• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 19 Julho 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 15°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Céu nublado
Sáb.
 30° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Maioria quer gastar mais de 600 mil no Rossio em mais uma obra inútil

Sociedade  »  2019-02-28 

É como se não houvesse estradas para asfaltar, dentro e fora da cidade, calçadas e passeios por reparar,

Não se pinta um único banco de jardim há anos, as pontes do jardim das rosas estão interditas, à volta do castelo é só ruína, há calçadas e passeios escavacados por todo o lado, nada é mantido. Mas a fuga para a frente de obras inúteis continua, sem parança. Agora, é um parque com jardim infantil numa zona onde não há crianças por perto.

Quando foi desenhada a urbanização das Chãs (zona em redor da avenida Sá Carneiro, entre o Modelo e a Escola Artur Gonçalves e zonas limítrofes), ninguém de preocupou em definir para o local uma jardim ou um pequeno parque urbano, prevendo-se que, para aquela zona da cidade iriam residir alguns milhares de pessoas e, também previsivelmente, casais jovens com filhos. Os interesses mesquinhos do imobiliário e dos promotores mandam sempre nos negócios camarários, onde se encontra sempre compreensão e carinho.

Foi assim na zona das Chãs, foi assim na urbanização dos Negréus, onde os prédios mais in da cidade apresentam, como cartão de visita, rectângulos de mato e lama e onde também nenhum espaço de convivialidade foi desenhado e planeado. Se houver crianças, que brinquem na estrada.

Perante este cenário triste, a opção é fazer obra inútil e onde não é precisa. Como se sabe, o bairro de São Domingos apresenta um perfil de zona deprimida, com casas desocupadas e uma população algo envelhecida. Da mesmo forma o bairro de Santo António, onde esse cenário é ainda mais evidente. Pois é na confluência dessas duas zonas urbanas, no velho Rossio de São Sebastião, onde há 60 anos havia muitos jovens e agora não há, que se quer implantar um parque infantil e similares, torrando mais de 600 mil euros numa obra que, passados poucos anos, se for feita, estará em degradação total.

A ideia, como se sabe, começou com a oferta à autarquia, por uma empresa, de um estudo prévio para semelhante bizarria. Perante a denúncia do escândalo (uma empresa oferecer um projecto a uma autarquia), a maioria socialista recuou, mas tratou de mandar fazer outro projecto. Alguém há-se ganhar o concurso, como se sabe.

E, como se não houvesse estradas para asfaltar, dentro e fora da cidade, calçadas e passeios por reparar, equipamentos urbanos por manter e mil e um trabalhos mais prioritários e úteis, opta-se por enterrar dinheiro em obras que não são precisas, não são prioritárias e não fazem qualquer sentido, como o meio milhão gasto em duzentos metros da “Via João Paulo II”, passado pouco tempo cheia de lombas e depressões no asfalto sem uma palavra de explicação nem o assumir de responsabilidades, para além dos sucessivos remendos a que vamos assistindo.

A perspectiva de mais uns cobres resultantes de uma receita inesperada de IMT, que deveria ser utilizada precisamente naquilo que fica sempre para trás porque não há dinheiro ou não dá votos (ver peça nestas páginas), não fez quebrar o voluntarismo autárquico de querer fazer obra, mesmo a que não é prioritária nem precisa, quando não absurda, e de encher todo o espaço disponível com a marca do regime. O Rossio, assim largo e vasto, relvado com está, e bem cuidado se for, está bem. É um espaço de excelência, de descompressão. Encher aquilo de tralha inútil que não é necessária e que em poucos anos é degradante (basta ver os outros exemplos), é mais um atentado contra a cidade.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Olá cidade! »  2019-07-09 

Torres Novas comemorou ontem, dia 8 de Julho, mais um aniversário da elevação a cidade. Dias antes, terá havido em local apropriado mais uma jornada, mais uma, de apresentação de obras digitais. Milhões de flores entre as ruínas, como diz a canção.
(ler mais...)


Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado »  2019-07-06 

As listas dos candidatos às legislativas de Outubro, pelo distrito de Santarém, estão na ordem do dia e mobilizam as máquinas partidárias. São processos em que corre sempre algum sangue, com os contendores a evocarem “a vontade do povo”, “o povo do distrito” e outros argumentos patéticos para justificar intenções, vontade e decisões, quando elas passam e só, pela arregimentação de militantes.
(ler mais...)


Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos” »  2019-07-04 

Judite Gonçalves tem 50 anos e é natural de Tomar, embora viva desde sempre no concelho de Torres Novas. Filha de pai outeirense e mãe moreirense, há 30 anos que reside no Outeiro Pequeno. Nunca antes

Um ramo de flores vermelhas no balcão recebe-nos quando entramos e vemos que alguma coisa mudou por ali.
(ler mais...)


Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas »  2019-06-30 

Corre na net e tem já dezenas de subscritores uma petição pública exigindo o fim imediato e definitivo dos aterros no “aeródromo de Pias Longas”, um projecto implantado na fronteira entre os concelhos de Ourém e Torres Novas, no caso do município torrejano em território da freguesia de Chancelaria, próximo do Senhor da Serra e dos Moinhos da Pena.
(ler mais...)


Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação »  2019-06-27 

PUB.

Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação

Encontrar um trabalho ainda é uma tarefa preocupante para os jovens e adultos.
(ler mais...)


Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe” »  2019-06-21 

Esta não é a história de uma mulher num lugar outrora reservado a homens. É muito mais do que isso.
É a história de uma mulher, de um exemplo, de um legado e das mulheres que a sucedem.
(ler mais...)


Aterro do aeródromo continua perante a passividade da maioria socialista »  2019-06-09 

Aquilo que poderá ser um enorme atentado ecológico contra o território do concelho, continua como se nada fosse. Num mês, mais algumas toneladas foram acrescentadas ao aterro do alegado aeródromo de Pias Longas.

O avanço dos aterros, segundo os limites administrativos entre Torres Novas e Ourém, entrou agora muito mais de 200m no concelho de Torres Novas, perfazendo uma área de implantação de mais de 20 000 metros quadrados.
(ler mais...)


Ainda as eleições: Tomar, Abrantes e Mação em queda acentuada num distrito quase todo a encolher »  2019-06-06 

Nos últimos cinco anos, o distrito de Santarém perdeu mais de 15 mil eleitores. Dos 21 concelhos, 20 deles perderam eleitores e vão continuar a perder população. Apenas o concelho de Benavente dá conta de um aumento, resultado da sua proximidade com a área metropolitana de Lisboa, onde o rio o liga a outro concelho ribatejano a crescer, o de Vila Franca de Xira.
(ler mais...)


Escola Maria Lamas: alunos de Humanidades debateram a Europa »  2019-06-03 

Os alunos de Línguas e Humanidades, dos 11º e 12º anos, da Escola Secundária de Maria Lamas, debateram no dia 3 de Junho o projecto europeu, durante o Colóquio “Europa, para que te quero”. Esta actividade foi uma organização conjunta das disciplinas de Ciência Política, História, Geografia e História da Cultura e das Artes.
(ler mais...)


Vitória pífia do PS nas Europeias de ontem: do poucochinho de Seguro ao poucochito de Costa »  2019-05-27 

Ao contrário do que os comentadores se apressaram a dizer na noite de ontem, a vitória do PS/Costa nas Europeias deste ano foi uma vitória pífia: os socialistas tiveram um aumento de votos menor que do que o da direita que formou a coligação de há cinco anos acabou por averbar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-06-21  Catarina Picton Santos: “Manter viva esta escola é uma homenagem à minha mãe”
»  2019-07-04  Judite Gonçalves, proprietária de loja de ferragens no largo da botica: “Vim para ficar, pelo menos mais trinta anos”
»  2019-06-30  Petição pelo fim imediato e definitivo dos aterros no aeródromo de Pias Longas
»  2019-07-06  Legislativas: PSD agastado, PS calado, Bloco rachado, PCP ao lado
»  2019-06-27  Master D Portugal – conheça a história e as opiniões sobre este centro de formação