• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 15 Agosto 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 34° / 16°
Céu limpo
Qua.
 26° / 16°
Períodos nublados
Ter.
 28° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Actual presidente da câmara Pedro Ferreira apresentou candidatura: “Tens o apoio do PS”, veio dizer a ministra da Agricultura

Sociedade  »  2021-07-06 

 

 A nota principal da cerimónia de apresentação da recandidatura de Pedro Ferreira a presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, ontem, segunda, foi uma e por demais sublinhada: o apoio do Partido Socialista ao candidato que ocupa há oito anos o cargo de presidente, depois de outros vinte enquanto vice-presidente. Sempre pelo PS. Para quem acompanha a política local, o motivo desse evidente reiterar é óbvio. Para os mais distraídos, uma breve explicação: a existência na corrida às autárquicas de 26 de Setembro de uma candidatura independente liderada por António Rodrigues, aquele que recuperou a autarquia para os socialistas e que foi presidente da Câmara Municipal durante mais de duas décadas (tendo sido então substituído pelo seu sempre vice, Pedro Ferreira), assombra a candidatura de Ferreira e acicata a necessidade de mostrar que PS há só um e que este está com o actual autarca.

A apresentação da candidatura aconteceu ontem, dia 5 de Julho, no auditório da Biblioteca Municipal. Maria do Céu Antunes, ministra da agricultura e ex-presidente da Câmara de Abrantes, esteve presente como forma de comprovar esse apoio socialista, e ainda trouxe o abraço de António Costa. “Tens o apoio do PS”, garantiu Maria do Céu Antunes, que terminou o seu discurso de apoio citando Mário Soares: “Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS”. 

Também Hugo Costa, da Federação socialista, esteve na apresentação. Mesmo que disfarçados e sem um alvo assumido, os recados foram sendo dados. O PS está com o seu autarca e não há passado que o demova. Pelo menos, oficialmente.

Pedro Ferreira assumiu-se como candidato e prestou contas do seu último mandato, dizendo-se um homem com preocupações essencialmente sociais, herança de seus pais, e que entrou na política quase que por acaso. Disse não gostar de conflitos, guerras ou questiúnculas e que dificilmente o apanharão em discussões. Foi desta forma que Pedro Ferreira se apresentou, acrescentando ainda que entrou no seu primeiro mandato como presidente com o objectivo de limpar as contas da “casa” e que quatro anos depois os torrejanos reconheceram esse trabalho, dando-lhe cinco dos sete vereadores possíveis.

Dos 144 objectivos apresentados no programa eleitoral da sua última campanha, Pedro Ferreira diz ter cumprido e concluído 111 e garantiu que outros 33 já avançaram rumo à sua concretização. A evolução da dívida da Câmara Municipal foi outro dos pontos de honra do presidente, que orgulhosamente diz ter diminuído a dívida total dos 34 milhões em que se encontrava em 2013 (NR- com o apoio do Estado através do PAEL e do Fundo de Apoio Municipal), ano em que assumiu o cargo pela primeira vez, para 10 milhões, no transacto ano de 2020. O que mais fez e ainda pretende fazer, caso seja eleito, ocuparam o restante discurso do presidente da Câmara de Torres Novas. Inês Vidal

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Médica agredida na Chancelaria »  2022-08-08 

A médica Sandra Matorino foi agredida por um utente na passada quarta-feira, quando se encontrava a dar consultas no posto de saúde de Chancelaria, Torres Novas.

Segundo o JT apurou, a dado momento a médica saiu do seu consultório para ver o que se passava na sala de espera, alertada por uma altercação entre o funcionário administrativo e um utente.
(ler mais...)


Morreu Carlos “Pinhão”, treinador de futebol »  2022-08-03 

Vai a enterrar amanhã, no cemitério de Torres Novas, Carlos Manuel Silva (“Pinhão”), figura de destaque do futebol da região nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Começou por jogar as “escolas” do Clube Desportivo de Torres Novas e só nos amarelos jogou oficialmente, mas enquanto esteve a estudar em Lisboa foi campeão nacional de juniores de ténis de mesa, ao serviço do SL Benfica, corria a década de 60.
(ler mais...)


Cristina Tomé reafirma: “Na Renova a precaridade é total e despedimentos assumem processos intimidatórios” »  2022-08-01 

 Na reunião da assembleia municipal de Torres Novas do passado dia 27 de Julho, a eleita pela CDU Cristina Tomé reafirmou o que dissera há cerca de um mês e meio sobre a política de despedimentos da Renova.

Nessa reunião, a militante do PCP afirmara que “já desde há algum tempo que a Renova não contrata ninguém, aliás despede, utilizando formas muito pouco claras para o efeito”, denunciando que a empresa recorre a empresas de trabalho temporário para contratar trabalhadores.
(ler mais...)


Riachos: cortejo da Bênção do Gado é domingo »  2022-07-29 

A preparar-se para os últimos dias do calendário festivo desta edição, a festa da Bênção do Gado aguarda o dia mais esperado, o “cortejo da Bênção do Gado”, sempre apresentado como o momento mais marcante da festa, cerimónia que se realiza no domingo, dia 31 de Julho.
(ler mais...)


Dia histórico: povo de Torres Novas diz basta à Renova »  2022-07-28 

A assembleia municipal de Torres Novas, reunida ontem quarta-feira, tomou uma deliberação de significado político tremendo: aprovou quase por unanimidade uma recomendação à Câmara que esteve na base de um abaixo-assinado de quase mil assinaturas exigindo o acesso público à nascente do rio Almonda.
(ler mais...)


Bloco quer agricultura intensiva com avaliações de impacto ambiental e laboral »  2022-07-24 

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, exigiu hoje que as explorações agrícolas que usam o método intensivo e superintensivo sejam sujeitas a “avaliações de impacto” a nível ambiental e laboral.
(ler mais...)


Morreu José Duarte da Piedade: operário, escritor, militante comunista »  2022-07-23 

Morreu ontem, aos 98 anos de idade, José Duarte da Piedade, natural da freguesia da Brogueira, histórico militante anti-fascista, operário e escritor.

Segundo uma nota da concelhia de Torres Novas, José Duarte da Piedade “era o mais idoso e antigo militante do Partido Comunista Português no concelho de Torres Novas, tendo aderido ao Partido nos anos 40 quando havia um núcleo do partido na sua terra, a Brogueira”.
(ler mais...)


Bons Sons: resultados do passatempo já foram comunicados ao festival e aos premiados »  2022-07-21 

O passatempo do JT realizado no dia 12 de Agosto habilitou cinco concorrentes às cinco entradas permanentes do Festival Bons Sons que tínhamos para oferecer. Recorde-se que as cinco entradas seriam entregues aos primeiros cinco concorrentes que fizessem chegar, por mail, as respostas correctas às questões colocadas.
(ler mais...)


Lamego: 700 mil euros para atirar os esgotos ao rio, mais uma trapalhada »  2022-07-15 

As obras do Largo do Lamego, cuja telenovela já aqui mereceu destaque, continuam a ser um poço sem fundo de surpresas, perplexidades e agora, de escândalo, dito com as letras todas.

Note-se bem: as referidas obras são apenas parte de uma intervenção, mais ampla, do sistema de saneamento de toda a zona que vai da Bácora ao Largo do Lamego, passando pelo “largo da Caixa” e que tinha por objectivo acabar com os últimos esgotos da cidade que ainda estavam a verter para o rio, como que era o caso.
(ler mais...)


Rede Wifi de acesso público alargada à vila de Riachos »  2022-07-14 

A rede de pontos de acesso internet do concelho de Torres Novas irá ser alargada às freguesias, “tendo-se iniciado esta estratégia de expansão pela vila de Riachos, que dispõe agora de internet sem fios gratuita e de acesso livre no Largo Manuel Simões Serôdio e no Jardim da Vila”, diz nota do município.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2022-07-28  Dia histórico: povo de Torres Novas diz basta à Renova
»  2022-08-08  Médica agredida na Chancelaria
»  2022-08-01  Cristina Tomé reafirma: “Na Renova a precaridade é total e despedimentos assumem processos intimidatórios”
»  2022-08-03  Morreu Carlos “Pinhão”, treinador de futebol
»  2022-07-23  Morreu José Duarte da Piedade: operário, escritor, militante comunista