• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 26° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 24° / 13°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Torres Novas
Hoje  26° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

João Farinha Cordeiro: “Já fiz a minha parte, mas vou continuar por aqui”

Sociedade  »  2020-08-25 

Firma vai mudar de mãos depois de 80 anos na família

Depois de oitenta anos na posse da família, a firma João Farinha Cordeiro vai conhecer novos donos. A “marca”, uma das mais conhecidas e antigas de Torres Novas, continuará na estrada do Vale. João Farinha Cordeiro não fará despedidas porque vai continuar por aqui, junto dos amigos de sempre.

“Nasci praticamente numa loja de mercearia de família, nas Tufeiras, e com cinco ou seis anos comecei a vir para a oficina do meu pai, na rua da Levada, de modo que sempre me identifiquei muito com o comércio” – É assim que João Farinha Cordeiro recorda os tempos de infância e a influência que o pai teria no seu percurso.

João Lúcio Cordeiro era, no seu tempo, uma das pessoas mais conhecidas da vila de Torres Novas. Natural da Golegã, veio para Torres Novas por volta de 1940 trabalhar na oficina que já existia na rua da Levada, mas a sorte ditou-lhe o rumo: com um décimo da lotaria que lhe saiu, comprou a oficina ao patrão, senhor Fanha, da Meia Via. Corria o ano de 1942.

O pequeno João cirandava por ali, fez a escola primária na Casa Mogo, passou pelo colégio e depois pela Escola Industrial, antes de seguir para o Instituto Comercial de Lisboa, onde concluiu o curso de contabilidade.

Uns anos após o regresso da tropa, João Farinha Cordeiro ingressa na PRACEL como contabilista, um consórcio de distribuição de comércio alimentar sediado no Botequim, que fecharia portas em 1979. “Nessa altura, em 1973, podia ter dado outro rumo à minha vida académica e profissional, prosseguir até os estudos de contabilidade, mas era bem pago na PRACEL, era um excelente ordenado, e acabei por ficar por Torres Novas”.

Pelo meio, a construção civil e mais alguns negócios foram-lhe ocupando os dias e os anos, até 1980, quando o pai, já adoentado, quis deixar a oficina e lhe colocou a questão de continuar com o negócio. João Farinha Cordeiro fez a vontade ao pai João Lúcio, passou a assentar arraiais na Levada, até que há trinta anos se mudou para a estrada do Vale, local mais propício às características da empresa, que cresceu, firmou um nome e angariou uma grande carteira de clientes e amigos.

No momento do render da guarda, o filho de João Cordeiro não quis seguir a saga familiar e o destino só podia colocar a empresa noutras mãos, uma firma de Montalvo. “Já fiz a minha parte, mas tenho pena de deixar esta actividade. A casa vai continuar no mesmo sítio, com o mesmo pessoal, os mesmos artigos, a marca continua. É claro que vou sentir muito a falta dos clientes. Eram muitas pessoas que todos os dias entravam naquela casa e faziam-se amizades. Mas pronto, a vida é assim, agora vou ter mais tempo para viajar com a minha mulher”, diz o empresário.

Conhecido parceiro de uma tertúlia de amigos que se reúnem para alegres petiscadas, João Farinha Cordeiro diz que não vai fazer despedidas aos amigos (“só vou fazer uma festarola quando chegar aos 75 anos”), até porque vai continuar sempre por perto e, claro, na Praça 5 de Outubro, o sítio da cidade que mais adora. “Está bonita, esta praça, está-se aqui muito bem, gosto muito de aqui passar as tardes”.

João Farinha Cordeiro foi um observador atento da evolução de Torres Novas nestas últimas décadas. Considera que a cidade está mais bonita, criaram-se novos polos nas periferias, embora se tenha descurado a zona histórica. “Torres Novas perdeu a sua importância de grande centro industrial que era, mas o mundo evoluiu desta maneira, as economias locais sofreram com isso, tudo mudou e talvez não pudesse ter sido muito diferente do que foi”, conclui.

Mas João Farinha Cordeiro é um homem positivo, sempre afável, de bem com a vida e mantém uma atitude de esperança face ao futuro. Nesta hora de mudança, numa mesa da praça 5 de Outubro, a sua praça 5 de Outubro, vão passando amigos que o saúdam. E acaba-se esta conversa com João Farinha Cordeiro a recordar amigos e figuras torrejanas de outrora (“oh, tantas, o Dr. Alves Vieira, o dr. Visconde, tantos…”), para se deter em palavras de apreço para o seu grande amigo Vítor Pereira da Rosa, professor universitário radicado no Canadá mas visita frequente, e de lembrança para dois grandes amigos do pé da porta: “O meu querido amigo Joaquim Matias Pedro, e o João Espanhol, bons amigos, excelentes pessoas, gostava muito deles”. J.C.L.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)


Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-20 

Publicidade institucional  - Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

A Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo de Amigos Avós e Netos, vem pela presente, nos termos do disposto no n.
(ler mais...)


Bombeiros: lista A saiu vencedora com 407 votos »  2024-03-18 

Alguma expectativa rodeava a assembleia geral eleitoral de sábado, dia 16, para a eleição da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Concorriam duas listas, uma liderada por Gonçalo Pereira e outra cujo cabeça-de-lista era Nuno Cruz, ex-presidente da direcção que estava em funções desde Maio de 2023.
(ler mais...)


Fótica apresentou nova colecção da Kaleos »  2024-03-13 

Em festa e ambiente de boa disposição, uma das mais antigas lojas do comércio tradicional do centro histórico de Torres Novas apresentou no sábado, dia 2, a nova colecção de óculos da marca Kaleos.
(ler mais...)


Publicidade institucional - Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, assembleia geral CONVOCATÓRIA »  2024-03-13 

Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas

assembleia geral 

CONVOCATÓRIA

 Pela presente convoco V.Exª para a sessão Ordinária da Assembleia Geral da Associação de Dadores de Sangue de Torres Novas, a realizar no próximo dia 26 de março de 2024, pelas 20:30 horas, na sede da Associação, no número 37 da Avenida Dr.
(ler mais...)


Bombeiros: convocatória das eleições gera confusão »  2024-03-12 

A assembleia geral eleitoral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, marcada para o dia 16 de Março, na sequência da demissão da direcção, está a causar alguma confusão entre os associados.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-03-20  Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral
»  2024-03-21  Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público”
»  2024-03-20  Publicidade institucional – Grupo de Amigos Avós e Netos de Lapas – Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-03-21  Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos