• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 19 Janeiro 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 13° / 6°
Céu nublado
Ter.
 14° / 4°
Períodos nublados
Seg.
 11° / 5°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  16° / 6°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Festival do Cogumelo da Parreira: Chakall, Marco Costa e Rouxinol Faduncho

Sociedade  »  2019-02-12 

Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo

De 1 a 3 de março, o cogumelo é de novo a estrela à mesa da III edição do Festival do Cogumelo que junta gastronomia, animação musical, bares, artesanato, cozinha ao vivo e, claro, exposição de produtores e agentes económicos do setor,  um evento de dinamização e promoção territorial, organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto. 
 
Já é conhecido o programa em detalhe e, este ano, o certame vai contar com as presenças do Chef Chakall (dia 2 de março), do Chef Marco Costa, presença assídua no programa “A Tarde é Sua” da TVI (dia 3) e de Rouxinol Faduncho (Marco Horário), que atua no dia 2 de março, numa noite que promete ser longa ao som do DJ Wilson Honrado, da Rádio Comercial.
 
O evento vai ter demonstrações de confeção de iguarias com cogumelos, entre as quais bolo de cogumelo, workshops informativos sobre os cogumelos e a sua utilização e plantação, e ainda um passeio micológico até ao campo onde crescem os cogumelos, para ver de perto este produto endógeno que está a ter uma crescente procura nos mercados nacionais e internacionais.
 
O objetivo do evento, criado há três anos, foi de apoiar os produtores e agentes económicos locais a dar destaque a um produto com mercado e com históricas ligações à economia do nosso concelho.  
 
É por isso que este evento aposta forte em dar todas as condições necessárias para a exposição dos produtores e outros agentes do setor, assim como dá destaque à gastronomia local e regional que incorpora cogumelos, para juntar o melhor dos dois mundos, a produção e a degustação. Da charneca para a mesa do festival e para a sua mesa. É este o conceito do Festival onde o cogumelo é a estrela.
 
Programa completo
1 de março – Sexta-feira
19h30 - Abertura do certame com atuação do Grupo de Cantares da Parreira | Visita aos Expositores e ao recinto
 19h30 – Demonstração e degustação de iguarias com cogumelos, servidas pela Escola Profissional do Vale do Tejo
 20h30 – Atuação do Rancho Folclórico da Parreira
 21h15 – Prato do Restaurante vs Prato Lá de Casa
 22h00 – Inauguração e abertura do stand de petiscos com a presença e orientação da micóloga e especialista em cogumelos silvestres Marta Ferreira
 22h30 – Chá e Bolo de Cogumelos | Stand dos Petiscos
 
23h30 - Atuação da banda Bezourinhos del Ferdinand | Continuação do Baile com Dj Barral
 
2 de março – Sábado
10h00 – Passeio de Motores Antigos 3P’s Team
 14h00 – Desmistificação de mitos sobre cogumelos com Marta Ferreira
 16h30 – Livecooking com Diogo Costa
 17h45 – Livecooking com Bimby
 19h30 – Showcooking com Chef Chakall
22h00 – Atuação de Rouxinol Faduncho
 00h00 – Atuação de Wilson Honrado (Dj Rádio Comercial)
 
3 de março – Domingo
10h30 – Passeio micológico conduzido pela micóloga Marta Ferreira (inscrições prévias para contatos 249 771 051 | 249 771 336)
12h30 – Sopa de Cogumelo servida pelo Ranho Folclórico da Parreira
14h30 – Workshop “Como Cultivar Cogumelos em Casa” pela micóloga Marta Ferreira 
15h00 – Atuação da Charanga “Os Batatas” pelo recinto
17h00 – Concurso “Melhor Prato em Família”
19h30 – Showcooking com Chef Marco Costa
 21h00 – Atuação de Miguel Azevedo

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Ginásio de Riachos: 20 anos depois, já há ante-projecto »  2020-01-16 

Pendurado há 20 anos, aquando da construção do pavilhão gimnodesportivo de Riachos, o ginásio anexo parece estar agora um pouco mais perto de se tornar realidade. Na reunião de ontem do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade “o ante-projecto de arquitectura e especialidades relativos à 2.
(ler mais...)


Torres Novas na devolução do IVA: ANMP assinala disparidades no parecer sobre o orçamento de Estado »  2020-01-15 

No seu parecer habitual à proposta de lei do orçamento de Estado, a Associação Nacional de Municípios Portugueses questiona o Governo sobre os montantes da devolução de parte do IVA cobrado nos municípios e assinala, directamente, o caso de Torres Novas.
(ler mais...)


PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua »  2020-01-13 

A pretexto de implantar um troço de ciclovia, a maioria socialista quer destruir completamente o arranjo da rua 25 de Abril e enterrar mais de 700 mil euros em 160 metros de via. O resto do concelho assiste.

A ideia de uma ciclovia para Torres Novas vinha de vez em quando à cabeça de alguns, apesar de a cidade não ter tradições alguma no uso da bicicleta (raramente se vê uma) e de a sua topografia não aconselhar tal tipo de recurso.
(ler mais...)


Vale da Serra: moradores preocupados com funcionamento da ETAR »  2020-01-09 

Os moradores de Vale da Serra, Pedrógão, estão preocupados com as águas que estão a ser bombeadas da ETAR para terrenos públicos e privados confinantes com a estação de tratamento de águas residuais.
(ler mais...)


Bombeiros: dificuldades na adesão ao voluntariado, problemas no socorro »  2020-01-09 

A primeira conclusão que se retira da assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, realizada mesmo a fechar o ano, é que os torrejanos em geral e os associados da própria agremiação estão completamente alheados do seu presente e sobretudo do seu futuro: num universo de muitas centenas de sócios activos, não se compreende que numa reunião magna de prestação de contas não estejam presentes, ao menos, uma dúzia de associados que não sejam os membros dos corpos sociais, alguns elementos do comando ou bombeiros e um ou dois sócios de fora deste contexto.
(ler mais...)


Torres Novas: centro de saúde abrangido pelo plano de contingência »  2020-01-07 

O centro de saúde de Torres Novas está abrangido pelo Plano de Contingência Inverno, estando aquela unidade de saúde aberta até às 22 horas, apenas nos dias úteis, informa o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.
(ler mais...)


(ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas »  2020-01-06 

Sobre o caso da devolução da percentagem do IVA cobrado, a que abaixo se faz referência, o  JT tentou esclarecer a questão junto da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que disse não ter acesso aos dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que demonstrem e justifiquem, não somente o cálculo do valor global em causa, mas também a própria distribuição por Município.
(ler mais...)


CHMT: dezenas de novos médicos iniciaram funções no dia 3 »  2020-01-05 

“Estou grata porque tenho trabalhado com equipas que me ajudam a crescer. Espero que sejam muito felizes aqui”. Esta afirmação é de Ana Rita Sanches, médica especialista em Medicina Interna, que terminou a sua formação no CHMT e que deu o seu testemunho na sessão de boas-vindas aos novos internos que iniciaram esta semana o percurso neste Centro Hospitalar.
(ler mais...)


Directora do JT, amanhã na RTP1 »  2020-01-02 

Amanhã, sexta, por volta das 17h30, a directora do JT, Inês Vidal, vai estar em directo na RTP1, no programa "Portugal em Directo". Como já é habitual, Inês Vidal comentará alguns assuntos que fazem a actualidade local e regional.
(ler mais...)


Socialistas reafirmam extinção de farmácia em Alcorochel »  2019-12-24 

O assunto da deslocalização da farmácia de Alcorochel para o edifício Beira-Rio, em Torres Novas, voltou à reunião da Câmara, já que o INFARMED não ficou satisfeito com a justificação da maioria socialista ao seu parecer favorável, aprovado com os votos contra da oposição no passado mês de Outubro.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2019-12-20  Rio Almonda: cheia muito aquém do nível de 1989
»  2019-12-23  Montepio tem novos órgãos sociais: Luís Martins lidera administração
»  2020-01-06  (ACTUALIZADA) - Orçamento de Estado: só Santarém, Abrantes e Ourém recebem mais que Torres Novas
»  2020-01-02  Directora do JT, amanhã na RTP1
»  2020-01-13  PS quer derreter 700 mil em 160 metros de rua