sua globalidade, O Almonda, O Riachense e Jornal Torrejano (ver peça ao lado com posição do BE).

O PS, sem mais, levava no bolso o apoio ao jornal O Almonda e daí não se moveu. A proposta do Bloco, posta à votação, foi vencida por 3 votos contra do PS (ver abaixo).
Recorde-se que todo este processo tem um histórico que se situa no Outono de 2019, quando o director do jornal O Almonda reuniu com trabalhadores e colaboradores do jornal para informar a decisão da Diocese de Santarém de encerrar o jornal, devido aos elevados prejuízos anuais do semanário. A igreja limitou-se a dizer “se quiseram que o jornal continue, façam por isso”, atirando para a comunidade torrejana o ónus da decisão que a própria igreja tomara.

Muito rapidamente, os jornalistas de O Almonda e outros saíram e os responsáveis da igreja e políticos locais desdobraram-se em contactos na tentativa de alguém manifestar interesse em ficar com o título, nomeadamente alguns órgãos de comunicação da região, mas não conseguiram suscitar qualquer interesse na tutela do jornal.
Toda a situação foi acompanhada de perto e directamente pelo presidente da câmara, e foi desses contactos estreitos que foi tirado o coelho da cartola.

A solução, um tanto inusitada, passou pela constituição de uma associação formada por instituições de acção social do concelho, entre elas a Misericórdia, a Fundação Renato Gameiro, o Centro de Bem Estar da Zona Alta e as Paróquias de Torres Novas. Depois da recusa do CRIT em integrar esta entidade, foi constituída a Associação Jornal O Almonda, a quem alegadamente o jornal será entregue para exploração, uma vez que a ficha técnica ainda o dá como pertencente à Igreja.

A partir daqui pouco mais se sabe, a não ser que as 3 entidades que formam a associação em conjunto com as Paróquias exigiram num primeiro momento que o actual director de O Almonda, padre Ricardo Madeira, continuasse como director.

Na reunião de 38 de Abril, a maioria socialista impôs a sua intenção e proposta de ceder instalações ao jornal O Almonda, no edifício do mercado, pela renda simbólica de algumas dezenas de euros e recusou a proposta posta à votação, do Bloco de Esquerda, que se transcreve:

“Torres Novas é o único concelho do distrito de Santarém e um dos raros no país que possui três jornais locais, um registo actual da sua rica herança histórica de jornalismo local, que viu publicar mais de duas dezenas de jornais e em que apenas no período entre os meados do anos 30 do século XX e 1975 existiu somente um jornal, por razões sobejamente conhecidas;
A Câmara Municipal de Torres Novas reconhece, na existência dos três jornais locais (O Almonda, O Riachense, Jornal Torrejano), a pluralidade e diversidade de expressões cívicas, culturais e políticas que eles traduzem, e considera-as uma mais-valia para o concelho.
O apoio agora decidido, de cedência de instalações municipais ao jornal O Almonda (antigo espaço Internet do edifício do mercado municipal) é também extensivo, em natureza e dimensão, às outras entidades similares em presença, sendo eventualmente requeridos, e outras eventuais formas de apoio ou incentivo à imprensa local, se forem possíveis, basear-se-ão nos princípios da equidade e da igualdade de tratamento.
Nesta perspectiva, a Câmara Municipal compromete-se a elaborar, definir e apresentar para deliberação, até final do mês de Junho, um programa de apoio ou de incentivos à comunicação social do concelho, tornando assim clara e transparente a relação do poder autárquico com tão relevante sector da vida da comunidade concelhia”.

Nenhum deste argumentos, a somar aos do vereador do PSD, João Quaresma, foi suficiente para que a maioria socialista repensasse a sua posição e tornasse possível uma solução mais consentânea com a igualdade de tratamento e a equidade face à imprensa local torrejana.

Com a sua decisão, o PS que gere a câmara de Torres Novas declarou-se apoiante de um dos jornais do concelho e recusou, sem papas na língua, qualquer situação que pusesse em igualdade de tratamento todos os jornais do concelho.

[N.R] entretanto, acaba de sair a mais recente edição de “O Almonda”, em cujo editorial se informa da passagem do jornal para a tutela da associação referida no texto.

Posição do PSD, pelo vereador João Quaresma

O jornal O Almonda, não obstante desempenhar um importante papel no sistema mediático concelhio e até mesmo regional, deve sofrer dos problemas relacionados com o escasso investimento publicitário que é sentido em termos globais por todos os meios de comunicação social nacionais. Não colocamos em causa a nobreza das intenções da associação, nem o valor histórico e cultural que o jornal O Almonda tem no panorama do concelho de Torres Novas, é de questionar é o método e a forma como o assunto é e foi tratado. Informação deficitária, opacidade de procedimentos e um apoio que a ser justo, por razões de equidade, teria de ser extensível, no mínimo, aos dois outros jornais do concelho de Torres Novas, o Jornal Torrejano e O Riachense.

