Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-efe8d056): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 12 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 35° / 15°
Céu limpo
Seg.
 28° / 14°
Períodos nublados
Dom.
 28° / 17°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 16°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Maioria socialista empatou novo Intermarché durante dois anos

Sociedade  »  2021-04-12 

 

A Câmara votou há dois anos, a execução de um plano de pormenor para Cancela do Leão, para onde está previsto o novo Intermarché, e a necessária suspensão do PDM, também por dois anos. Passado este tempo, a maioria socialista nem sequer adjudicou o plano de pormenor e perante o cenário que criou, diz que “o Bloco não gosta de hipermercados”. O Bloco fala de incompetência.

 O assunto foi o ponto forte da reunião extraordinária do executivo municipal de 18 de Março, dedicada exclusivamente a debater e votar a prorrogação, por mais um ano, do prazo para a execução de um plano de pormenor necessário à implantação do novo Intermarché na Cancela do Leão, antiga fábrica Alves das Lãs.

O vice-presidente e vereador do urbanismo preparava-se para sair da situação de mansinho, “que era uma coisa muito simples”, “era só a prorrogação do prazo para a execução do plano de pormenor”, pensando que tudo se resolveria em dois minutos. Só que a oposição, de forma veemente por Helena Pinto e também por João Quaresma, quis saber porque se chegara a esta situação e que os socialistas dissessem o que já estava feito.

O que já estava feito? Nada. Zero. O plano de pormenor ainda nem sequer tinha sido iniciado. Mais: segundo disse o próprio Luís Silva na reunião, nem sequer tinha sido adjudicado.

Helena Pinto apresentou logo de início a sua total discordância com a forma como este assunto foi apresentado à Câmara Municipal: “falta de preparação, falta de informação e completa ausência de sentido de responsabilidade de quem exerce um cargo público por via de eleição”, isto é, não havia nada a historiar ou enquadrar o assunto.

Em segundo lugar, a vereador sublinhou “a forma extraordinária com que o PS decidiu camuflar as suas responsabilidades, atacando o BE de uma forma inusitada e completamente descabida – “o BE é contra o Intermarché”, quando no início da reunião, na tentativa nada bem-sucedida de apresentar o assunto, o vice-presidente Luís Silva, afirmou que a questão em causa (Plano de Pormenor) tinha sido aprovado sem votos contra”.

A conclusão é simples e clara, diz o Bloco: “Durante 2 anos (!!) não foi dado cumprimento a uma decisão da Câmara Municipal e ao compromisso assumido com o promotor do investimento. Dois anos!”

Uma vez chegado o fim do prazo, criticou Helena Pinto, o vice-presidente (responsável directo) mas também o presidente, deveriam ter apresentado o assunto nas suas diversas dimensões, reconhecendo que se falhou, assumindo a responsabilidade e propondo que a Câmara votasse a prorrogação do prazo. Mas não foi isso que aconteceu e perante as questões colocadas pela vereadora, às quais não responderam, decidiram criar uma distracção dizendo que o BE é contra aquele investimento em particular.

Um processo com barbas socialistas

Em 11 de Dezembro 2018 a Câmara decide propor à Assembleia Municipal a suspensão parcial do PDM para construção de edifício industrial – PROUNIVA nos Mesiões, que deveria primeiro recolher parecer da CCDRLVT, conforme determina a legislação e decide ainda na mesma reunião a “Elaboração do Plano de Pormenor da Cancela do Leão”.

A primeira decisão segue para a CCDRLVT e a segunda para publicação em Diário da República, o que vem a acontecer em 28 de Março de 2019. A reunião de Câmara de 2 de Abril de 2019 aprova a suspensão parcial do PDM e medidas preventivas – corrigidas por força do parecer da CCDRLVT e envia para a Assembleia Municipal. A Assembleia Municipal reúne a 22 de Abril de 2019 aprova a suspensão parcial do PDM e as medidas preventivas e envia para publicação em Diário da República, o que vem a acontecer em 20 de Maio 2021.

Ambas as decisões têm um prazo de 2 anos, prorrogável por mais 1 ano.

O tempo passa, o prazo chega ao limite e não existe Plano de Pormenor. Veio agora, por isso, o vice-presidente propor a prorrogação do prazo para a elaboração do plano de pormenor por mais um ano, possibilidade prevista na legislação e nos documentos aprovados, mas que no mínimo precisava de ser acompanhada por uma explicação, disse a vereador do Bloco, incluindo a explicação de nada ter sido feito durante dois anos.

A suspensão parcial do PDM e as medidas preventivas caducam em 20 de Maio de 2021, ou seja, a decisão que permite que ali se construa o Intermarché, caduca no próximo mês de Maio.

Perante o exposto deveriam ter sido explicadas, diz Helena Pinto,  todas as dimensões deste processo e não apenas a “prorrogação do prazo para a elaboração do PP”. Em Maio é forçoso que o assunto volte à Câmara. “Ficámos sem saber quem vai fazer o Plano de Pormenor. A Câmara? Uma empresa? Como vai ser o “concurso”? Quanto vai custar? Mas ficámos agora a saber que falta a “avaliação de impacto ambiental” e o “projecto de arranjos e acessos exteriores”. Certamente que o promotor espera e desespera…”

Na referida reunião, e face à acusação de Pedro Ferreira de que o BE é contra os hipermercados, a vereadora do Bloco disse que “o BE foi e é contra a escandalosa redução de taxas decididas pela Câmara e Assembleia Municipal, no valor de cerca de 90 mil euros, ao Intermarché, quando o comércio local vive a maior crise de sempre”.

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas