• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 13 Agosto 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 28° / 15°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 16°
Períodos nublados
Sex.
 28° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  30° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

JT na Catalunha: Barcelona não cabe numa rua, por Inês Vidal

Sociedade  »  2019-10-22 

Somos cada vez mais um todo. Global. Os meios de comunicação dão-nos o mundo num segundo. Hoje estamos aqui, no nosso sofá, na nossa casa, na nossa terrinha e conseguimos sentir as balas de borracha na luta de Barcelona, ficar sem ar num atolado barco à deriva no Mediterrâneo e ouvir o sussurrar de um brexit em curso. É o mundo ao segundo, a história outrora tão distante, de tal forma próxima, que passa a ser a nossa história também.

Pelo menos, queremos acreditar nisso. Mas por maiores que sejam agora as televisões das nossas salas, em nenhuma delas cabe toda a verdade. Onde há mão humana, há uma interpretação da realidade, uma perspectiva, uma versão. Intencional ou não, uma notícia contada é sempre a história de alguém, uma pequena face de um todo muito maior e mais complexo, imagem de um lado do contexto que passamos a tomar como verdade una e absoluta.

Estou desde sábado em Barcelona. Uma viagem pensada antes da leitura de qualquer sentença. Uma viagem que esteve em suspenso e em suspense na semana que a antecedeu, exactamente pelas imagem que me chegavam pelas televisões portuguesas.

Mas vim. E o que encontrei? Uma Barcelona igual a si própria, pessoas bonitas na rua, turistas, muitos, esplanadas cheias, a fiesta do costume, muita música e crianças a aproveitar os últimos dias quentes de Outono para brincar no parque infantil, descendo escorregas sem medo, mostrando ao mundo que castelhanos ou catalães, o futuro a eles pertence.

E ali na Laietana e na Urquinaona ou aqui mesmo ao meu lado, na Carrer Corsega, manifestantes nascidos castelhanos, mas de alma catalã, mostram ao mundo, a maioria de forma pacífica, as razões porque se sentem a mais neste país. E são também esses que condenam aqueles poucos que pela maneira como destroem as ruas e dão mau nome à luta, não parecem catalães. Mas por uns poucos, pagam os muitos. Gente com os métodos e as motivações erradas, mancha uma causa digna, concorde-se com ela ou não.
Não encontrei Barcelona a arder, como pensa quem se inteira das notícias pela televisão. Encontrei uma Barcelona quente, em chamas, mas daquelas chamas que ardem sem se ver, próprias de um cidade muito à frente do seu tempo.

Barcelona está longe de ser só uma rua. Muito menos aquela rua cuja imagem têm feito passar por aí.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão »  2020-07-27 

Foi aprovada na reunião camarária de 22 de Julho a abertura de concurso público para as obras de instalação da Loja do Cidadão, na Avenida Dr. João Martins de Azevedo, em Torres Novas", com um orçamento que totaliza 907.
(ler mais...)


Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva »  2020-07-27 

Foi aprovada, na reunião de câmara de 21 de Julho, a proposta de adjudicação e minuta de contrato referente à reabilitação dos fogos de habitação social da Rua Dr. Vicente Sousa Vinagre e Rua José Shiappa Faro e Silva - Medidas de Eficiência Energética» à empresa Real Estado ERG UNI, Lda, pelo valor de 249.
(ler mais...)


Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada »  2020-07-27 

Acabou por não demorar muito tempo entre o concurso e a adjudicação da obra: a obra de beneficiação da estrada municipal  1176, que liga Alcorochel à Charneca, acabad de ser adjudicada, informa nota de imprensa da câmara.
(ler mais...)


Morreu António Freire, antigo autarca do PSD »  2020-07-15 

Morreu ontem, dia 14, em Torres Novas, António Freire, antigo autarca do PSD, que contava 84 anos de idade. Chegou a Torres Novas ainda jovem e começou a dedicar-se ao negócio da construção civil, que o ocupou durante algumas décadas.
(ler mais...)


Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT »  2020-07-14 

“Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos.
(ler mais...)


“Mosteiro do Leitão” abre na Zibreira junto ao nó da A1 »  2020-07-11 

Um ano volvido desde a inauguração do novo edifício do “Mosteiro do Leitão” na Batalha, Zita Freire e Bruno Figueiredo “trazem o melhor leitão de Portugal agora a Torres Novas, cidade que até então não tinha essa tradição gastronómica”, anuncia a nota de imprensa.
(ler mais...)


Escola de Santa Maria: 122 mil de trabalhos a mais »  2020-07-10 

É um karma, uma tradição, uma fatalidade, um uso e costume, o que se quiser: não há obra desta câmara socialista que seja realizada pelo preço a que foi contratada nos respectivos concursos e adjudicada nos correspondentes montantes: agora, é a obra da escola primária de Santa Maria, em construção nas Chãs, junto ao Centro de Bem Estar Social da Zona Alta que, para já, vai ter 122 mil euros de trabalhos a mais, mais IVA.
(ler mais...)


Morreu João Roque Freire, antigo atleta do CDTN e autarca do PS »  2020-07-08 

Morreu hoje, quarta-feira, dia 8 de Julho, aos 88 anos, João Roque Freire, figura muito popular em Torres Novas e um homem que integrou uma geração de torrejanos que foi marcante na vida da comunidade entre os anos 50 e o final do século XX.
(ler mais...)


Obras põem a descoberto um rio Almonda cheio de lixo »  2020-07-05 

Sempre que se falava da falta de limpeza do rio Almonda, do leito e das margens, apontava-se para o chamado troço urbano para se dizer, em jeito de compensação, “ah, mas na cidade temos um rio limpo que até dá para tomar banho”.
(ler mais...)


António Rodrigues: “A gestão do município não é má, é péssima!” »  2020-07-03 

A pergunta que todos fazem ainda não tem resposta: António Rodrigues, ex-presidente da câmara de Torres Novas durante 20 anos (1993-2013), não confirmou que será candidato às próximas autárquicas, mas essa hipótese não fica excluída.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2020-07-15  Morreu António Freire, antigo autarca do PSD
»  2020-07-14  Renova: aparelhos de Raio-X para o CHMT
»  2020-07-27  Alcorochel: estrada da Charneca já foi adjudicada
»  2020-07-27  Reabilitação energética dos fogos de habitação social das ruas Vicente Sousa Vinagre e José Schiappa Faro e Silva
»  2020-07-27  Aberto concurso para a empreitada da Loja do Cidadão