• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 21 Junho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 36° / 19°
Períodos nublados
Dom.
 32° / 15°
Períodos nublados
Sáb.
 28° / 12°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 13°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Torres Novas: “autarquia familiarmente responsável” outra vez

Sociedade  »  2023-02-04 

Pelo 14.º ano consecutivo, e desde o início da atribuição do galardão, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu o Município de Torres Novas com a bandeira verde que atesta as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar. As bandeiras que distinguem “políticas amigas das famílias” foram entregues no dia 26 de Janeiro, em Coimbra, aos 95 municípios que se destacaram este ano. Em representação do Município de Torres Novas marcou presença na cerimónia a vereadora Elvira Sequeira. Este prémio tem por base um levantamento exaustivo das boas práticas existentes em resultado de um inquérito junto de todos os municípios portugueses, tendo a selecção das autarquias por base uma análise a dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, saúde, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social, entre outras iniciativas.

A nível de apoio à maternidade e paternidade o Município promoveu, entre outras, ações de formação conjugal e parental, criação de grupos de desenvolvimento infantil e rede de ajudantes familiares.

No que diz respeito a apoio às famílias com necessidades especiais foi dada continuidade ao apoio domiciliário e foram financiados serviços de obras, adaptações e pequenos arranjos no domicílio a famílias com fragilidade social. Foi ainda tido em conta o programa do município de apoio a famílias imigrantes com a realização de acções de informação, programas de alfabetização, doação de bens alimentares ou apoio na tradução de documentos. O Município de Torres Novas disponibiliza ainda uma Estrutura de Atendimento e apoio à Vítima – Espaço M, um Balcão da Inclusão e um Gabinete de Apoio ao Emigrante.

Já na área de “Serviços Básicos” foi tido em conta pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis as tarifas familiares e sociais de água e saneamento, bem como os programas de redução dos custos de energia das famílias, no qual o Município realizou obras de eficiência energética nos fogos de habitação social municipal.

No âmbito dos equipamentos culturais e desportivos, o Município adopta uma política de bilhetes com desconto em função da composição dos agregados familiares e da idade.

Na Educação destaque para a disponibilização de transporte escolar a todos os alunos do concelho, bem como, o transporte aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de outros concelhos. Foi ainda tido em conta a política de oferta de material escolar, o apoio e acompanhamento a Crianças com Dificuldades de Aprendizagem e/ou problemas comportamentais, no qual há a destacar a implementação do Projeto Piloto - EPIS Empresários para a Inclusão Social, para o 2.º e 3.º ciclos.

A nível de Habitação, o Município de Torres Novas aprovou a adesão ao IMI Familiar, que é aplicado a famílias com 1, 2, 3 ou mais dependentes a cargo, sendo aplicados os descontos de 20 euros por 1 filho, 40 euros por 2 filhos e 70 euros por 3 ou mais filhos. Foi ainda desenvolvida uma política formal de apoio à habitação para as famílias com filhos a cargo em função do seu número: Projeto de Habitação Social Municipal “Habitar Bem, Viver Melhor” - Realojamento em fogos com tipologia adequada (T0 a T5).

Já na área da saúde o Município tomou medidas com vista à promoção de estilos de vida saudáveis entre famílias em articulação com as IPSS e escolas do concelho. Nota para o regime de distribuição de fruta escolar às crianças que frequentam o pré-Escolar e o 1.º ciclo e para a promoção do envelhecimento ativo: Projeto Sénior Ativo.

 

 

 Outras notícias - Sociedade


TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS” »  2024-06-14 

Evento tem lugar já na próxima quinta-feira, 20 de junho, e pretende debater estes temas com o intuito de moldar o futuro dos serviços de águas e da sociedade.

 Resultado de uma organização conjunta das Comissões Especializadas de Inovação e de Sistemas de Informação e do Núcleo de Jovens Profissionais da Água da APDA, a Conferência “Inovação, Inteligência Artificial & Pessoas” realiza-se no dia 20 de Junho, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas.
(ler mais...)


Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso! »  2024-06-13 

É habitual ouvir-se criticar os mais jovens por não saberem nem quererem saber o que foi ou o que significou o 25 de Abril de 1974. Também já tenho ouvido, e a última vez não foi há muito tempo, que as escolas são omissas no papel de transmissão desse momento marcante da nossa história.
(ler mais...)


Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses »  2024-06-11 

 

 A colocação de aviso em forma de emoji na avenida Xanana de Gusmão, que dá acesso ao hospital, e onde no final do ano se deu um atropelamento mortal, não tem graça nenhuma. Essa sinalética existe em algumas cidades, não tanto para anunciar a existência de passadeiras, que não anunciam, mas para refrear os ímpetos dos condutores sem escrúpulos.
(ler mais...)


Serviços online do urbanismo da Câmara »  2024-06-11 

O Município de Torres Novas já tem disponíve alguns serviços online. Esta nova ferramenta vai permitir, mediante definição de utilizador e login, efectuar o registo e acompanhamento de processos, nomeadamente urbanísticos.
(ler mais...)


Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia »  2024-06-11 

A turma de Ciência Política do 12.º ano da Escola Secundária Maria Lamas realizou um inquérito dirigido a todos os alunos da escola. Esse inquérito permitiu elaborar um estudo que com o título A Relação dos Jovens com a Política e a Democracia Liberal – um estudo do universo estudantil da Escola Secundário Maria Lamas.
(ler mais...)


Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos »  2024-05-22 

 Fundado em 1957 e na actualidade um pretexto para o reencontro de velhos amigos, o Tufeiras Futebol Clube comemora este ano mais uma aniversário, o 67.º, com um programa semelhante aos dos anos anteriores.

A data está estabelecida: 8 de Junho, com concentração junto à Adega Real, pelas 11 horas, seguindo-se a romagem ao cemitério para colocação do ramo de flores e fita alusiva ao acto.
(ler mais...)


Dia da Espiga: Bloco fala em "atitude intimidatória da Renova" »  2024-05-15 

Até agora, o Bloco de Esquerda foi a única força política concelhia a comentar os acontecimentos do Dia da Espiga. Em comunicado, o BE recorda que “pouco antes de completar um ano da queixa apresentada pela empresa Renova contra 12cidadãos” e de o Ministério Público ter arquivado esse processo, “falhou esta tentativa de intimidação para que se desista de visitar e desfrutar da nascente do Almonda, um bem público de todas e todos”.
(ler mais...)


Dia da espiga: Renova mandou GNR identificar cidadãos que foram à nascente »  2024-05-09 

Respondendo a uma sugestão do grupo ambientalista Um Colectivo, de Torres Novas, algumas dezenas de pessoas foram passando, ontem, quinta-feira, pela nascente do rio Almonda, no Moinho da Fonte, onde activistas e amigos daquele movimento estavam desde a manhã em piquenique do tradicional Dia da Espiga.
(ler mais...)


Manuel Jorge Carvalho Júnior, presidente da UF Brogueira, Parceiros e Alcorochel: “Conheci pessoas em todos os lugares, que me ajudaram a desenvolver o que era preciso nas suas aldeias” »  2024-05-05 

Manuel Jorge Carvalho Júnior é um dos seis autarcas das freguesias do concelho que vai concluir os 12 anos de mandatos possíveis por lei. Foi o primeiro presidente de uma união que juntou três freguesias independentes há séculos e garante que ultrapassou bem as dificuldades iniciais desse cenário novo.
(ler mais...)


Torres Novas: “Comemorações Populares” do 25 de Abril »  2024-04-22 

Em simultâneo com as comemorações levadas a efeito pelo município, realizam-se também no concelho outras iniciativas: no dia 23 há um debate sobre mediação cultural no Museu Agrícola de Riachos, às 11 horas, às 19 uma sessão musical no auditório da biblioteca de Torres Novas, com a participação do coro de Alcorriol e da Banda Operária, no dia 25 de Abril um almoço comemorativo no Hotel dos Cavaleiros, uma arruada com desfile popular da praça 5 de Outubro para o Parque da Liberdade, às 15H0 e pelas 17H, no largo da Igreja Velha, em Riachos, uma sessão musical promovida pelo Paralelo 39.
(ler mais...)

 Mais lidas - Sociedade (últimos 30 dias)
»  2024-06-13  Escola Artur Gonçalves deu uma lição de Abril: simplesmente fabuloso!
»  2024-06-11  Perigo continua à espreita: dois mortos em atropelamentos nas passadeiras da cidade nos últimos meses
»  2024-05-22  Tufeiras Futebol Clube comemora 67 anos
»  2024-06-14  TORRES NOVAS ACOLHE CONFERÊNCIA “INOVAÇÃO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & PESSOAS”
»  2024-06-11  Na Maria Lamas, alunos estudam relação dos jovens com a política e a democracia