• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 27 Novembro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 18° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  17° / 8°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Renova reforça apoio a artistas nacionais: “O vosso talento traz valor à nossa marca”, salienta Paulo Pereira da Silva

Sociedade  »  2020-10-22 

Um violinista e artista visual, quatro bailarinos e coreógrafos e um compositor, oriundos de projectos distintos e criadores - ou criativos - de três propostas diferentes e desconhecidas dos restantes, vão encontrar-se no mesmo palco para, sob curadoria de Martim Sousa Tavares, levar ao público português, em 2021, um espectáculo de dança, que deverá percorrer diversas salas do país.

A “culpa”, essa, é da Renova, que no âmbito do seu projecto de apoio à produção artística - Renova Art Commissions - e integrado na missão da plataforma digital “Portugal entra em Cena”, nascida em Março deste ano com o objectivo de apoiar os artistas portugueses, desafiou os compositores e coreógrafos portugueses a apresentar uma performance sem qualquer limitação artística a não ser o mote, que não poderia ser outro: “Renova”.

O projecto “Portugal em Cena” apareceu no momento em que Portugal fechou as portas e trouxe mais uma vez a lume as condições precárias dos trabalhadores da cultura no país. Quem não trabalha, não ganha e muitas famílias sentiram na pele o resultado de vários meses de confinamento: espectáculos cancelados, salas com lotações reduzidas e a possibilidade eminente de ver tudo novamente encerrado a qualquer momento. Na prática, essa plataforma digital surgiu para espicaçar empresas privadas a apoiar artistas portugueses. A iniciativa poderia partir de qualquer um dos lados - ou criativos com ideias à procura de apoio para as concretizar ou empresas dispostas a investir na arte, à procura de criativos com ideais - bastava depois encontrar alguém que falasse a mesma língua.

Mais de vinte propostas chegaram à empresa torrejana, mas apenas três atingiram a fase final do projecto, que foi oficializada esta quarta-feira, dia 21 de Outubro, em cerimónia informal presidida pela ministra da cultura, Graça Fonseca: “Esta é a prova de como cada um de nós pode ter um papel activo na construção da cultura. Todos temos algo a ganhar com este diálogo que aqui nasce. Espero estar na primeira fila, quando este tríptico de Martim Sousa Tavares subir a cena”, elogiou a ministra.

Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, a quem ficará associada para sempre esta face mais colorida e criativa da empresa torrejana, contou como surgiu a ideia: “Há muito que tinha vontade de fazer algo ligado à música. Com o Covid, estava enclausurado quando me ligou a senhora ministra e me falou da plataforma Portugal em Cena. Aqui, resolvemos que seria a altura certa para concretizar essa vontade”.

Mas se este é, por um lado, um apoio aos artistas portugueses, que ninguém se engane, é também uma mais-valia para a empresa torrejana, como admitiu Paulo Pereira da Silva: “Mas não vejam isto como “caridadezinha”. Eu quero ganhar com o vosso talento. Ele ajuda-nos a abrir horizontes, traz-nos novas ideias, outra forma de ver o mundo. O vosso talento traz valor à nossa marca”.

Com a criatividade das duplas Carlos Zíngaro e Paula Pinto, Edward Ayres d’Abreu e Fernando Duarte, Nuno da Rocha e Margarida Belo da Costa e o apoio da Renova, caberá agora a Martim Sousa Tavares, curador do espectáculo, entrelaçar todas as ideias num só palco, num espectáculo que os portugueses esperam poder ver em cena já no próximo ano.

Inês Vidal

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder acção da Polícia Judicária nos serviços municipais »  2020-11-27 

Segundo comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda, uma brigada da Polícia Judiciária esteve em Torres Novas na passada sexta-feira, tendo feito buscas na sede das juntas de freguesia de Torres Novas e na sede do Partido Socialista, tendo-se depois deslocado para o edifício dos paços do concelho, adiantando os bloquistas que as acções prosseguiram na segunda-feira e terça feira seguintes, no edifício da Câmara, com incidência em processos de urbanismo.
(ler mais...)


Morreu Fernando Duque Simões, proprietário da Fótica »  2020-11-22 

Morreu no domingo, dia 23, num hospital de Lisboa, Fernando Duque Simões, uma personalidade marcante da comunidade torrejana dos últimos 50 anos. Tinha 89 anos.

De família oriunda da Mata, freguesia de Chancelaria, nasceu em Torres Novas em 1931.
(ler mais...)


Câmara promove inquérito sobre “dinâmicas culturais” »  2020-11-06 

No contexto da definição do Plano Estratégico Municipal para a Cultura, o Município de Torres Novas encomendou ao POLOBS - Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho o estudo «Dinâmicas Culturais Torres Novas 2020: Contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal para a Cultura», que contempla duas fases diferentes a decorrer entre 2020 e 2021, informa uma nota de imprensa da autarquia.
(ler mais...)


BASTA organiza marcha lenta este sábado »  2020-11-06 

O Movimento de cidadãos #BASTA vai promover uma marcha-lenta entre Carreiro da Areia e Torres Novas, amanhã, sábado, para mais uma vez sensibilizar autarcas e cidadãos para a gravidade dos crimes ambientais. A concentração dos veículos está marcada para as 16h, no largo da Igreja, em Carreiro da Areia.
(ler mais...)


Concelho da Barquinha comemora 184.º aniversário »  2020-11-06 

O concelho de Vila Nova da Barquinha prepara-se para celebrar o seu 184.º aniversário. No dia 6 de Novembro de 1836, a rainha D. Maria II assinou um decreto que criava o concelho de Vila Nova da Barquinha, composto pelos extintos concelhos de Atalaia, Paio de Pele e Tancos.
(ler mais...)


EDITORIAL: Um crime contra o património cultural será sempre um crime contra o património cultural »  2020-11-06 

As obras, aquelas que vão fazendo e desfazendo os tempos percorridos por uma cidade, mesmo aquelas que se destacam de uma certa simplicidade e atraem, no momento da sua novidade, ampla simpatia e admiração, mesmo essas esbatem-se um dia na normalidade dissolvente que as gerações vão impondo à paisagem que se torna aparentemente imutável.
(ler mais...)


Plano de Nacional de Investimentos: lamúria geral, só Abrantes está feliz »  2020-11-05 

O Plano Nacional de Investimentos que o Governo apresentou deixa a Chamusca revoltada, Santarém queixa-se, o PCP diz que os principais investimentos ficam por fazer, o PSD diz mais ou menos o mesmo. O PS distrital está satisfeito, Abrantes rejubila com uma nova ponte à porta.
(ler mais...)


Estrada que liga Entroncamento a Riachos está como nova »  2020-11-04 

Apesar de já estar ao serviço há algumas semanas, a estrada municipal 1179, que liga Entroncamento a Riachos, foi formalmente reinaugurada  esta quarta-feira, dia 4 de Outubro. Os presidentes de câmara do Entroncamento e Torres Novas, ambos eleitos pelo PS, e os presidentes de junta de Riachos e das duas freguesias do Entroncamento, foram ver a obra e teceram elogios ao trabalho realizado.
(ler mais...)


Hospitais da CHMT: visitas só aos domingos »  2020-10-28 

O conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo decidiu restringir o número de dias por semana em que é possível fazer visita a doentes internados. Assim passa a ser permitida apenas uma visita semanal por doente, visita essa que será restrita ao dia de Domingo.
(ler mais...)


Empreendedorismo: Câmara monta presépio antes dos Santos »  2020-10-26 

Em pleno mês de Outubro, com dias de sol ainda a fazer lembrar o verão, a Câmara de Torres Novas já montou o presépio de Natal às portas da cidade, mais propriamente na rotunda dos Negréus.

É claro que ainda os Santos vêm a caminho e um presépio montado em meados de Outubro não deixa de surpreender.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-11-22  Morreu Fernando Duque Simões, proprietário da Fótica
»  2020-11-06  EDITORIAL: Um crime contra o património cultural será sempre um crime contra o património cultural
»  2020-11-05  Plano de Nacional de Investimentos: lamúria geral, só Abrantes está feliz
»  2020-11-27  Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder acção da Polícia Judicária nos serviços municipais
»  2020-11-04  Estrada que liga Entroncamento a Riachos está como nova