Trata-se de um apoio que vai ter um carácter regular a uma associação do concelho de Torres Novas. Ora, existe um regulamento municipal de apoio ao associativismo. Recordemos o que se diz no seu preâmbulo: “A atribuição de apoios municipais às colectividades deve obedecer a critérios claros e rigorosos, de modo a garantir o respeito pelos princípios de igualdade e transparência, num processo à partida complexo, que se quer justo, eliminando, na medida do possível, a subjectividade que lhe é inerente”.

E estes apoios têm regras. No caso concreto, estamos estar a falar de apoio na forma de “perdão” de parte de uma renda mensal pela disponibilização de um espaço do município, onde irá ficar a sede da associação e/ou o local de trabalho do jornal. É pouco, mas é dinheiro público. Outras associações existem no concelho a precisar de apoio e às quais é dito que há regras e procedimentos. A nossa abstenção deve-se ao facto de querermos garantir a nossa imparcialidade, isenção, coerência e objectividade política para o futuro. Se o Jornal Torrejano ou o jornal O Riachense vierem pedir apoio para suportar a renda de espaços, ou até mesmo espaços para laborar, fica a CM com ónus de os ajudar na mesma medida em que vai ajudar o jornal O Almonda. Se associações concelhias houver, que façam pedidos à Câmara, cuja avaliação mereça o reconhecido interesse que este pedido em discussão mereceu, fica a Câmara com ónus de tratar por igual o que é igual.

Posição do Bloco de Esquerda, pela vereadora Helena Pinto

Seria inacreditável, e aliás contra as suas próprias regras, que a câmara viesse a deliberar um apoio desta natureza de forma isolada e casuística, sabendo-se que os apoios às colectividades e associações estão sujeitos ao escrutínio prévio das suas condições de elegibilidade para as candidaturas aos apoios, suportadas por processos documentais e regulamentação específica.
Da Associação Jornal O Almonda – Comunicação e Solidariedade, sabemos que foi constituída com o contributo de algumas instituições de acção social da cidade, com vista a tutelar e publicar o jornal O Almonda. Dela se pode pode nos registos precários dos sites de empresas que se trata de uma entidade com a CAE 58130 - Edição de jornais, dedicada portanto à edição de jornais e criada em 11 de Fevereiro. Partamos do princípio, então, que o objecto da associação é a edição de jornais.

Ora, neste momento, o jornal O Almonda é propriedade da empresa Progresso e Vida, e tem como director o padre Ricardo Madeira, que também é presidente da direcção da nova associação. Donde, a associação que solicita instalações camarárias, não possui nenhum jornal, nomeadamente O Almonda, para editar e administrar.

Mas, partindo do princípio que, de futuro, a Associação terá em sua posse jurídica o jornal O Almonda, e que o seu objecto é, como se diz (embora por outras palavras), a produção e exploração comercial de um jornal, importa verificar se, à face da lei, o apoio da autarquia é possível, nomeadamente ao abrigo da legislação e do articulado, em concreto, que suporta o parece da directora do DAS.

Ora, uma associação constituída com o objectivo de produzir e explorar comercialmente um jornal, não é uma entidade de natureza cultural, nem social, nem educativa, nem recreativa, que são aquelas previstas na alínea u), do nº 1, do Artigo 33º, da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro (apoiar actividades de natureza social, cultural, educativa, desportiva, recreativa ou outra de interesse para o município). Não se enquadra, por conseguinte. A natureza outra, “outra de interesse para o município”, refere-se obviamente a entidades similares às citadas e não diversas na sua natureza ou objecto social.

Mas, admitindo, em tese, que o município consideraria de interesse público a existência de jornais locais, e que, de alguma forma, admitiria tomar decisões com vista ao apoio de jornais locais, seria preciso, à face do bom senso, da transparência e já agora, da legalidade, definir um quadro geral que definisse esses apoios, como aliás acontece com todos os outros apoios da autarquia, sujeitos a regulamentação própria.

Para mais, a deliberação que se propõe, de em termos muito práticos, apoiar uma associação criada há pouco mais de 2 meses, que pretende vir a explorar um jornal local, mas sem disso ter demonstrado qualquer experiência ainda, enquadra-se num cenário onde temos uma cooperativa de natureza cultural que há 40 anos produz e edita ininterruptamente um jornal local (O Riachense) e outra cooperativa, também do ramo cultural, que há 26 anos produz e edita ininterruptamente um jornal local (Jornal Torrejano), ambas, portanto, com provas dadas de experiência e capacidade.

Ora, perante isto, é óbvio e claro que qualquer apoio como o que se pretendia deliberar tem de ser enquadrado num normativo de critérios que garanta a transparência e a igualdade dos poderes públicos face às instituições em presença.

Não acompanhamos a deliberação em proposta se não ficar explícito, e concretamente explícito, que o apoio a conceder à nova associação “é também extensivo, em natureza e dimensão, às outras entidades similares em presença, e que outras eventuais formas de apoio ou incentivo à imprensa local, se forem possíveis, se basearão nos princípios da equidade e da igualdade de tratamento”.

A nossa posição, o nosso voto favorável, fica dependente da aceitação, por parte da Câmara Municipal, da seguinte proposta de deliberação (ver peça principal).

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos