• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 26 Setembro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 26° / 12°
Céu limpo
Ter.
 22° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 23° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alcatrão à maluca: para quem é bacalhau basta

Sociedade  »  2021-07-26 

A população de Alcorochel e de Charneca penou anos e anos por ver repavimentada a estrada (na verdade era uma picada) que liga as duas localidades. Chegados ao ano de eleições, lá veio o alcatrão a tresandar a caça aos votos, mas a habilidade não tinha sido perfeita e tinha o seu quê de bizarro.

Quando se pensava que o troço a repavimentar teria início no largo onde efectivamente começa a estrada para a Charneca, afinal o alcatrão seria colocado apenas no largo Alto Pina, deixando uns parcos 150 metros de fora, aquela linda paisagem de rua esventrada bem no coração da aldeia.

Mais pressão menos ameaça dos pobres indígenas, lá se reconsiderou e os 150 metros deixados para trás foram bafejados com a sorte que a foto documenta, bem como a rua do Alto Pina, que liga este largo ao Areeiro.

Mas, para a maioria instalada na Câmara de Torres Novas, as aldeias são uma espécie de sertão lá para o fim do mundo e os seus habitantes tratados como crianças, a quem se dá uma guloseima para os calar. Mas não, mesmo em aldeias como Alcorochel, as pessoas percebem que existem passeios, ou que deveriam existir passeios e que as ruas não servem só para passar carros. Assim como na cidade, lá em Torres Novas.

Eis então o alcatrão, de parede a parede, sem passeios (estamos a falar do centro da aldeia) para as pessoas se deslocarem ao largo, à farmácia ou às lojas. Tecnicamente, a via vai de parede a parede. Caso alguém seja atropelado, nada pode fazer, porque ninguém pode provar onde acaba a via para os veículos e começa o passeio ou a via pedonal, porque simplesmente não existem. É tudo para os carrinhos. Neste troço e no outro.

Em caso de acidente, resta às vítimas processarem cível e criminalmente o presidente da Câmara, o vereador do sector das obras e os técnicos que validaram um projecto de repavimentação de uma via no centro da aldeia sem lugar para as pessoas, e que é uma autêntica armadilha para os peões.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Estrada do Doural: alcatrão já dá canas »  2021-09-21 

A polémica estrada rural do Doural, entre a Ribeira Ruiva e Lapas, que foi passada a alcatrão pelo presidente da Junta de São Pedro, Lapas e Ribeira contra todos os argumentos da oposição e apesar de se situar em zonas de REN e RAN, o que implicava autorização para a obra, continua a dar que falar, mas agora pelas melhores razões.
(ler mais...)


Cabeço do Soudo: “arraial sobre rodas” dia 18 »  2021-09-12 

 É já sábado que a povoação de Cabeço do Soudo realiza uma iniciativa peculiar: na impossibilidade prática de se fazer a festa como nos tempos de antes da pandemia, a opção terá a forma de uma arruada, a partir das 16 horas de sábado, com um veículo que iniciará uma viagem que percorrerá as aldeias de Rexaldia, Pena e Casal da Pena e terminará, exactamente, no Cabeço do Soudo.
(ler mais...)


Bateu no fundo: vereador do urbanismo promove empreendimento imobiliário »  2021-09-03 

Quando se pensava que já nada mais era possível, que a loucura política tinha ultrapassado todos os limites, a maioria socialista afunda-se na credibilidade e na idoneidade políticas em mais um escândalo de envergonhar qualquer plateia.
(ler mais...)


Não!!!! Tenham dó! »  2021-08-31 

A gente desculpa tudo. Faz de conta que é normal que, aquando da concepção do projecto e da sua demorada avaliação prévia, ninguém se tenha lembrado de que, eventualmente, uns sanitários no novo jardim seria uma coisa pertinente, mas obviamente discreta, localizada junto ao edifício do parque, num dos topos, qualquer coisa.
(ler mais...)


"Torrejanos vão pagar mais de meio milhão por muro particular" - denuncia BE em comu nicado »  2021-08-27 

Os factos remontam a 2001 e o caso arrasta-se há 20 anos. Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder o acordo com os proprietários desde 2018. Alegadamente, os queixosos afirmavam que o muro caiu na sequência da limpeza do rio, realizada no ano 2000.
(ler mais...)


Judiciária voltou hoje à Câmara de Torres Novas »  2021-08-26 

Uma brigada da Polícia Judiciária regressou hoje à Câmara de Torres Novas, alguns meses após a última visita. Segundo o JT apurou, a brigada veio colher elementos de vários processos, alguns deles com trabalho iniciado nas anteriores estadias.
(ler mais...)


Pavimentação de caminho rural envolta em polémica »  2021-08-25 

A pavimentação, com uma camada de asfalto, do caminho rural que liga a Ribeira Ruiva ao largo do cemitério de Lapas, está envolta em grande polémica e suscita dúvidas, no mínimo, quanto à competência da Junta de Freguesia de São Pedro/Lapas/Ribeira para concretizar uma obra desta natureza.
(ler mais...)


Um apelo: PAREM! »  2021-08-16 

Muitos torrejanos receberam com espanto, consternação, tristeza e revolta, o abastardamento paisagístico, estético e visual de várias ruas da cidade, visível naquilo que a gestão camarária da maioria socialista chama “ciclovia” e que na verdade não passa de um conjunto de deploráveis arabescos a conspurcar os arruamentos da cidade de Torres Novas da forma mais hedionda.
(ler mais...)


Torres Novas: TAC instalado no hospital »  2021-08-14 

Os exames de TAC aos primeiros doentes estão já marcados no hospital de Torres Novas, já que o equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) encontra-se em fase final de instalação, garante comunicado da Comissão de Utentes.
(ler mais...)


Censos: Torres Novas perde 7% da população, Tomar e Abrantes com cenário idêntico »  2021-08-14 

O famoso “triângulo de desenvolvimento” Tomar, Abrantes, Torres Novas mais parece, agora, uma espécie de triângulo das Bermudas onde a população se esvai para as profundezas de uma demografia que põe em causa a coesão deste território, aliás como acontece em praticamente todo o país.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-08-31  Não!!!! Tenham dó!
»  2021-09-03  Bateu no fundo: vereador do urbanismo promove empreendimento imobiliário
»  2021-08-27  "Torrejanos vão pagar mais de meio milhão por muro particular" - denuncia BE em comu nicado
»  2021-09-21  Estrada do Doural: alcatrão já dá canas
»  2021-09-12  Cabeço do Soudo: “arraial sobre rodas” dia 18