• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vereadora do BE, Helena Pinto, apresentou oficialmente a sua candidatura:“Temos uma equipa renovada, de gente nova e nova gente”

Sociedade  »  2021-06-21 

Depois de uma abertura musical a cargo de Luís Santos (Siul Sotnas), também ele candidato do BE à assembleia de freguesia de Riachos, e da intervenção da coordenadora nacional Catarina Martins, coube a Graça Martins, no papel de mandatária concelhia, apresentar as listas do partido à Câmara e Assembleia Municipal e sobretudo confirmar Helena Pinto, antiga deputada e actual vereadora do Bloco de Esquerda na Câmara de Torres Novas, como a candidata nas eleições autárquicas do próximo Outono.

A candidatura de Helena Pinto, que foi eleita pela primeira vez para a Câmara Municipal de Torres Novas nas autárquicas de 2013, apresentada ontem na Praça dos Claras, em Torres Novas, levou a candidata a recordar os “anos intensos” de oposição e “escrutínio” à maioria socialista, feitos de crítica, mas “sempre com propostas e alternativas”, apontando intervenções desde as áreas do ambiente, educação, saúde, protecção civil, economia e emprego, entre outras. “O PS não mereceu a maioria absoluta que os torrejanos lhe deram”, disse Helena Pinto, para afirmar ainda que os os socialistas andaram sempre a reboque, devagar e trás dos acontecimentos, sobretudo na definição de políticas sociais de combate aos efeitos da pandemia ou até na questão da Fabrióleo.

“Passaram quatro anos a vangloriar-se de pequenas obras com 20 anos de atraso, como a calçada António Nunes ou a requalificação do bairro dos pobres” (que nem sequer está concretizada) guardando para o ano de eleições uma série de anúncios de mais obras, só anúncios, que não se sabe quando serão realizadas e outras, no centro histórico, que obviamente estão atrasadas e não vão estar prontas tão depressa, mas servem para a propaganda. No defesa do rio Almonda, “zero mais uma vez em quatro anos”, referiu Helena Pinto, recordando que o rio continua como estava há 4, 8 ou 12 anos. A este respeito, importa lembrar que nem durante as obras do Parque Almonda foi limpo o troço do leito respectivo, permanecendo este completamente atulhado de lixo.

Helena Pinto, animadora social, foi deputada à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda entre 2005 e 2015, tendo ainda no seu currículo a presidência da União Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). Na lista do Bloco para Torres Novas, seguem-se Ilpo Lali, um jovem animador social e activista cultural, Ana Sofia Ligeiro, geógrafa e técnica superior autárquica, António Ribeiro, professor e historiador, Maria José Formigo, técnica superior da Segurança Social, Cátia Estrela, terapeuta da fala, Gina Gouveia e o historiador e antigo autarca e vereador António Mário Santos.

A lista do BE à Assembleia Municipal é liderada pelo engenheiro químico Roberto Barata, 32 anos, que no seu discurso caracterizou como medíocre a gestão socialista, considerando que as anunciadas guerras entre facções do PS não trazem nada de novo: “São farinha do mesmo saco”, disse Roberto Barata, referindo-se à fractura entre Pedro Ferreira e António Rodrigues, unha com carne durante 20 anos e agora adversários na corrida à Câmara. A lista liderada por Roberto Barata apresenta a seguir Rui Alves Vieira, geólogo de 66 anos, actual membro da AM, Mariana Varela, uma estudante de direito de 19 anos, Luís Miguel Fanha, técnico de informática, António Gomes, ferroviário aposentado e actual membro da AM, Tânia Prezado, técnica superior de acção social e o jovem estudante de 18 anos anos Diogo Gomes.

Com uma equipa “renovada”, de “nova gente e gente nova, com competências variadas e conhecimento do serviço público”, concluiu Helena Pinto, a candidata deixou um convite aos torrejanos para que participem na construção do programa do partido e disse estar “ansiosa por debates”.

