Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-cfbc58fe): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 15 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 29° / 16°
Céu nublado
Qua.
 35° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”

Sociedade  »  2020-08-25 

Firma vai mudar de mãos depois de 80 anos na família

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.

“Nasci praticamente numa loja de mercearia de família, nas Tufeiras, e com cinco ou seis anos comecei a vir para a oficina do meu pai, na rua da Levada, de modo que sempre me identifiquei muito com o comércio” – É assim que João Farinha Cordeiro recorda os tempos de infância e a influência que o pai teria no seu percurso.

João Lúcio Cordeiro era, no seu tempo, uma das pessoas mais conhecidas da vila de Torres Novas. Natural da Golegã, veio para Torres Novas por volta de 1940 trabalhar na oficina que já existia na rua da Levada, mas a sorte ditou-lhe o rumo: com um décimo da lotaria que lhe saiu, comprou a oficina ao patrão, senhor Fanha, da Meia Via. Corria o ano de 1942.

O pequeno João cirandava por ali, fez a escola primária na Casa Mogo, passou pelo colégio e depois pela Escola Industrial, antes de seguir para o Instituto Comercial de Lisboa, onde concluiu o curso de contabilidade.

Uns anos após o regresso da tropa, João Farinha Cordeiro ingressa na PRACEL como contabilista, um consórcio de distribuição de comércio alimentar sediado no Botequim, que fecharia portas em 1979. “Nessa altura, em 1973, podia ter dado outro rumo à minha vida académica e profissional, prosseguir até os estudos de contabilidade, mas era bem pago na PRACEL, era um excelente ordenado, e acabei por ficar por Torres Novas”.

Pelo meio, a construção civil e mais alguns negócios foram-lhe ocupando os dias e os anos, até 1980, quando o pai, já adoentado, quis deixar a oficina e lhe colocou a questão de continuar com o negócio. João Farinha Cordeiro fez a vontade ao pai João Lúcio, passou a assentar arraiais na Levada, até que há trinta anos se mudou para a estrada do Vale, local mais propício às características da empresa, que cresceu, firmou um nome e angariou uma grande carteira de clientes e amigos.

No momento do render da guarda, o filho de João Cordeiro não quis seguir a saga familiar e o destino só podia colocar a empresa noutras mãos, uma firma de Montalvo. “Já fiz a minha parte, mas tenho pena de deixar esta actividade. A casa vai continuar no mesmo sítio, com o mesmo pessoal, os mesmos artigos, a marca continua. É claro que vou sentir muito a falta dos clientes. Eram muitas pessoas que todos os dias entravam naquela casa e faziam-se amizades. Mas pronto, a vida é assim, agora vou ter mais tempo para viajar com a minha mulher”, diz o empresário.

Conhecido parceiro de uma tertúlia de amigos que se reúnem para alegres petiscadas, João Farinha Cordeiro diz que não vai fazer despedidas aos amigos (“só vou fazer uma festarola quando chegar aos 75 anos”), até porque vai continuar sempre por perto e, claro, na Praça 5 de Outubro, o sítio da cidade que mais adora. “Está bonita, esta praça, está-se aqui muito bem, gosto muito de aqui passar as tardes”.

João Farinha Cordeiro foi um observador atento da evolução de Torres Novas nestas últimas décadas. Considera que a cidade está mais bonita, criaram-se novos polos nas periferias, embora se tenha descurado a zona histórica. “Torres Novas perdeu a sua importância de grande centro industrial que era, mas o mundo evoluiu desta maneira, as economias locais sofreram com isso, tudo mudou e talvez não pudesse ter sido muito diferente do que foi”, conclui.

Mas João Farinha Cordeiro é um homem positivo, sempre afável, de bem com a vida e mantém uma atitude de esperança face ao futuro. Nesta hora de mudança, numa mesa da praça 5 de Outubro, a sua praça 5 de Outubro, vão passando amigos que o saúdam. E acaba-se esta conversa com João Farinha Cordeiro a recordar amigos e figuras torrejanas de outrora (“oh, tantas, o Dr. Alves Vieira, o dr. Visconde, tantos…”), para se deter em palavras de apreço para o seu grande amigo Vítor Pereira da Rosa, professor universitário radicado no Canadá mas visita frequente, e de lembrança para dois grandes amigos do pé da porta: “O meu querido amigo Joaquim Matias Pedro, e o João Espanhol, bons amigos, excelentes pessoas, gostava muito deles”. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas