• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 21 Janeiro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 15° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 16° / 8°
Céu nublado com chuva moderada
Sex.
 15° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  16° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

EDITORIAL: Um crime contra o património cultural será sempre um crime contra o património cultural

Sociedade  »  2020-11-06 

As obras, aquelas que vão fazendo e desfazendo os tempos percorridos por uma cidade, mesmo aquelas que se destacam de uma certa simplicidade e atraem, no momento da sua novidade, ampla simpatia e admiração, mesmo essas esbatem-se um dia na normalidade dissolvente que as gerações vão impondo à paisagem que se torna aparentemente imutável.

Outras, contudo, pelo grau de confronto ou agressão que suscitam, acabam por ficar sempre como monumentos gritantes a gestos irreflectidos, erros, arrogâncias e egoísmos, motivações diversas. São marcas que serão sempre chagas, fracturas transformadas em feridas que não saram o desgosto, o desapontamento, a tristeza.

Exemplos há muitos, e esses ficam para sempre associados a quem foi por eles responsável, como o emparedamento da ponto Raro (mesmo nessa altura havia soluções menos intrusivas e destrutivas), essoutro autêntico crime contra o património que é o mamarracho medonho construído em afrontamento ao edifício do antigo hospital, obra inútil e estúpida que assassinou a frente edificada da avenida em atropelo das próprias normas urbanísticas e oblitera o edifício na vista que dele se tem da avenida, ofendendo exactamente um objectivo da sua reabilitação, que era ampliar a sua visibilidade, para não falar da destruição daquele que era o magnífico Rossio da cidade em que se implantou uma tralha caótica de equipamentos inúteis, porque localizados ao arrepio da demografia e exactamente junto aos bairros mais envelhecidos e logo num dos locais de maior tráfego automóvel da cidade.

A não quererem arrepiar caminho no enterro do porto da Bácora, Pedro Ferreira, Luís Silva, Elvira Sequeira, Joaquim Cabral e Carlos Ramos ficarão nos desgraçados anais da história mais triste como aqueles que promoveram e viabilizaram a destruição deste elemento patrimonial da memória da cidade: o porto da Bácora, uma das últimas entradas do rio, carregada de fortes memórias e tão clara na sua lógica comunicativa da vila com o rio e as suas águas, será destruído ainda por cima num projecto que visa, na sua argumentação, valorizar o rio. Triste ironia: em vez de valorizar, fecha e empareda ainda mais o rio. Em vez de o abrir, esconde-o, tapa-o. Mata-o.

Julgam porventura, os promotores desta afronta, que uma maioria absoluta de votos é alvará para decisões características do poder absoluto e autista, quando deveria ser, pelo contrário, razão para saber ouvir, com humildade e sabedoria, as razões de quem critica ou, simplesmente, alerta. Um poder que se suporta na confiança de larga maioria da comunidade deve ser magnânimo na tolerância, na aceitação das diferenças, na consciência de que uma vitória eleitoral não suporta a razão e a justeza de todas e quaisquer decisões.

A direcção do JT

 

 

 Outras notícias - Sociedade


COVID-19: Município de Alcanena testa todos os trabalhadores e autarcas »  2021-01-19 

O Município de Alcanena vai efectuar, durante esta semana, testes de rastreio à COVID-19 a todos os trabalhadores, incluindo os funcionários das escolas, sapadores bombeiros municipais de Alcanena e também a todos os membros das mesas de voto para as eleições presidenciais, delegados e presidentes das juntas de freguesia ou seus representantes.
(ler mais...)


Bombeiros Torrejanos: assembleia-geral adiada »  2021-01-11 

A assembleia-geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, convocada para o próximo dia 19 de Janeiro, foi adiada, esperando-se agora uma nova convocatória. A reunião magna dos bombeiros torrejanos tinha como ordem de trabalhos a eleição de novos corpos sociais da associação, mas como até ao prazo estipulado pelos estatutos não deu entrada nenhuma lista candidata, o presidente da mesa da assembleia não teve outro remédio que não adiar a reunião.
(ler mais...)


Olhos de Água: estacionamento vai custar meio milhão »  2021-01-10 

 

A Câmara Municipal de Alcanena aprovou, por unanimidade, na sua reunião realizada a 21 de dezembro, o projeto de execução do parque de estacionamento da praia fluvial dos Olhos de Água, adjudicado à firma EcoSalix – Sistemas Ecológicos de Engenharia Natural, Lda.
(ler mais...)


Entroncamento: deputados do PS querem obras na estação »  2021-01-10 

Depois de todos os partidos da oposição terem levantado o assunto aquando do orçamento de Estado, chegou a vez de os deputados do PS eleitos por Santarém defenderem agora uma “intervenção profunda” na Estação Ferroviária do Entroncamento para tornar esta infraestrutura “moderna e segura”.
(ler mais...)


Montepio agradece a colaboradores »  2021-01-10 

“Chegados ao fim do ano, ano em que muitos de nós, de uma ou outra forma, vimos a nossa vida suspensa, o Montepio Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas regozija-se por chegar ao fim de todos estes meses, sem ter tido necessidade de encerrar as suas portas, de virar costas aos seus utentes”, assinala a colectividade em nota de imprensa.
(ler mais...)


Rotary Club do Entroncamento apoia famílias carenciadas »  2021-01-10 

Apesar de um ano 2020 imensamente atípico, com implicações devastadoras na sociedade em múltiplos domínios, entres os quais a sustentabilidade de diversas famílias, o Rotary Club do Entroncamento levou à prática alguns dos seus projectos, nomeadamente o apoio a famílias necessitadas.
(ler mais...)


Fátima: escola de hotelaria ganha prémio nacional »  2021-01-10 

A Escola de Hotelaria de Fátima foi galardoada com um prémio nacional numa edição dos Hospitality Education Awards, os prémios da formação turística em Portugal. A edição é promovida pela Forum Turismo e pretende distinguir projectos, instituições e pessoas, que se destacam no sector da Hotelaria e Turismo.
(ler mais...)


Alcanena - Município cede imóvel para lar do CRIT »  2020-12-19 

Foi assinada, no dia 27 de Novembro de 2020, a escritura da cedência do direito de superfície a favor do Centro de Reabilitação e Integração Torrejano – CRIT, do edifício propriedade do Município de Alcanena, sito na Avenida Marquês de Pombal, em Alcanena, no qual será criado um Lar Residencial para Pessoas com Deficiência, não existindo, no concelho, uma resposta social para casos que requeiram internamento em estruturas deste tipo.
(ler mais...)


História de Natal: Beatriz nasceu na ambulância dos voluntários torrejanos »  2020-12-11 

Nuno Gorjão e Pedro Matos, do corpo de Bombeiros Voluntários Torrejanos, vão ter uma história para contar: por volta da meia-noite do dia 4 de Dezembro, estes homens dos  "voluntários torrejanos" receberam uma chamada telefónica de uma mulher grávida e as circunstâncias levaram a que tivessem realizar o parto na ambulância, a caminho do hospital.
(ler mais...)


Companheiros de estrada: um acordo sem objecto e um ante-projecto mais rápido que a luz »  2020-12-07 

É mais uma história de encantar da maioria socialista que envolve obras e outras especialidades. Um acordo que não tem objecto e um ante-projecto de uma estrada de 500 mil que foi mais rápido que a velocidade da luz.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-01-11  Bombeiros Torrejanos: assembleia-geral adiada
»  2021-01-10  Olhos de Água: estacionamento vai custar meio milhão
»  2021-01-10  Entroncamento: deputados do PS querem obras na estação
»  2021-01-19  COVID-19: Município de Alcanena testa todos os trabalhadores e autarcas
»  2021-01-10  Rotary Club do Entroncamento apoia famílias carenciadas