Além do actual presidente, o socialista Pedro Ferreira, 69 anos, que se candidata a um terceiro mandato, foi já anunciada a candidatura do seu antecessor (1994/2013), também do PS, António Rodrigues, 66 anos, agora como independente. Concorrem ainda, pela CDU, o director de segurança Nuno Guedelha, 45 anos, e, agora, Helena Pinto, pelo BE. Nos próximos dias está prevista a apresentação da candidatura de Tiago Ferreira pelo PSD/CDS.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PS conquistou 51,3% dos votos, elegendo cinco dos sete elementos do executivo municipal, pertencendo os restantes um ao PSD (14,9%) e outro ao BE (14,5%), num concelho que tinha 31.579 eleitores inscritos e que agora tem pouco mais de 30 mil.

Catarina Martins e a factura da energia
Entretanto, a coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, no seu discurso, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do que fez Espanha.

“Em Espanha, que faz parte do mesmo mercado de energia que Portugal, o mercado ibérico da energia, o Governo está a acabar com o pagamento das emissões de carbono nas fontes de energia que não emitem carbono e, portanto, não pagam as licenças de carbono. Parece uma medida justa”, afirmou, questionado por que razão se há de “pagar às barragens e às eólicas o que elas não têm de pagar”.

Para a líder bloquista, a proposta visa não só uma política “socialmente responsável num momento de crise”, de “aflição” de famílias e empresas, mas também evitar que, na recuperação, as empresas portuguesas fiquem “numa situação de concorrência desleal”, porque vão pagar mais do que se paga do outro lado da fronteira, estando no mesmo mercado da energia.

“O Governo anunciou há poucos dias que ia haver uma baixa de preços, mas na verdade não fez nada”, afirmou, sublinhando que, mesmo com a lei que “permite uma ligeira oscilação positiva”, foi anunciado o aumento de 3%. Segundo a líder bloquista, este aumento acontece porque a conta da luz é paga “ao preço mais alto da última energia que entrou no sistema, que é, por razões ambientais, a que é mais poluente”, mesmo que o consumo resulte de fontes renováveis, que não produzem emissões de carbono.

“Quer dizer que estamos a consumir a energia das barragens, das eólicas, mas estamos a pagar a energia ao preço do gás, que paga emissões de carbono que estão mais caras, e bem, para proteger o ambiente", disse. Catarina Martins questionou por que razão se está "a pagar às barragens uma taxa de emissão de carbono que as barragens não produzem e não pagam" e porque é que acontece o mesmo com as eólicas.

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)


Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza »  2024-04-08 

Anunciava-se no cartaz das actividades do dia 7 de Abril, domingo, da Associação Equestre Riachense, como “porcalhada”. Mas estaria longe de imaginar-se que o espectáculo prometido seria um exercício de perseguição a um leitão, num chiqueiro, até o animal, aterrorizado, ser atirado para dentro de um recipiente situado no meio do recinto.
(ler mais...)


Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
(ler mais...)


Paulo Ganhão Simões, presidente da Junta de Pedrógão: “Só se consegue tentar reverter a desertificação com mais investimento público” »  2024-03-21 

Diz que é uma pessoa diferente após esta já longa carreira de autarca e que também ficou com uma percepção mais rica do que é o território da sua freguesia. Considera que contribuiu para mitigar antigos antagonismos, faz um balanço positivo da sua acção, mas ainda tem projectos por finalizar, entre eles uma melhor ligação à sede do concelho.
(ler mais...)


Bombeiros: a saga continua, agora para destituição da mesa da assembleia geral »  2024-03-20 

Quando se pensava que as eleições para a direcção da AHBVT iriam dar lugar a um momento de acalmia na vida da associação, eis que um grupo de associados pediu a Arnaldo Santos, presidente da assembleia geral, a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir, note-se, a própria mesa da assembleia geral.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-04-08  Espectáculo de porcos em Riachos causa estranheza
»  2024-04-22  Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda
»  2024-04-10  PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA
»  2024-04-22  Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas
»  2024-04-22  MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena