• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 03 Março 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 21° / 7°
Céu limpo
Sex.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva moderada
Qui.
 18° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 7°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Depois das cabras, foram-se as árvores plantadas por alunos: mata municipal secou por manifesta incúria

Sociedade  »  2020-10-23 

Nem cabras se conseguem guardar, nem árvores são capazes de se manter. Carvalhos e sobreiros plantados em Dezembro por alunos das escolas, com pompa e muitas fotografias para o boneco, foram-se. Ninguém mais ligou ao assunto da mata na antiga lixeira municipal. Ridículo, se não fosse vergonhoso.

Desde 2013 que Torres Novas se tem associado à Semana da Reflorestação Nacional, iniciativa do programa “Plantar Portugal”. E tem celebrado, igualmente, o Dia da Floresta Autóctone, convidando alunos de escolas do concelho a plantar árvores.
Com efeito, já foram plantadas árvores, por exemplo, no pátio de algumas escolas. A última iniciativa do género aconteceu em Dezembro de 2019, na “mata autóctone” de Cardilium, um projecto de requalificação ambiental da antiga lixeira e aterro municipal numa “mata autóctone”. Apenas 10 meses depois, a maioria das árvores não resistiu e secou.
O assunto foi levado à reunião de câmara de 14 de Outubro, pela vereadora do BE, em funções. “Volvidos apenas 10 meses, as árvores encontram-se num estado lamentável encontrando-se, na sua maioria, já secas”, lamentou Graça Martins.
A vereadora lamentou ainda que a reconversão ambiental anunciada seja agora “mais um projecto de morte das espécies”, considerando “profundamente lamentável” a falta de cuidado que a autarquia deposita nestes projectos ambientais, “sendo que não lhes escapa o momento da fotografia”.
“É esta a sustentabilidade ecológica da propaganda sobre Torres Novas e o seu concelho? Qual o impacto que este resultado terá na formação dos jovens estudantes intervenientes no projecto Eco-Escolas?” - questionou.
A ideia, recorde-se, consistia na reconversão, em floresta, da antiga lixeira localizada em Caveira, e que se chamou “Mata Municipal Autóctone de Cardilium”, numa acção simbólica que envolveu autarcas e alunos do projecto “eco-escolas”. Três vereadores do PS estiveram presentes nesta acção simbólica, além de dois presidentes de junta.
De acordo com a autarquia torrejana, o projecto, que tem como entidades parceiras a Resitejo e o Instituto Politécnico de Tomar, teria como objectivo, este ano, a plantação de perto de quatro centenas de espécies autóctones, nomeadamente sobreiros e medronheiros “numa reconversão ambiental impactante com cerca de dois hectares de extensão”.
A antiga lixeira, que se pretendia uma nova mata, localiza-se próximo de um corredor ecológico que liga a Reserva do Paul do Boquilobo e a Serra d’Aire, além de se situar junto às ruínas romanas da Vila Cardílio. Nas palavras do autarca do vereador Carlos Ramos, do pelouro do ambiente e espaços verdes) aos meios de comunicação, esta mata funcionaria como “cortina de absorção de CO2” e “um novo pulmão da cidade”.
Afinal, o pulmão deu em pneumonia, em mais um azar socialista que se junta a uma colecção brilhante que inclui o rebanho de cabras sapadores da serra de Aire, para não falar do aeroporto internacional de Pias Longas, nos baldios da Chancelaria, com dezenas de voos diários e a criação de 4000 empregos directos e indirectos.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Boletim diário covid-19, terça-feira, 2 de Março: 4 novos contágios na sub-região, Torres Novas sem registos »  2021-03-02 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, terça-feira,  apenas 4  casos de contágio pela covid-19,  com o concelho de Torres Novas sem registo de novos doentes nas últimas 24 horas .
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, segunda-feira, 1 de Março: 1 caso em Torres Novas, seis na sub-região »  2021-03-01 

Os dados da situação pandémica na região continuam a acompanhar a grande descida que se faz sentir no país, mas num caso e noutro não se conhecem os números relacionados com testes, pelo que os novos contágios que vão surgindo são de doentes declarados e não reflectem totalmente a realidade.
(ler mais...)


Morreu Joaquim Santana, a alma dos “Camponeses de Riachos” »  2021-03-01 

Joaquim Santana nasceu em Riachos, em 1934, e dedicou quase toda a sua vida ao rancho folclórico “Os Camponeses”. Foi trabalhador do campo, depois funcionário autárquico na câmara de Torres Novas, onde chegou a responsável da área das águas e saneamento, mas toda a sua vida foi vivida em prol de uma paixão: “Os Camponeses”, que fundou de quem foi dirigente máximo durante décadas.
(ler mais...)


Cascatas da Beselga vedadas com cerca metálica »  2021-02-28 

Foi com um misto de estupefacção e alguma revolta que moradores de Beselga e Assentis se confrontaram, nos últimos dias, com trabalhos de vedação da propriedade perto das pitorescas cascatas da ribeira da Beselga, na estrada entre esta povoação e Fungalvaz.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, sábado, 27 de Fevereiro: 15 casos, Torres Novas sem registos »  2021-02-27 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, sábado,  15  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas sem registo de novos doentes nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, sexta, 26 de Fevereiro: 2 casos em Torres Novas »  2021-02-26 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, sexta-feira,  10  casos de contágio pela covid-19 (ontem tinham sido 7), com o concelho de Torres Novas a registar mais 2 novos casos nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, quinta, 25 de Fevereiro: 7 novos doentes, Torres Novas sem casos »  2021-02-25 

Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, quinta-feira,  apenas 7  casos de contágio pela covid-19 (ontem tinham sido 9), com o concelho de Torres Novas sem registo de novos casos nas últimas 24 horas.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, quarta, 24 de Fevereiro: apenas 9 casos, 4 deles em Torres Novas »  2021-02-24 

 Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, quarta-feira,  9  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas novamente em destaque com 4 desses 9 casos.
(ler mais...)


Boletim diário covid-19, terça-feira, 23 de Fevereiro: 6 casos em Torres Novas nas últimas 24 horas »  2021-02-23 


Os concelhos que integram o Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo (ACES) totalizaram hoje, terça-feira,  15  casos de contágio pela covid-19, com o concelho de Torres Novas em destaque com 6 desses 15 casos.
(ler mais...)


Entroncamento: empresa da área alimentar promete 53 milhões de investimento »  2021-02-23 

Uma empresa ligada à produção de bebidas probióticas acedeu hoje, dia 23 de Fevereiro, em hasta pública, à subconcessão de quatro lotes do parque empresarial do Entroncamento, anunciou a autarquia em nota de imprensa.
(ler mais...)


 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-02-10  COVID-19: Bloco diz que vereador Carlos Ramos não tem condições para continuar no cargo
»  2021-02-28  Cascatas da Beselga vedadas com cerca metálica
»  2021-02-18  João Farinha Cordeiro morreu ontem aos 73 anos
»  2021-02-16  Caso Carlos Ramos: socialistas dizem que “foram violados princípios”
»  2021-02-12  PSD pergunta porque razão Carlos Ramos escondeu assunto na reunião de câmara