• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 37° / 21°
Céu limpo
Seg.
 38° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 35° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Bombeiros: nova direcção, velhos hábitos

Sociedade  »  2024-03-21 

 Chegou ao fim a guerra nos Bombeiros Voluntários Torrejanos. Pelo menos, para já.

A nova direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Torrejanos tomou posse ao fim da tarde de hoje, 21 de Março, Dia Mundial da Poesia. Já de poético teve pouco o discurso de Gonçalo Pereira, novo presidente, que prometeu devolver a paz e tranquilidade ao seio da associação, manter os relacionamentos existentes e melhorar sinergias. 

Recorde-se que a nova direcção vem dar continuidade ao mandato começado pela equipa de Nuno Cruz, que se demitiu depois de Arnaldo Santos, presidente da Assembleia-geral da Associação, ter anunciado a realização de uma assembleia extraordinária para a destituição da mesma, sem apresentação de razão plausível. Perante tal decisão, a equipa de Nuno Cruz apresentou demissão.

Convocadas novas eleições, foram sujeitas duas listas a escrutínio no dia 16 deste mês. A lista A, presidida por Gonçalo Pereira, que tinha como principal lema de campanha a manutenção de José Carlos Pereira como comandante da corporação e a lista B, presidida pelo presidente demissionário Nuno Cruz que, sob a premissa de que as associações são mais do que as pessoas que para elas trabalham, prometia continuar o trabalho de endireitar as contas e organizar a associação.

A vitória foi grande para a lista que defendia a manutenção de José Carlos Pereira, como se de apenas disso se tratasse o trabalho da associação. Ao que tudo parece indicar, as dinâmicas do quartel de Torres Novas voltarão aos tempos que antecederam a vitória de Nuno Cruz.

A facção de bombeiros que tomou as dores do comandante aquando do litígio deste com a anterior direcção e que se uniu contra a direcção da associação de Nuno Cruz, esteve fortemente presente na cerimónia de tomada de posse, como forma de mostrar apoio à nova direcção.

O tom politizado de que se pintou a sessão de hoje não veste bem com o significado que a farda vermelha deveria ter na sua essência. Os bombeiros têm um papel operacional de socorro. A política deveria ficar para as associações que gerem as suas corporações.

A direcção que agora tomou posse é constituída por Gonçalo Silva Pereira, presidente, Luís Alberto Duarte Martins, vice-presidente, Elisabete Anastácio Silva Caleiro, tesoureira, Luís Carlos Lopes Pereira, Luís Filipe Moreira Godinho Rosa, Carlos Miguel Anastácio Silva, Filipa Catarina Silva Cardoso, Nuno Vítor Ferreira Nunes, Miguel Alexandre Fazenda Delgado, e os suplentes Luzia Marta Tavares Serigado, Ana Filipa Neto Braz e Manuel Jorge Carvalho Júnior. I.V.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal »  2024-07-12 

O Crédito Agrícola foi considerado pela prestigiada revista The Banker, do grupo Financial Times, como o “banco com melhor performance em Portugal”, tendo por base parâmetros como o crescimento, a qualidade de activos, liquidez e solidez.
(ler mais...)


PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete »  2024-07-07 

A organização concelhia de Torres Novas do Partido Socialista elegeu no dia 5 de Julho a nova comissão política que vai ter uma missão especial: validar a lista e as candidaturas autárquicas do PS nas eleições locais de 2025.
(ler mais...)


Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais »  2024-06-29 

Catarina Silva, formada em animação socio-cultural pela Escola Profissional de Torres Novas e a desenvolver actualmente um projecto pessoal de uma marca própria de artesanato, convidou outros criadores locais e comerciantes ligados à moda feminina para um evento que decoreu hoje, sábado, no salão de festas do hotel Aires da Serra.
(ler mais...)


Estrada pública milenar fechada a cadeado, população diz-se “cercada” »  2024-06-25 

O impensável aconteceu: a estrada pública entre o alto do Bom Amor e Gateiras de Santo António, que inclui o troço da estrada romana, perto da Quinta do Marquês, foi fechada a cadeado, quer do lado do Bom Amor, quer do lado de Gateiras.
(ler mais...)


Rio Almonda: “Vogar contra a indiferença”, dia 29 »  2024-06-23 

O movimento proTEJO assinala no dia 29 de junho a 11.ª edição do "Vogar contra a indiferença" com uma descida em canoa pelo corredor ecológico do Almonda, em Torres Novas, numa acção “por rios livres” e preservação dos ecossistemas.
(ler mais...)


Câmara vai reabilitar Jardim Maria Lamas »  2024-06-23 

 

A Câmara de Torres Novas adjudicou à firma CRUP - Construção, Reabilitação Urbana & Paisagem, Lda, do arquitecto torrejano Luís Pereira, as obras de reabilitação do jardim Maria Lamas pelo valor de 129 mil euros e um prazo de execução de três meses.
(ler mais...)


Liga Operária Católica realizou seminário internacional em Torres Novas »  2024-06-21 

Realizou-se, entre 13 e 16 de Junho, no auditório da Central do Caldeirão, em Torres Novas, o Seminário Internacional “Inflação e perda de poder de compra, o que fazer?”, organizado pela LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos.
(ler mais...)


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-07-07  PS elegeu nova “concelhia”: Dinis repete
»  2024-06-29  Aires da Serra acolheu encontro de criadores locais
»  2024-07-12  Economia: Crédito Agrícola, “banco com melhor performance” em Portugal