Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=jornaltorrejano.pt%2Fsociedade%2Fnoticia%2F%3Fn-fb567d00): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 05 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 36° / 17°
Céu limpo
Seg.
 35° / 17°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 18°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  35° / 20°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Vereadora do BE, Helena Pinto, apresentou oficialmente a sua candidatura:“Temos uma equipa renovada, de gente nova e nova gente”

Sociedade  »  2021-06-21 

Depois de uma abertura musical a cargo de Luís Santos (Siul Sotnas), também ele candidato do BE à assembleia de freguesia de Riachos, e da intervenção da coordenadora nacional Catarina Martins, coube a Graça Martins, no papel de mandatária concelhia, apresentar as listas do partido à Câmara e Assembleia Municipal e sobretudo confirmar Helena Pinto, antiga deputada e actual vereadora do Bloco de Esquerda na Câmara de Torres Novas, como a candidata nas eleições autárquicas do próximo Outono.

A candidatura de Helena Pinto, que foi eleita pela primeira vez para a Câmara Municipal de Torres Novas nas autárquicas de 2013, apresentada ontem na Praça dos Claras, em Torres Novas, levou a candidata a recordar os “anos intensos” de oposição e “escrutínio” à maioria socialista, feitos de crítica, mas “sempre com propostas e alternativas”, apontando intervenções desde as áreas do ambiente, educação, saúde, protecção civil, economia e emprego, entre outras. “O PS não mereceu a maioria absoluta que os torrejanos lhe deram”, disse Helena Pinto, para afirmar ainda que os os socialistas andaram sempre a reboque, devagar e trás dos acontecimentos, sobretudo na definição de políticas sociais de combate aos efeitos da pandemia ou até na questão da Fabrióleo.

“Passaram quatro anos a vangloriar-se de pequenas obras com 20 anos de atraso, como a calçada António Nunes ou a requalificação do bairro dos pobres” (que nem sequer está concretizada) guardando para o ano de eleições uma série de anúncios de mais obras, só anúncios, que não se sabe quando serão realizadas e outras, no centro histórico, que obviamente estão atrasadas e não vão estar prontas tão depressa, mas servem para a propaganda. No defesa do rio Almonda, “zero mais uma vez em quatro anos”, referiu Helena Pinto, recordando que o rio continua como estava há 4, 8 ou 12 anos. A este respeito, importa lembrar que nem durante as obras do Parque Almonda foi limpo o troço do leito respectivo, permanecendo este completamente atulhado de lixo.

Helena Pinto, animadora social, foi deputada à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda entre 2005 e 2015, tendo ainda no seu currículo a presidência da União Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR). Na lista do Bloco para Torres Novas, seguem-se Ilpo Lali, um jovem animador social e activista cultural, Ana Sofia Ligeiro, geógrafa e técnica superior autárquica, António Ribeiro, professor e historiador, Maria José Formigo, técnica superior da Segurança Social, Cátia Estrela, terapeuta da fala, Gina Gouveia e o historiador e antigo autarca e vereador António Mário Santos.

A lista do BE à Assembleia Municipal é liderada pelo engenheiro químico Roberto Barata, 32 anos, que no seu discurso caracterizou como medíocre a gestão socialista, considerando que as anunciadas guerras entre facções do PS não trazem nada de novo: “São farinha do mesmo saco”, disse Roberto Barata, referindo-se à fractura entre Pedro Ferreira e António Rodrigues, unha com carne durante 20 anos e agora adversários na corrida à Câmara. A lista liderada por Roberto Barata apresenta a seguir Rui Alves Vieira, geólogo de 66 anos, actual membro da AM, Mariana Varela, uma estudante de direito de 19 anos, Luís Miguel Fanha, técnico de informática, António Gomes, ferroviário aposentado e actual membro da AM, Tânia Prezado, técnica superior de acção social e o jovem estudante de 18 anos anos Diogo Gomes.

Com uma equipa “renovada”, de “nova gente e gente nova, com competências variadas e conhecimento do serviço público”, concluiu Helena Pinto, a candidata deixou um convite aos torrejanos para que participem na construção do programa do partido e disse estar “ansiosa por debates”.

Além do actual presidente, o socialista Pedro Ferreira, 69 anos, que se candidata a um terceiro mandato, foi já anunciada a candidatura do seu antecessor (1994/2013), também do PS, António Rodrigues, 66 anos, agora como independente. Concorrem ainda, pela CDU, o director de segurança Nuno Guedelha, 45 anos, e, agora, Helena Pinto, pelo BE. Nos próximos dias está prevista a apresentação da candidatura de Tiago Ferreira pelo PSD/CDS.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PS conquistou 51,3% dos votos, elegendo cinco dos sete elementos do executivo municipal, pertencendo os restantes um ao PSD (14,9%) e outro ao BE (14,5%), num concelho que tinha 31.579 eleitores inscritos e que agora tem pouco mais de 30 mil.

Catarina Martins e a factura da energia
Entretanto, a coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, no seu discurso, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do que fez Espanha.

“Em Espanha, que faz parte do mesmo mercado de energia que Portugal, o mercado ibérico da energia, o Governo está a acabar com o pagamento das emissões de carbono nas fontes de energia que não emitem carbono e, portanto, não pagam as licenças de carbono. Parece uma medida justa”, afirmou, questionado por que razão se há de “pagar às barragens e às eólicas o que elas não têm de pagar”.

