• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

José Ribeiro: a paixão dos presépios em tempo de clausura forçada

Sociedade  »  2020-09-12 

Paciência do velho resistente mantém-lhe as rotinas e a criatividade

Cadeia do forte de Peniche: era o ano de 1963 e os “presos comuns” andavam a levantar um muro do recreio da prisão para que os presos políticos não pudessem ter notícias do mundo que não as filtradas pelos métodos habituais. Mas um dos presos abeirou-se de José Ribeiro e segredou-lhe: “O da América (depois fez dois gestos de tiros na cabeça), já foi. Deviam fazer o mesmo era ao amigo do ‘Cereja’, não era?”.

Foi assim, num momento de certa cumplicidade de um “preso comum”, que o preso político torrejano José Ribeiro Sineiro soube do assassinato de John F. Kennedy, em Dallas, em Novembro de 1963. Apressou-se a contar a Octávio Pato, lendário dirigente do PCP e responsável político pela organização comunista dentro da cadeia, que ficou admirado: “Como é que tu soubeste isso?” – admirou-se aquele que anos depois, já em liberdade, seria o primeiro candidato do PCP a umas eleições presidenciais.

Na verdade, os jornais que entravam na prisão, enviados aos presos pelas famílias, eram esquartejados, eliminado-se as notícias que a direcção da cadeia considerava não serem indicadas. De resto, as cartas eram abertas e censuradas e as conversas, no parlatório da prisão, ouvidas atentamente e interrompidas se o assunto o justificasse. Os presos políticos acabavam por saber determinadas notícias através dos métodos conspirativos organizados na prisão, levadas por uma rede que as fazia entrar milagrosamente.

Histórias destas são como cerejas, quando José Ribeiro Sineiro se põe a desfiar lembranças de um outro confinamento a que foi sujeito, na longínqua década de 60: foi preso em Lisboa quando trabalhava da UTIC, estava a ser interrogado na sede da PIDE, na Rua António Maria Cardoso, quando fez 25 anos, passaria pelo Aljube até ser levado para Peniche, de onde saiu em 1965, ao fim de cinco anos de prisão.

Aos 85 anos, José Ribeiro enfrenta agora o segundo grande confinamento da sua vida, nada que se compare ao que lhe ceifou cinco anos de vida em liberdade. Mas a extrema paciência com que, na prisão, fazia pequenos bonecos e peças de xadrez em miniatura com miolo de pão, surripiado na cantina, é a mesma paciência com que se dedica, desde Março, a esculpir minúsculas peças de madeira e, sobretudo, presépios de miniatura.

José Ribeiro sempre foi um apaixonado por miniaturas de presépios, contando com uma colecção de muitas dezenas de presépios de todo o mundo e de todas as culturas, colecção que se junta a outras, muitas, colecções de vários objectos que fazem da sua casa um pequeno museu de curiosidades e recordações de uma vida de lutas e de amores. Lutas difíceis, daquelas que obrigam a nunca desistir, amores dos mais próximos, família e amigos, à volta do amor maior, eterno e sempre presente amor que foi em viagem e lhe abalou a existência de forma abrupta e traiçoeira.

O confinamento desta pandemia guiou-lhe os meticulosos gestos para voltar aos presépios, e desde Março até agora, José Ribeiro juntou à colecção dos que já tinha, comprados e oferecidos, mais cerca de sessenta, laboriosamente moldados. São vários os materiais a que José Ribeiro recorre, desde os pequenos búzios que recolhia na praia, às conchas e conchinhas de todas as matizes, até aos pedaços de matéria fóssil que retirava de um afloramento existente junto ao Moinho da Cova, à entrada das Casas Altas, onde morava em pequeno. É com esses materiais que faz as bases, ou simula as grutas ou rochedos da parábola natalícia, a que junta bonecos incrivelmente pequenos a representar as figuras.

Alinham-se agora, repartidos por várias prateleiras, mais de seis dezenas de pequenos novos presépios, um testemunho destes dias de clausura forçada. “Desde Março, só tenho saído para ir ao médico e pouco mais”, diz José Ribeiro. Na verdade, até os jornais, de que foi um leitor inveterado durante décadas, já não o fazem descer diariamente a ladeira da rua Miguel de Arnide – apenas ao fim de semana um sobrinho lhe leva alguns. De resto, ocupa o tempo com leituras, numa sala onde se acumulam centenas de livros e a televisão passa o canal de História, o único que lhe prende a atenção. J.C.L.

P.S. (para os mais novos) – José Ribeiro Sineiro, de 85 anos de idade, cresceu nas brincadeiras do rio ao Moinho da Cova e Casas Altas, foi electricista da UTIC em Lisboa onde seria preso pela PIDE por ligações ao PCP. Passou cinco anos na prisão e em 1965, quando voltoua Torres Novas, retomou a sua actividade de militante associativo e cultural (embora proibido oficialmente pelo regime), nomeadamente no Cine-Clube. Depois do 25 de Abril, foi militante e dirigente regional e nacional do MDP/CDE, fundou e animou o jornal regional “A FORJA”, fundou e foi principal dirigente da Associação de Defesa do Património de Torres Novas, que desenvolveu uma actividade cultural ímpar em Torres Novas nos anos 80/90. Deve-se a José Ribeiro o lançamento de algumas ideias que mudaram para sempre a cultura em Torres Novas, casos da requalificação da Casa Mogo para Museu Municipal ou das comemorações do VIII centenário do foral de Torres Novas, em 1990.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril