• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 12 Julho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 38° / 19°
Céu limpo
Ter.
 35° / 21°
Períodos nublados
Seg.
 39° / 23°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 20°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Pias Longas: trabalhos no aterro continuam, vereador do ambiente nada diz

Sociedade  »  2019-03-13 

Conheça o património natural que está em causa

Os trabalhos relacionados com a ampliação do aterro do topo sul da pista do aeródromo de Pias Longas, situado na fronteira entre os municípios de Ourém e Torres Novas, continuam em marcha, isto apesar de uma fiscalização da câmara de Torres Novas ter confirmado, logo na altura da denúncia por este jornal, que milhares de toneladas de pedras e terra estavam a ser despejadas para dentro da território do concelho de Torres Novas numa área de elevado potencial ambiental e que integra a Reserva Ecológica Nacional.

De acordo com a linha limite dos dois concelhos, traçada pelo cadastro, o topo sul da pista do aeródromo já tinha penetrado cerca de 200 metros no território de Torres Novas, freguesia de Chancelaria, soterrando uma área de 10 mil metros quadrados.

O terreno onde está implantada a pista pertence à freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, de Ourém, que o cedeu ao AeroClub de Pias Longas para instalação de um aeródromo de recreio destinado a ultra-leves. O equipamento, que teve uma génese ilegal, estará agora incluído numa proposta de alteração do PDM de Ourém, mas o que está em causa é que o mesmo se desenvolve para o interior do concelho de Torres Novas numa área ambientalmente protegida.

O JT contactou o vereador do ambiente da Câmara de Torres Novas, Carlos Ramos, para saber se a autarquia torrejana já tinha feito alguma notificação aos responsáveis pelos trabalhos no local ou realizado algum contacto com a autarquia oureense, mas o vereador não prestou a este jornal qualquer declaração ou esclarecimento sobre o assunto.

Confrontados com o assunto os vereadores da oposição, foi João Quaresma, membro do executivo municipal em representação do PSD, quem disse ao JT que “no dia em que situação relatada foi do conhecimento ao executivo, o que aconteceu em reunião privada no dia 19 de Fevereiro último, e foram dadas ordens à fiscalização (por parte do Sr. Presidente da Câmara) para que se deslocassem ao local afim de averiguar o sucedido”, informação esta avançada na altura pelo JT.

No entanto, João Quaresma confirma que já recebeu novas imagens do local, tiradas pelos técnicos da câmara que lá se deslocaram e que depois dessa diligência solicitou ao presidente da Câmara “informações sobre o ponto de situação face à situação denunciada”.

Quaresma diz que esclarecimentos que obteve vão no sentido de que o “aterro” se situa num local do território que, em parte (ponta final da pista), pertence ao território do concelho de Torres Novas, “mas sobre gestão do instrumento de gestão territorial (PDM) do concelho de Ourém” e que aguarda a confirmação destes factos “e a justificação legal deste facto atípico”.

O vereador conclui: “Tendo tido informação de que a obra é levada a efeito por uma Junta de freguesia do concelho de Ourém, solicitei que se diligenciasse no sentido de apurar o tipo de aterro ou obra que se pretende levar a efeito, conhecendo em concreto qual a área abrangida por tal deslocamento de terras que incide sobre território do concelho de Torres Novas”.

NAS IMAGENS que pode ver nesta notícia são bem visíveis as marcas da continuidade dos trabalhos do aterro, mas também e sobretudo, do património natural e ambiental que está em causa, na parcela de paisagem natural mais valiosa do concelho de Torres Novas

 

 

 Outras notícias - Sociedade


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)


Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor »  2020-07-02 

“Chegou ao conhecimento do BE que, na rua de São José, em Riachos, está a decorrer uma obra que aparentemente não tem licença de construção. Desloquei-me ao local e verifiquei que, por um lado, a obra está em adiantado estado de execução e por outro, que o aviso camarário está em estado avançado de degradação, impossibilitando o acesso às informações nele constantes, como se pode comprovar pelas fotografias.
(ler mais...)


Morreu Manuel Piranga Faria, um homem grande »  2020-06-28 

Morreu na madrugada de hoje, domingo, na sua casa de Lapas, Manuel Piranga Faria, uma das personalidades marcantes da comunidade torrejana das últimas décadas.

Nascido em Lapas em 29 de Julho de 1932, desde muito jovem enveredou pela participação cívica, integrando a acção social e cultural católica junto da juventude trabalhadora por via da militância na JOC e na LOC (Liga Operária Católica).
(ler mais...)


Fabrióleo: Tribunal Central Administrativo abre portas ao encerramento da empresa »  2020-06-25 

O Tribunal Central Administrativo do Sul, sediado em Évora, deu provimento, por sentença de 18 de Junho, ao recurso do IAPMEI sobre a providência cautelar apresentada pela Fabrióleo no Tribunal Administrativo de Leiria, o que, na prática, mantém a ordem de encerramento da empresa.
(ler mais...)


Caldeirão: obra está no início mas já tem 45 mil de custos a mais »  2020-06-24 

A denúncia é do vereador João Quaresma, do PSD, e foi feita após a reunião do executivo municipal torrejano de ontem, dia 23. Os factos: a obra de requalificação da antiga central do Caldeirão está praticamente no seu início e já se descobriram 45 mil euros de trabalhos a mais a pagar pelo erário público.
(ler mais...)


Maioria socialista decidiu alterar quadro e criar vários cargos de chefia »  2020-06-23 

“Justifica-se que a acompanhar a proposta, viesse um documentos subscrito pelo presidente da câmara e vereadores com pelouros atribuídos, o que não aconteceu” – disse o vereador do PSD, João Quaresma, na reunião do executivo municipal do passado dia 2 de Junho, perante uma proposta da maioria socialista de alteração do organograma dos serviços municipais e de alteração do quadro do pessoal.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-02  Riachos: obra sem licença avança a todo o vapor
»  2020-06-23  Assembleia Municipal: Manuel Carvalho "passa-se" com Luís Silva
»  2020-06-28  Morreu Manuel Piranga Faria, um homem grande
»  2020-07-03  António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!”
»  2020-06-25  Fabrióleo: Tribunal Central Administrativo abre portas ao encerramento da empresa