Para a líder bloquista, a proposta visa não só uma política “socialmente responsável num momento de crise”, de “aflição” de famílias e empresas, mas também evitar que, na recuperação, as empresas portuguesas fiquem “numa situação de concorrência desleal”, porque vão pagar mais do que se paga do outro lado da fronteira, estando no mesmo mercado da energia.

“O Governo anunciou há poucos dias que ia haver uma baixa de preços, mas na verdade não fez nada”, afirmou, sublinhando que, mesmo com a lei que “permite uma ligeira oscilação positiva”, foi anunciado o aumento de 3%. Segundo a líder bloquista, este aumento acontece porque a conta da luz é paga “ao preço mais alto da última energia que entrou no sistema, que é, por razões ambientais, a que é mais poluente”, mesmo que o consumo resulte de fontes renováveis, que não produzem emissões de carbono.

“Quer dizer que estamos a consumir a energia das barragens, das eólicas, mas estamos a pagar a energia ao preço do gás, que paga emissões de carbono que estão mais caras, e bem, para proteger o ambiente", disse. Catarina Martins questionou por que razão se está "a pagar às barragens uma taxa de emissão de carbono que as barragens não produzem e não pagam" e porque é que acontece o mesmo com as eólicas.

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Sociedade


PSD/CDS apresentou candidaturas a quase todos os órgãos autárquicos: Tiago Ferreira e André Valentim são os cabeças de lista do PSD »  2025-07-05 

As candidaturas de Tiago Ferreira à Câmara e a de André Valentim à Assembleia Municipal de Torres Novas eram já conhecidas. Hoje, dia 5 de Julho, foram apresentados os cabeças de lista a nove das dez freguesias do concelho e ainda a equipa que acompanha Tiago Ferreira na corrida à Câmara Municipal.
(ler mais...)


Comemorações dos 40 anos de elevação de Torres Novas a cidade »  2025-07-01 

O Município de Torres Novas vai promover, ao longo do dia 8 de Julho, um programa de comemorações para assinalar os 40 anos da elevação a cidade (1985-2025). A iniciativa tem início às 9h30, junto à Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, com o hastear da bandeira ao som do hino de Torres Novas.
(ler mais...)


Câmara atribui medalhas em deliberações nulas »  2025-06-23 

A maioria socialista da Câmara Municipal de Torres Novas fez aprovar na reunião extraordinária de ontem, segunda-feira, um pacote de galardões honoríficos a pessoas e instituições do concelho, mas as deliberações foram tecnicamente nulas por não cumprirem o estipulado no próprio regulamento municipal em vigor.
(ler mais...)


A Fótica num dia de Verão »  2025-06-23 

A Fótica, emblemática loja do centro histórico de Torres Novas, entrou da melhor maneira neste Verão, com mais uma iniciativa de promoção do comércio tradicional que realizou na passado sábado, dia 21, exactamente o dia do solstício.
(ler mais...)


Bloco: Helena Pinto é candidata à Câmara de Torres Novas »  2025-06-16 

A assembleia de aderentes do Bloco de Esquerda no concelho de Torres Novas reuniu no passado dia 10 de Junho, tendo sido "objectivo central dessa sssembleia debater a constituição das listas a apresentar nas próximas eleições para as autarquias locais e votar os nomes de quem vai encabeçar as listas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal”, começa por informar a nota de imprensa bloquista.
(ler mais...)


Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I) »  2025-06-07 

 

 O primeiro Plano Director Municipal de Torres Novas (PDMTN) foi publicado em 1997 e entrou em revisão logo em 2001. Quando foi publicado já vinha atrasado para as necessidades de ordenamento do território municipal, assentava numa perspectiva demográfica que previa 50 000 habitantes a que o concelho nunca chegou e um dinamismo industrial e empresarial a que também nunca correspondeu.
(ler mais...)


Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos »  2025-06-06 

A aldeia de Alcorriol (concelho de Torres Novas) prepara-se para um momento simbólico de celebração e inovação: o lançamento oficial da receita do “bolo de figos do Alcorriol”, “uma criação original, sustentável e 100% vegan, que será apresentada ao público no contexto do 4.
(ler mais...)


BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa »  2025-06-06 

Vila Nova da Barquinha prepara-se para receber mais uma edição da Feira do Tejo, entre 12 e 15 de junho de 2025, “numa celebração vibrante da identidade cultural, artística e comunitária do concelho”.
(ler mais...)


Apresentação do livro “Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade” no Museu Municipal Carlos Reis »  2025-06-06 

No âmbito da exposição «As Mulheres de Maria Lamas», o Museu Municipal Carlos Reis vai receber, no dia 7 de Junho, a partir das 16 horas, a apresentação do livro «Maria Lamas, Amor, Paz e Liberdade» (Editora Barca do Inferno), da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço.
(ler mais...)


Pela Nossa Terra: Manuela Dias é candidata à Câmara »  2025-06-03 

O Movimento P´la Nossa Terra informa em comunicado que ontem, segunda-feira, na Sala de Sessões dos antigos Paços do Concelho, apresentou aos seus simpatizantes e apoiantes os seus cabeças de lista, quer para a Câmara Municipal, quer para a Assembleia Municipal de Torres Novas.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2025-06-23  A Fótica num dia de Verão
»  2025-06-07  Uma geração à espera: proposta de revisão do PDM de Torres Novas finalmente em consulta pública (I)
»  2025-06-06  Alcorriol lança receita vegan de bolo de figos
»  2025-06-06  BARQUINHA: Feira do Tejo 2025 promete quatro dias de festa
»  2025-06-23  Câmara atribui medalhas em deliberações nulas