Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-f861bda5): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 15 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 29° / 16°
Céu nublado
Qua.
 35° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Autárquicas 2021: CDU avança com Guedelha para recuperar lugar na vereação

Sociedade  »  2021-05-17 

Nuno Guedelha, de 45 anos, é o cabeça-de-lista da CDU à câmara municipal de Torres Novas nas próximas eleições autárquicas. Este é o quarto candidato conhecido, depois de Tiago Ferreira (PSD), Pedro Ferreira (PS) e António Rodrigues (independente). Para Guedelha, Rodrigues e Ferreira são candidatos que não acrescentam nada de novo.

 A apresentação do candidato da CDU à câmara municipal de Torres Novas decorreu numa sessão pública, no passado sábado, 15 de Maio, no jardim da Liberdade, junto à Escola Prática de Polícia – um local com significado para os comunistas já que contém um monumento “singelo” aos “antifascistas” do concelho de Torres Novas.

 Nuno Guedelha, que ao longo dos últimos anos tem dividido a sua participação na vida política local entre a vereação (no anterior mandato em substituição de Filipa Rodrigues) e a assembleia municipal, actualmente, apresentou seis ideias fortes da sua candidatura.

 Tratar o concelho todo por igual sem discriminação das freguesias rurais em relação à cidade. “Só assim conseguiremos valorizar e promover o nosso território e inverter a tendência de desertificação das aldeias”.

O cabeça-de-lista da CDU prometeu mais apoio ao movimento associativo destacando o papel fundamental que tem. “A câmara municipal tem a obrigação de tratar cada uma das colectividades e associações como um parceiro de valor”.

 Guedelha anunciou ainda como prioritário a preservação da identidade do concelho, como o monumento das pegadas de dinoussáurios ou a Vila Cardilium. A defesa do rio Almonda, desde a nascente à foz, desejando que o mesmo possa ser navegável no maior percurso possível, foi também apontado como um eixo central.

 O apoio às empresas locais e apoio à fixação de novas empresas que tragam emprego qualificado foi outra das ideias fortes anunciadas e, por fim, Nuno Guedelha apontou a transparência nos serviços municipais como a mais urgente de todas as medidas. E focou-se na divisão de urbanismo.

 “Todos conhecemos casos de pessoas que querem construir ou fazer alterações na habitação e que desesperam semanas, meses e anos por uma decisão. Este arrastar de processos é injustificável e levanta suspeitas de promiscuidade. Queremos inverter essa prática”.

 Nesta sessão esteve presente o deputado à Assembleia da República António Filipe e foi anfitrião Manuel Ligeiro, o mandatário da candidatura da CDU para o concelho de Torres Novas.

 “CDU faz falta no executivo”

 Guedelha encara esta candidatura como um enorme desafio pessoal já que decorre num momento de adversidade para a coligação, que tem registado resultados eleitorais desfavoráveis não só em Torres Novas como no país. “Não ficaria bem comigo se não aceitasse o convite nestes tempos que não se avizinham fáceis. Se há altura que se deve lutar é agora. É certamente um grande desafio”.

Para o candidato a eleição de um vereador é um objectivo alcançável “mas o nosso compromisso é tentar convencer as pessoas, explicar o nosso projecto e dizer-lhes ao que vamos. O resto não depende de nós. Se depois as pessoas votam em nós, isso já está fora do nosso controlo”.

 “Estes quatro anos mostraram que a CDU faz falta no executivo. Ficaremos satisfeitos que tivermos uma voz na câmara mas se tivermos duas ou três vozes, ficaremos ainda mais satisfeitos”, acrescentou. Sobre o leque de candidatos já conhecidos, Guedelha diz que António Rodrigues e Pedro Ferreira não acrescentam nada de novo a Torres Novas.

“Estes anos têm sido marcados por políticas assentes em reparar as más decisões. Candidatamo-nos com a certeza de que conseguiremos dar uma nova esperança, a que os torrejanos ambicionam. E só com o reforço da CDU a podem alcançar”.

 Cristina Tomé encabeça a lista dos comunistas à Assembleia Municipal. Nesta fase, anunciaram os responsáveis, já existe cerca de uma centena de pessoas para a elaboração das listas aos diversos órgãos autárquicos do concelho e o objectivo é concorrer a todas as assembleias de freguesia. Porém, há algumas em o processo está mais dificultado, admitem. E.B.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


A revisão do Plano Diretor Municipal de Torres Novas (II) - Para que serve um plano que não serve a população? »  2025-07-11 

 

Pode parecer duro o título escolhido para esta apreciação à proposta de revisão do Plano Diretor Municipal. Numa primeira vista de olhos, a proposta de plano traz uma espécie de bondade voluntariosa na definição do desenho e do regulamento do PDM, muito para muitos em muitos lados.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra apresentou candidatos: “Torres Novas está moribunda, abandonada e escura” »  2025-07-10 

 

Foi na passada terça-feira que o Movimento Pela Nossa Terra apresentou os principais candidatos às autárquicas de 12 de Outubro, na presença de alguns apoiantes e sob a batuta de António Rodrigues, o mandatário do movimento.
(ler mais...)


Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar »  2025-07-05 

Sem qualquer cisão aparente com o passado recente (há aliás candidatos que ditam a continuidade do actual executivo), a verdade é que a candidatura de José Trincão Marques carrega uma sensação de mudança.
(ler mais...)


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-07-05  Autárquicas: PS apresenta candidatos, José Trincão Marques acredita que vai ganhar
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-07-05  PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD
»  2025-06-16  Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas