• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 12 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 27° / 16°
Períodos nublados
Sex.
 28° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 17°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Carreiro da Areia: começou o abandono da aldeia, poluição continua como sempre

Sociedade  »  2019-02-07 

Ribeira da Boa Água continua a ser alvo de descargas iguais às de sempre

Um grupo de moradores do Carreiro da Areia esteve presente na reunião camarária de terça-feira, em protesto contra a poluição e os efeitos que se fazem sentir na aldeia. Já há quem tenha abandonado a povoação, mas nem as casas se conseguem vender.

Os habitantes de Carreiro da Areia não têm agências de publicidade nem gabinetes de advogados onde pontifique uma ex-ministra da Justiça. Mas não desarmam e, mais uma vez, um grupo de moradores fez sentir a sua presença na reunião do executivo municipal torrejano, isto porque a poluição continua a fazer-lhes a vida num inferno.
De entre os presentes, houve quem afirmasse que já abandonou a aldeia e tenha vindo morar para a cidade, e também houve quem dissesse que tem a casa à venda mas não se conseguem vender imóveis naquela povoação fustigada pela poluição ambiental.

Depois de tantas lutas e acções, da população, de algumas forças políticas, de movimentos ambientalistas, a ribeira da Boa Água continua a ser alvo de descargas iguais às de sempre, o ar que se respira nas imediações de Carreiro da Areia mantem-se impróprio para a vida humana. O desespero impera naquela martirizada povoação, enquanto que, quem tem poder financeiro continua a jogar com uma legislação e um aparelho de Justiça construídos e desenhados para proteger os fortes e os poderosos e desprezar os fracos, continua impune.

A última notícia que veio colocar esta triste realidade diante dos nossos olhos teve que ver com a decisão de uma juíza do Tribunal Administrativo de Leiria, que aceitou a providência cautelar que a empresa Fabrióleo interpôs para contrariar a decisão da administração central, atarvés do IAPMEI, de mandar encerrar a laboração daquela unidade fabril, decidida em Março.

Segundo o IAPMEI, o Tribunal de Leiria acha que as vistorias realizadas na empresa foram em número superior ao que a lei determina, razão que justificou a anulação da ordem de encerramento da empresa e a aceitação da providência cautelar.

Embora o IAPMEI tenha recorrido agora para uma instância superior, o Tribunal Central Administrativo do Sul, em Lisboa, não se prevê um desenvolvimento breve do assunto. O IAPMEI tinha determinado a suspensão da laboração da Fabrióleo em Março, a empresa interpôs a providência cautelar e o tribunal de Leiria demorou sete meses (Novembro de 2018) a deliberar a anulação da decisão do IAPMEI, ainda segundo este Instituto.

O IAPMEI adianta que o tribunal acha que só deveriam ter sido feitas três vistorias, e que aquela que veio a determinar a ordem de encerramento da empresa era a quinta vistoria. Mas o Instituto, no seu recurso, contesta esta fabulosa interpretação.

Na reunião de terça-feira, a maioria socialista não teve qualquer resposta a dar à população sobre o andamento de todo o processo, embora esteja nas suas mãos a possibilidade de mandar demolir todas as instalações ilegalmente construídas no complexo fabril, aliás como o IAPMEI tem referido, segundo disse a vereadora do Bloco de Esquerda, Helena Pinto.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT
»  2020-07-27  Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada
»  2020-07-27  Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva
»  2020-07-27  Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão