• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 30 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 35° / 20°
Céu limpo
Sáb.
 35° / 19°
Céu limpo
Sex.
 36° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  34° / 14°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Entroncamento: PCP e CDS questionaram Governo sobre notícias que apontam para fecho de oficina de vagões da EMEF

Sociedade  »  2017-10-08 

O grupo parlamentar do PCP quer saber se foi o Governo que autorizou a administração da CP a avançar com o encerramento da oficina de vagões da EMEF, no Entroncamento, isto na sequência de notícias avançadas no final de Setembro pela FECTRANS, que anunciou que os trabalhadores foram confrontados com informações vindas da administração da EMEF onde terá sido dito que a oficina pode encerrar, colocando em causa 80 postos de trabalho, precisava aquela estrutura sindical.

A posição do Sindicato e a Comissão de Trabalhadores da EMEF também não se fez esperar, tornando igualmente pública a sua preocupação com o futuro da oficina, dos trabalhadores, ao mesmo tempo que lamentava que os trabalhos passariam a ser realizados por privados “muito provavelmente ligados a grupos económicos estrangeiros”.

Depois de já ter abandonado a fabricação de vagões, este encerramento, a confirmar-se, implicaria a destruição de mais uma valência estratégica, e o prosseguir do caminho de pulverização edestruição do sector ferroviário nacional, bem como o agravar das dependências externas da nossa economia”, refere o PCP no requerimento que fez chegar à Assembleia da República no dia 22 de Setembro.

O PCP contesta a política que tem sido imposta à EMEF, acusando os sucessivos governos de a “sufocarem” e de a impedir que contrate o necessário número de efectivos.
“Nesta matéria, como em tantas outras, é preciso romper com os critérios impostos pela União Europeia, que só são úteis às multinacionais estrangeiras que vão colonizando os sectores ferroviários dos distintos países”, referem os comunistas que perguntaram ainda à tutela quais as medidas vai adoptar para travar estas intenções e, ao contrário, promover a defesa e valorização da EMEF.

Ao coro de críticas, também manifestado pelo Bloco de Esquerda, juntou-se o CDS-PP que, pela deputada Patrícia Fonseca,questionou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre as notícias que dão conta da intenção de encerrar a oficina de vagões da EMEF, empresa criada em 1993 na sequência da autonomização da área industrial da CP-Comboios de Portugal.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos »  2024-05-22 

 Fundado em 1957 e na actualidade um pretexto para o reencontro de velhos amigos, o Tufeiras Futebol Clube comemora este ano mais uma aniversário, o 67.º, com um programa semelhante aos dos anos anteriores.

A data está estabelecida: 8 de Junho, com concentração junto à Adega Real, pelas 11 horas, seguindo-se a romagem ao cemitério para colocação do ramo de flores e fita alusiva ao acto.
(ler mais...)


Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova" »  2024-05-15 

Até agora, o Bloco de Esquerda foi a única força política concelhia a comentar os acontecimentos do Dia da Espiga. Em comunicado, o BE recorda que “pouco antes de completar um ano da queixa apresentada pela empresa Renova contra 12cidadãos” e de o Ministério Público ter arquivado esse processo, “falhou esta tentativa de intimidação para que se desista de visitar e desfrutar da nascente do Almonda, um bem público de todas e todos”.
(ler mais...)


Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.
(ler mais...)


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)


25 de Abril em Alcanena: Ana Lains com António Saiote »  2024-04-22 

O programa de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril terá início no dia 24 de Abril, quarta-feira, com o concerto comemorativo “António Saiote convida Ana Laíns, às 21:30h, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, seguido da atuação do DJ Pedro Galinha, às 23:30h (ambos de entrada livre).
(ler mais...)


MÚSICA: Rui Veloso em Alcanena »  2024-04-22 

Integrado no programa de comemorações do 110.º aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, terá lugar, no dia 8 de Maio, quarta-feira, às 21h30, na Praça 8 de Maio, em Alcanena, um concerto de Rui Veloso, um dos grandes nomes da música portuguesa e um dos mais influentes, com uma carreira repleta de sucessos, que atravessam gerações.
(ler mais...)


Comemorações do 50.º aniversário do 25 de abril, em Torres Novas »  2024-04-22 

O Município de Torres Novas assinala o Dia da Liberdade com um programa comemorativo do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, que inclui a sessão solene, a decorrer pela manhã, no Parque da Liberdade, onde à tarde serão homenageados os presos políticos naturais e residentes em Torres Novas à altura em que foram detidos.
(ler mais...)


Renova: arquivado processo contra cidadãos que passaram dia da Espiga junto à nascente do rio Almonda »  2024-04-22 

O Ministério Público mandou arquivar, por falta de provas, a participação movida pela empresa Renova contra vários cidadãos que passaram o ‘Dia da Espiga’ junto à nascente do Rio Almonda, alegando “danos e invasão de propriedade privada”.
(ler mais...)


PUBLICIDADE INSTITUCIONAL - Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria Assembleia Geral CONVOCATÓRIA »  2024-04-10 

Centro Social Santa Eufémia – Chancelaria

Assembleia Geral

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 29.º, alínea a, do número 2, convoco as/os Exma(o)s associada(o)s para uma Assembleia Geral ordinária, a realizar no próximo dia 28 de abril de 2024, pelas 15H00, nas instalações do Centro.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-05-05  Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias”
»  2024-05-09  Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente
»  2024-05-15  Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova"
»  2024-05-22  Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos