Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-d8ca8215): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 07 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 32° / 16°
Céu nublado
Qua.
 34° / 17°
Períodos nublados
Ter.
 36° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil

Sociedade  »  2019-02-28 

É como se não houvesse estradas para asfaltar, dentro e fora da cidade, calçadas e passeios por reparar,

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido. Mas a fuga para a frente de obras inúteis continua, sem parança. Agora, é um parque com jardim infantil numa zona onde não há crianças por perto.

Quando foi desenhada a urbanização das Chãs (zona em redor da avenida Sá Carneiro, entre o Modelo e a Escola Artur Gonçalves e zonas limítrofes), ninguém de preocupou em definir para o local uma jardim ou um pequeno parque urbano, prevendo-se que, para aquela zona da cidade iriam residir alguns milhares de pessoas e, também previsivelmente, casais jovens com filhos. Os interesses mesquinhos do imobiliário e dos promotores mandam sempre nos negócios camarários, onde se encontra sempre compreensão e carinho.

Foi assim na zona das Chãs, foi assim na urbanização dos Negréus, onde os prédios mais in da cidade apresentam, como cartão de visita, rectângulos de mato e lama e onde também nenhum espaço de convivialidade foi desenhado e planeado. Se houver crianças, que brinquem na estrada.

Perante este cenário triste, a opção é fazer obra inútil e onde não é precisa. Como se sabe, o bairro de São Domingos apresenta um perfil de zona deprimida, com casas desocupadas e uma população algo envelhecida. Da mesmo forma o bairro de Santo António, onde esse cenário é ainda mais evidente. Pois é na confluência dessas duas zonas urbanas, no velho Rossio de São Sebastião, onde há 60 anos havia muitos jovens e agora não há, que se quer implantar um parque infantil e similares, torrando mais de 600 mil euros numa obra que, passados poucos anos, se for feita, estará em degradação total.

A ideia, como se sabe, começou com a oferta à autarquia, por uma empresa, de um estudo prévio para semelhante bizarria. Perante a denúncia do escândalo (uma empresa oferecer um projecto a uma autarquia), a maioria socialista recuou, mas tratou de mandar fazer outro projecto. Alguém há-se ganhar o concurso, como se sabe.

E, como se não houvesse estradas para asfaltar, dentro e fora da cidade, calçadas e passeios por reparar, equipamentos urbanos por manter e mil e um trabalhos mais prioritários e úteis, opta-se por enterrar dinheiro em obras que não são precisas, não são prioritárias e não fazem qualquer sentido, como o meio milhão gasto em duzentos metros da “Via João Paulo II”, passado pouco tempo cheia de lombas e depressões no asfalto sem uma palavra de explicação nem o assumir de responsabilidades, para além dos sucessivos remendos a que vamos assistindo.

A perspectiva de mais uns cobres resultantes de uma receita inesperada de IMT, que deveria ser utilizada precisamente naquilo que fica sempre para trás porque não há dinheiro ou não dá votos (ver peça nestas páginas), não fez quebrar o voluntarismo autárquico de querer fazer obra, mesmo a que não é prioritária nem precisa, quando não absurda, e de encher todo o espaço disponível com a marca do regime. O Rossio, assim largo e vasto, relvado com está, e bem cuidado se for, está bem. É um espaço de excelência, de descompressão. Encher aquilo de tralha inútil que não é necessária e que em poucos anos é degradante (basta ver os outros exemplos), é mais um atentado contra a cidade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD