• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 26 Setembro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 26° / 12°
Céu limpo
Ter.
 22° / 13°
Períodos nublados
Seg.
 23° / 15°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Fórum Ribatejo defende junção da Lezíria e Médio Tejo e saúda vontade das CIMs

Sociedade  »  2021-07-08 

O Fórum Ribatejo, plataforma que reúne várias dezenas de agentes culturais de todo o distrito de Santarém, reuniu-se em assembleia em Alpiarça, no passado dia 3 de Julho, tendo aprovado uma moção em defesa da junção dos territórios da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste numa mesma circunscrição territorial em sede de qualquer reforma administrativa que venha a ser realizada.

Recorde-se que esta plataforma, criada precisamente em Alpiarça em 2009, foi a primeira entidade a manifestar-se publicamente contra o espartilhamento do território do Ribatejo/distrito de Santarém em unidades territoriais diferentes, tendo decidido tornar público um manifesto neste sentido numa assembleia realizada em Benavente, em 2017, documento que viria a ser aprovado na assembleia seguinte realizada em Riachos, Torres Novas, em 17 de Junho desse ano.

Eis o comunicado do Fórum Ribatejo, na íntegra:

“Em 17 de Junho de 2017, na sua assembleia realizada em Riachos, Torres Novas, o Fórum Ribatejo, após amplo debate em anteriores reuniões plenárias, aprovou um manifesto em defesa da identidade ribatejana, apelando a que qualquer reforma administrativa do território mantivesse unidos, grosso modo, os concelhos do antigo distrito de Santarém e outros territórios de margem que assim o entendessem.

O manifesto do Fórum Ribatejo foi, ao tempo, a primeira tomada de posição pública em defesa da unidade do “Ribatejo”, do “Vale do Tejo” e dos territórios dos municípios hoje repartidos por duas NUTS diferentes, tendo sido enviado a todos os presidentes da Câmara, de juntas de freguesia e representantes de todas as instâncias políticas e administrativas da região e da administração central, grupos parlamentares e outras instituições.

A cimeira realizada em Santarém no passado dia 17 de Junho, exactamente 4 anos após a aprovação do manifesto do Fórum Ribatejo, e na qual os dirigentes das comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste assinaram um memorando de entendimento exigindo ao governo que estas três NUTS III evoluam para uma NUTS II englobando as três unidades territoriais referidas, foi um feliz corolário do debate público suscitado pelo manifesto de 2017 do Fórum Ribatejo, materializando aquilo que nele se defendia.

Reunido em Alpiarça, no dia 3 de Julho de 2021, o Fórum Ribatejo saúda em particular os presidentes das comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste, bem como todos os órgãos autárquicos de todos os concelhos envolvidos, que deliberaram antecipadamente a assinatura do memorando, juntando mais uma vez a sua voz a todos quantos entendem que a região do Ribatejo ou do Vale do Tejo deverá manter-se una no âmbito de qualquer reforma administrativa do território.

Alpiarça, 3 de Julho de 2021, a assembleia do Fórum Ribatejo”

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Estrada do Doural: alcatrão já dá canas »  2021-09-21 

A polémica estrada rural do Doural, entre a Ribeira Ruiva e Lapas, que foi passada a alcatrão pelo presidente da Junta de São Pedro, Lapas e Ribeira contra todos os argumentos da oposição e apesar de se situar em zonas de REN e RAN, o que implicava autorização para a obra, continua a dar que falar, mas agora pelas melhores razões.
(ler mais...)


Cabeço do Soudo: “arraial sobre rodas” dia 18 »  2021-09-12 

 É já sábado que a povoação de Cabeço do Soudo realiza uma iniciativa peculiar: na impossibilidade prática de se fazer a festa como nos tempos de antes da pandemia, a opção terá a forma de uma arruada, a partir das 16 horas de sábado, com um veículo que iniciará uma viagem que percorrerá as aldeias de Rexaldia, Pena e Casal da Pena e terminará, exactamente, no Cabeço do Soudo.
(ler mais...)


Bateu no fundo: vereador do urbanismo promove empreendimento imobiliário »  2021-09-03 

Quando se pensava que já nada mais era possível, que a loucura política tinha ultrapassado todos os limites, a maioria socialista afunda-se na credibilidade e na idoneidade políticas em mais um escândalo de envergonhar qualquer plateia.
(ler mais...)


Não!!!! Tenham dó! »  2021-08-31 

A gente desculpa tudo. Faz de conta que é normal que, aquando da concepção do projecto e da sua demorada avaliação prévia, ninguém se tenha lembrado de que, eventualmente, uns sanitários no novo jardim seria uma coisa pertinente, mas obviamente discreta, localizada junto ao edifício do parque, num dos topos, qualquer coisa.
(ler mais...)


"Torrejanos vão pagar mais de meio milhão por muro particular" - denuncia BE em comu nicado »  2021-08-27 

Os factos remontam a 2001 e o caso arrasta-se há 20 anos. Bloco acusa Pedro Ferreira de esconder o acordo com os proprietários desde 2018. Alegadamente, os queixosos afirmavam que o muro caiu na sequência da limpeza do rio, realizada no ano 2000.
(ler mais...)


Judiciária voltou hoje à Câmara de Torres Novas »  2021-08-26 

Uma brigada da Polícia Judiciária regressou hoje à Câmara de Torres Novas, alguns meses após a última visita. Segundo o JT apurou, a brigada veio colher elementos de vários processos, alguns deles com trabalho iniciado nas anteriores estadias.
(ler mais...)


Pavimentação de caminho rural envolta em polémica »  2021-08-25 

A pavimentação, com uma camada de asfalto, do caminho rural que liga a Ribeira Ruiva ao largo do cemitério de Lapas, está envolta em grande polémica e suscita dúvidas, no mínimo, quanto à competência da Junta de Freguesia de São Pedro/Lapas/Ribeira para concretizar uma obra desta natureza.
(ler mais...)


Um apelo: PAREM! »  2021-08-16 

Muitos torrejanos receberam com espanto, consternação, tristeza e revolta, o abastardamento paisagístico, estético e visual de várias ruas da cidade, visível naquilo que a gestão camarária da maioria socialista chama “ciclovia” e que na verdade não passa de um conjunto de deploráveis arabescos a conspurcar os arruamentos da cidade de Torres Novas da forma mais hedionda.
(ler mais...)


Torres Novas: TAC instalado no hospital »  2021-08-14 

Os exames de TAC aos primeiros doentes estão já marcados no hospital de Torres Novas, já que o equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) encontra-se em fase final de instalação, garante comunicado da Comissão de Utentes.
(ler mais...)


Censos: Torres Novas perde 7% da população, Tomar e Abrantes com cenário idêntico »  2021-08-14 

O famoso “triângulo de desenvolvimento” Tomar, Abrantes, Torres Novas mais parece, agora, uma espécie de triângulo das Bermudas onde a população se esvai para as profundezas de uma demografia que põe em causa a coesão deste território, aliás como acontece em praticamente todo o país.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2021-08-31  Não!!!! Tenham dó!
»  2021-09-03  Bateu no fundo: vereador do urbanismo promove empreendimento imobiliário
»  2021-08-27  "Torrejanos vão pagar mais de meio milhão por muro particular" - denuncia BE em comu nicado
»  2021-09-21  Estrada do Doural: alcatrão já dá canas
»  2021-09-12  Cabeço do Soudo: “arraial sobre rodas” dia 18